Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Configuração mecânica para movimentação  (Lida 1609 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Tayron Endres

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Configuração mecânica para movimentação
« Online: 29/11/13 - 18:24 »
Olá pessoal, tudo bem??
Estou iniciando as compras do materiais necessários para a montagem da minha router, que tem por finalidade usinagem de mdf, e algumas madeiras macias como cedro, marupá, também acrílico.
As dimensões da minha máquina deve ficar em 1200x800, com uma altura de corte de 300m, pretendo usar fusos trapezoidais, e eixos lineares com pillow block para deslizamento, minha mesa será fixa e a movimentação longitudinal será feita por um pórtico, a estrutura inicial para teste será de madeira!

Minha dúvida é a seguinte:

Quero uma máquina que possa me garantir uma usinagem precisa e de média velocidade. A questão é se eu garanto esses pontos com motores de passo nema23 de 21kgf/cm, fusos trapezoidais de 14mm passo 3mm, e eixos lineares de 16mm. Estou achando que preciso de algo mais rígido e motores um pouco mais potentes, mas quanto mais rígido e quanto mais potente.

Desde já, obrigado a quem puder me ajudar!


Abraço

Clube CNC Brasil

Configuração mecânica para movimentação
« Online: 29/11/13 - 18:24 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração mecânica para movimentação
« Resposta #1 Online: 29/11/13 - 19:00 »
caro Tayron;
como vc irá descobrir existem coisas que tão somente quem está com a mão na obra é que pode mesurar...tipo assim   o que é  usinagem precisa e qual seria a velocidade considerada média.....

Não sei se estou ajudando ou confundindo ainda mais; mas o que de fato me posso afirmar a vc é o que vc mesmo já afirmou; precisa de uma rigidez e potencia e acrescentou, quanto mais rígido e quanto mais potente melhor.

A rigidez e a potencia influenciam sim na precisão e na velocidade possível, mas não são somente elas que determinam, pois desde a forma usada para cortar, montar  e depois usar a máquina também influenciam.

Creio que se vc usar os motores e fusos mencionados e coloca-los numa estrutura bem montada, sem empenos nem folgas, irá ter um máquina no mínimo razoável; por fim, aconselho, se for possível usar a estrutura de aluminio ou de chapas de aço 1020 ( famoso ferro).....creio que quando vc coloca altura de "corte de 300m" vc esteja querendo dizer 300mm e que isto seja o curso total do eixo Z.

Mas isto é apenas minha sugestão, temos muitos experts por aqui que deram várias e várias dicas preciosas para iniciantes e até experientes que chegaram neste mundo CNC; a mais valiosa de todas e; não se apresse pelo entusiamo; leia bastante os diversos projetos aqui, aprenda com os erros e os acertos existentes e narrados; aí vc terá meio caminho andado para o sucesso na sua criação

desejo-lhe sucesso e se possível nos mostre os avanços da coisa.

Abraços;
Creocad

« Última modificação: 29/11/13 - 19:12 por Creocad »

Clube CNC Brasil

Re:Configuração mecânica para movimentação
« Resposta #1 Online: 29/11/13 - 19:00 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração mecânica para movimentação
« Resposta #2 Online: 29/11/13 - 22:08 »
Meu filho, uma coisa que eu descobri depois de ter montado a minha, alias, ate entao tinha em mente que a minha maquina iria ter "precisão" falho engano, se essa precisão que voce almeja, só sendo maquina de porte pequeno, ai sim voce terá precisão, mas como o Creocad disse, tem que ser bem estruturada, eixos alinhados, tudo nos minimos detalhes... caso contrario voce consegue fazer uma que "quebra o galho".
Se voce ja viu um centro de usinagem, deve ter reparado  que a mesa sempre são pequenas... tendeu?


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Configuração mecânica para movimentação
« Resposta #2 Online: 29/11/13 - 22:08 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração mecânica para movimentação
« Resposta #3 Online: 30/11/13 - 10:41 »
Regra básica... construa o Z o mais baixo quanto for possível. Pra usinar madeira e MDF 50mm já é mais que o suficiente... se precisar usinar materiais altos projete uma mesa removível ou ajustável. Com 300mm de Z  virão de brinde 300 possíveis problemas estruturais... ?_44

Abs.
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:Configuração mecânica para movimentação
« Resposta #3 Online: 30/11/13 - 10:41 »

Offline Tayron Endres

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração mecânica para movimentação
« Resposta #4 Online: 30/11/13 - 13:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
caro Tayron;
como vc irá descobrir existem coisas que tão somente quem está com a mão na obra é que pode mesurar...tipo assim   o que é  usinagem precisa e qual seria a velocidade considerada média.....

Não sei se estou ajudando ou confundindo ainda mais; mas o que de fato me posso afirmar a vc é o que vc mesmo já afirmou; precisa de uma rigidez e potencia e acrescentou, quanto mais rígido e quanto mais potente melhor.

A rigidez e a potencia influenciam sim na precisão e na velocidade possível, mas não são somente elas que determinam, pois desde a forma usada para cortar, montar  e depois usar a máquina também influenciam.

Creio que se vc usar os motores e fusos mencionados e coloca-los numa estrutura bem montada, sem empenos nem folgas, irá ter um máquina no mínimo razoável; por fim, aconselho, se for possível usar a estrutura de aluminio ou de chapas de aço 1020 ( famoso ferro).....creio que quando vc coloca altura de "corte de 300m" vc esteja querendo dizer 300mm e que isto seja o curso total do eixo Z.

Mas isto é apenas minha sugestão, temos muitos experts por aqui que deram várias e várias dicas preciosas para iniciantes e até experientes que chegaram neste mundo CNC; a mais valiosa de todas e; não se apresse pelo entusiamo; leia bastante os diversos projetos aqui, aprenda com os erros e os acertos existentes e narrados; aí vc terá meio caminho andado para o sucesso na sua criação

desejo-lhe sucesso e se possível nos mostre os avanços da coisa.

Abraços;
Creocad





Muito obrigado pelas dicas, realmente o entusiasmo é algo quase que incontrolável, minha estrutura de madeira será apenas para teste, após os ajustes da parte elétrica(que é o que mais me preocupa até agora) iria fazer minha estrutura de chapas de alumínio, ou perfis tubulares de aço 1020. Já comecei a dimensional minha máquina, substitui meus eixos de 16mm para 20mm, e o fuso trapezoidal de 14mm passo 3mm por 16mm passo 4mm. Minha dúvida agora é se motores de 21kgf iriam tocar meu sistema, ou se preciso usar motores nema34 de 52kgf.

Alguém pode dar um pitáco ai??

Obrigado gente!!

Clube CNC Brasil

Re:Configuração mecânica para movimentação
« Resposta #4 Online: 30/11/13 - 13:31 »

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração mecânica para movimentação
« Resposta #5 Online: 30/11/13 - 14:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Muito obrigado pelas dicas, realmente o entusiasmo é algo quase que incontrolável, minha estrutura de madeira será apenas para teste, após os ajustes da parte elétrica(que é o que mais me preocupa até agora) iria fazer minha estrutura de chapas de alumínio, ou perfis tubulares de aço 1020. Já comecei a dimensional minha máquina, substitui meus eixos de 16mm para 20mm, e o fuso trapezoidal de 14mm passo 3mm por 16mm passo 4mm. Minha dúvida agora é se motores de 21kgf iriam tocar meu sistema, ou se preciso usar motores nema34 de 52kgf.

Alguém pode dar um pitáco ai??

Obrigado gente!!

Tayron  vc precisa ver o quão livre e alinhadinha vai ficar sua maquina pra poder determinar seus motores  :ok: , e pra que ter duas dores de cabeça ? fazer de madeira desmontar tudo pra depois fazer com estrutura final ?

vamos supor que vc montou ela toda na madeira ligou e tal ta um pitel a maquina  :bmetal: :bmetal: , ai vc vi desmonta e faz a outra estrutura, so que sua maquina fica toda dura, fora de alinhamento, aqueles motores que vc comprou não serve por que sua maquina ta ficou pesada e eles não aguentam, da mesmo trabalho de montar suas maquinas não acha ?

seria melhor vc fazer ela ja como vai ficar, faz com calma, pensando bem no projeto em si, enfim faz como vai ficar seguindo todos principios para uma motangem e como foi citado mais acima, observe outras tantas montagens que tem aqui no forum, e o que achar que não se adequa a sua maquina vc muda , melhora e modifica a seu gosto e claro do bolso tb $$

pois garanto que quando sua maquina "teste" na madeira tiver pronta,  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 primeira madeira que vc usinar vai ficar doidinho ai quero ver alguem relar a mão nela pra desmontar e perder mais 1 2 3 meses para refazer tudo de novo...

Abraço
Ricardo Fernandes

Clube CNC Brasil

Re:Configuração mecânica para movimentação
« Resposta #5 Online: 30/11/13 - 14:24 »

Offline Waldiney

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 164
  • Total Likes: +63/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Minha primeira CNC toda construida por mim.
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração mecânica para movimentação
« Resposta #6 Online: 30/11/13 - 14:41 »
Rick, boa tarde.

Assim aconteceu comigo. Montei minha maquina toda em MDF, ficou tão legal e tão precisa que não tenho coragem de desmonta-la para fazer outra. Ela ficou como trofel, pois é a primeira. Já iniciei a construção de uma maior e com barras retificadas, Fusos TR16, com a estrutura em metalon e aluminio. Porém não vou desmontar nada da minha maquininha, esou comprando tudo novo.

Tayron, boa tarde.
Quanto aos motores de passo Nema 23 21kg, se sua maquina não tiver interferencia eles trabalham bem.

Waldiney
« Última modificação: 30/11/13 - 14:45 por Waldiney »

Clube CNC Brasil

Re:Configuração mecânica para movimentação
« Resposta #6 Online: 30/11/13 - 14:41 »

Offline Tayron Endres

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração mecânica para movimentação
« Resposta #7 Online: 01/12/13 - 10:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Rick, boa tarde.

Assim aconteceu comigo. Montei minha maquina toda em MDF, ficou tão legal e tão precisa que não tenho coragem de desmonta-la para fazer outra. Ela ficou como trofel, pois é a primeira. Já iniciei a construção de uma maior e com barras retificadas, Fusos TR16, com a estrutura em metalon e aluminio. Porém não vou desmontar nada da minha maquininha, esou comprando tudo novo.

Tayron, boa tarde.
Quanto aos motores de passo Nema 23 21kg, se sua maquina não tiver interferencia eles trabalham bem.

Waldiney

E o que você pode me dizer à respeito dos pillow blocks de material injetado?? vou usar eixos lineares de 20mm.

Clube CNC Brasil

Re:Configuração mecânica para movimentação
« Resposta #7 Online: 01/12/13 - 10:39 »

 

SiteLock