Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Problema na fresagem de vários arquivos  (Lida 2462 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline HeronM

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #15 Online: 12/08/14 - 22:49 »
Olá mulapreta, eu usei usinagem ao redor do vetor, o que acontece é em determinados pontos eles simplesmente "buga" fazendo em um local diferente, no entanto o resto continua certinho, o problema pode aparecer na primeira peça, mas na segunda não, na terceira sim... e por ai vai, não é nada constante é totalmente aleatório.
Já havia acontecido algo do tipo quando eu juntei varias silhuetas com a ferramenta nesting e mandei fresar, fez 9 certinhas mas a 10 ele fez no espaço vazio que ja havia sido recortado.
Obrigado pela ajuda! :)

Clube CNC Brasil

Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #15 Online: 12/08/14 - 22:49 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #16 Online: 12/08/14 - 23:06 »
Não entendi "ao redor do vetor". Defina com nomenclatura igual ao ArtCam.

Envie-nos um arquivo do ArtCam com os percursos feitos.

Outra questão, qual o "Arquivo de Saída de Máquina" que está usando? Este arquivo é o que gera o Gcode na hora de salvar o percurso.

Edson


Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #16 Online: 12/08/14 - 23:06 »

Offline HeronM

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #17 Online: 13/08/14 - 12:10 »
Olá mulapreta, segue o link do arquivo gerado pelo Artcam (G-code) para download. Nesse caso foi utilizado o percurso "usinar ao longo do vetor", no entanto em outros arquivos com o mesmo desenho tentei usar o percurso "gravação" e obtive o mesmo resultado. O tipo de saída que eu estou salvando meus arquivos é o "CAMTech_CMC3 MM" Obrigado desde já.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #17 Online: 13/08/14 - 12:10 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #18 Online: 13/08/14 - 12:15 »
Olá meninos

Heron, suba também o arquivo ART com os percursos pois assim facilita muito. Senão o Edson vai ficar ceguinho tentando interpretar o g-code  ?_1  ?_1

E nos explique exatamente o que tu quer fazer com aqueles simbolos, onde tu quer gravar, cortar e etc, ok? Pois assim poderemos melhor indicar a estratégia ideal  :ok:

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
 

Clube CNC Brasil

Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #18 Online: 13/08/14 - 12:15 »

Offline HeronM

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #19 Online: 13/08/14 - 12:28 »
Olá Velho Hippie muito obrigado pela sua atenção também! No caso eu não possuo o arquivo.art com o percurso, acredito que por falta de experiência eu somente salvava os arquivos de percursos em G-code, assim complica né?! No caso eu quero fazer esse desenho que postei ao longo do topico no acrílico como se fosse um "mini trofeu". Logo mais terei aula, porem quando eu voltar vou criar um percurso todo novo e tentar usina-lo, desta vez irei salvar o arquivo com percurso.ART para facilitar. O que eu já percebi a respeito disso é que quando eu tenho que fazer cópias em "grande" quantidade isso ocorre, pois se eu salvar o percurso somente para uma cópia ele a reproduz corretamente! Obrigado pela atenção e desculpem a inexperiência hehe, Abraços a todos!

Clube CNC Brasil

Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #19 Online: 13/08/14 - 12:28 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #20 Online: 13/08/14 - 13:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá Velho Hippie muito obrigado pela sua atenção também! No caso eu não possuo o arquivo.art com o percurso, acredito que por falta de experiência eu somente salvava os arquivos de percursos em G-code, assim complica né?! No caso eu quero fazer esse desenho que postei ao longo do topico no acrílico como se fosse um "mini trofeu". Logo mais terei aula, porem quando eu voltar vou criar um percurso todo novo e tentar usina-lo, desta vez irei salvar o arquivo com percurso.ART para facilitar. O que eu já percebi a respeito disso é que quando eu tenho que fazer cópias em "grande" quantidade isso ocorre, pois se eu salvar o percurso somente para uma cópia ele a reproduz corretamente! Obrigado pela atenção e desculpem a inexperiência hehe, Abraços a todos!

Meu filho (parodiando o Marcao),

Se você faz o Gcode pelo ArtCam, você já tem o Percurso gravado no próprio ArtCam, é só mandar o arquivo ArtCam (nome do arquivo.art) salvo logo depois de construir o percurso que é esse arquivo que queremos.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #20 Online: 13/08/14 - 13:18 »

Offline HeronM

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #21 Online: 13/08/14 - 22:15 »
Olá mulapreta, como eu já disse não possuo o arquivo.art.. pois eu salvei o percurso na opção "salvar percurso" diretamente no formato.nc e logo após isso fechei o artcam, coisa de amador mesmo :(. To finalizando a arte nova aqui e rodarei amanha pela manha já, qualquer erro semelhante poderei postar o arquivo.art. Muito obrigado pela atenção e ajuda!!

Clube CNC Brasil

Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #21 Online: 13/08/14 - 22:15 »

Offline HeronM

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #22 Online: 14/08/14 - 10:09 »
Olá pessoal, hoje tive certeza que o problema não esta no percurso e sim na maquina, pois ao liga-la e tentar referenciar, o eixo X no sentido da direita simplesmente não se moveu com constância, além de um barulho fora do normal, ele travava como se eu estivesse mandado andar poucos mm ao invés do Jog, já quando eu movimentava o eixo x no sentido da esquerda isso não acontecia, realmente tenso. Vou tentar entrar em contato com a empresa que me forneceu a maquina para ver se existe alguma solução, Muito obrigado a ajuda de todos, vocês são incríveis, estarei aqui sempre a disposição de quem precisar! Abraços

Clube CNC Brasil

Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #22 Online: 14/08/14 - 10:09 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #23 Online: 14/08/14 - 10:37 »
Olá menino Heron

Como diz um amigo meu: "Acho que deve ser alguma coisa..."  :sarro:

Só agora percebi que tu também é de Curitiba e portanto deve estar bem agasalhado e ainda assim tremendo de frio né? Bem, acho que tu não chegou a descrever a tua máquina (sistema de movimentação, guias, fuso, castanhas e etc nem a eletrônica) mas só para constar... A minha Velhinha tem castanhas de resina e quartzo nos 3 eixos e por incrível que pareça após 4 anos estas castanhas são extremamente justas e em dias mais frios, principalmente abaixo dos 15 graus eu preciso aquecer bem a máquina para evitar travamentos ou perda de passos. Escrevi um gcode para aquecer os eixos individualmente e depois combinados. Inicio um vai pra lá e pra cá do centro do eixo aumentando progressivamente a cada movimentação. O aquecimento leva uns 25 minutos e depois disto trabalho tranquilo.

Cito isto, pois como acredito que sua máquina seja nova e dependendo do tipo de sistema de movimentação ela pode não estar bem amaciada ainda.
E, claro, ainda resta toda a parte de conexões da fiação dos motores, revisão da eletrônica e.... é... Deve ser alguma coisa mesmo!  :irrit:

Continuo no acompanhamento e qualquer coisa não exite em gritar  :ok:

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #23 Online: 14/08/14 - 10:37 »

Offline HeronM

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #24 Online: 14/08/14 - 11:31 »
Olá Velho Hippie, pois é somos conterrâneos, realmente mesmo bem agasalhado ainda estou com frio hehe, de fato não especifiquei a máquina pelo fato de não ter me apego a esse assunto ainda, pois quem tratou de conhecer sobre foi meu pai devido ao conhecimento maior em mecânica, interessante essa sua ideia de aquecer a maquina para evitar perda de passo algo que para mim nem havia passado pela cabeça hehe, você e o mulapreta foram muito solícitos em me ajudar! Teria como você me explicar mais a respeito sobre esse aquecimento que você faz? Muito obrigado!

Clube CNC Brasil

Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #24 Online: 14/08/14 - 11:31 »

Offline HeronM

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #25 Online: 15/08/14 - 22:12 »
Olá pessoal, o problema foi resolvido, o fuso estava meio solto, quando o eixo X chegava em determinado ponto ele perdia a referência devido a isso. Obrigado a ajuda pessoal, estarei a disposição de todos que precisarem no que me for possível! Abraços.

Clube CNC Brasil

Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #25 Online: 15/08/14 - 22:12 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #26 Online: 16/08/14 - 12:42 »
Olá menino Heron

Não falei que "deve ser alguma coisa..."?  :Garg:  :Garg:  :Garg:

Que bom que resolveu e desejo sucesso na caminhada. Qualquer coisa é só chamar  :ok:
Agora é fazer serragem e não deixa de mostrar as novidades pra gente.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #26 Online: 16/08/14 - 12:42 »

Offline HeronM

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #27 Online: 16/08/14 - 19:54 »
Olá Velho Hippie, muito obrigado! Agora poderei realmente me iniciar nesse ramo hehe, que o sucesso e metas sejam alcançados por todos nós. Estarei sempre disponível, qualquer coisa como você mesmo diz "De um grito". Abraços e paz amigo!

Clube CNC Brasil

Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #27 Online: 16/08/14 - 19:54 »

Offline João Luiz

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 169
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #28 Online: 23/09/14 - 21:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá pessoal, o problema foi resolvido, o fuso estava meio solto, quando o eixo X chegava em determinado ponto ele perdia a referência devido a isso. Obrigado a ajuda pessoal, estarei a disposição de todos que precisarem no que me for possível! Abraços.

Boa noite Heron, também estou com este problema, faço o percurso com 4 modelos identicos, 1 deles sai fora de posição, teria como me ajudar?
´´Somos algo rumo ao desconhecido, ao infinito, a incerteza´´

Clube CNC Brasil

Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #28 Online: 23/09/14 - 21:06 »

Offline HeronM

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #29 Online: 27/09/14 - 09:10 »
Olá João Luiz, bom irei lhe explicar o que ocorreu com a minha maquina, o fuso X estava com uma "folga" e isso ocasionava a perda de referência em certos momentos, primeiro se você possuir garantia chame seu fornecedor, pois provavelmente eles possuem suporte técnico, caso não tenha preste atenção em qual eixo acontece a perda de referencia, após isso você pode abrir a caixa aonde fica o fuso determinado e examinar se o mesmo possui folga, se possuir você precisara acabar com essa folga, no meu caso foi colocado uma "peça" de metal "empurrando" o fuso e funcionou, mas cada caso é um caso. Poste mais sobre seu problema que tentarei lhe ajudar com tudo que for possível! Abraços

Clube CNC Brasil

Re:Problema na fresagem de vários arquivos
« Resposta #29 Online: 27/09/14 - 09:10 »

 

SiteLock