Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: teste placa cnc 3ax  (Lida 2081 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Evandro

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
teste placa cnc 3ax
« Online: 10/07/12 - 18:24 »
Ola, estou testando minha placa cnc3ax e o problema que estou enfrentando é que o motor gira apenas com velocidade baixa e travando.

O motor que estou usando é o:

Motor de passo de 9,9 kgf.cm
Unipolar (com 6 fios)
Corrente por fase 2A
Resistencia 2 Ohms
Tensão 4 Volts

A sequencia de fio que liguei é a seguinte: (preto, vermelho, azul - amarelo, laranja, branco)

Estou usando uma fonte atx de pc, para alimentar o circuito com 12 volts e os motores com 4 volts.

O software é o mach3.

Ouvi falar que mesmo o motor sendo de 4 volts, devo alimentar na placa com uma tensão maior, isso é verdade?
A sequencia dos fios estão corretos???

Os transistores não esquentam, ouvi falar que eles devem esquentar bastante.

Alguem sabe a possivel causa do meu motor esta rodando somente devagar e travando?

Obrigado
.

Clube CNC Brasil

teste placa cnc 3ax
« Online: 10/07/12 - 18:24 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:teste placa cnc 3ax
« Resposta #1 Online: 10/07/12 - 20:03 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estou usando uma fonte atx de pc, para alimentar o circuito com 12 volts e os motores com 4 volts.

Oi Evandro..
Esta fonte que está usando (12V) num é adequada para alimentar esta placa não...
E também num entendi quando voce diz (alimentar o circuito com 12 volts e os motores com 4 volts)...  como voce está fazendo?
Alimentando a placa separadamente dos motores?
O correto é voce alimentar a placa e a placa alimentar os motores..
O sistema que voce tá usando é chamado Chopper, e isto funciona mais ou menos assim: imaginemos que seus motores sejam para 3 amperes ....
Isto é que na realidade é relevante..
As placas chopper alimentam seus motores com tensões muito acima do que eles na realidade aguentam...  os seus são para 4 volts...
A placa tasca neles uns 36V...
Isto é muito.. mas muito acima do que eles aguentam.. e por isto, na hora em que recebem esta tensão desagerada, dão um "#### coice"... ou seja, ficam valentes...
Como a tensão é muito acima do normal, imediatamente a corrente tende a subir....  e sobe rapidamente...

Quando chega nos 3 Amperes, que é o limite que seus motores aguentam, a placa corta a tensão imediatamente, impedindo que ele se queime...

E a coisa se repete novamente...  aplica-se a tensão, a corrente sobe, chegando no limite a tensão novamente é interrompida...  para cada um coice destes que o motor recebe, ele dá um passo.. ou meio passo, ou 1/4 de passo.. depende de como é a placa.. esta tua só aceita configuração para meio passo.. mas existem outras, mais sofisticadas que aceitam micropassos.. mas o processo é o mesmo..

Aplica-se a tensão, a corrente sobe, chegando no limite do que o motor aguenta ela é interrompida...
Então o que voce precisa se preocupar é apenas com a corrente que seu motor aguenta...

E o limite de tensão (a máxima tensão que voce pode aplicar), depende da placa...
Algumas aceitam trabalhar até com 120V ou até mais...  o motor seria o mesmo...  a tensão que tá marcada nele num importa..

Só a corrente (Amperes) é realmente importante...

Verifique qual tensão máxima sua placa aguenta e manda o limite que ela suportar e nem se preocupe com o motor...  só ajustar a corrente (isto é muito importante, pois se ajustar a corrente acima do limite dos motores, eles se queimam).. ajuste isto e manda ver...

Verá que eles irão trabalhar bem melhor que estão agora...

abraços e qualquer coisa, dá um grito...

* Vi que esta é tua primeira postagem aqui...  então aproveite, vá lá no lugar adequado e se apresente para o pessoal...
Diz sobre voce, suas experiências, suas expectativas, fale um pouco sobre seus conhecimentos, enfim, deixa a gente saber um pouquinho mais sobre voce.... com isto fica mais fácil te ajudar...



« Última modificação: 10/07/12 - 20:06 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:teste placa cnc 3ax
« Resposta #1 Online: 10/07/12 - 20:03 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:teste placa cnc 3ax
« Resposta #2 Online: 30/07/12 - 10:32 »
Ola, seguinte o raios da semana passada deram pane na CNC , to usando a CNC3AX ,acontece o eixo X e Z funciona normalmente, o eixo Y quando aciona o JOG fás um assubio breve e baixo  mas não se move, só se move se embalar  o pórtico com a mão ai ele anda sonsinho porem devagar,se mudar de direção ele para.

 Estou usando fonte 24 v ,fis a medição chega ate os motores, também medi a corrente no pino 15 esta correta.

Tem mais alguma medição a fase,para diagnosticar,ou alguém  sabe me dizer o que queimou ou que devo trocar?
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:teste placa cnc 3ax
« Resposta #2 Online: 30/07/12 - 10:32 »

Offline dosantos

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 39
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:teste placa cnc 3ax
« Resposta #3 Online: 16/11/12 - 16:19 »
Pessoal é normal os integrados L297 e 7409 esquentarem um pouco na placa Cnc3ax?

Clube CNC Brasil

Re:teste placa cnc 3ax
« Resposta #3 Online: 16/11/12 - 16:19 »

 

SiteLock