Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: controladora tb6560  (Lida 56627 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
controladora tb6560
« Online: 09/12/12 - 14:48 »
boa tarde pessoal, fiz a besteira de comprar a referida placa no intuito de melhorar a maquina que estou fazendo, e acho que me dei muito mal.
Vamos la, mach3 configurado conforme manual, os motores funcioam, porem a velocidade é muito baixa, os motores estão fracos, sãos os de 9,9k de 2A, a placa esta configurada para 75% com uma alimentação de 30vdc.
Alem disso os motores que estão parados ficam "fritando" como na plaquinha 3ax, e ou ficam trepidando porem parados e estão esquentando muito, baixei a tensão para 12V todos os problemas continuam porem os motores ficaram mais fracos ainda, a 3ax esta dando de 1000 a zero nessa placa.
Os motores estão ligados como bipolar serie, segundo indicação do proprio manual da placa é para se ter mais torq.
Não conheço a placa mas acredito que estaja com problemas, alguem pode me dizer como é o funcionamento dessa placa?

Digo, os motores parados ficam em silencio ou trepidam e ou "fritam", que velocidade chega comparado com uma 3ax ( os motortes são pequenos e a maquina um pouco pesada logo não terei grande velocidade) mas a 3ax toca numa boa com velocidade 3x maior, ambas na configuração 1/2 passo.
desde ja obrigado pela ajuda de todos.

Clube CNC Brasil

controladora tb6560
« Online: 09/12/12 - 14:48 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #1 Online: 09/12/12 - 15:07 »
A besteira não foi comprar a placa e sim você não ler direito o manual que diz que para motores MENA 23 a voltagem não deve ultrapassar 24 Volts.

Comece com uma velocidade de 600 mm/minuto.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #1 Online: 09/12/12 - 15:07 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #2 Online: 09/12/12 - 15:48 »
boa tarde mulapreta.

a maior velocidade que consigo com ela é 150mm para ela pode tocar a maquina, se subir um pouco os motores não conseguem empurrar o carro, por isso taquei os 30V visto que ela aguenta até 40V sendo recomendado o maximo de 36V.
mesmo isso não alterou em nada, coloquei tambem 20V e deu na mesma, com 12v pior ainda o força do motor.

e quanto ao funcionamento dela oque pode me dizer?

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #2 Online: 09/12/12 - 15:48 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #3 Online: 09/12/12 - 16:37 »
Pessoal,fiz e refiz 20vezes a resposta a essa pergunta,e pra não ser mau elemento resolvi que não respondo nada a mais a ver com drivers ou drives,me desculpem,do conta mais não,to exaurido desse papo...
« Última modificação: 09/12/12 - 16:38 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #3 Online: 09/12/12 - 16:37 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #4 Online: 09/12/12 - 19:53 »
Guilherme,

Eu possuo essa placa, porem não estou mais usando ela em minha máquina. Usava para motores 19 Kgf. em máquina de 1200 x 1100.
Ela funcionava, porem não 100%, pois perdia passos em um dos eixos(Y) e quando configurava alem de 600 mm/min. travava.

Resolvi, então radicalizar. Comprei 3 Drivers 2M542 de até 4.2 A. que estou usando até agora sem problema nenhum. O valor compensa pois pelo Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login comprei e recebi sem impostos. Estou usando sem o DB25 e com fonte de 24 V. 7.5 A.

Quanto ao TB6560 ela esta aqui na minha frente, ligada  a uma fonte de PC. a qual uso como experiências. Os motores, de 9.9 Kgf. não estão na máquina e após as mudanças recomendadas pelo Jorge (ver abaixo) a placa passou a girar os motores sem perda de passo, com velocidade de 1500 mm/min, aceleração de 500 com simulação de fuso 5 mm. de passo em 1/2 passo que é 80 per unit.

Há no Site do Alan, sobre CNC 3D (não lembro o nome do Site) em que o Jorge CNCNOW, postou umas mudanças feitas nessa placa que consiste somente na retirada de alguns CIs jampear e não usar mais esses CIs. E muito fácil de fazer, e pode também ligar a ventuinha da placa diretamente ao PC para ajudar na tenção da placa (essa ligação não fiz).

Se estiver interessado posso postar foto de como eu fiz.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoal,fiz e refiz 20vezes a resposta a essa pergunta,e pra não ser mau elemento resolvi que não respondo nada a mais a ver com drivers ou drives,me desculpem,do conta mais não,to exaurido desse papo...


Estou entendendo sua posição. O assunto já foi discutido até demais. era só pesquisar no Site.

Edson


« Última modificação: 09/12/12 - 19:59 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #4 Online: 09/12/12 - 19:53 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #5 Online: 10/12/12 - 06:29 »
Bom dia Mulapreta.

agradeço a sua resposta, quero sim saber quais as mudanças para esta placa.

e valeu pelo link eu não conhecia, mas que da um medão de comprar se não receber da.

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #5 Online: 10/12/12 - 06:29 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #6 Online: 10/12/12 - 06:38 »
Estava esquecendo, quanto ao motor do eixo para ele trepida ou fica fritando como na 3ax ou o motor fica silencioso.

de qualquer modo ja mandei um email para o vendedor contando oque esta havendo, e pedindo a troca da placa ou a devolução da grana, vamos ver noque vai dar,acredito q prejuizo pra mim, mas como tenho o end dele, nada que uns contatos não de um geito kkkk.

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #6 Online: 10/12/12 - 06:38 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #7 Online: 10/12/12 - 06:50 »
"Pessoal,fiz e refiz 20vezes a resposta a essa pergunta,e pra não ser mau elemento resolvi que não respondo nada a mais a ver com drivers ou drives,me desculpem,do conta mais não,to exaurido desse papo..."


Me desculpe Pravato se a minha pergunta foi impertinente mas é  uma coisa que muitos aqui sabem e eu não.
Como acabei de comprar esta placa, recebi ela sexta. passei o fim de semana testando a bendita que para meu desprazer ou esta com defeito ou é uma droga.
E preciso saber como ela se comporta rapido para entar em contato com o vendedor.
Só para cosntar.
Antes de postar algo aqui  no forum eu procuro em todo canto não só aqui mas na net tambem, aqui é o ultimo recurso.
Mas confesso que devido a pressa que estou não procurei muito não, mas abri uns 3 topicos sobre a tb6560 que achei aqui e em nenhum deles fala oque quero saber, sinto muito.

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #7 Online: 10/12/12 - 06:50 »

Offline TBorges

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #8 Online: 10/12/12 - 07:18 »
guilherme, verifique as outras dips. nesta placa tem configuração de % corrente, torque, e outra q nao lembro. leia mais o manual da placa, e de uma olhada no datashet do tb6560.

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #8 Online: 10/12/12 - 07:18 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #9 Online: 10/12/12 - 13:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia Mulapreta.

agradeço a sua resposta, quero sim saber quais as mudanças para esta placa.

e valeu pelo link eu não conhecia, mas que da um medão de comprar se não receber da.

Pelas fotos dá perfeitamente para saber como é o procedimento. Apenas retirar os 6 CI's e jampear como na foto. Para jampear usei grampo de grampeador normal, cortei uma perninha e dobrei e deu certo. Você pode usar outro tipo de arame.

Poste os resultados que é muito importante para muitos de nós.

Abs.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #9 Online: 10/12/12 - 13:22 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #10 Online: 10/12/12 - 15:46 »
ok Mulapreta, obrigado pela força, mas com essa modificação a placa vai ficar sem os opticos, dai tem que colocar outra placa no caminho do pc.

qual o motivo de retirar eles?, se forem de baixa qualidade pode-se trocar por outros de melhor qualidade? ou tem que retirar mesmo.

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #10 Online: 10/12/12 - 15:46 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #11 Online: 10/12/12 - 15:48 »
TBorges

ok amigo ja revi tudo esta tudo certo.

o pior vcs não sabem o vendedor falou que ela é assim mesmo, digo os motores squentam que não da pra segurar e que ficam fazendo barulho.
não acredito nisso, ja vi que perdi 320 dimdim

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #11 Online: 10/12/12 - 15:48 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #12 Online: 10/12/12 - 15:50 »
Pessoal e se retirar os diodos da saida, sera que pifa ou funfa?

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #12 Online: 10/12/12 - 15:50 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #13 Online: 10/12/12 - 17:23 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
ok Mulapreta, obrigado pela força, mas com essa modificação a placa vai ficar sem os opticos, dai tem que colocar outra placa no caminho do pc.

qual o motivo de retirar eles?, se forem de baixa qualidade pode-se trocar por outros de melhor qualidade? ou tem que retirar mesmo.

As mudanças, como falei, foram feitas pelo Jorge (CNCNOW) Como muitos sabem, se reunirmos todos os "Cientistas" desse Fórum dificilmente atingiremos o patamar do Jorge.

Eu informei para você que eu fiz essas alterações (até mandei foto) e a placa  está funcionando com 3 motores de 9,9 Kgf. aqui na minha frente Sem perda de passo. Só que não estão instalados (os motores) na máquina. Estão girando livres.

Como sua placa, pelo visto não está funcionando nada, se fosse comigo, a primeira coisa que faria seria tentar essa modificação. Não custa nada, não vai piorar sua placa que já está uma mer...e só depois postaria os resultados (funcionou ou não).

Outra coisa, eu usaria 24 V  x 7.5 A e iria reduzindo a Amperagem (na configuração da placa) até obter uma amperagem satisfatória. A minha estão a 75% de corrente e os motores não esquentam.

E ponto final.

Edson



Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #13 Online: 10/12/12 - 17:23 »

Offline Colino

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 14
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #14 Online: 11/12/12 - 16:19 »
Tambem caí na asneira de adquirir uma dessas placas xinocas azuis mas a minha é de 4 eixos. Estive a ver os sinais com osciloscopio e o problema é realmente os acopladores opticos (pc817 da sharp) que são muito lentos e principalmente o que trabalha com impulsos o atraso no sinal é significativo e daí a perda de passos no motor
O shunt no acoplador não é a solução ideal mas remedeia, mas em alguns motores pode não ser o ideal.alem disso se usarmos o controlador manual tambem não funciona direito
 O ideal era substituir esses acopladores sá que os que são boms têm 8 pinos e por conseguinte não existe espaço na placa.
Há a hipotese de fazer um pcb com acopladores duplos  HCPL-2630 para encaixar nos suportes de ci existentes na placa só que requer algum trabalho

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #14 Online: 11/12/12 - 16:19 »

 

SiteLock