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Autor Tópico: CamBam  (Lida 31605 vezes)

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ecarmo

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CamBam
« Online: 06/01/11 - 21:16 »
O Cambam é um software para desenhar e traçar percursos 2D e 3D

Existe uma versão paga, a versão trial e a vesão beta (free) que disponibilizo aqui:

Para instalar; descompacte e clic no executável.

Veja também, plugin do Sketchup para o CamBam:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 08/01/11 - 14:43 por ecarmo »

Clube CNC Brasil

CamBam
« Online: 06/01/11 - 21:16 »

ecarmo

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Re: CamBam
« Resposta #1 Online: 07/01/11 - 09:29 »
Algumas telas:















« Última modificação: 08/01/11 - 23:10 por ecarmo »

Clube CNC Brasil

Re: CamBam
« Resposta #1 Online: 07/01/11 - 09:29 »

ecarmo

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Re: CamBam
« Resposta #2 Online: 07/01/11 - 09:47 »
Alguns trabalhos prontos utilizando o CamBam.






« Última modificação: 07/01/11 - 11:24 por ecarmo »

Clube CNC Brasil

Re: CamBam
« Resposta #2 Online: 07/01/11 - 09:47 »

ecarmo

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Re: CamBam
« Resposta #3 Online: 07/01/11 - 10:05 »
Primeiros passos - Abrindo arquivos

O CamBam suporta abrir os seguintes arquivos:

CamBam native file format (*.cb) - pode ser gerado no Sketchup ou no próprio CAmBam
Autodesk DXF files (*.dxf) - pode ser gerado no Sketchup e na maiorias dos CADs
3DStudio files (*.3ds) - pode ser gerado no Sketchup e em alguns CADs
GCode files (*.tap,*.nc) - pode ser gerado no Sketchup, e programas CAD/CAM

Quaisquer outras extensões de arquivo são consideradas como GCode.

Use a opção "File" -> "Open"  do menu para abrir o arquivo desejado.
« Última modificação: 10/01/11 - 12:47 por ecarmo »

Clube CNC Brasil

Re: CamBam
« Resposta #3 Online: 07/01/11 - 10:05 »

ecarmo

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Re: CamBam
« Resposta #4 Online: 07/01/11 - 10:14 »
Rotação e Percorrer a visualização em 3D

A vista 3D é girada, mantendo pressionada a tecla ALT enquanto arrasta o botão esquerdo do mouse.
Como alternativa, para usuários familiarizados com os produtos de CAD como Catia, mudando "Tools"-> "Options RotationMode to Left_Middle",  permitirá rotação, mantendo o botão do meio, em seguida, arrastar o botão esquerdo do mouse.

Ampliar

Para Ampliar deve-se usar a rolagem da roda do mouse . A geometria sob o cursor do mouse será usada como ponto de referência para o zoom.

Vista Original

ALT + clique duplo irá redefinir a orientação da vista. Se Left_Middle RotationMode for usado, segurando o botão do meio do mouse ao mesmo tempo dar um duplo clique irá redefinir o modo de exibição.
A vista original também pode ser reposta com "View" -> "Zoom To Fit" nas opções do menu.
« Última modificação: 09/01/11 - 22:13 por ecarmo »

Clube CNC Brasil

Re: CamBam
« Resposta #4 Online: 07/01/11 - 10:14 »

ecarmo

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Re: CamBam
« Resposta #5 Online: 07/01/11 - 10:17 »
Seleção de objetos

Os objetos podem ser selecionados clicando neles na janela de exibição, ou selecionando-os a partir da árvore de exibição à esquerda da tela.

CTRL + clique irá selecionar vários objetos.
Clicando no espaço vazio irá limpar todas as seleções.

CTRL + A para selecionar todos os objetos visíveis.

Vários objetos podem ser selecionados, arrastando o botão esquerdo do mouse para formar um retângulo de seleção. Para ser selecionado o objeto inteiro deve ser dentro do retângulo.

Uma vez selecionado, as propriedades dos objetos podem ser visualizados e modificados no navegador da propriedade no canto inferior esquerdo.

Os objetos podem ser suprimidos, selecionando-os em seguida, pressionando a tecla delete.

Clube CNC Brasil

Re: CamBam
« Resposta #5 Online: 07/01/11 - 10:17 »

ecarmo

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Re: CamBam
« Resposta #6 Online: 07/01/11 - 11:00 »
Desenho Dimensões / Unidades

O programa foi inicialmente concebido para ser utilizado com sistema Métrico, mas também há algum apoio ao sistema Imperial.

Na raiz da árvore de exibição de objetos é mostrada as propriedades. Uma das propriedades é Scale (Escala)

Scale = 1 indica a métrica, onde uma unidade de desenho = 1mm

Scale = 25,4 denota Imperial, onde uma unidade de desenho = 25,4 milímetros

Atualmente, qualquer outra escala diferente de 1 vai escrever um código G20 (polegadas) para qualquer gcode gerado com Escala = 1 vai escrever um código G21 (Métrico).

Para alterar as unidades de desenho padrão, selecione "Tools" -> "Options" e altere "DocScale property". Não se esqueça de salvar as configurações em "Tools" -> "Save Settings" ou em "Tools" -> "Save Settings on Exit".

Clube CNC Brasil

Re: CamBam
« Resposta #6 Online: 07/01/11 - 11:00 »

ecarmo

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Re: CamBam
« Resposta #7 Online: 07/01/11 - 11:21 »
Geração de trajetórias e GCode

O CamBam utiliza operações de usinagem CAM para gerar trajectórias e instruções de usinagem.

As seguintes operações CAM são atualmente suportados:

2.5D Profile - cria percursos offset da geometria selecionada.
Pocketing - Preenche uma região delimitada por uma geometria para criar uma cavidade.
Engraving - Usado para inserir percursos à seguir uma geometria selecionada (gravura).
Drilling  - Cria instruções de perfuração a partir de pontos selecionados.
3D Surfacing - Supefície 3D (Disponível em novas versões do software)
GCode -  arquivos de Gcode podem ser importados como novas instruções (ainda em desenvolvimento)

Uma vez que as operações e configurações CAM são definidas, para gerar o percurso clique no menu em "CAM"  -> "Generate Toopaths"  ou (ctrl + T) .

Para Criar o arquivo de GCode, clique no menu em "CAM"  -> "Create Gcod File"

« Última modificação: 07/01/11 - 11:22 por ecarmo »

Clube CNC Brasil

Re: CamBam
« Resposta #7 Online: 07/01/11 - 11:21 »

ecarmo

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Re: CamBam
« Resposta #8 Online: 07/01/11 - 11:27 »
Tutorial - Perfil 2.5D

Vamos começar com o perfil de uma polia HTD (arquivos DXF anexo).

Para desenhos DXF de polias, normalmente os desenhos contêm muito mais informação do que seria necessário.
Com algumas edições, esses desenhos podem ser utilizados, para simplificar o melhor é apagar todos os objetos desnecessários, camadas, faces, etc... O importante é manter apenas a face 2D que vai ser utilizada.

Tal como acontece com muitos arquivos DXF, há informações insuficientes ou ambíguos como nesse exemplo, para obter as unidades corretas, a primeira coisa a fazer é alterar a unidade do desenho para "Metric". Selecione na raiz da árvore de arquivos do lado esquerdo (onde diz htd.dxf-12t), nas propriedades do objeto no canto inferior esquerdo, altere a escala "Scale= 1.

ALT + clique duplo irá ampliar o desenho para caber na janela de exibição.



Este perfil é composto por um número de segmentos spline, a próxima coisa a fazer é convertê-los em polilinhas e juntá-las.

Selecione todas as splines que compõem a parte externa da polia, arrastando o retângulo de seleção em torno destas peças. Desmarque qualquer geometria desnecessários como os círculos interno e externo. Como alternativa, use CTRL + A para selecionar toda a geometria.

No menu Editar, selecione "PolyLines" -> "Convert to PolyLines" .
Aguarde até que a operação seja concluída, em seguida, selecione "PolyLines" -> "Join PolyLines".

Se tudo foi feito corretamente, agora você é capaz de selecionar a parte externa da polia com um único clique.

Com a parte externa da polia selecionado, escolha "Insert a New 2.5D Profile" nas opção do menu. Isso irá adicionar uma nova operação de usinagem para a árvore de arquivos e exibir as propriedades do perfil de operação na janela de propriedades.

Defina os valores de propriedade a seguir.

TargetDepth = -5
DepthIncrement = 0.5
CutterDiameter = 2
CutWidth = 2.2
StepOver = 0.25



NOTA: O CamBam, só gera gcode métricos a partir de desenhos métricos e gcode imperial a partir de desenhos Imperial. Esse comportamento foi alterado nas versões mais recentes do programa.

Clique em "machining operation" e "Generate Toolpath" para gerar o percurso . Agora você deve ver as trajetórias em torno da geometria. Rode a vista para inspecionar os percursos.



Selecione o furo interno, novamente repita os passos anteriores executados na parte externa. Definir a  profundidade e outras propriedades para coincidir com as configurações anteriores.
Alterar a propriedade de InsideOutside.
Novamente, clique para gerar o percurso.



Com todas as etapas concluídas, crie o arquivo de GCode.

É isso aí! Esta pronto, agora vc poderá produzir as próprias polias com a sua CNC.  ;)
« Última modificação: 07/01/11 - 12:19 por ecarmo »

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Re: CamBam
« Resposta #8 Online: 07/01/11 - 11:27 »

ecarmo

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Re: CamBam
« Resposta #9 Online: 07/01/11 - 14:03 »
Tutorial : Cavidades e embolsamentos (Pocketing)

Nesse tutorial sera usado o arquivo "love2.dxf" (arquivos DXF anexo)

NOTA: Este arquivo tem um número de polilinhas abertas e que tem o último ponto muito próximo do outro ponto. O CamBam detecta estes pontos (dentro dos limites de tolerância estabelecidos em "Options" -> "GeneralTolerance") e os remove alem de fechar a polilinha.
ANTES de você abrir esse arquivo, edite as opções e defina "GeneralTolerance" para 0,001 (O padrão é 0,00001, o que não fechará automaticamente as polilinhas neste arquivo em particular).
 Se você tiver um desenho com polilinhas abertas e deseja arrumar, pode alterar as propriedade e romover os pontos duplicados em "Edit" -> "Polylines"-> "Remove Duplicate Points"

Para começar, selecione apenas as polilinhas do texto utilizando o retângulo de seleção e arraste + clique.

Certifique-se de todas as polilinhas selecionados estejam fechadas ("Closed=True") nas propriedades do objeto.

Agora selecione "Edit" -> "Regions" -> "Convert to Region", para converter para região.

Tudo correndo bem, os objetos de texto deverão permanecer selecionados e se transformar em tipos de Região ("Region types").

A região é basicamente uma polilinha com uma lista de constantes que denotam polilinhas interior "cavidades".

Agora selecione "CAM" -> "Pocket".

Defina os dados:
ToolDiameter = 3
TargetDepth =- 3
StockSurface = 0.3 (NÃO confundir o parâmetro com a propriedade StockSurface)

Depois disso gere o percurso. (Isso pode demorar um pouco para se completar, espere concluir...)

Depois, Clique  (na árvore de arquivos) em "ShowCutWidths" mude para "True" (verdadeiro).

Isso mostra o padrão preenchido que indica onde as trajetórias irá remover material.
Esta era uma característica só funciona quando você ver o desenho no plano XY (ou seja, sem rotação de vista).

Você vai ver imediatamente que falta ações em torno dos furos internos.
Isso é intencional, às vezes é mais eficiente para fazer uma operação em bruto e depois arrumar o detalhes do interior.

Selecione Pocket MOP e a geometria e faça o Perfil 2.5D.

ToolDiameter=3
InsideOutdside = Inside
Target Depth=-3
DepthIncrement=3

Note que isso vai fazer apenas o perfil na profundidade de destino. (Perfis de multiplas profundidades poderia ser utilizado se desejar).

Depois disso, é preciso gerar as trajetórias novamente; agora deve mostrar todas as regiões preenchidas.

Modifique o Pocket MOP em "steover distance" para 0.8; experimente mexer nos valores para corrigir algumas pequenas falhas e deixar o percurso aceitável (sempre que mudar qualquer parâmetro precisa regenerar o percurso).

Depois disso gere o Gcode.

Boa Sorte!





Clube CNC Brasil

Re: CamBam
« Resposta #9 Online: 07/01/11 - 14:03 »

ecarmo

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Re: CamBam
« Resposta #10 Online: 07/01/11 - 14:45 »
Tutorial - Furação (Drilling)

A criação de padrões de perfuração é muito fácil. Aqui é usado apenas o caractere de texto "N" da fonte "Wingding TTF"  para criar um padrão de furação usado num compartimento de disco rígido externo.

Insira o texto (Insert -> Text).

Definir a altura de texto para 200 (eu estou trabalhando aqui em mm).

Criando os pontos de perfuração:
Selecione o texto objeto e clic em "Insert" -> "Point List"-> "Geometry Fill (Offset). Isto irá possibilitar determinar a distância entre os furos, nesse caso Digite 2 e pressione enter.

Agora você deve ter criado um monte de pontos que enchem a geometria selecionada (excluia todos os furos indesejados e as linhas de do texto).

Selecionados os pontos e clic em "CAM" -> "Drill"
Defina nas propriedades os valores de acordo com a broca usada , defina o diâmetro da ferramenta e a profundidade:
ToolDiameter = 1,5
target depth = -3

Para tornar as coisas mais claras, você pode clicar na camada padrão na árvore de arquivos e selecione 'ocultar'.

Agora você deve ver apenas um monte de círculos indicando o diâmetro dos furos.



Depois, basta criar o Gcode.

Aqui está a tampa de alumínio pronta!



A maioria das geometrias pode ser usada para gerar uma listas de ponto. Experimente as outras opções de "Insert" -> "Pointlist"; com certeza que você vai descobrir com fazer coisas muito legais com ela.

Divirta-se!
« Última modificação: 07/01/11 - 14:46 por ecarmo »

Clube CNC Brasil

Re: CamBam
« Resposta #10 Online: 07/01/11 - 14:45 »

ecarmo

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Re: CamBam
« Resposta #11 Online: 08/01/11 - 11:07 »
Tutorial - Heightmaps (1)

O heightmap é usado para transformar bitmaps e figura planas (fotos) em percursos 3D, usando as informações de cor de cada pixel para determinar a altura Z. A iluminação à direita da imagem pode resultar num efeito 3D bem agradável. Procure manter seu heightmaps razoavelmente superficial (baixa altura) para obter melhores resultados; o resultado final vai depender de muitos fatores, tais como, qualidade da foto, iluminação e nuances de cores e sombras, ferramentas, etc...

O primeiro passo é selecionar um arquivo de bitmap adequado. Em tese qualquer figura pode ser usada.
Uma forma de obter um bom resultado é fotografar um objeto submerso em uma bandeja contendo água e corante azul.
Depois, num programa de desenho, usar o filtro de bitmap para mostrar apenas o canal vermelho como uma imagem em tons de cinza.
Em teoria, quanto mais longe da superfície do líquido estiver o detalhe, mais azul ele vai parecer. Isso funcionou muito bem, embora cuidados devem ser tomados para evitar Reflexões na superfície e bolhas de ar.

Com o bitmap pronto, selecione "Plugins" -> "heightmap Generator"  no menu de opções.
Depois na janela que abrir, Clic em "File"-> "Open" para abrir a imagem desejada  (nesse exemplo é usado o "green-man-s.jpg" anexo).

Opções heightmap:
Para alterar as opções do tamanho, altura, etc, clic no menu da janela em "Tools" -> "Options" .

ClearPrevious  -   Ser for True, remove os heightmap anteriores.
Invert   -   Se for True, as cores mais escuras ficam mais elevadas.
XSize    -   Largura do heightmap (em unidades).
YSize     -    Altura da heightmap (em unidades).
Xstep      -    incremento em X (em unidades).
YStep   -    incremento Y (em unidades) .
Zmax    -  maior profundidade de Z.
Zmin   -   menor profundidade de Z.

Gerar o heightmap e GCode

Na janela de opções e selecione  "Tools" -> "Generate Heightmap".
Aqui está uma imagem do heightmap e o percurso resultante.



Além de gerar um objeto 3D, o plugin também já cria o percurso 3D. Depois disso, a janela do plugin pode ser fechada.

Para converter o heightmap em percuso e gcode, clique em "Machining"  na árvore de arquivos do CamBam; em seguida, selecione o arquivo na tela e no menu de opções clic em "CAM" -> "Create Gcode File".

Experimente mexer nos valores e configurações, com um pouco de prática dá criar trabalhos surpreendentes.

« Última modificação: 08/01/11 - 11:15 por ecarmo »

Clube CNC Brasil

Re: CamBam
« Resposta #11 Online: 08/01/11 - 11:07 »

ecarmo

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Re: CamBam
« Resposta #12 Online: 08/01/11 - 11:32 »
Tutorial - Heightmaps (2)
Como criar uma nuvem de pontos de um heightmap.

Gerar o heightmap como de costume e selecionar a linha na tela do CamBam.

Depois, clic em  "Insert" -> "Pointlist" -> "Step Around Geometry" .
Entrei com a distância de um passo, em seguida, pressione OK.
Isto irá criar uma linha pontos a cada distância deteminada.
Por padrão, o heightmap vai fazer 1 pixel do bitmap = 1 unidade de desenho (Isto pode ser alterado nas opções).

Agora o Heightmaps  pode ser usinado como um padrão de pontos ou furos, ou pode ser exportado como um arquivo DXF.

Aqui, um pointcloud heightmap como é visto no Autocad.



Com pouco tempo de prática já é possível criar efeitos artísticos maravilhosos.

Abraços...
« Última modificação: 08/01/11 - 12:35 por ecarmo »

Clube CNC Brasil

Re: CamBam
« Resposta #12 Online: 08/01/11 - 11:32 »

ecarmo

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Re: CamBam
« Resposta #13 Online: 08/01/11 - 13:21 »
Tutorial - Inserir Texto
Textos no CamBam, geração e gravação.

Para inserir texto em um desenho, use a opção do menu "Insert" -> "Text"; em seguida altere as propriedades de texto no navegador de objetos conforme desejar.

Várias linhas de texto podem ser inseridos, clicando no botão [...] à direita da propriedade "Text".



As propriedades do texto são:

Location (P1)   Este é o primeiro ponto de alinhamento. TextAlignmentH e opções TextAlignmentV são todas relativas a este ponto
Location2 (P2)   Não há suporte nessa versão
CharSpace   Dimensiona o espaço utilizado para cada caractere (mas não o caractere em si)
LineSpace   Dimensiona a distância entre cada linha de texto
Font   A fonte a ser usada para o texto
Height Altura do texto
Rotate  Ângulo em graus para girar o texto sobre o ponto de alinhamento (local)
Text   O texto usado. Para digitar mais de uma linha, clique no texto e depois no botão [...]
TextAlignmentH   Alinhamento à Esquerda, Centro ou Direita (em relação à localização)
TextAlignmentV   alinhamento Superior, Centro ou Inferior (em relação à localização)
Bold   Estilo da fonte - Negrito
Italic   Estilo da fonte - Itálico
Regular   Estilo da fonte - regular.
StrikeOut   Não há suporte nessa versão
Underline   Não há suporte nessa versão

Criando o GCode gravura
Para criar o gcode, selecione o texto, em seguida, clic "CAM" -> "Engrave" no menu.

Para Gravura rasas (0,3 milímetros), use as seguintes propriedades:
ClearanceZ = 1.5
TargetDepth = -0.3

Para criar gravura finas, de preferência uma fonte 'stick' , que é uma fonte sem espessura como por exemplo "Camworks.ttf" (disponível no anexo)

Abraços e boa sorte!

Tradução e Edição - ECM - 08/01/11
(fonte - Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login)
« Última modificação: 08/01/11 - 13:30 por ecarmo »

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Re: CamBam
« Resposta #13 Online: 08/01/11 - 13:21 »

ecarmo

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Re: CamBam
« Resposta #14 Online: 08/01/11 - 22:13 »
Vídeos - Estilos

Este vídeo apresenta uma visão geral dos recursos de Estilos CAM do CamBam.
Estilos fornecem uma maneira de definir e gerir tarefas de usinagem comum.
O vídeo também dá exemplos de desenhar formas simples, a definição de operações de usinagem e produção gcode.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. <a href="https://www.clubecncbrasil.com.br/clubecnc/index.php?PHPSESSID=da24f458191d22e5c3e73cf226624822&amp;action=register">Registre-se</a>&nbsp;ou faca&nbsp;<a href="https://www.clubecncbrasil.com.br/clubecnc/index.php?PHPSESSID=da24f458191d22e5c3e73cf226624822&amp;action=login">Login</a>
« Última modificação: 08/01/11 - 22:48 por ecarmo »

Clube CNC Brasil

Re: CamBam
« Resposta #14 Online: 08/01/11 - 22:13 »

 

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