Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Duvida sobre driver e motores de passo!  (Lida 6089 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline lapluiz

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Duvida sobre driver e motores de passo!
« Online: 02/08/09 - 21:43 »
 ?_38 Ola, sou novo no fórum, e como se chama Clube CNC Brasil achei que poderia tirar uma duvida sobre motores de passo, Vamos lá:

*Minha duvida é a seguinte, estou fazendo um cnc (medio porte) e usando motores de 6 fios onde:
1) tensão
2) tensão
3) pulso bobina 1
4) pulso bobina 2
5) pulso bobina 3
6) pulso bobina 4

Consigo funcionar certinho com o LPTMotor, porem ao tentar usa-lo em Tcnc ou Kcam a configuração de porta me confunde pedindo em casa eixo,

1) pino "STEP"
2) pino "DIRECTION"
3) pino "ENABLE""

Será que alguem poderia me ajudar ou indicar um lugar com um material explicando o que seria cada uma destas entradas/saidas relacionadas com os fios que tenho no motor
* Obs sei que o que pede são os pinos do cabo DB25


Obrigado

Clube CNC Brasil

Duvida sobre driver e motores de passo!
« Online: 02/08/09 - 21:43 »

Alebe

  • Visitante
Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #1 Online: 02/08/09 - 21:59 »

Qual é o tipo de drive que usa? Phase ou chopper
Tem um link dele?

Clube CNC Brasil

Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #1 Online: 02/08/09 - 21:59 »

Alebe

  • Visitante
Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #2 Online: 02/08/09 - 22:13 »

No 4shared vc encontra uns links do tcnc que tem o manual em portugues, procure por turbocnc.
Nele tem as dicas de configurar com drive chopper (step/dir) ou linear (phase).
« Última modificação: 02/08/09 - 22:14 por Alebe »

Clube CNC Brasil

Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #2 Online: 02/08/09 - 22:13 »

Offline lapluiz

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #3 Online: 03/08/09 - 00:05 »
Ai que esta, eu nao sei a diferença entre phase e chopper, quero entender, pois fiz uma estrutura mto boa pra minha fresa, desde ja agradeço as respostas

Clube CNC Brasil

Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #3 Online: 03/08/09 - 00:05 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #4 Online: 03/08/09 - 18:51 »
Ola Lapluiz !

Sendo que você esta mais perdido que cão na mudança (rsrsrs), eu recomendo começar pelo inicio ... vou te passar alguns links p/ que vc comece a se inteirar no assunto e onde surgir duvidas é só perguntar ...:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Um pequeno resumo:

Sobre phase driver e chopper:
Phase driver é o nome que é dado aos drivers que apenas amplificam a corrente do controlador (Controlador = Porta paralela do PC, ou etc.) p/ o motor ... ele não faz nada alem disto, quem tem que decidir qual fase do motor será acionada é o controlador (PC ou etc ...).
No turboCNC ha um parâmetro onde você estabelece qual o sistema de funcionamento : Step/dir ou Phase driver.

Estando em step/ dir o software enviara somente estes dois sinais p/ seu driver, sendo que o mesmo devera se incumbir de acionar as devidas fases do motor ...
Agora estando em phase driver você devera definir em quais pinos estão as devidas fases do motor pois é o software quem se incumbira de aciona-las ...

Ste/dir são drivers que recebem apenas os sinais, como o próprio nome já diz, Passo e direção ... O restante do processo é o próprio driver que se encarrega de fazer ... ou seja, acionar as devidas fases para que o motor gire para um lado ou para o outro !
Resumindo: ele recebe pulsos para andar passo a passo e o sinal de direção p/ indicar qual lado que estes passos serão dados.

Chopper é um sistema de acionamento onde se mantém a corrente constante e injeta-se tensões maiores nas fases do motor, isto fornece um rendimento muito superior aos motores do que em outros sistemas ... ele geralmente trabalha no sistema Step/Dir, mas não necessariamente, depende de seu criador ...?!

Bom passei apenas um resumo p/ vc começar a ter uma idéia, mas é bom ler bastante sobre o assunto !

Abraços e estamos as ordens p/ qualquer duvida ! ... eheheeee ?_26

Cavalheri
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #4 Online: 03/08/09 - 18:51 »

Offline lapluiz

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #5 Online: 03/08/09 - 19:38 »
Poxa, estou admirado pela atenção recebida, obrigado o resumo ja ajudou mto, estou terminando uma placa, e a estrutura da minha resinha mini. ai posto as fotos, valew mesmo, vou ler e deposi volto pra comentar...

Clube CNC Brasil

Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #5 Online: 03/08/09 - 19:38 »

Offline lapluiz

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #6 Online: 03/08/09 - 23:04 »
Bom, quanto ao funcionamento dos motores de passo ja entendi bem, inclusive ja tenho montado em uma proto-board um motor nimbea com LTPMotor do Rogercom, isso a 2 meses atraz, e entendi tb que:

1. Chopper eh um aplaca que apenas amplifica a corrente, basico transistors, porem nao consegui entender a ligação dos 6 fios do motor, com as opções de configuração dos programas cnc, achei que seria pino 1, bobina 1, e etc....rs..

de qualquer forma estou esperando uma placa YXZ da iorobotics pra tentar config no kcam. Sou todo ouvidos para as dicas.

Obs. tenho excelencia em metalurgia, onde junto de meu pai ja fizemos prensas hidraulicas de ate 500ton.

Clube CNC Brasil

Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #6 Online: 03/08/09 - 23:04 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #7 Online: 03/08/09 - 23:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

1. Chopper eh um aplaca que apenas amplifica a corrente, basico transistors, porem nao consegui entender a ligação dos 6 fios do motor, com as opções de configuração dos programas cnc, achei que seria pino 1, bobina 1, e etc....rs..


Lapluiz,

Você entendeu errado !

Chopper não é driver e Chopper tambem não é uma placa baseada em transistores ! ... Chopper é um processo de funcionamento... drivers do tipo chopper trabalham em PWM e mantém a corrente constante sobre as bobinas do motor, independente da tensão aplicada sobre o mesmo, aumentando em muiiito o desempenho destes.  Em outras palavras, no sistema chopper as bobinas magnetizam mais rapidamente e se mantém "fortes" por todo o período em que estiverem recebendo esta corrente.
Mas lembre-se, alguns drivers trabalham com o processo chopper e outros não !
 

O que é uma placa baseada em transistores são os drivers "Phase Driver" ... estes sim apenas amplificam a corrente da porta paralela do PC , nada mais !...

Porque não ligar direto na porta do PC ? Porque estas portas paralelas oferecem no Maximo uns 100 mA (se eu não estiver enganado) e seu motor deve consumir algo por volta de 1 ampere por fase, ou mais ... então é para isto que o driver serve, aumentar esta corrente !

A configuração dos pinos no driver "Phase Driver" é deste jeito mesmo ... Pino x na bobina x e assim por diante...

« Última modificação: 03/08/09 - 23:35 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #7 Online: 03/08/09 - 23:33 »

Offline lapluiz

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #8 Online: 04/08/09 - 00:56 »
Entendendo melhor um sistema de funcionamento Chopper me daria mais tork no motor de passo? imagino que nao va alterar o kilo/força. - mais estou começando a entender.


posso esta falando bobeira, mas, mais do que copiar os layouts da net, quero realmente entender mesmo tudo sobre este assunto.

noto tb que as placas phase driver que se encontra no mercado,  tem a aparencia de uma unica placa, e a chopper tem uma placa "mae" e outras 3 placas para cada motor. certo?


Clube CNC Brasil

Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #8 Online: 04/08/09 - 00:56 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #9 Online: 04/08/09 - 20:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Entendendo melhor um sistema de funcionamento Chopper me daria mais tork no motor de passo? imagino que nao va alterar o kilo/força. - mais estou começando a entender.

Ele não vai aumentar o torque do motor e sim explorar o máximo de torque que o motor tem p/ dar !
Drivers comuns dificilmente conseguem chegar ao torque especificado pelo fabricante, pois este torque é determinado, muitas vezes, utilizando-se drivers tipo chopper ...

Citar
posso esta falando bobeira, mas, mais do que copiar os layouts da net, quero realmente entender mesmo tudo sobre este assunto.

Meu conselho é ler tudo que encontrar sobre o tema !

Citar
noto tb que as placas phase driver que se encontra no mercado,  tem a aparencia de uma unica placa, e a chopper tem uma placa "mae" e outras 3 placas para cada motor. certo?

Nada a ver ! Isto é apenas uma opção de cada projetista ... o fato de terem três placas é p/ quando uma pifar não ter que trocar todas ... troca-se somente a placa pifada ... "amistende" ? ... rsrsrs
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #9 Online: 04/08/09 - 20:37 »

Offline lapluiz

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #10 Online: 04/08/09 - 21:49 »
Ah, entendi, pode-se postar links de imagens aqui?

Clube CNC Brasil

Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #10 Online: 04/08/09 - 21:49 »

F2S

  • Visitante
Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #11 Online: 04/08/09 - 22:18 »

Não só links, mas imagem, vídeo.

Até quando não sei . . . aproveita enquanto o pajé está fora . . . hehehe!

Clube CNC Brasil

Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #11 Online: 04/08/09 - 22:18 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #12 Online: 04/08/09 - 22:24 »
Lapluiz,

Quando voce for responder, clica em "Opções Adicionais" no canto inferior esquerdo que vai aparecer a tela p/ voce carregar as imagens ou arquivos.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #12 Online: 04/08/09 - 22:24 »

Offline lapluiz

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #13 Online: 07/08/09 - 15:21 »
Bom tarde

conclui minha placa xyz, e gostaria se possivel de umas dicas, quando ligo o segundo motor na placa, a fonte (fonte de celeron) que estou usando de diriamos, "cai" para de funcionar, isso pode ser uma fonte ruim? ou insuficiente? A fonte não é mto nova,


e gostaria tb de sugestões de motores de passo 12v com um bom torque.

Obrigado

Clube CNC Brasil

Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #13 Online: 07/08/09 - 15:21 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #14 Online: 07/08/09 - 16:06 »
Lapluiz,

Qual driver e motores você esta usando ? Posta algumas fotos pra gente ter ideia ...
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Duvida sobre driver e motores de passo!
« Resposta #14 Online: 07/08/09 - 16:06 »

 

SiteLock