Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Tema TCC - Fresa PCI,s  (Lida 2132 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline cfpp1

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Tema TCC - Fresa PCI,s
« Online: 12/08/12 - 14:00 »
Boa tarde pessoal, curso o 9º período do curso de Engenharia de Computação da UNIFEI, escolhi para meu tema de TCC a construção de uma fresa/perfuração CNC para placas de circuito impresso (PCI), utilizando sempre que possível materiais sucateados de impressoras Scanners e qualquer outro equipamento que possua peças que possam ser reaproveitadas.

Meus problemas com o projeto estão ligados a parte mecânica do projeto visto que meu curso não possui disciplinas de projeto de maquinas, calculo estrutural, analise vibrações, etc ...

Gostaria da ajuda de vocês, se possível é claro, para me ajudarem com referenciais teóricos, tutoriais e dicas de como:

*Como determinar as dimensões totais do projeto, visto que a área de trabalho devera possuir 20 cm x 20 cm.
*Como calcular todos os esforços que a estrutura devera suportar.
*Como determinar que tipo de material sera feita a estrutura a fim de suportar todos esforços garantindo a precisão nos movimentos.
*Como determinar as características que os motores de passo deveram possuir para o funcionamento adequado da estrutura.
*Que tipos de guias para os eixos utilizar.
*Que tipos de mancais para as guias utilizar.
*Que tipo de transmissão de movimentos utilizar, sempre garantindo um equilíbrio entre custo x qualidade.
*Como calcular o deslocamento do conjunto motor + transmissão
*Dentre quaisquer outros aspectos mecânicos que o projeto abrange

Desde já agradeço pela atenção e quero qualquer tipo de ajuda possível!

Aqui esta um vídeo ilustrativo do que se pretende construir ...
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Grato...

Clube CNC Brasil

Tema TCC - Fresa PCI,s
« Online: 12/08/12 - 14:00 »

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:Tema TCC - Fresa PCI,s
« Resposta #1 Online: 16/08/12 - 21:51 »
Caro cfpp, imagino que no nono período de Engenharia você já deve estar ?_34 ?_34 ?_34, ?_25 ?_25 ?_25, ?_7 ?_7 mas em breve vai estar  ?_9 ?_9 ?_9 ?_9, se não estiver devendo matéria é claro,  prá seu Trabalho de Conclusão de Curso, o tema referente a CNC, (um componente) é legal, aqui mesmo no Forum se der uma ralada vai achar todas as respostas para as questões que te afligem, complete mais quatro mensagenzinhas, para teres acesso a todos arquivos. Aqui tem material na sua área, não de forma empírica, mas com base prática (porque não dizer científica), porque o que um amigo CNCista levanta de problema, o outro resolve e dá a dica, um e mais outros reproduzem a solução com mesmo resultado, quiçá quando não aparece algum que aperfeiçoa todos resultados obtidos. Aqui tem material sem falsa modéstia, até prá Tese de Mestrado e Doutorado. Se quiseres é só pesquisar, confronte os apontamentos passo a passo, com nossos amigos e vá tirando conclusões. Continue com as mensagens, mande a próxima  até como resposta de como escolheste este tema, uma outra de como nos achou, enfim vamos lá. Seja bem vindo !! ?_7 ?_7

Clube CNC Brasil

Re:Tema TCC - Fresa PCI,s
« Resposta #1 Online: 16/08/12 - 21:51 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Tema TCC - Fresa PCI,s
« Resposta #2 Online: 16/08/12 - 23:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Gostaria da ajuda de vocês, se possível é claro, para me ajudarem com referenciais teóricos, tutoriais e dicas de como:
*Como determinar as dimensões totais do projeto, visto que a área de trabalho devera possuir 20 cm x 20 cm.
*Como calcular todos os esforços que a estrutura devera suportar.
*Como determinar que tipo de material sera feita a estrutura a fim de suportar todos esforços garantindo a precisão nos movimentos.
*Como determinar as características que os motores de passo deveram possuir para o funcionamento adequado da estrutura.
*Que tipos de guias para os eixos utilizar.
*Que tipos de mancais para as guias utilizar.
*Que tipo de transmissão de movimentos utilizar, sempre garantindo um equilíbrio entre custo x qualidade.
*Como calcular o deslocamento do conjunto motor + transmissão
*Dentre quaisquer outros aspectos mecânicos que o projeto abrange
Desde já agradeço pela atenção e quero qualquer tipo de ajuda possível!

PUTZZZZZZZZ
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Tema TCC - Fresa PCI,s
« Resposta #2 Online: 16/08/12 - 23:30 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Tema TCC - Fresa PCI,s
« Resposta #3 Online: 16/08/12 - 23:33 »
Sabe onde postar com uma unica mensagem mas não sabe se apresentar....

Vai aqui ó:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Depois voce começa a fazer perguntas pro seu TCC


« Última modificação: 16/08/12 - 23:36 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Tema TCC - Fresa PCI,s
« Resposta #3 Online: 16/08/12 - 23:33 »

 

SiteLock