Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Correia sincronizada  (Lida 20751 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #120 Online: 17/08/14 - 15:46 »
Boas Juliano

Então , agora fiquei aqui pensando como iria responder à sua pergunta...

1º Tanto a peça de 20 cm quanto a de 47cm , cada uma demorou quase o mesmo , ou seja entre 8h e 9h para finalizar .

2º A de 20cm , ela foi definida pra ter a sua profundidade limitada a 0,9 mm !!   (Fresa V 30 graus 0.2 mm)

3º A de 47 cm teve sua profundidade limitada a 4mm .   (Fresa V 90 graus )

* São realmente tempos Muito grandes para uma única peça , mas como Muitos Gurus aqui do Clube já escreveram noutros tópicos , se queremos qualidade e pormenores , o Tempo de usinagem tem de  ser Maior , não dá pra contornar essa verdade .

Sempre queremos chegar ao máximo da velocidade das nossas máquinas... esquecendo um pormenor ; FRESAS  !!! 
Sim são elas que vão mandar na velocidade máxima da máquina ( estou falando nas fresas de pequena expessura , pois qualquer descuido de deixarmos a máquina mais rápida vai resultar em perda de fresas e eventualmente se nao perdermos os trabalhos... recomeçar do zero sem problema se nossas maquinas nao tiverem folga ou  problema similares.


Fiquei ainda com a sensação de não ter respondido à tal pergunta da "estratégia usada" :notsei:  , mas em português o que respondi foi o que julgo ter entendido da sua pergunta.

Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 17/08/14 - 15:53 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #120 Online: 17/08/14 - 15:46 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #121 Online: 17/08/14 - 16:22 »
Citar
Boas Juliano

Então , agora fiquei aqui pensando como iria responder à sua pergunta...
Pois é, por mais simples que possa parecer a pergunta, tudo depende da ótica de quem "enxerga" a mesma.
Relendo seus post, vi que usas o Aspire para gerar o Gcode, então pode ser aí que eu tenha te embaralhado, pois não conheço o programa e não sei como ele funciona na geração dos percursos.
Eu uso o Artcam e nele você pode escolher nas opções de usinagem 2D ( acho que foi essa que vc utilizou) entre perfilagem (dentro e fora), desbaste, usinagem em sima dos vetores e assim por diante.
A pergunta que eu fiz foi encima destas opções que julgo eu ser as mais apropriadas ( talvez não a que você utilizou).
No Artcam pode-se unir vários tipos de percurso e gerar somente um para que a máquina interprete, no meu caso utilizo o Mach3 (acho que você utiliza o Linux se não me engano), mas acredito que no Linux trabalhe da mesma forma.
Talvez eu tenha deixado agora a pergunta um pouco mais simples de entender. :ok:

Citar
* São realmente tempos Muito grandes para uma única peça , mas como Muitos Gurus aqui do Clube já escreveram noutros tópicos , se queremos qualidade e pormenores , o Tempo de usinagem tem de  ser Maior , não dá pra contornar essa verdade .
Realmente aí não existe milagres, onde ganha-se de um lado e perde-se de outro.
Agradeço sua atenção e parabéns pelo trabalho e também pela máquina.
Abraço
Juliano
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #121 Online: 17/08/14 - 16:22 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #122 Online: 17/08/14 - 16:55 »
Entendido agora Juliano

Usei a Opção  V-Carve / Engraving Tollpath ...  seleciono todos os vectores e  mando calcular , passados uns momentos "Voilá"  prontinho a ser gravado com Post Processor EMC2-G64 Arcs(mm)  que é o que deixa  todo o processo macio sem sobressaltos e rápido quanto baste .
 
Acresce a seguinte informação : dependendo da inclusão ou não do Circulo mais Exterior , o trabalho final fica ou positivo ou negativo , depende dos gostos , eu deixo sempre positivo . Segue imagem gerada pelo aspire pra melhor compreensão.

Tenho estado a alterar este dxf , pra ficar com o aspecto da ultima imagem aqui das anexadas...  neste momento o DXF  tem 60Mb  :anjo:

O aspire tem uma opçao de baixar pra teste  :) caso queira um dia exprimentar , mas acredito que quem trabalha com o ArtCam não mudará , no meu caso uso por ser simples e relativamento poderoso , apesar do Artcam ser mais conceituado...



Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 17/08/14 - 17:39 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #122 Online: 17/08/14 - 16:55 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #123 Online: 17/08/14 - 20:59 »
Citar
Entendido agora Juliano

Usei a Opção  V-Carve / Engraving Tollpath ...  seleciono todos os vectores e  mando calcular , passados uns momentos "Voilá"  prontinho a ser gravado com Post Processor EMC2-G64 Arcs(mm)  que é o que deixa  todo o processo macio sem sobressaltos e rápido quanto baste .
 
Acresce a seguinte informação : dependendo da inclusão ou não do Circulo mais Exterior , o trabalho final fica ou positivo ou negativo , depende dos gostos , eu deixo sempre positivo . Segue imagem gerada pelo aspire pra melhor compreensão.
Agora chegamos há um denominador comum. ?_26
Entendi perfeitamente o que você fez.
Citar
O aspire tem uma opçao de baixar pra teste  :) caso queira um dia exprimentar , mas acredito que quem trabalha com o ArtCam não mudará , no meu caso uso por ser simples e relativamento poderoso , apesar do Artcam ser mais conceituado...
Realmente o Artcam é mais "famoso" para nós que frequentamos os fóruns, e acaba por ser o mais usado em função dessa ajuda mútua e troca de experiências entre os colegas, deixando um pouco mais fácil para nós.
Vou baixar a versão para teste e ver o que dá, pois deixamos de conhecer outros programas por puro comodismo.
Qualquer dúvida eu vou gritar aí para pedir ajuda ?_21
Abraço Zé e boa semana para você.
Juliano.
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #123 Online: 17/08/14 - 20:59 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #124 Online: 18/08/14 - 13:27 »
Caros amigos; venho corrigir a tabela que postei na página anterior, com os micro passos da tb6560, graças à observação do nosso amigo Edsom, MulaPreta; segue a tabela com as indicações corretas.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #124 Online: 18/08/14 - 13:27 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #125 Online: 18/08/14 - 19:34 »
Obrigado Portuga, obrigado Edson.

Lí o link que você passou no Wikipedia, se entendi corretamente o micro passo da mais resolução pois divide o passo em passo menores. No caso do Portuga que colocou um eixo da polia direto na correia sincronizada ajuda a obter uma resolução maior.

Dúvida de novato, isto interfere na velocidade de deslocamento ou não tem nada a ver?

Grato,

Flávio

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A TB-6560 tem as seguintes configurações:

Full passo que é o 1 do Portuga, 1/2 passo que é o 2 do Portuga, 1/8 passos que seria o 8 do Portuga e 0 1/16 passos que é o Micro passo 16 do Portuga.

Edson
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #125 Online: 18/08/14 - 19:34 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #126 Online: 18/08/14 - 20:39 »
Olá Flavio

Realmente influencia Diretamente a velocidade sim , quanto maior o Micropasso (meu caso 16)  , menos velocidade tem , o mesmo acontece com o desdobramento usando as poilias .

Acelerei mais o eixo X pra ter a máquina equilibrada com os outros 2 eixos, pois o Linuxcnc "nivela" a velocidade máxima pelo valor mais baixo de qualquer um dos eixos Y , X ou Z , tive de ir por tentativas verificando o máximo de velocidade de cada um dos eixos até perder passo e depois diminui pra + - 75% ,

Até porque faço muitos trabalhos com fresas finas , nao tem como ter uma máquina a rodar a 100km à hora se m partir fresa.. na partida rsrsrs ...   acho que tenho um bom equilibrio .

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #126 Online: 18/08/14 - 20:39 »

 

SiteLock