Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Como Calibrar as Réguas no Corel Draw para as Medidas Reais  (Lida 2401 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Calibragem da Régua no CorelDraw é uma coisa pouco conhecida de muitos usuários, mas, útil em muitas de nossas criações. Saiba como calibrar a régua no seu Corel Draw em 7 passos!!!

Muitos de vocês já devem ter passado por esta situação em que o cliente quer saber se oque ele vê na tela está no tamanho REAL.

Nem sempre se pode garantir isso ao cliente, nem a si mesmo, a menos que você já tenha calibrado a sua RÉGUA DE MEDIDAS do Corel Draw.



Quando colocamos a visualização de tela em 100% (NÍVEL DE ZOOM), nem sempre estas medidas batem com as medidas reais.


Para que estas medidas sejam REAIS mesmo, você terá que calibras as réguas do Corel mas, isso nem todos sabem como fazer, nem tem a obrigação de nascer sabendo.


Como Calibrar a régua para atingir o tamanho REAL e configuras de forma rápida e fácil?

Vamos por parte:

 Você precisará de uma régua comum, transparente ou não para comparar as Distâncias Reais com as distâncias da sua tela (Monitor/tv)

Com o CorelDRAW aberto (Estou usando a versão X5) mas, a configuração é a mesma para versões anteriores como a X4, X3, 12, 11, 10, etc) e agora o CorelDraw X6.


Escala REAL - Veja Como posicionar a régua e obter a medida exata!


Clique em Calibrar réguas. Coloque uma régua (FÍSICA) sob a régua horizontal da tela no Ponto 0 "ZERO". 

(Veja Figura 2)



 (Figura 1) Régua Horizontal

Observe o ponto central da tela e Veja se os números estão batendo, provavelmente não estarão.


(Figura 2) Ponto ZERO da Régua Horizontal do Corel

4 Clique na seta para cima ou para baixo da caixa Horizontal até que a unidade de medida da régua da tela seja a mesma da régua física.
5 Repita o procedimento para a régua vertical.
6 Clique em OK para finalizar a calibragem.
7 Salve como Padrão do Corel em "menu Ferramentas" Salvar como Padrão. Pronto!!!


A imagem Acima refere-se as medidas da minha Tela 22.5 Polegada.
Não quer dizer que a sua tela ficara com estas medidas, o que vale é a sequencia da régua REAL em relação a régua do Corel.




Conferindo as Medidas!!!

Agora que Calibrou suas réguas, abra um documento em Branco Tamanho A4 (ou oque bem lhe convier), coloque o zoom para 100% e meça para ver se está de acordo com o tamanho REAL.


(Figura 3) Ponto ZERO da Régua Vertical do Corel


É possível definir uma polegada da tela de forma que corresponda a uma polegada de distância "Real". O procedimento é o mesmo, mas sua área de trabalho deve estar configurada para tal.


(Figura 4) Conferindo Medidas em 100% de zoom

Acredito que seja de bom uso a todos, pois geralmente estes macetes assim, não se encontram em qualquer esquina e muito menos em cursinhos rápidos de Designer Gráfico.

Se ainda tiverem dúvidas sobre a calibragem da Régua no Corel, deixe seu comentário, sugestão ou dica para enriquecer mais ainda o  tema.

FONTE: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil


Offline João Henrique

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como Calibrar as Réguas no Corel Draw para as Medidas Reais
« Resposta #1 Online: 27/05/14 - 04:01 »
paschoal,
valeu, obrigado.

João Henrique

Clube CNC Brasil

Re:Como Calibrar as Réguas no Corel Draw para as Medidas Reais
« Resposta #1 Online: 27/05/14 - 04:01 »

 

SiteLock