Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: No-Break para CNC  (Lida 4198 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
No-Break para CNC
« Online: 12/02/15 - 23:20 »
Geraldo Picolé de Xuxu Alckimin descobriu que eu num votei nele nestas eleições e resolveu retaliar...

Mandou cortar a água dia sim dia não na minha cidade, que não é São Paulo, mas o prefeito daqui é amigo dele e então tou na roça...

Pior que no início era só a água que ele cortava, só pra me sacanear. Me sacanear não pois num sou eu que lavo pratos nem roupa aqui em casa.. mas as cadelas cagam no quintal, fazem xixi e fica um fedô danado...   ...  agora inventaram de interromper a energia elétrica também, pelo menos 2 ou 3 vezes por dia.. e justamente na hora mais imprópria...

Até já aprendi a retornar a usinagem de onde parou..  meço com uma trena mesmo, acho mais ou menos onde foi que parou, zero tudo de novo, apago as linhas que já foram usinadas e recomeço..  o problema que eles parece que sabem quando é que eu já recomecei a usinar novamente e novamente interrompem o fornecimento de energia.. .e me lasca de novo... e de novo e de novo.. até eu desistir...   :irrit: :irrit: :irrit:

Pensam que vão continuar a me sacanear, mas tão muito enganados.. vou comprar um no-break...  pelo menos para não deixar desligar o pc..  penso em criar um sistema para interromper o Mach3 no momento que acabar a luz, mas manter o PC funcionando..  seria algo como clicar em Stop, ou algo assim.. vou ver ainda como criar isto...  nem pensei a respeito....

Mas a idéia é esta...  fazer o PC se manter funcionando, pelo menos não perco as referências...  aí, quando se dignarem a retomar o fornecimento de energia, continuo como se nada tivesse acontecido...   

Vou apanhar pra conseguir fazer isto?... .talvez.. mas é melhor que ficar sofrendo o tempo todo, tendo que reiniciar por completo  os trabalhos.. e nem sempre consigo retomar sem que fique um risco no lugar que parou.. basta eu errar o Zero do Z  5 décimos que já fica lá o risco para eu ter que ficar lixando que nem um condenado pra num perder o trabalho..

Agora o que eu queria comentar é sobre um No-break que apareceu para negócio..  usado, marcando 1.300 VA...    entrada 220v e saída 115....  No-break Power Guard Enermax - 1300va - Linha Profissional - 2 baterias... 

Aí num sei direito o que é este VA....  Voltagem x Amperagem?...   sei lá que coisa mais doida é esta.. rssssssssss

O que é mesmo que isto quer dizer?...  Vou ter um #### nobreak aqui ou  vai ser apenas para enfeitar a máquina?

Aproveitei e comprei um outro negócio aqui que nem sei o que é: BYPASS ESTATICO - MARCA SOLUTION - MODELO CMC - 7.5 KVA..  Um #### trambolhão, pesadíssimo.. mas dizem que é bom...  pra que num sei, mas já que esta semana tirei pra esbanjar dinheiro, comprei também.....

O No-Break ainda num fechei negócio pois resolvi primeiro perguntar pra vcs que entendem se vale a pena comprar este ou devo comprar um mais caro ainda...

Dinheiro num é problema.. quer dizer, num seria se eu tivesse..   como num tenho então digamos que é assim meio que um dos fatores limitantes...   Por isto seria legal se este servisse, pois num tá muito caro não...  Mas precisava ver se vai servir pra isto.... 

E aí?.. vale a pena?....  vou conseguir escapar dos caras que estão a fim de me zuar, cortando a luz várias vezes por dia?...    ?_2 ?_2 ?_2




Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

No-Break para CNC
« Online: 12/02/15 - 23:20 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:No-Break para CNC
« Resposta #1 Online: 13/02/15 - 01:31 »
Tua maquina tem spindle?
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:No-Break para CNC
« Resposta #1 Online: 13/02/15 - 01:31 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:No-Break para CNC
« Resposta #2 Online: 13/02/15 - 05:12 »
Um nobreak de 600 va é suficiente para manter um pc com monitor por 10 minutos com a bateria no  no auge da forna. Esse modelo de 1300 va é bom o suficiente para 2 micros Porém saida a 110 não permite que vc coloque o seu spindle. O equipamento Bypass que na verdade pode ser uma característica de no break serve para que vc desligue o equipamento e via chave ou outro sistema permita que a rede de energia Alimente o seus equipamentos sem a atuação do nobreak. Pela capacidade deveria ser usado em cpd de empresas.  Porém pode ser apenas um peso de papel caso a bateria dele estrague de tão caro  que fica.  Se for o igual da foto vc comprou um nobreak enorme  7.5 kva -é equipamento top que se tiver placa controladora vc desliga até o seu micro automaticamente quando falta energia, e torna a ligar quando a energia retoma.

« Última modificação: 13/02/15 - 05:41 por antoniomsbr »
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:No-Break para CNC
« Resposta #2 Online: 13/02/15 - 05:12 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:No-Break para CNC
« Resposta #3 Online: 13/02/15 - 13:24 »
Oi Márcio, sim...  tem spindle.. de 3Kva, refrigerado com água..
Antônio, o Módulo que havia comprado e pago deu "água".. rssssssss
O cara que vendeu disse que se enganou no preço, pulou fora e não quer mais entregar....  eu também não entregaria.. kkkkkkkk

Vendeu por R$10,00....  e disse que vale mil...  então tá certo ele em não querer entregar.. só num entendo é como alguém consegue errar tanto assim...
Bom, pelo menos o No-Break consegui comprar...  este semana que vem já deve estar por aqui...   e eu nem esperava mesmo manter a máquina funcionando não..  só quero fazer com que o computador não desligue quando acabar a luz...

Uma das coisas que num sei como resolver é fazer com que ele continue funcionando e ao mesmo tempo interrompa a usinagem, ou seja, que pare exatamente na linha que estava, quando acabou a luz...

A máquina vai parar no lugar que estava..  o spindle vai desligar... a máquina vai interromper a usinagem mas o computador vai continuar ligado... 
Como a luz costuma voltar rapidinho, então vai ser só ligar tudo de novo e voltar a usinagem como se nada tivesse acontecido...

A idéia é esta.. como vou fazer, num sei ainda... rssssss

Um rele 220v ligado na entrada do no-break desatraca na hora que acabar a luz e envia um pulso para a paralela, dizendo para dar um stop?.... 

Se tiverem uma idéia, eu agradeço... 
« Última modificação: 13/02/15 - 13:25 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:No-Break para CNC
« Resposta #3 Online: 13/02/15 - 13:24 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:No-Break para CNC
« Resposta #4 Online: 13/02/15 - 14:08 »
Também acho que da assim mestre Edu, mas invés de configurar como Estop , configura como um fim de curso, por exemplo o Z negativo que é difícil ser utilizado já que o curso final do Z depende de cada programa e peça a ser usinada.
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:No-Break para CNC
« Resposta #4 Online: 13/02/15 - 14:08 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:No-Break para CNC
« Resposta #5 Online: 13/02/15 - 14:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Também acho que da assim mestre Edu, mas invés de configurar como Estop , configura como um fim de curso, por exemplo o Z negativo que é difícil ser utilizado já que o curso final do Z depende de cada programa e peça a ser usinada.

Boa, Felipe...  boa idéia...
E eu nem uso fim de curso nenhum... minha máquina é peladinha... rsssssssssssss

Então vamos recapitular...  coloco um rele qualquer, com alimentação 220v em paralelo com a entrada do No-Break...  quando "faltar luz", o rele desatraca e envia um pulso para um pino de entrada da porta paralela, que posso definir como se fosse um fim de curso...

O programa vai entender que um fim de curso foi acionado e para tudo...   a máquina, por falta de alimentação, também vai parar onde estiver...

No entanto o computador vai continuar funcionando e creio que por uns 20 minutos, uma vez que o no-break terá duas baterias.... 

Bom, assim que a energia for restabelecida posso religar tudo novamente e basta clicar em Start para o programa continuar de onde tinha parado?...

Ou esta parada exigirá outras providências?... Pois se for mesmo só isto, acho que está resolvido....

Para evitar problemas, poderia até colocar em série com a entrada da alimentação da máquina, um contator que, quando faltar energia desligue e só volte a ligar quando for acionado novamente...   isto para evitar repeteco, aqueles pulsos doidos que acontecem quando a luz acaba e volta quase que imediatamente...

Desta forma, caiu a energia tudo desligaria, menos o computador...   

Ai a energia volta e para que a máquina seja reenergizada precisaria ser pressionado uma tecla, para ligar o contator....

Será que esta minha idéia doida funciona?...  se funcionar, tá resolvido...

Abçs..
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:No-Break para CNC
« Resposta #5 Online: 13/02/15 - 14:21 »

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:No-Break para CNC
« Resposta #6 Online: 13/02/15 - 14:56 »
Sei não, tô sentindo cheiro de lambança!!!
A urna urna coce votou tava com um xipe chulé, num desgruda mais, pode rebolar fazer o que quiser, proce água e energia num vai ter. Ainda bem que dinheiro no borso,  num vai faltar!!!
No seu e no meu não. Só nos que tinha número e foto na urna. Dizqueles ganha uma dinheirama por conta dos direito de imagem. Porisso quesses politicos enricam!!!!

Clube CNC Brasil

Re:No-Break para CNC
« Resposta #6 Online: 13/02/15 - 14:56 »

Offline Maquete

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +24/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:No-Break para CNC
« Resposta #7 Online: 13/02/15 - 15:53 »
Edu,
Se você está usinando uma peça a uma determinada profundidade, de repente falta energia, e passados alguns segundos volta, como é que a fresa vai aguentar esses trancos repentinos, não vai quebrar?
Abcs.

Clube CNC Brasil

Re:No-Break para CNC
« Resposta #7 Online: 13/02/15 - 15:53 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:No-Break para CNC
« Resposta #8 Online: 13/02/15 - 17:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edu,
Se você está usinando uma peça a uma determinada profundidade, de repente falta energia, e passados alguns segundos volta, como é que a fresa vai aguentar esses trancos repentinos, não vai quebrar?
Abcs.


Pois é, Carlos...  por isto a idéia de colocar um contator na alimentação geral, que não deixe a energia voltar repentinamente...  quando houver queda de energia o contator desliga geral a máquina... o computador, a idéia é que continue ligado mas receba um pulso num dos pinos da paralela, dizendo pra dar um stop...  aí para tudo e só volta a funcionar quando o contator for religado manualmente...  daí, como a usinagem está parada, dá pra reduzir a velocidade do avanço e recomeçar de onde parou..a idéia é esta, num sei se vai funcionar.. mas vou fazer aqui as experiências pra ver.... e se os colegas tiverem também alguma idéia, ajuda muito...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:No-Break para CNC
« Resposta #8 Online: 13/02/15 - 17:01 »

Offline lolukas

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 915
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "O pelo do peito do padre Pedro é preto"
  • Sexo: Masculino
Re:No-Break para CNC
« Resposta #9 Online: 14/02/15 - 07:15 »
 :brocoli: :brocoli:

Grande Edu é isso ai mesmo, e se voce colocar mais baterias em paralelo seu tempo é ainda  maior.....esses caras vão ter que te engolir.... :bravo: :bravo:
" Ninguém cruza nosso caminho por acaso
e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão"
Chico Xavier

Clube CNC Brasil

Re:No-Break para CNC
« Resposta #9 Online: 14/02/15 - 07:15 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:No-Break para CNC
« Resposta #10 Online: 14/02/15 - 07:54 »



Mas eu acho que um caminho mais simples seria  desenvolver uma macro em Visual Basic no Mach3 para que ele vá gravando até a última linha em que executou e apague tudo ao chegar o M30, por exemplo. As máquinas laser fazem isso, se acabar a energia elas voltam ao último ponto acredito que seja algo parecido com esse método.. Mas com certeza alguém deve ter desenvolvido isso, é um problema comum a todos os usuários que operam esse tipo de software
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:No-Break para CNC
« Resposta #10 Online: 14/02/15 - 07:54 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:No-Break para CNC
« Resposta #11 Online: 14/02/15 - 09:11 »
Mestre Edu  :brocoli: :brocoli: :brocoli:, temos que confirmar para o sistema de pulso do mach, creio que apenas o DESATRACAR o relê e configurar em um fim de curso não vai dar certo, porque?

Creio que o mach3 precisa de um sinal verdadeiro, ou seja lembrando do bite, código binário, ele precisa de um valor 1, este valor 1 vai entrar como sinal digital e parar seu programa, porém o sinal verdadeiro binário tem que valer em média 5V, ou seja, um fim de curso tem um lado alimentado por 5V, e o outro lado vai direto para a saída da paralela, quando o fim de curso fecha, NF, o sinal de 5V gera o código verdadeiro e envia para o PC, e ele gera a mensagem fim de curso ou parada de emergência, no seu caso quem vai gerar este 5V? teria que ter um circuito pequenino com uma alimentação 5V de uma direção apenas ou seja corrente continua.



Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:No-Break para CNC
« Resposta #11 Online: 14/02/15 - 09:11 »

Offline lolukas

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 915
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "O pelo do peito do padre Pedro é preto"
  • Sexo: Masculino
Re:No-Break para CNC
« Resposta #12 Online: 14/02/15 - 09:54 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Creio que o mach3 precisa de um sinal verdadeiro, ou seja lembrando do bite, código binário, ele precisa de um valor 1, este valor 1 vai entrar como sinal digital e parar seu programa, porém o sinal verdadeiro binário tem que valer em média 5V, ou seja, um fim de curso tem um lado alimentado por 5V, e o outro lado vai direto para a saída da paralela, quando o fim de curso fecha, NF, o sinal de 5V gera o código verdadeiro e envia para o PC, e ele gera a mensagem fim de curso ou parada de emergência, no seu caso quem vai gerar este 5V? teria que ter um circuito pequenino com uma alimentação 5V de uma direção apenas ou seja corrente continua.

 :brocoli: :brocoli:  :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli:

Grande Felipe Brocolino  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Esse sinal voce consegue com um carregador de celular, que ficaria ligado na saida do No Break assim manteria o programa parado até que se enviasse um novo comando de START como o Edu já colocou.. :Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla:

Felipe não domino esse sistema, porem, pelo que tenho visto aqui no clube, acho que poderia estar utilizando os 5v que alimenta a controladora, ou estou enganado? :notsei: :notsei:

" Ninguém cruza nosso caminho por acaso
e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão"
Chico Xavier

Clube CNC Brasil

Re:No-Break para CNC
« Resposta #12 Online: 14/02/15 - 09:54 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:No-Break para CNC
« Resposta #13 Online: 14/02/15 - 10:42 »
SIM SIM SIM, sendo 5 V CC, pode puxar de onde quiser rsrsrsrsrs, a minha interface eu coloquei um carregador de celular também, mas poderia por exemplo usar 5 V de um USB, ou varias maneiras, eu preferi o carregador porque ai ligo meu painelzinho de interface separado dos outros esquemas... :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli:
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:No-Break para CNC
« Resposta #13 Online: 14/02/15 - 10:42 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:No-Break para CNC
« Resposta #14 Online: 14/02/15 - 11:07 »
Pois é, Felipe.. a idéia é esta mesmo.. usar os 5 volts que alimenta a própria controladora...  penso em catar os 220v que vai alimentar a máquina e usar também para, em paralelo, alimentar a bobina do relê...  e este relê ficaria dentro do gabinete, bem próximo da controladora.. então pego os 5v que a alimenta e injeto num dos pinos do relê.. o outro lado vai direto para a porta paralela... quando desatracar, corta esta alimentação de 5v...  e o programa entenderia como se um dos fins de curso tivessem sido acionados...

A idéia é bem esta e eu que suprimi esta informação ao falar sobre apenas o desatracamento do relê.. mas estava previsto sim esta alimentação...  agora se isto vai funcionar, já é outra questão.. rssssssssssss

Tem também esta opção de se criar a macro para ir gravando as linhas na medida em que a máquina vai trabalhando...  mas eu num tenho nem ideia de como se faz isto.. prefiro fazer algo que eu entenda....  pelo menos um pouquinho, como é o caso de pendurar este relê no sistema...

Recapitulando: a rede cai.. neste momento desatraca o relê e interrompe o Mach3...  a máquina para instantâneamente, uma vez que a falta de energia interrompe o contator em série com a alimentação da máquina...

A falta de energia faz com que o no-break entre em ação, usando tensão das baterias para continuar fornecendo alimentação para o computador que deve continuar funcionando...

Até aí, tudo bem...   teoricamente funciona...

Mas e este lapso de tempo num seria o suficiente para interromper momentaneamente a alimentação do computador também, fazendo o sistema cair?...  será que o no-break será rápido o bastante para suprir fornecimento para o computador sem que ele "note" que faltou energia?...

Nunca usei esta encrenca, por isto a dúvida sobre sua eficácia...  ??? ???



Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:No-Break para CNC
« Resposta #14 Online: 14/02/15 - 11:07 »

 

SiteLock