Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA  (Lida 11182 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #15 Online: 09/09/12 - 09:51 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
PESSOAL TO QUERENDO ADAPTAR UMA VALVULA COMUM DE JARDIM ETC... PARA REALIAR O CONTROLE DE ABERTURA E FECHAMENTO ELETRICO , TENHO TODO UM SITEMA QUE TO DESENVOLVENDO COM MICRO CONTROLADORES , DAI QUERIA UMA IDEIA PARA ADAPTAR UM MOTOR DE PASSO NESTA VALVULA .
ALGUEM PODE ME AJUDAR COM ESSA IDEIA.
OBRIGADO
VLW GALERA.

Quando se pensa que já inventaram tudo eis que surge alguém com algo novo, parabéns pela ideia, bem interessante !

Eu seguiria a dica do Sir Jorge, PWM, não acho que seja muito preciso mas resolve o problema com tranquilidade.

Agora eu também tenho uma ideia :

Um pedaço de barra roscada direto no eixo do motor, uma válvula esfera com alavanca, uma porca louca na ponta desta alavanca com um rasgo p/ ela correr.

Seria só achar o angulo certo p/ fixar o motor em relação a válvula e pronto. Dá p/ fazer com pouquissimos recursos.

Não sei se deu p/ entender ? Eu não dei ... kkkk  ?_1
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #15 Online: 09/09/12 - 09:51 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #16 Online: 09/09/12 - 12:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu seguiria a dica do Sir Jorge, PWM, não acho que seja muito preciso mas resolve o problema com tranquilidade.


Tem umas palavrinhas que eu o-de-i-o dicumforça e babando ... precisão é uma delas ...  ?_25

Exercício f-útil: pensemos na precisão, na exatidão e na resolução necessárias pra um sisteminha como o proposto ...

Dicaduca: constante de tempo do sistema, velocidade de resposta do atuador, sensibilidade do usuário ... bata as claras até ponto de neve e os escuros até pedir pra sair  ?_1

Citar
Agora eu também tenho uma ideia :


Cruz-credo ! Até vc ?  ?_45

Citar
Um pedaço de barra roscada direto no eixo do motor, uma válvula esfera com alavanca, uma porca louca na ponta desta alavanca com um rasgo p/ ela correr.


Yep! É boa idéia, já usei pra astrofotografia de longa exposição [ sim, minha cabeça não anda nas nuvens, mas bem mais além ;-) ]

Veja barn door tracker ...

Pra tarefa de fechar / abrir um registro,  eu gosto mesmo é de coroe e sem-fim ... pra uma válvula pequena, as inkjets HP tem os componentes:



Na foto acima o sem-fim, há tb uma coroa no mecanismos, facilmente aproveitável.

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #16 Online: 09/09/12 - 12:21 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #17 Online: 09/09/12 - 22:23 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tem umas palavrinhas que eu o-de-i-o dicumforça e babando ... precisão é uma delas ...  ?_25

Exercício f-útil: pensemos na precisão, na exatidão e na resolução necessárias pra um sisteminha como o proposto ...


Eu já tive problemas sérios com está palavra, "Precisão" ...

Mas resolvi, arrumei um trabalho p/ minha esposa e ela parou de precisar disto, precisar daquilo ...  ?_1
Antes era assim: Meu bem preciso de dinheiro p/ ir no cabeleireiro, meu bem preciso de dinheiro p/ ir no shop, meu bem preciso de dinheiro p/ pagar a academia ....  ?_16 ?_16 ?_16


Sobre a válvula:

Eu não sei não ?! Equalizar a temperatura da agua não é uma tarefa tão simples assim ... se não houver um controle bom (Talvez até um PID ?!) vai esquentar e esfriar o tempo todo ...  ???
« Última modificação: 09/09/12 - 22:25 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #17 Online: 09/09/12 - 22:23 »

Offline DjEngetel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #18 Online: 09/09/12 - 23:38 »
pessoal estou gostando muito das idéias.

Sobre as válvulas da FESTO realmente são de excelente qualidade , mais não é viável, porem deu pra mim aprender um pouco sobre válvulas pneumáticas e hidráulicas.

Amigo Mac_RC meu projeto pretendo fazer  um controle com uma boa ou até excelente precisão, no programa que vou gravar no PIC irá ter vários cálculos sobre as varições de temperatura dos dois reservatórios, dai como é escolhida no painel central um valor , os motores iram abrir e fechar para sempre manter a temperatura desejada pelo utilizador.os motores que uso tem angulo 1.8° de movimento, acredito que vai dar um precisão legal. Ainda não tenho todas as informações , vou começar essa semana a fazer as experiencias com os sensores de temperatura e o display.
ainda estou travado na válvula
Mais essa semana vou tentar montar uma torneira com o meu motor com uma caixa de redução (ou não) ainda vou ver se arrumo uma.
Dai vou por uma foto do andamento pra vocês verem.

Abraços
Técnico em Eletrônica e Meio Engenheiro de Telecomunicações

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #18 Online: 09/09/12 - 23:38 »

Offline DjEngetel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #19 Online: 09/09/12 - 23:41 »
Acrescentando informações , o motor ira trabalhar em tempo real abrindo e fechando sempre para garantir a abertura necessária para a temperatura final se manter como a escolhida.

Eu não entendi o exemplo do motor com aquela rosca sem fim e a válvula com a porca?
Técnico em Eletrônica e Meio Engenheiro de Telecomunicações

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #19 Online: 09/09/12 - 23:41 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #20 Online: 10/09/12 - 00:54 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu não entendi o exemplo do motor com aquela rosca sem fim e a válvula com a porca?




Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #20 Online: 10/09/12 - 00:54 »

Offline DjEngetel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #21 Online: 10/09/12 - 01:28 »
Perfeito CNCNow!

Só uma pergunta , esse método aumenta a força do motor ?
Técnico em Eletrônica e Meio Engenheiro de Telecomunicações

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #21 Online: 10/09/12 - 01:28 »

Offline DjEngetel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #22 Online: 10/09/12 - 01:46 »
Ahhh  pode me dizer que programa é esse que você fez essa simulação ?
Técnico em Eletrônica e Meio Engenheiro de Telecomunicações

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #22 Online: 10/09/12 - 01:46 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #23 Online: 10/09/12 - 07:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Só uma pergunta , esse método aumenta a força do motor ?

Sim, redutores com coroa e sem-fim propiciam uma razão de redução muito elevada, o torque é multiplicado na mesma proporção da redução, o mesmo acontece com a resolução.

Citar
Ahhh  pode me dizer que programa é esse que você fez essa simulação ?

É um gif animado, não foi eu quem fez, mas há uma porção de programas pra isto,  como o excelente Gimp:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #23 Online: 10/09/12 - 07:25 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #24 Online: 10/09/12 - 08:52 »
Vendo a animação que Sir Jorge postou me lembrei do motor de maquina de vidro (Carros) ou o do limpador de parabrisas ... já tem tudo isto dentro, só não é motor de passo, porem dá p/ fazer com servo facim ... ou quem sabe adaptar um motor de passo ?!

Força acredito que tenha de sobra ?!
« Última modificação: 10/09/12 - 08:53 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #24 Online: 10/09/12 - 08:52 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #25 Online: 10/09/12 - 09:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Equalizar a temperatura da agua não é uma tarefa tão simples assim ... se não houver um controle bom (Talvez até um PID ?!) vai esquentar e esfriar o tempo todo ...  ???

Não, não é das coisas mais simples ...

No caso discutido aqui não é tão difícil, há um reservatório e a temperatura da água, tanto quente quanto fria não varia muito e nem abruptamente durante a utilização, a vazão é relativamente constante, então as correções são de pequena monta e não há necessidade de que sejam muito rápidas.

Mesmo um controle simples do tipo bang-bang pode funcionar satisfatoriamente neste caso ... como o Jairo parece pretender provar um conceito, PID não tá fora do propósito.

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #25 Online: 10/09/12 - 09:04 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #26 Online: 10/09/12 - 09:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vendo a animação que Sir Jorge postou me lembrei do motor de maquina de vidro (Carros) ou o do limpador de parabrisas ... já tem tudo isto dentro, só não é motor de passo, porem dá p/ fazer com servo facim ... ou quem sabe adaptar um motor de passo ?! Força acredito que tenha de sobra ?!

Força até demais ... dá pra arrebentar a válvula ...  ?_1

Estimaria que pra controlar um ponto de fornecimento, uma ducha, digamos, uma válvula solenóide ou um registro de esfera de 1/2" é mais que suficiente e não exige tanta força ... aquele conjuntinho do extrusor, em função da grande redução seria  adequado. Eu preferiria o motor de passo pra simplificar as coisas, dois sistemas em malha fechada - o servo e o termostato - oneram bastante o projeto ... mas tb dá pra adaptar um stepper à máquina do limpador de para-brisa, claro.

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #26 Online: 10/09/12 - 09:10 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #27 Online: 10/09/12 - 10:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu preferiria o motor de passo pra simplificar as coisas, dois sistemas em malha fechada - o servo e o termostato - oneram bastante o projeto ... mas tb dá pra adaptar um stepper à máquina do limpador de para-brisa, claro.

Ou trabalhar com pulsos fixos, um pulso gira x° ... ele só precisa que a válvula abra ou feche com uma boa resolução, quem vai controlar é o sensor de temperatura ...

Mas me veio em mente mais uma variável que precisa ser considerada, Vazão ... quanto maior a vazão mais difícil controlar e a vazão não é constante.

Eu diria que é bom brinquedinho, não estou desmerecendo, pelo contrario, eu adoro este tipo de desafio ... rsrsrs
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #27 Online: 10/09/12 - 10:18 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #28 Online: 10/09/12 - 10:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ou trabalhar com pulsos fixos, um pulso gira x° ... ele só precisa que a válvula abra ou feche com uma boa resolução, quem vai controlar é o sensor de temperatura ...

Se seguida alguma das sugestões a resolução será maior que a necessária ...

Citar
Mas me veio em mente mais uma variável que precisa ser considerada, Vazão ... quanto maior a vazão mais difícil controlar e a vazão não é constante.

Imagine alguém tomando banho, eu sei que é difícil pra vc que tem pouco experiência no assunto, mas faça um esforço  ?_1

Não importa muito a vazão, desde que dentro dos limites do sistema ... isto não impõe dificuldade, o verdadeiro prob em qualquer sistema de controle é a variação e sua correção ... para obter a maior latitude possível para o ajuste eu pensaria em controlar tanto a entrada de água quente quanto da fria ...

Não gosto quando a gente fala em muito / pouco, grande / pequeno ... vá lá saber o que cada um tem em mente ... o ideal seria discutirmos os limites do sistema ... qual a vazão máxima / mínima, temperatura de conforto máxima / mínima, do ambiente, da água quente / fria, limites de variação, volumes dos reservatórios, velocidade de correção etc etc etc ...
« Última modificação: 10/09/12 - 11:02 por CNCNow! »

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #28 Online: 10/09/12 - 10:57 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #29 Online: 10/09/12 - 18:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Imagine alguém tomando banho, eu sei que é difícil pra vc que tem pouco experiência no assunto, mas faça um esforço  ?_1


Como vc sabe disto ? Falou com meu pai, né ? .... kkkk  ?_8

Citar
Não importa muito a vazão, desde que dentro dos limites do sistema ... isto não impõe dificuldade, o verdadeiro prob em qualquer sistema de controle é a variação e sua correção ... para obter a maior latitude possível para o ajuste eu pensaria em controlar tanto a entrada de água quente quanto da fria ...

Não gosto quando a gente fala em muito / pouco, grande / pequeno ... vá lá saber o que cada um tem em mente ... o ideal seria discutirmos os limites do sistema ... qual a vazão máxima / mínima, temperatura de conforto máxima / mínima, do ambiente, da água quente / fria, limites de variação, volumes dos reservatórios, velocidade de correção etc etc etc ...


Sim, sem duvida nenhuma o caminho é este, mas o projeto é do DjEngtel, ele que use os noronios dele ... eu só estou aqui p/ confundir, dar ideias complicadas e se der, ainda ganhar mais alguns cents com mais um vídeo inútil .... viver na praia é duro ! ... kkkk ?_1 ?_1 ?_1


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 10/09/12 - 20:00 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #29 Online: 10/09/12 - 18:48 »

 

SiteLock