Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Controle da velocidade no inicio do corte  (Lida 5128 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Controle da velocidade no inicio do corte
« Resposta #15 Online: 28/09/13 - 09:56 »
Amigo soolander.
fazer isso, é praticamente  impossivel, pois  tenho arquivo aqui que tem, 325 cortes
então imagina ter que mudar todos :irrit: :irrit:
Bem,  com a ajuda da galera, fiz varios testes aqui e consegui  chegar a um ponto satisfatório.
Realmente para evitar a quebra tem que ser com  MOVIMENTO EM RAMPA,
ja cortei varias placaS e  não quebrou mais  nenhumA fresa.

Depois de varios testes e quebrar 10 fresas :irrit: ?_1 ?_1, consegui chegar a estes parametros. o que é satisfatório
velocidade de avanço  2000mm/min
velocidade de mergulho 2000mm/min
mdf 6mm
fresa de 2mm de diametro  raiada
num passe só, com MOVIMENTO EM RAMPA

Amigos,  a respeito  da velocidade de mergulho.
notei que  esta velOcidade não éra responsavel pelas quebras das fresas, pois  verificando na pratica,da para perceber que   a velocidade de mergulho, a fresa desce até  facear  no mdf, isto é onde nós zeramos os eixos, e a partir dai  entra a velocidade de avanço.
então mesmo colocando 2000 mm/min, não ha problema, apenas  conseguimos melhorar o tempo, pois  com tantos cortes no mesmo arquivo,  todos os segundo são preciosos.

ABRAÇO E MEU MUITO OBRIGADO
RICARDO

Clube CNC Brasil

Re:Controle da velocidade no inicio do corte
« Resposta #15 Online: 28/09/13 - 09:56 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Controle da velocidade no inicio do corte
« Resposta #16 Online: 28/09/13 - 11:30 »
Olá menino Zé

Que bom que alcançou um resultado satisfatório,  :trofeu:

Agora vamos  :Bla: :Bla: :Bla: um pouco....

Como tu configurou o movimento em rampa (angulo, comprimentos e altura)? Tu configurou baseado nos pontos iniciais ou deixou automático (o programa decide)?
Tu já percebeu que dependendo de onde está teu ponto inicial (preferencialmente retas) fica mais rápido?

E para aproveitar, vamos  :Bla: :Bla: :Bla: sobre a velocidade de mergulho... Acho que tu se equivocou ao dizer que a fresa desce até facear a peça,  ?_46

O algorítmo do ArtCam utiliza G0 nas subidas da ferramenta, ou seja: A ferramenta vai sempre subir (sair do material) na velocidade máxima de deslocamento em vazio configurada no programa interpretador (Mach, EMC, TCNC, etc...).
Mas para a entrada utiliza G1 com o complemento F (velocidade), ou seja: Se tu gerou uma perfilagem com profundidade de 6mm e velocidade de mergulho de 2000mm/min, a máquina vai deslocar a ferramenta em velocidade máxima (G0) até X e Y e então vai descer até -6mm com a velocidade F (neste caso 2000mm/min). Acho que tu teve esta impressão por conta do movimento em rampa, mas quando tu responder sobre a configuração que usou, vamos clarear isto, ok?

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
 
 

Clube CNC Brasil

Re:Controle da velocidade no inicio do corte
« Resposta #16 Online: 28/09/13 - 11:30 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Controle da velocidade no inicio do corte
« Resposta #17 Online: 28/09/13 - 11:43 »
Fala nobre ?_9 ?_9 ?_9
bem,  a configração da rampa, eu  deixei como estava ja no artcam
vamos la.
angulo max.  15
comprimento max  10
comprimento min   5
altura inicial   1
O inico do corte eu sempre mudo para um lugar em linha reta

sobre  a  velocidade em rampa.  não posso  dialogar , pois realmente  verifiquei visualmente, então podes ser  que  a rampa tenha  me dado a falsa impresão.
olhei mais pela mudança da nomenclatura  de velocidades

realmente com estes parametro, ja melhorou  95% em relação ao que eu estava fazendo.
agora consigo  um tempo de 30minutos , onde antes eu estava levando mais de uma hora
 ?_9 ?_9
o movimento em rampa tambem melhorou no problema da queima  da ponta da fresa
são poucos segundo, que não tem problema
se tiveres alguma dica sobre a rampa, sou todo ouvidos ?_9 ?_9 ?_9
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Controle da velocidade no inicio do corte
« Resposta #17 Online: 28/09/13 - 11:43 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Controle da velocidade no inicio do corte
« Resposta #18 Online: 09/08/15 - 21:37 »
É quase uma ressuscitação mas creio que valerá a pena reativar este papo.....
Creio ser o seguinte: Quando vamos configurar os motores lá no mach3, na página motor tunning, é mostrado um gráfico aceleração / velocidade.
Bão, alí da para vermos que o que muitos chamam de otimização pode ser causa de queima e ou quebra de ferramentas; pois nem o mach3 nem o artcam diferenciam ou calculam parametros diferentes para compensar o tempo necessário para se atingir o deslocamento máximo; aí dependendo de como configurar teremos ou uma velocidade de avanço muito baixa para a rotação da ferramenta ou muito alta, o que pode causar queima ( inutilização do fio de corte) ou quebra da ferramenta.......,
Ao fazer um corte com inicio em vazio tudo bem, mas a maioria dos cortes não tem espaço vazio entre um e o seguinte para que a "arrancada" em aceleração chegue aos valores informados no programa...deu pra entender?
Quando a teimosinha estiver no ponto irei fazer testes observando as tais configrações; mas se alguém por aqui já tiver feito seria  muito bom mostrar os resultados.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Controle da velocidade no inicio do corte
« Resposta #18 Online: 09/08/15 - 21:37 »

Offline kerley

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +50/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Controle da velocidade no inicio do corte
« Resposta #19 Online: 10/08/15 - 07:36 »
É um assunto bem interessante este Creocad,porque muitos de nost depois de construirmos nossas máquinas acharmos que ela vai voar pra cima do MDF, e não bem assim, é o sonho de todo mundo mas poucos alcançam, eu corto com velocidade de 1800 e aceleração 500,é o que consigo com motor de 15kg e uma tupia de 500 watts.

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:Controle da velocidade no inicio do corte
« Resposta #19 Online: 10/08/15 - 07:36 »

 

SiteLock