Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: preciso definir qual torque do motor de passo com base na estrutura.  (Lida 1225 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Willy

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 42
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "Nada Se Cria, Nada Se Perde, Tudo Se Transforma"
  • Sexo: Masculino
olá amigos tudo bom, sou novato nessa de router e como muitos aqui busco assim como um hobby creio que é um meio de colocar a nossa criatividade em pratica e nos livrar dos patroes chatos e que abusam de nossa inteligencia absurda nao sendo reconhecidos como deveriamos... chega de bla-bla-bla.

Preciso saber como calcular com base na estrutura da foto o torque necessário para a compra dos motores de passo galerinha.
Segue alguns detalhes da máquina:
*Curso útil: +/-1550mm em X 1050mm em Y e 500mm em Z
*Estrutura toda em perfil de alumínio dimensões 45x45mm reforçado aprox: 1,6kgf/ metro (peso específico)
*Estará corrente sobre eixos retificados de 20mm e a estrutura é fixada sobre os 4 Pillow Blocks com atrito quase zero. (Bloco de rolamentos)
*A estrutura toda acrescentando guias(eixo retif.+Pillow) todo aparato em alumínio, fuso de esferas, etc deu em torno de 21kg.

*em Y suportara apenas uma carga de uns 6kg e Z a mesma coisa 6kg, 21kg foi o peso total que o eixo X sobre as guias deve empurrar e puxar.

Creio que com esses detalhes alguém tenha algum calculo ou me ensine a fazer com formulas aceito qualquer coisa para determinar o torque necessário de meus motores lembrando que pretendo trabalhar com no máximo materias em alumínio e cobre e velocidade de corte limitada pela rotação em aproximadamente uns 3500mm/min.

Me ajudem e obrigado por tudo (obs: gostaria que me passassem as formulas pois assim posso ajudar outros com a mesma dúvida futuramente ou fora daqui...Obrigado desde já)

Clube CNC Brasil


Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
sei que temos esta informação aqui no fórum em algum lugar, pra determinar o torque usa-se uma polia de 10?! cm de diâmetro na ponta do fuso a ser movimentado , enrola-se um barbante e apartir disso usa o peso na ponta pra determinar o peso necessário, acho que é isso...

Clube CNC Brasil


Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Você já montou esta bancada?...
Ou está apenas ainda nos desenhos?....
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


 

SiteLock