Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE ENERGIA DURANTE USINAGEM!!!  (Lida 6353 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9
Pessoal, eu ia deixar para contar amanhã mas não resisti.. rssssss
Tou já há uns dias com a máquina parada, tentando resolver uma questão aqui que me deixava aflito....
Quando caia a energia elétrica a máquina parava e o computador desligava e perdia as referências..
Para recomeçar era (eu disse ERA) uma briga de foice..  ?_1 ?_1 ?_1

O pobrema solucionou-se...
Coloquei um no-break comum alimentando o computador..  Cai a energia, a máquina para e o computador continua funcionando...

Até aí nada demais...  mas o que acontecia é que ele continuava funcionando e ao mesmo tempo não sabia que a luz tinha caido e continuava "usinando"... rsssssssss

E eu tentava avisar ele que tinha parado tudo mas eu acho que ele é surdo..   mesmo gritando ele não ouve...  continua funcionando, passa do ponto de onde a máquina parou.. e depois tem que recomeçar tudo de novo... ou seja, o no-break não resolveu foi nada...

Aí resolvi que ia fazer uma chave ligar (ou desligar) usando um contator, alimentado pela rede elétrica.. quando faltasse energia a chave ligava (ou desligava) e acionava uma das entradas da porta paralela, avisando o computador que a luz tinha acabado, que era pra ele parar o que estava fazendo e ficar aguardando eu clicar em Start para recomeçar novamente...

Problema que a única tecla que parece fazer isto é a tecla STOP... qualquer outra pode até interromper a usinagem mas depois tem que recomeçar tudo de novo, marcar a linha onde parou.. um saco... eu queria algo mais prático e para isto precisava ser a tecla STOP...

Ate que finalmente descobri (com a ajuda do Fábio Gilli), uma forma de fazer isto...  gostaria inclusive de agradecer de público a grande força que o Gilli me deu durante a configuração do software.. eu nem fazia idéia de como começar isto..  ele resolveu facinho...    tanto agradecer a ajuda dele como também a ajuda do Grande Mestre Reinaldo (Mac_RC) que me deu todo respaldo durante a aquisição do no-break...  (também num fazia nem idéia do que comprar e nem de como funcionava... ele me ajudou demais)

E com este pessoal ajudando, nem tinha como num funcionar.. rsssssss...   e devo dizer que deu certo...   funcionando tudo perfeitinho...  agora a energia cai, a máquina para, incluindo o spindle, para tudo.. menos o computador..

E ele, no exato instante em que a máquina pára, ele interrompe também a usinagem, ao receber um clique na Tecla STOP, via chave externa..

Deixei a máquina com o cabo de energia desligado da tomada por meia hora, tento feito isto durante uma operação de usinagem...

Meia hora depois religuei, coloquei o spindle pra funcionar e cliquei em START... e a usinagem recomeçou exatamente do lugar onde tinha parado....

Vou, assim que concluir a OPERAÇÃO RESCALDO, que é o juntar tudo que é ferramenta que está espalhadas pelos quatro cantos do quarto...  tirar a #### das cachorras que tá empestiando o corredor, dar uma varrida por aqui, vou fazer um pequeno vídeo mostrando como ficou a máquina....

Eu fiquei feliz...  recomeçou  a usinagem e só ficou uma pequeniníssima marca onde o spindle parou... mais nada..  quase imperceptível...

Se perdeu algum passo foi muito pouco...  de uma certa forma, ficou perfeito...

Amanhã faço mais alguns testes aqui mas hoje liguei e desliguei tudo várias vezes e sempre funcionou direitinho.. mas amanhã testo de novo, na prática, usinando pra valer..  e depois faço um vídeo pra mostrar o resultado..

Creio que vão gostar..  e pra quem tem uma Interface funcionando direitinho, vai ficar barato e fácil de implementar isto...
Eu aqui sofri bastante pois minha interface tá meio zuada.. mas com uma boa, é tranquilo pra montar...
O no-break compra-se um usado, baratinho....  paguei R$40,00 no meu...

E o resto é facinho de se montar....  não vão ter dificuldades nenhuma...

Abraços e aguardem que logo vou voltar a reportar aqui os resultados que obtiver...   :ok:
« Última modificação: 07/04/15 - 00:45 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Offline mac2

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1078
  • Total Likes: +15/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
aguardamos ansiosos para ver o seu experimento  :bleader: :bleader:
só alegria...

Clube CNC Brasil


claudiorfernandes

  • Visitante
Ainda nem defini como vai ser a minha máquina, mas essa idéia já foi para o caderninho !!!! :imit:

Clube CNC Brasil


Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Oi galera...
Tou tentando arrumar a bagunça aqui...  (tá mais complicado do que os trabalhos que fiz na máquina...  definitivamente, se eu fosse faxineira ia morrer de fome)...   e ainda não tive oportunidade de começar a usinar pra valer, mas já fiz mais uns testes com a máquina usinando em vazio.. deixo ela trabalhando e de vez em quando vou lá e chuto a tomada...  (da próxima vez vou tirar a tomada da parede com as mãos, pois fui chutar lá a tomada por estar com as duas mãos ocupadas e acabei foi levando um choque no dedão... )

Parece que é ensaiado..  é levar um choque 220v em qualquer lugar do corpo e já cair...  e é cair  e os sacos de pó de madeira já esparramam tudo pelo chão e se estava complicado arrumar a bagunça aqui, agora ficou foi pior...

Acho que vou processar quem fabrica estes sacos de lixo..  é cair e já rasgam e esparrama tudo pelo chão...  minha cadelinha não perdoa..  é eu levar o choque, cair, o saco se esparrama pelo chão (e o pó de madeira se esparrama pelo ar) e a cadelinha já cata o saco rasgado e sai arrastando...)
Emporcalhou tudo..  o corredor tá em petição de miséria e eu tenho que limpar tudo antes do pessoal chegar senão me matam.. como se fosse eu que tivesse emporcalhado o corredor...

Ela pensa que estamos brincando de pega-pega..  sai correndo arrastando o saco rasgado de pó de madeira e esparramando tudo pelo corredor e pára.. para e fica lá esperando eu chegar perto.. e sai correndo de novo... e eu com o pé meio paralisado acho que num vou conseguir pegá-la....

Andando pareço com aqueles zumbis do The Walking Dead..  coisa horrível de se ver... 
Então vou esperá-la se cansar...   quando se cansar e parar de esparramar pó de madeira pelo corredor, vou tentar varrer tudo e volto pra falar como a máquina se saiu neste ultimo teste.. . nos anteriores ela recomeçou normalmente..

Mas este último, como a tomada foi chutada, pode ser que ela esteja magoada e não queira reproduzir os resultados anteriores.. vamos ver...   mas creio que não.. ela já se vingou, me dando um choque 220v no dedão do pé..   

Mas de uma forma geral tá tudo certo..  num falhou nem uma vez...

Mais tarde volto por aqui e reporto como foram os testes...

 
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Edu parabéns pela sua determinação, esforço e principalmente a forma que divide suas idéias com o pessoal do clube, eu vou copiar sua idéia rsrsrsrsrsrs e vou fazer isso nas minhas máquinas  :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli:
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil


Offline lolukas

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 915
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "O pelo do peito do padre Pedro é preto"
  • Sexo: Masculino
 :brocoli: :brocoli: :brocoli:

Edu pelo relato voce esta morrendo de saudades da ratoeira. :Garg: :Garg: :Garg: ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

E voce Felipe toma juiso o Edu é vacinado e coro grosso é mais resistente, acho que se a descarga que ele suportou te pega ........... o cuitado .. :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 :bebebe: :bebebe: :bebebe: :bebebe: :bebebe: :pqp:
" Ninguém cruza nosso caminho por acaso
e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão"
Chico Xavier

Clube CNC Brasil


Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Pessoal.. o sistema tá mais que aprovado...  depois que conclui a montagem já caiu a energia elétrica uma porção de vezes e nunca falhou.
Cai a energia, os 3 eixos param instantaneamente, pois são alimentados  pela rede.
Computador no entanto continua a funcionar, visto que é alimentado pelo no-break, entretanto o código é paralisado, via chavinha do contator que se desliga, no momento da queda de energia.

Quando retorna a energia, só ligar de novo o spindle e retornar a usinagem, clicando em Cycle Start...

Não fica nem marca no local da parada... 

Hoje o teste foi mais completo. Estão trocando um poste aqui nas vizinhanças e ficou sem energia por mais de 2 horas...   deixei o  monitor desligado. Computador ficou ligado normalmente.

Após 2 horas e cinco minutos a energia retornou e foi só continuar de onde tinha parado..

Perfeito...   

Se quiserem um passo a passo de como montar isto, só falar que eu coloco aqui uma forma de fazer isto de forma fácil e econômica. O mais caro é uma bateria de carro, de uns 100A, para aumentar a autonomia do no-break... o resto é barato e pode inclusive ser comprado usado..
Vale a pena.. evita muita sofreção... rssssss
« Última modificação: 02/06/15 - 12:18 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Offline mac2

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1078
  • Total Likes: +15/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
eu queeeeroooo :ola:
só alegria...

Clube CNC Brasil


Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
eu queeeeroooo :ola:
Oi Keity Mafra...  num é difícil muito menos complicado fazer isto...  e o melhor de tudo, barato também.
Eu comprei um no-break usado por R$40,00, sem bateria.
Usei uma bateria destas de carro que meu filho me deu, novinha e liguei nos mesmos fios que ligavam a bateria original, internamente.
Emendei o cabo e liguei na bateria de carro, que ficou do lado de fora pois num cabe no gabinete.

O cabo de energia que alimenta a máquina foi ligado em paralelo num pequeno contator que tem várias chaves, uma delas N/F, (normalmente fechada) e que ao ser energizado, abre os contatos.

Liguei em cada polo desta chave um fiozinho bem fininho, que alimenta um dos pinos de entrada da Interface.

Configuração no Mach3

Vai no Mnu Config  (System Hot Keys), e do lado direito da janela, veja a primeira linha =Trigger # OEMCODE, você coloca 1003.

Depois vai em Config (Ports&Pins). Na aba Iputs procure a entrada OEM trig #1, acerta o pino de entrada(precisa ser um pino de entrada de sinal qualquer, que esteja vazio), a porta, o nivel de sinal (Alto ou Baixo) e testa.

Eu testei assim. Liguei o computador, coloquei um código qualquer para teste e fui lá e fechei manualmente o contator.
No mesmo instante o código tem que parar. Só recomeça se vc clicar em Cycle Start.

Enquanto isto não acontecer é porque o sistema não está bem configurado... veja o nível da porta, verifique o pino de entrada.. enfim, é só isto...

E funciona muito bem..   nunca mais perdi nenhum trabalho depois que instalei isto aqui..  vale a pena mesmo...

Tente aí.. se conseguir, avisa...  Tem vários outros amigos querendo fazer isto mas ficam com medo.. rsssssssss
Mas num tem segredo..   Só configurar direitinho que o negócio funciona como um reloginho...

Abração...
« Última modificação: 02/06/15 - 15:24 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Oi Keity Mafra...  num é difícil muito menos complicado fazer isto...  e o melhor de tudo, barato também.
Eu comprei um no-break usado por R$40,00, sem bateria.
Usei uma bateria destas de carro que meu filho me deu, novinha e liguei nos mesmos fios que ligavam a bateria original, internamente.
Emendei o cabo e liguei na bateria de carro, que ficou do lado de fora pois num cabe no gabinete.

O cabo de energia que alimenta a máquina foi ligado em paralelo num pequeno contator que tem várias chaves, uma delas N/F, (normalmente fechada) e que ao ser energizado, abre os contatos.

Liguei em cada polo desta chave um fiozinho bem fininho, que alimenta um dos pinos de entrada da Interface.

Configuração no Mach3

Vai no Mnu Config  (System Hot Keys), e do lado direito da janela, veja a primeira linha =Trigger # OEMCODE, você coloca 1003.

Depois vai em Config (Ports&Pins). Na aba Iputs procure a entrada OEM trig #1, acerta o pino de entrada(precisa ser um pino de entrada de sinal qualquer, que esteja vazio), a porta, o nivel de sinal (Alto ou Baixo) e testa.

Eu testei assim. Liguei o computador, coloquei um código qualquer para teste e fui lá e fechei manualmente o contator.
No mesmo instante o código tem que parar. Só recomeça se vc clicar em Cycle Start.

Enquanto isto não acontecer é porque o sistema não está bem configurado... veja o nível da porta, verifique o pino de entrada.. enfim, é só isto...

E funciona muito bem..   nunca mais perdi nenhum trabalho depois que instalei isto aqui..  vale a pena mesmo...

Tente aí.. se conseguir, avisa...  Tem vários outros amigos querendo fazer isto mas ficam com medo.. rsssssssss
Mas num tem segredo..   Só configurar direitinho que o negócio funciona como um reloginho...

Abração...

Agora que vi este topico, ando desligado demais deste clube ... preciso tomar tento ... :'(

Duas preguntas:
Onde vc achou o Giili? Porque ele me abandonou?
O que significa este 1003?

Ih, acho que fiz três preguntas ... ihihih ?_23
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil


Offline mac2

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1078
  • Total Likes: +15/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE ENERGIA DURANTE USINAGEM!!!
« Resposta #10 Online: 02/06/15 - 21:31 »
Muito obrigado caro amigo Edu pelo tutorial...vou tentar achar um no-break barato e usar a bateria do meu poi zé
e vou fazer o experimento...e posto aqui o resultado :ok:
só alegria...

Clube CNC Brasil

Re:SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE ENERGIA DURANTE USINAGEM!!!
« Resposta #10 Online: 02/06/15 - 21:31 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE ENERGIA DURANTE USINAGEM!!!
« Resposta #11 Online: 02/06/15 - 22:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Agora que vi este topico, ando desligado demais deste clube ... preciso tomar tento ... :'(

Duas preguntas:
Onde vc achou o Giili? Porque ele me abandonou?
O que significa este 1003?

Ih, acho que fiz três preguntas ... ihihih ?_23

Oi Mac.. rssssssss
Desligado?...  desligado tou eu, que fui nomeado Moderador Senior do Forum e até agora num consigui dar nem uma MODERADA NO LOMBO de um vivente.. rsssssss

Gilli eu encontrei por acaso....  tentei por diversas vezes falar com ele e num conseguia.. um dia, sem mais nem menos, ele apareceu...

Tá trabalhando em uma grande empresa... e deve ter enricado... daquelas empresas que fazem implantes dentários...  enricou e agora num perde mais tempo com os "pelados" que nem a gente!!..

Este 1003 aí é um código que à um atalho para a tecla STOP, que era justamente a que eu queria "clicar", quando a chavinha do contator fechasse ou abrisse...

Aqui vai uma lista de todos os códigos que podem ser usados...  o 1003 tá quase lá no final da lista..

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Eu já tinha tentado de tudo e num encontrava esta lista de códigos...
O Gilli apareceu e me enviou o link... sumiu e escafedeu-se novamente.. rssssssss
Nunca mais o vi em lugar nenhum..   acho que nem no Guia ele tá aparecendo mais...
Deve ter enricado mesmo....   
Mas quando sentir saudades da gente ele volta.. rss  ?_1 ?_1


Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE ENERGIA DURANTE USINAGEM!!!
« Resposta #11 Online: 02/06/15 - 22:36 »

Offline lolukas

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 915
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "O pelo do peito do padre Pedro é preto"
  • Sexo: Masculino
Re:SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE ENERGIA DURANTE USINAGEM!!!
« Resposta #12 Online: 03/06/15 - 06:47 »
 :brocoli: :brocoli: :brocoli:

Edu essa lista é muito importante, valeu,  ?_10 ?_10 ?_10 ?_10
" Ninguém cruza nosso caminho por acaso
e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão"
Chico Xavier

Clube CNC Brasil

Re:SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE ENERGIA DURANTE USINAGEM!!!
« Resposta #12 Online: 03/06/15 - 06:47 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE ENERGIA DURANTE USINAGEM!!!
« Resposta #13 Online: 03/06/15 - 09:35 »
olá pessoas;
como aqui está um friozinho bão pra fazer a sinusite estourar os miolos ( talvez por isto ) olhei pra uma destas lâmpadas de emergência, que quando falta energia na rede ela acende....daí pensei: será que se acoplar nela uma bateria de carro e ao invés de acenderem os leds colocar para alimentar o PC funcionaria?
Creio que vou abrir para ver qual a tensão(é isto mesmo o nome da voltagem?) que ela usa para acender os leds, verificar se é 12 volts.....

será que funfa?


Creocad

Clube CNC Brasil

Re:SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE ENERGIA DURANTE USINAGEM!!!
« Resposta #13 Online: 03/06/15 - 09:35 »

Offline minilathe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 80
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE ENERGIA DURANTE USINAGEM!!!
« Resposta #14 Online: 03/06/15 - 09:54 »
Se for uma luminária com lâmpadas do tipo led, trata-se de um carregador de bateria melhorado que alimenta os leds em baixa tensão (a mesma da bateria). Se for lâmpada fluorescente, seria um circuito inversor do tipo mais ou menos, apenas para acender a lâmpada. Bem diferente de um inversor para 127 VCA capaz de alimentar um PC.

Clube CNC Brasil

Re:SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE ENERGIA DURANTE USINAGEM!!!
« Resposta #14 Online: 03/06/15 - 09:54 »

 

SiteLock