Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)  (Lida 20380 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #30 Online: 19/09/12 - 11:08 »
Bom preciso ir por partes; bem partidas mesmos; pois quero evitar certos despropósitos.

Meu caro Edson; ledo engano tua afirmação sobre a bateria; pois já por diversas vezes meus micros antigos ( fins de 80 tinham um capacitor e início de 90 colocaram uma bateria) perdem a configuração do setup e eu trocava a bateria ( aquela redondinha que fica na placa mãe). Daí um técnico me informou que se o micro ficar muito tempo desligado da tomada a bateria esgota e na maioria das vezes é só ligar-lo novamente por um tempo que a bateria fica recarregada; tenho feito e tem dado certo. Mas isto não importa.
 Quanto a menção à indicação do amigo Crbr; é o seguinte: voce deve ter visto que ele indicou regular o motor para os 3A, através do trimpot; pois bem se vermos aqui no forum tem informação de que ao regular o trimpot usa-se 100milivolts para cada Ampere; então foi o que eu fiz coloquei os 300 milivolts no pino 15 do L297. Ao menos foi o que entendi, inclusive lendo o tópico  dúvidas com resistores de lastro onde consta algo neste sentido postado pelo Admin.
Talvez realmente eu esteja vendo e não esteja enxergando; dado a tal histéria que vc menciona.
mas em suma: Vou tentar usar o Mach3; assim que voce, como expert, informar-me se terá problemas instalar o Mach3 numa partição com Windos XP sendo que na outra partição terei o ubuntu 10.4?????
Histeriacemnte aguardo resposta.
creocad
 

Clube CNC Brasil

Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #30 Online: 19/09/12 - 11:08 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #31 Online: 19/09/12 - 11:56 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Meu amigo;
 voce deve ser tão ou mais velho que eu. Pois as placas mais novas são um pouco mais inteligentes que as antigas ( que tinham jumper para habilitar e desabilitar partes do sistema); as mais novas ( e olha que isto há mais de 8 anos) não precisam de desabilitar; basta conectar a placa offboard que a onboard é desabilitada. javascript:void(0);



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom preciso ir por partes; bem partidas mesmos; pois quero evitar certos despropósitos.

Meu caro Edson; ledo engano tua afirmação sobre a bateria; pois já por diversas vezes meus micros antigos ( fins de 80 tinham um capacitor e início de 90 colocaram uma bateria) perdem a configuração do setup e eu trocava a bateria ( aquela redondinha que fica na placa mãe). Daí um técnico me informou que se o micro ficar muito tempo desligado da tomada a bateria esgota e na maioria das vezes é só ligar-lo novamente por um tempo que a bateria fica recarregada; tenho feito e tem dado certo. Mas isto não importa.
 Quanto a menção à indicação do amigo Crbr; é o seguinte: voce deve ter visto que ele indicou regular o motor para os 3A, através do trimpot; pois bem se vermos aqui no forum tem informação de que ao regular o trimpot usa-se 100milivolts para cada Ampere; então foi o que eu fiz coloquei os 300 milivolts no pino 15 do L297. Ao menos foi o que entendi, inclusive lendo o tópico  dúvidas com resistores de lastro onde consta algo neste sentido postado pelo Admin.
Talvez realmente eu esteja vendo e não esteja enxergando; dado a tal histéria que vc menciona.
mas em suma: Vou tentar usar o Mach3; assim que voce, como expert, informar-me se terá problemas instalar o Mach3 numa partição com Windos XP sendo que na outra partição terei o ubuntu 10.4?????
Histeriacemnte aguardo resposta.
creocad
 

Com toda essa sua "sapiência", não sei o que está querendo aprender aqui no Fórum?...

Edson


« Última modificação: 19/09/12 - 11:57 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #31 Online: 19/09/12 - 11:56 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #32 Online: 19/09/12 - 12:20 »
Caro Edson;
 o que quero aprender é aqui é como regular e fazer estes motores de 15KG rodarem sem estolar.


Mas parece que vc se ofendeu quando eu esclareci o que estava enxergando sem ver.
Aqui em casa temos uma regra que é a seguinte: APELOU? PERDEU.

Se vc tiver alguma contribuição para que eu possa fazer a verificação dos motores será ÓTIMA.
mas se voce estiver apenas para acalmar a minha histéria; também estará ótimo; pois eu não apelo nunca e creio que rir ainda é um santo remédio. Não sabe quantas risadas dei ao ler suas respostas.
è bompara desopilar o fígado ( que já foi muito maltratado no passado).
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #32 Online: 19/09/12 - 12:20 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #33 Online: 19/09/12 - 12:37 »
Aqui tem a resposta sobre o pino 15:
« Última modificação: 19/09/12 - 12:50 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #33 Online: 19/09/12 - 12:37 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #34 Online: 19/09/12 - 13:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aqui tem a resposta sobre o pino 15:

Inicialmente muito obrigado por atender este socorrro.
Eu li e tri li o arquivo que me passou.
Ficou a seguinte dúvida: O meu caso é que a placa já está montada; não entendo patacas de eletrônica; quero instalar os motores de 15 KG no lugar dos de 5KG que vieram instalados.
O que tenho que fazer para regular a corrente dos novos motores?
Será que terei que retirar os CIs etc etc igual manda no arquivo?
E agora aumentou minha dúvida quanto ao mencionado pelo Edson: será ou não será 300milivolts? tendo em vista que o motor é de 3A e 3v/fase?????

Clube CNC Brasil

Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #34 Online: 19/09/12 - 13:19 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #35 Online: 19/09/12 - 15:35 »
Consegui configurar para os 3 motores rodarem; porém estavam rodando muito lento.
Fui tentar reconfigurar para ver o máximo que conseguiria e deu a ####...........a fonte de PC que alimentava a placa  pifou, parece que um capacitor foi pro brejo.
Alguém poderia sugerir uma fonte com trafo decente para alimentar a CNC3AX com os 3 motores de 15KG, 3v/ fase e 3A/fase?????????

Ou será que é outro problema e não a fonte que estava subdimensionada? espero que o Mac ( creio que ele fornece) veja rápido este chororo.rsrsrsrssrr

Aos doutores da eletrica fica o pedido.
Segue fotos da tal fonte com o capacitor estufado.

Clube CNC Brasil

Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #35 Online: 19/09/12 - 15:35 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #36 Online: 19/09/12 - 16:09 »
Tai :

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #36 Online: 19/09/12 - 16:09 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #37 Online: 19/09/12 - 17:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
espero que o Mac ( creio que ele fornece) veja rápido este chororo.rsrsrsrssrr

Aos doutores da eletrica fica o pedido.
Segue fotos da tal fonte com o capacitor estufado.

Creocad,

Eu adoraria poder ajudar a todos que me pedem, mas realmente está difícil e não estou dando conta da quantidade de perguntas e de trampos em andamento, todos no meio do caminho ... ?_16

Não estou fazendo diferença contigo e nem te deixando na mão ... pelo contrario, estou vendo pessoas altamente capacitadas te ajudando e acho que não só vc mas todos aqui no Clube estão recebendo atenção e por pessoas com excelentes conhecimentos, com bom coração e sem pedir nada em troca ... 

Então meu amigo, o meu conselho é que vc não se limite a pedir somente a minha ajuda, peça ajuda a todos pois eu te garanto que não estou com esta bola toda não ! ...  ?_14

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #37 Online: 19/09/12 - 17:40 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #38 Online: 19/09/12 - 19:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Creocad,

Eu adoraria poder ajudar a todos que me pedem, mas realmente está difícil e não estou dando conta da quantidade de perguntas e de trampos em andamento, todos no meio do caminho ... ?_16

peço a Deus dar-lhe forças e bom ânimo para tocar os trampos e os auxílios conforme suas forças forem aumentando.

Não estou fazendo diferença contigo e nem te deixando na mão ... pelo contrario, estou vendo pessoas altamente capacitadas te ajudando e acho que não só vc mas todos aqui no Clube estão recebendo atenção e por pessoas com excelentes conhecimentos, com bom coração e sem pedir nada em troca ... 

Não esquenta não; eu que sou meio afobado e ás vezes (sempre) passo uma impressão que não condiz com a realidade; sei que temos aqui muitos e muitos experts e confio que todos seremos ajudados

Então meu amigo, o meu conselho é que vc não se limite a pedir somente a minha ajuda, peça ajuda a todos pois eu te garanto que não estou com esta bola toda não ! ...  ?_14



Como pode ver ao final me refiro a todos os que se dispuserem.......

Dei uma olhada no trafo e na fonte; mas infelizmente nem quebrando o porquinho do natal vai dar por agora, aquele preço é à vista e com ou sem o frete????

E que tenhamos forças; TODOS, para não deixarmos nem a nossa nem a peteca do outro cair.


Continuamos na luta companheiro. .

Clube CNC Brasil

Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #38 Online: 19/09/12 - 19:00 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #39 Online: 20/09/12 - 07:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Como pode ver ao final me refiro a todos os que se dispuserem.......

OK ! ...  ?_26


Citar
Dei uma olhada no trafo e na fonte; mas infelizmente nem quebrando o porquinho do natal vai dar por agora, aquele preço é à vista e com ou sem o frete????

E que tenhamos forças; TODOS, para não deixarmos nem a nossa nem a peteca do outro cair.


Continuamos na luta companheiro. .

Monta uma fonte boa, um trafo, um capacitor e uma ponte retificadora ... o mais caro é o trafo o resto é dinheiro de pinga.

Eu postei, não me lembro onde, um esqueminha com fotos de uma fonte que fiz com estas três peças e sem nenhuma frescura. Da uma fuçada no fórum que vc acha.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #39 Online: 20/09/12 - 07:45 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #40 Online: 20/09/12 - 12:06 »
Bem; sou brasileiro e não desisto nunca.
Fuçando pelo fórum consegui um esquema para montar uma bendita fonte; para usar com EMC, na CNC3AX, para acionar 3 motores de 3v/fase, 3A/fase, 2 mH/fase ( não faço nem idéia do que seja este último dado)................Mas vi em várias fotos pessoas usando fontes de PC mas ao lado tem um trafo, geralmente de 24volts.
Aí como não tenho tico e teco, como os experts daqui; o meu "Tuco" ficou brigando com "Toco" ( coisa feia igual bater na mãe); pra quê este trafo???????

Outra coisa que está me deixando MALUCO é que quando a fonte de PC estava boa vi que saia um par de cabos com 12 volts e ia para os bornes onde ligamos os motores; e outro par de fios com 12 volts ia na alimentação da placa. Aí fica a cafifa: Quando dizem para usar alimentação de até 45 volts é qual alimentação? A da placa ou dos motores????????
Fiquei mais encafifado do que estava antes.
Aguardo dicas dos experts; pois foi finalizar a parte mecânica para ver se espaireço um pouco, pois o Tuco tá bruto demais com o Toco.........

Clube CNC Brasil

Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #40 Online: 20/09/12 - 12:06 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #41 Online: 20/09/12 - 12:10 »
Correção: não é foi não é vou finalizar a parte mecânica para espairecer porque tô muito doido com tanta informação. Como disse o edson; estou quase girando a ponto 50 e gastando tudo quanto é bala..........( espero que o moço esteja mais calmo hoje) rsrsrsrsrsrsrsrsrsrssr

Clube CNC Brasil

Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #41 Online: 20/09/12 - 12:10 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #42 Online: 20/09/12 - 18:12 »
Deve ser por isto que p/ ser engenheiro o sujeito precisa estudar uns 10 anos ?!?!  ??? ??? ???
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #42 Online: 20/09/12 - 18:12 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #43 Online: 20/09/12 - 18:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Deve ser por isto que p/ ser engenheiro o sujeito precisa estudar uns 10 anos ?!?!  ??? ??? ???

 Já bem mais calmo, após serrar, cortar, ajustar e posicionar peças ;rsrsrsrsrssrrsrs.
Não sei onde por aqui mas encontrei uma planilha que deve ajudar muitos que como este aqui, de eletrica só sabe que existe positivo e negativo e que se juntar os dois dá fogo e ou fumaça.

A planilha esta em excel e mostra como calcular fontes  segue o cálculo que fiz.
 segue também a própria planilha como executável no excel.
Como podem ver meus cálculos mostram uma fonte de 18,5volts, com 4,0 A; isto posto digo que tenho uma fonte de 18,5 volts, com 4,9 A; que em tese daria certo;
Aí vai minha dúvida:
caso eu ligue esta fonte posso alimentar direto a CNC3AX e os 3 motores com ela???? Em tese creio que sim; mas,(sempre temos um mas), terei que regular os danados do tripots novamente? eles estão com 300milivolts; creio eu que alimentando com 18,5 volts o valor que regulei quando alimentava 12 volts deve estar alterado.
è isto mesmo ou estou dando asas ao Tuco e Toco???????????
Obrigado e vamos pra frente; pois dizem que é só pra frente que se anda, pois quando damos passos para trás estamos é voltando, ,,,,,,,,,,

creocad

Clube CNC Brasil

Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #43 Online: 20/09/12 - 18:42 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #44 Online: 21/09/12 - 09:42 »
Creocad,

A logica da CNC3AX precisa ser alimentada com 12vcc e os motores podem receber uma tensão maior ...

Então o ideal é vc ter duas fontes, uma de 12vcc p/ alimentar a logica do driver e outra p/ os motores.

Para a fonte da logica vc pode usar uma fonte de PC chaveada que vai ser mais do que suficiente, agora p/ os motores eu prefiro usar fonte linear (Trafo, retif. e cap.) o negativo das duas fontes são conectados juntos no GND do driver e os positivos cada um vai p/ o seu devido lugar.

A regulagem de corrente, independente da tensão da fonte, não se altera pois ela é feita após o regulador de tensão que mantem o valor de 5vcc fixo, e constante, sobre os integrados. Mas conferir não mata ninguém.

Agora tudo isto que estou escrevendo aqui, já foi escrito e reescrito 30 zilhões de vezes e aqui mesmo neste fórum, basta tirar o traseiro da cadeira e procurar.

E seguindo o seu estilo onde perguntar é mais fácil do que procurar então te pergunto :

Quais FETs vc está usando ?
Sua placa foi modificada p/ FETs IRF ?

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ligar motor 15kgf na CNC3AX (Creocad)
« Resposta #44 Online: 21/09/12 - 09:42 »

 

SiteLock