Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Blender  (Lida 6932 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Blender
« Online: 25/07/12 - 19:57 »
alguém já usou? Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


edit, instalado e rodando no ubuntu, to gostando do que estou vendo, tem até inclusive deixar ele em portugues, assim que achar o botão ?_12 alem de mais uma, é free
« Última modificação: 25/07/12 - 20:23 por Ednei »

Clube CNC Brasil

Blender
« Online: 25/07/12 - 19:57 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Blender
« Resposta #1 Online: 26/07/12 - 12:15 »
Olá menino Ednei.

Eu sou um estudante e usuário do Blender há mais de dois anos. É praticamente a única ferramenta que utilizo para modelagem.
No meu tópico, na Galeria de Arte do fórum, tu poderá ver alguns modelos que criei com ele.

Espero que prossiga os estudos e qualquer dúvida ou necessidade é só chamar.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Blender
« Resposta #1 Online: 26/07/12 - 12:15 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:Blender
« Resposta #2 Online: 26/07/12 - 18:11 »
que que temos um conhecedor deste programa, achei o visual dele muito bom e o bom de tudo roda no linux e em português, o que queremos mais do que isso? acho que só ser expert neste tá bom ?_23

Clube CNC Brasil

Re:Blender
« Resposta #2 Online: 26/07/12 - 18:11 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Blender
« Resposta #3 Online: 26/07/12 - 19:39 »
Olá menino Ednei!

Para aprofundar um pouquinho mais, o Blender roda em várias plataformas (como Windows, Linux, Mac OS X, Solaris, etc...). O software é totalmente free e qualquer usuário que conheça programação em Python pode criar seus próprios Add-Ons.

Uma das coisas que surpreende aqueles que tomam contato pela primeira vez, é que o arquivo de instalação tem apenas +-25MB.

Mas o que se pode fazer com esta ferramenta tão pequena e leve?

Bem.... Sua interface é totalmente personalizável (porém desaconselho severamente a usar em Português, pois é muito bom se acostumar com os comandos, ferramentas e termos em inglês). Tem ferramentas completas para modelagem 3D mecânica e principalmente orgânica. Na versão original apresenta uma vasta gama de modificadores e facilitadores no processo de modelagem. Mais uma vasta gama pode ser ativada com plug-ins e Add-ons gratuitos encontrados na net.
O motor de renderização interno é extremamente potente e na versão atual apresenta o Cycles, que permite renderização em múltiplos núcleos.
Possui uma suíte completa para criar animações, inclusive com simulação fisica de partículas (como gravidade, vento, força, colisões e etc...)
Possui um motor completo para desenvolvimento de jogos para as várias plataformas citadas.
Permite importar e exportar vários tipos/formatos como DXF, STL, 3DS, OBJ e etc...

É extremamente fácil e rápido encontrar uma infinidade de tutoriais, e-books e video-aulas na internet, inclusive em português. Há o portal e fórum Blender Brasil, que é o representante nacional do ecossistema. Temos também um chat 24h no ar pelo IRC, onde se pode trocar informações e tirar dúvidas em tempo real com os meninos feras.

Bem.... hehehehe.... Acho que chega de propaganda... Eu quero mesmo é ver o ecossistema Blenderiano Brasileiro aumentar a cada dia, :P

Agora vem a má notícia: Modelagem tridimensional é algo que requer doutrina, dedicação e muita determinação! Não existe um software mágico que "leia pensamentos e desejos"...  ?_2

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Blender
« Resposta #3 Online: 26/07/12 - 19:39 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:Blender
« Resposta #4 Online: 27/07/12 - 11:00 »
agradeço a explicação, vou estudar um bocado nisso ai tudo ?_21

Clube CNC Brasil

Re:Blender
« Resposta #4 Online: 27/07/12 - 11:00 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:Blender
« Resposta #5 Online: 28/07/12 - 10:58 »
Elton, você tem como indicar uma boa apostila para podermos começar a estudar? andei vendo uns tutoriais em video eme perdi todo pois a resolução era baixa...

Clube CNC Brasil

Re:Blender
« Resposta #5 Online: 28/07/12 - 10:58 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Blender
« Resposta #6 Online: 28/07/12 - 13:03 »
Olá menino Ednei.

Bem, como comentei são quase infinitas as fontes de estudo e pesquisa, tanto em pdf, como em videos, blogs e fóruns.

Em meus estudos segui o excelente livro The Essential Guide to Learning Blender 2.5 do Rolland Hess.
Também assisti todas as video aulas (que podem ser baixadas em ótima resolução ou assistidas online) do Neal Hirsig´s Blender 3D Design Course.

No Brasil, além do portal e fórum Blender Brasil, temos o escritor Allan Brito que recentemente lançou a nova edição do livro Blender 3D - Guia do Usuário (totalmente revisada e atualizada para a versão 2.5x).
O Allan disponibiliza diversos vídeos e tutoriais gratuitamente em seu site. Também disponibiliza um sistema EAD por um custo extremamente acessível (+-30,00) com total suporte online.

Uma das dicas que costumo passar aos meus alunos/pupilos/amigos é: Escolha um método de estudos e siga-o SEM PULAR ETAPAS. No caso do Blender é fundamental compreender e conhecer bem a interface e os comandos básicos de manipulação e edição. Ao iniciar os estudos, logo fica perceptível que a maioria dos comandos não estão em ícones na área de trabalho, com o Blender é uma mão no mouse e a outra no teclado.

Estima-se que existam mais de 500 atalhos de teclado neste software, parece assustador no início. Mas com o tempo e prática o acesso aos atalhos fica automático.

Se não conseguir encontrar um método para estudar, me avisa. Tento preparar um roteiro pra tu seguir e posto aqui para os demais amigos interessados, ok?

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Blender
« Resposta #6 Online: 28/07/12 - 13:03 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Blender
« Resposta #7 Online: 28/07/12 - 13:19 »
Olá meninos!

... Desculpe o flood... Mas para ser mais direto e específico, vou postar aqui dois links para PDFs direcionados a iniciantes, com ótima metodologia.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Espero que ajude,  ?_10

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Blender
« Resposta #7 Online: 28/07/12 - 13:19 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:Blender
« Resposta #8 Online: 29/07/12 - 20:06 »
esse tipo de flood que gostaria de ver em todo fórum que participo ?_9 muito obrigado ?_26

vamos aos estudos! ?_10

Clube CNC Brasil

Re:Blender
« Resposta #8 Online: 29/07/12 - 20:06 »

Offline Baguete

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Blender
« Resposta #9 Online: 12/09/12 - 08:29 »
e ai jesus, nois aqui da fazenda temo um tar de livro para iniciante de blender se voce gostar dispois vamu postar um video aula grandao pro oce, e para quem quer estudar blender. conheco nada so tenho o arquivo mas pretendo estudar... ha da uma olhada na mimosa ela ta tao feliz....rsrsrs

Clube CNC Brasil

Re:Blender
« Resposta #9 Online: 12/09/12 - 08:29 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:Blender
« Resposta #10 Online: 15/09/12 - 07:41 »
não sei se sou apresado demais ou curioso antes da hora, mas como importar um dxf para o blender, criar g code que o emc² que consiga interpretar pois até tenho conseguido algo no SU mas com a extenção cnc e não como ngc...

Clube CNC Brasil

Re:Blender
« Resposta #10 Online: 15/09/12 - 07:41 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Blender
« Resposta #11 Online: 15/09/12 - 07:56 »
Olá menino Ednei

Para importar formatos no Blender (dxf, stl, obj e etc...) vá no menu superior File->Import e escolha o formato desejado.
Caso o formato não apareça na lista é porquê está desabilitado, então vá em File->User Preferences->Addons->Import/Export e ative os formatos que tu quer usar.
Lembrando que estou tratando aqui das configurações nas versões 2.5X, o material sugerido pelo menino Baguete é para a Vrs 2.49b.

Quanto a gerar g-code, como diz a música prefiro manter cada qual em seu quadrado,  ?_46
Uso o Blender só para modelar 3D e gerar os STL (modelos tridimensionais), para vetorização e geração de g-code utilizo o ArtCam que é próprio para isto.

Qualquer dúvida é só chamar.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Blender
« Resposta #11 Online: 15/09/12 - 07:56 »

Offline Eleyson

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Feminino
Re:Blender
« Resposta #12 Online: 03/08/22 - 00:26 »
O Blender é bem requisitado a anos! a quantidade de recursos que ele possui me surpreende até hj! e o resultado das modelagens e renderizações são de uma qualidade incrív
Eu uso blender mas tô precisando de uma mesa digitalizadora para agilidade e desempenho, tava pensando em uma XPPen Artist Pro 16 ( Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ), é exagero esse investimento? Ou uma mais simples já serve!?

Clube CNC Brasil

Re:Blender
« Resposta #12 Online: 03/08/22 - 00:26 »

 

SiteLock