Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: gravação em acrílico  (Lida 2710 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

pauloh37

  • Visitante
gravação em acrílico
« Online: 02/09/14 - 16:39 »
usei poliestileno cristal em vez de acrílico, esse material derrete muito rápido na fresa. existe outra forma que evite esse problema?
queria fazer umas peças usando o poli porque é mais barato que acrílico, fica melhor pra revenda.

Clube CNC Brasil

gravação em acrílico
« Online: 02/09/14 - 16:39 »

Offline wender.hg

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 322
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:gravação em acrílico
« Resposta #1 Online: 02/09/14 - 16:53 »
Use fresa de um corte.

Clube CNC Brasil

Re:gravação em acrílico
« Resposta #1 Online: 02/09/14 - 16:53 »

Offline sc.rafael

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:gravação em acrílico
« Resposta #2 Online: 04/09/14 - 14:34 »
Abuse do fluido de corte e atente para parametrização da máquina, rotação da árvore muito elevada provoca o derretimento do material, a causa é o calor gerado pelo atrito ferramenta/material. Vale lembrar que o acabamento do corte não depende de essencialmente de elevada rotação, é sim, uma relação rpm/avanço/qualidade de ferramenta.

Clube CNC Brasil

Re:gravação em acrílico
« Resposta #2 Online: 04/09/14 - 14:34 »

Offline Rossi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 334
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • rossiguerra
  • Sexo: Masculino
Re:gravação em acrílico
« Resposta #3 Online: 05/09/14 - 09:51 »
Bom dia pessoal, estou com uma duvida sobre o corte em acrílico, como vou cortar pela primeira vez, e é acrílico transparente de 10mm, estou em duvida em qual diasmetro da fresa seria melhor, tenho as fresas de um corte de 3mm e de 6mm, meu pensamento seria usinar com a de 3mm com avanço de 1200mm/min em 4 passes de 2,5mm, será que posso usar estes parametros ?? outra coisa a velocidade de rotação eu corto polietileno entre 5 e 10 rpm e tenho bons resultados, porem o acrílico é mais seco e nunca cortei, podem me dar uma dica , obrigado

segue o desenho
« Última modificação: 05/09/14 - 09:52 por Rossi »

Clube CNC Brasil

Re:gravação em acrílico
« Resposta #3 Online: 05/09/14 - 09:51 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:gravação em acrílico
« Resposta #4 Online: 05/09/14 - 10:03 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia pessoal, estou com uma duvida sobre o corte em acrílico, como vou cortar pela primeira vez, e é acrílico transparente de 10mm, estou em duvida em qual diasmetro da fresa seria melhor, tenho as fresas de um corte de 3mm e de 6mm, meu pensamento seria usinar com a de 3mm com avanço de 1200mm/min em 4 passes de 2,5mm, será que posso usar estes parametros ?? outra coisa a velocidade de rotação eu corto polietileno entre 5 e 10 rpm e tenho bons resultados, porem o acrílico é mais seco e nunca cortei, podem me dar uma dica , obrigado

segue o desenho
Faço com fresa dois cortes 4mm, primeiro tiro 9,5mm em dois passes com sobremetal de 0,1mm, depois tiro a última passada com 10,1mm sem o sobremetal, spindle em 24000rpm, a velocidade de corte vc terá de determinar o que sua máquina aguenta sem quebrar a fresa (depende da rigidez do conjunto) mas comece com 500mm/min e vá aumentando até encontrar o ponto, depois é só polir as bordas.

Clube CNC Brasil

Re:gravação em acrílico
« Resposta #4 Online: 05/09/14 - 10:03 »

Offline Rossi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 334
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • rossiguerra
  • Sexo: Masculino
Re:gravação em acrílico
« Resposta #5 Online: 05/09/14 - 10:19 »
eu só tenho fresa de 3mm e de 6mm 1 corte..., e quanto ao RPM do spindle para o acrilico o ideal não seria menor rotação ???

Clube CNC Brasil

Re:gravação em acrílico
« Resposta #5 Online: 05/09/14 - 10:19 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:gravação em acrílico
« Resposta #6 Online: 05/09/14 - 12:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
eu só tenho fresa de 3mm e de 6mm 1 corte..., e quanto ao RPM do spindle para o acrilico o ideal não seria menor rotação ???
usaria a de 3mm (por conta dos detalhes do desenho) com um avanço um pouco menor (20%-30%), a rotação vc pode ajuster de acordo com o cavaco, tente sempre deixar o cavaco saindo pipocando, lembrando que o passe final é que vai limpar a peça.

Clube CNC Brasil

Re:gravação em acrílico
« Resposta #6 Online: 05/09/14 - 12:30 »

Offline Rossi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 334
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • rossiguerra
  • Sexo: Masculino
Re:gravação em acrílico
« Resposta #7 Online: 05/09/14 - 14:15 »
Obrigado Ghutoz pelas dicas, acabei de cortar , estou abrindo um tópico agora, desculpe Paulo por ter usado seu tópico

Clube CNC Brasil

Re:gravação em acrílico
« Resposta #7 Online: 05/09/14 - 14:15 »

pauloh37

  • Visitante
Re:gravação em acrílico
« Resposta #8 Online: 05/09/14 - 14:21 »
tá em casa!!! tbm me ajudou aqui com algumas duvidas!

Clube CNC Brasil

Re:gravação em acrílico
« Resposta #8 Online: 05/09/14 - 14:21 »

pauloh37

  • Visitante
Re:gravação em acrílico
« Resposta #9 Online: 09/09/14 - 13:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Abuse do fluido de corte e atente para parametrização da máquina, rotação da árvore muito elevada provoca o derretimento do material, a causa é o calor gerado pelo atrito ferramenta/material. Vale lembrar que o acabamento do corte não depende de essencialmente de elevada rotação, é sim, uma relação rpm/avanço/qualidade de ferramenta.

pessoal, não sei se tá certo mas fiz com água e gostei do resultado se tratando de poliestileno cristal, vou fazer uma base com leds e depois posto foto do final. mas só o acabamento que ficou da gravação em relação com a anterior foi demais!!! tem o clube do Opala aqui em Salvador e o povo já queria a primeira que fiz do jeito que tava mesmo. rsrsrs imagina quando essa ficar pronta!! :ok:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:gravação em acrílico
« Resposta #9 Online: 09/09/14 - 13:27 »

 

SiteLock