Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Cremalheira  (Lida 5042 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Tayron Endres

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Cremalheira
« Online: 11/09/14 - 07:34 »
Bom dia!
Pessoal, preciso de ajuda.
Fiz a alteração em uma cnc de 3 eixos que tinha movimentação por fusos de esferas para cremalheiras, porém ao montar o conjunto, mesmo movimentando lentamente o sistema faz muito ruído, parece que o motor esta perdendo passo, porém quando eu faço força contra o pórtico em movimento (exigindo maior potência do motor), o ruído para, e o sistema trabalha normal. A cremalheira comprei da Azanelli, ela tem módulo 1,5 mm, e os pinhões foram feitos aqui na cidade com fresa módulo em bronze fosforoso, o diâmetro primitivo dela é de 31,5mm.

Será que o pinhão está com problema ou o sistema não está alinhado (bem montado)?

Se alguém puder ajudar.

Tayron

Clube CNC Brasil

Cremalheira
« Online: 11/09/14 - 07:34 »

Offline wgp_bass88

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 133
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Keep calm and let's cut!!
  • Sexo: Masculino
Re:Cremalheira
« Resposta #1 Online: 11/09/14 - 07:39 »
 ?_34 ?_33 Amigo, bom dia! não entendo dessa parte de cnc,estou na torcida para algum dos nossos colegas venham com a solução! abraço e boa sorte!
Keep calm and let's cut!!

Clube CNC Brasil

Re:Cremalheira
« Resposta #1 Online: 11/09/14 - 07:39 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Cremalheira
« Resposta #2 Online: 11/09/14 - 08:17 »
Bom dia!
Eu tenho trabalhado bastante com cremalheira;

- As cremalheiras da azanelli são muito boas.
- Os pinhões que a azanelli vende, pelo menos o que já comprei, devido a não ter tratamento térmico, e talvez ao processo de fabricação ela produz ruído e já trancou comigo( dimensional ).
- Eu uso cremalheiras da Azanelli com pinhões( engrenagens profissionais, temperadas e retificadas) resultado parece que a máquina corre em um tapete.
- Porém uso regulador de atrito do pinhão sobre a cremalheira.
- Um fuso de esfera possui um passo pequeno geralmente exigindo pouco torque do motor de passo, um pinhão geralmente por menos dente que tenha, já vai ter ao longo de um giro do motor um passo considerável, exemplo um pinhão pequeno já da um passo acima de 50 milímetros, isto exige, muito mais muito torque(esforço) dos motores comparando com o uso de fuso ou seja com a cremalheira você ganha velocidade, devido ao passo ser maior, mas tem que fazer o estudo da mecânica para talvez o uso de uma redução para ganhar torque, analisar os motores que esta usando, alinhamento do pinhão sobre a cremalheira.

 Espero ter ajudado..... :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli:
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Cremalheira
« Resposta #2 Online: 11/09/14 - 08:17 »

Offline Tayron Endres

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cremalheira
« Resposta #3 Online: 11/09/14 - 09:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia!
Eu tenho trabalhado bastante com cremalheira;

- As cremalheiras da azanelli são muito boas.
- Os pinhões que a azanelli vende, pelo menos o que já comprei, devido a não ter tratamento térmico, e talvez ao processo de fabricação ela produz ruído e já trancou comigo( dimensional ).
- Eu uso cremalheiras da Azanelli com pinhões( engrenagens profissionais, temperadas e retificadas) resultado parece que a máquina corre em um tapete.
- Porém uso regulador de atrito do pinhão sobre a cremalheira.
- Um fuso de esfera possui um passo pequeno geralmente exigindo pouco torque do motor de passo, um pinhão geralmente por menos dente que tenha, já vai ter ao longo de um giro do motor um passo considerável, exemplo um pinhão pequeno já da um passo acima de 50 milímetros, isto exige, muito mais muito torque(esforço) dos motores comparando com o uso de fuso ou seja com a cremalheira você ganha velocidade, devido ao passo ser maior, mas tem que fazer o estudo da mecânica para talvez o uso de uma redução para ganhar torque, analisar os motores que esta usando, alinhamento do pinhão sobre a cremalheira.

 Espero ter ajudado..... :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli:


Opa!!
Estou usando motores de 50kgf/cm, e minha movimentação é através de guias lineares de 20mm, o sistema está muito leve, o que me intriga é que quando eu faço força contra, tentando impedir a movimentação do sistema, ele trabalha bem, sem ruído. No meu caso eu conectei o pinhão direto no motor de passo, não usei nenhum tipo de redução, até porque não vou precisar de grande precisão. Estou achando que o problema realmente esta no pinhão ou no alinhamento da cremalheira.
O que você acha?

Clube CNC Brasil

Re:Cremalheira
« Resposta #3 Online: 11/09/14 - 09:01 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Cremalheira
« Resposta #4 Online: 11/09/14 - 09:27 »
Os torques dos motores estão de acordo sim,  é atrito sim, o sistema mecânico deve ter algo não muito bem preso ou com certeza esta desalinhado, com o uso da correia além de você ganhar torque, a cremalheira gera muita vibração, com o uso de correia, a mesma absorve esta vibração, com o eixo direto do motor toda vibração agora irá para dentro do motor de passo, podendo prejudicá-lo.
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Cremalheira
« Resposta #4 Online: 11/09/14 - 09:27 »

Offline Fernando Liro

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Cremalheira
« Resposta #5 Online: 07/06/19 - 23:45 »
Onde acho  a engrenagens industriais para comprar ? Pretendo comprar as cremalheiras da azanelli. Até mais

Clube CNC Brasil

Re:Cremalheira
« Resposta #5 Online: 07/06/19 - 23:45 »

 

SiteLock