Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Duvida na configuração do TurboCNC  (Lida 4372 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Duvida na configuração do TurboCNC
« Online: 20/04/11 - 07:43 »
Pessoal,

Alguem poderia ajudar o amigo Romulo com a duvida abaixo ?!

--------------//------------

Estou fresando algumas peças, porém sinto que os motores não alcançam as velocidades máximas pois dá impressão que alguma Configurações das Freqüências para acionamentos dos motores deve estar errada

Estou trabalhando com o turbo CNC.

Os motores de passo são de 15 Kgf.

 

Pergunta:

 

Nas configurações do turbo CNC eu consegui um bom desempenho nas freqüências que eu programei, porém fiz na loucura, não sei se está certo.

Qual o procedimento para estas configurações?

Eu devo testar o desempenho dos motores usando o JOG, ou posição absoluta G00?

Qual a velocidade para um fuso passo 4 mm?

Segue em anexo duas figuras que, em uma segue as configurações que eu realizei e está rodando sem perder passo, porém não sinto velocidade extrema em G00.

 

Obrigado a atenção

At.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Duvida na configuração do TurboCNC
« Online: 20/04/11 - 07:43 »

Offline gimbabf

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 255
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #1 Online: 20/04/11 - 18:39 »
    aconselho a usar o EMC2 com Ubuntú é muito superior ao Tcnc, o Ubuntú é um pouco chato para instalar (tem incompatibilidade com algumas mobos) mas depois de instalado o EMC2 é fácil para configurar e melhor é gratuito, a versão mais recente o Ubuntú 10.04 + EMC2 está melhor ainda mais fácil para usar
   está usando redução motor - fuso ?
  meio passo, micropasso ?
« Última modificação: 20/04/11 - 18:42 por gimbabf »
Gilberto

Clube CNC Brasil

Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #1 Online: 20/04/11 - 18:39 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #2 Online: 21/04/11 - 08:56 »
Citar
Estou fresando algumas peças, porém sinto que os motores não alcançam as velocidades máximas pois dá impressão que alguma Configurações das Freqüências para acionamentos dos motores deve estar errada
Talvez - por gentileza, poste aqui um resumo das configurações atuais do seu programa, assim como as características da eletronica que está usando...

Citar
Estou trabalhando com o turbo CNC.
Um bom programa - simples mas funcional - usei-o por muitos anos - claro que há melhores, mas pode continuar a usar caso prefira

Citar
Os motores de passo são de 15 Kgf.
Ótimo - por gentileza, descreva com detalhes a parte mecamica da sua máquina - quero saber como os movimentos são feitos - preciso das características mecanicas de cada acionamento.

Citar
Nas configurações do turbo CNC eu consegui um bom desempenho nas freqüências que eu programei, porém fiz na loucura, não sei se está certo.
E qual teria sido a insanidade que quase te mandou ao manicômio da cidade?

Citar
Qual o procedimento para estas configurações?
Quais configurações?

Citar
Eu devo testar o desempenho dos motores usando o JOG, ou posição absoluta G00?
Veja - o Turbocnc tem ajustes independentes de JOG e de movimentação em programação, mas se por exemplo voce acertar as configurações com valores iguais, tanto faz.

Citar
Qual a velocidade para um fuso passo 4 mm?
Veja - a resposta não é simples porque velocidade depende de uma série de detalhes mecanicos, eletricos e de sistema - independente se use este ou aquele programa, as características são muito próximas umas das outras...

Normalmente usando um motor pequeno desses, com uma eletronica simples (quero dizer média, como uma cnc3ax) espere velocidades de rotação do motor em torno de 1.000 a 1.200 rpm - isso é uma rotação "media, ou estimada", porque mesmo que o motor tenha capacidade de rodar mais rápido, não significa que seja efetiva, pois o torque residual será ínfimo (com qualquer sistema).

Então, partindo do princípio que teríamos cerca de 1000 rpm e com um fuso de passo 4mm, teríamos uma velocidade de traslado do eixo e de 4 metros/minuto - isso pode ser mais como pode ser menos - é apenas uma estimativa muito crua...

Citar
Segue em anexo duas figuras que, em uma segue as configurações que eu realizei e está rodando sem perder passo, porém não sinto velocidade extrema em G00.
Desculpe, mas não vejo as imagens.
« Última modificação: 21/04/11 - 08:59 por fgilii »
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #2 Online: 21/04/11 - 08:56 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #3 Online: 22/04/11 - 08:29 »
Obrigado Gimba e Fabio ! ... ?_26

Valeu pela força !

Eu esqueci de anexar as fotos que ele me enviou, ai vai ...

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #3 Online: 22/04/11 - 08:29 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #4 Online: 22/04/11 - 08:37 »
De acordo com a primeira janela de configuração, fica dificil imaginar as características do acionamento, mas assim num chute sem direçao, eu diria que poderia ser por exemplo um fuso de passo 4mm sendo acionado por um motor em passo cheio...

Se fosse possível, o colega deveria descerver (como já foi pedido) toda a parte mecanica e a parte de acionamentos para que possamos apontar alguma solução ou ajuste diferente.

Ao meu ver está bem conservador, mas vamos aguardar o que ele tem a dizer.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #4 Online: 22/04/11 - 08:37 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #5 Online: 22/04/11 - 09:42 »
Fabio,

Vou cobrar esta interação por parte dele, pois o interesse é dele mesmo ...  ???

Talvez ele esteja viajando e ainda não pode responder, mas ele ja esta ciente deste topico e com o endereço em mãos ...

Em todo caso eu agradeço a sua colaboração !!!

Abs
Reinaldo
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #5 Online: 22/04/11 - 09:42 »

Offline rjnicolau

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #6 Online: 26/04/11 - 12:50 »
Boa tarde a todos,
Desculpe a demora pela interação com as respostas, eu estava viajando pela empresa.
Vamos então trocar informações.

O acionamento se dá por meio de um motor de passo 15 Kgf e fuso de passo 4mm, acionamento passo cheio e placas Apoena versão final;
As guias lineares são de aço prata com banho de cromo duro diametro de 20 mm, relamentos lineares;
Como citado anteriormente estou tendo algumas dúvidas quanto ao afinamento nas velocidades de acionamentos dos eixos X, Y e Z, pois como coloquei nas fotos estou configurando a aceleração, velocidade inicial e final com escala de 0,02 mm (Passo 4mm) e acabo encontrando velocidades ou até mesmo perda de passo devido ao entendimento no acionamento por intermédio do Turbo CNC.
quando trabalho em JOG encontro velocidades boas, mas quando trabalho em G00, posição absoluta eu perco passo, então minha dúvida seria com respeito a esta situação, em qual configuração eu devo trabalhar, nas fotos que postei tem as duas situações, uma com as configurações de velocidades e acelerações, e outra utilizando modo JOG discreto posição absoluta G00.
não sei se fui claro em poucas palavras, mas de qualquer forma agradeço a intensão e grnadeatenção prestado por todos nete forum.
Muito obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #6 Online: 26/04/11 - 12:50 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #7 Online: 26/04/11 - 14:18 »
Nicolau,

Creio que há alguns pontos ainda meio obscuros...

Como sujestão, procure trabalhar em meio passo pois assim minimiza problemas de ressonância natural dos motores e consequentemente se conseguem boas velocidades de acionamento.

Alinhamentos mecanicos são primordiais - procure rever e se certificar que realmente tem bons alinhamentos entre eixos e fusos, acoplamentos etc o que garantem um bom funcionamento...

Por fim, quero crer que se voce está usando Turbocnc, está ciente que deve usá-lo em DOS puro - serve por exemplo o DOS do Windows 98 - mas não em janela de DOS, nem DOS de Windows XP (porque não é DOS real - é emulação)

Eu costumo usar as informações da janela de configuração dos eixos para me orientar nos ajustes próximos do ideal, e diga-se de passagem, considero ideal aquilo que me satisfaz ou que atenda às minhas necessidades.

O que quero dizer é que a janela traz informações dos tempos gastos para o sistema sair da imobilidade e alcançar a máxima velocidade - eu procuro ajustar as coisas para ter algo em torno de 0,5 a 0,2 segundos, e isso vale para a esmagadora maioria de máquinas que tenho visto por aí.

A eletronica do Reinaldo é plenamente capaz de atenbder à estas solicitações, e se não conseguir, deve ser algum detalhe que comentei acima.

O ideal seria poder ver a máquina de perto, mas sei que isso pode ser muito dificil, então vá com calma e tentaremos ajudar a acertar o brinquedo - tenho certeza que teremos alguma melhoria.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #7 Online: 26/04/11 - 14:18 »

Offline rjnicolau

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #8 Online: 26/04/11 - 14:56 »
Boa tarde Fábio,
Estou trabalhnado em DOS puro,
Outra coisa que estarei mudando e o jumper para Half Step, a procurando a melhor velocidade para Half Step.
No mais estarei seguindo seus conselhos para alcançar um bom desempenho dos motores.
Muito obrigado.
Abraços.
Rômulo.

Clube CNC Brasil

Re:Duvida na configuração do TurboCNC
« Resposta #8 Online: 26/04/11 - 14:56 »

 

SiteLock