Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: JDPaint  (Lida 16598 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
JDPaint
« Online: 15/06/12 - 09:41 »
Neste tópico vamos reunir informações sobre o incrível software chinês JDPaint.

Em anexo help do módulo de escultura virtual e documentação sobre operações básicas (em Inglês).

Abs.

Paulo Bubolz
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

JDPaint
« Online: 15/06/12 - 09:41 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #1 Online: 15/06/12 - 17:15 »
Aí Paulão... valeu mesmo...
Consegui ontem mais uns vídeos do programa com interface em inglês
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Este foi postado no outro tópico do Paulo, mas resolvi colar aqui novamente, pois fica tudo num lugar só...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Este também tá com interface em ingles...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Este aqui começa com interface em chines, porém o cara se arrepende e troca pro ingles....  

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



Aqui parece que o china tentou crackear a versão 5.5...  Mas ou ele se deu mal ou o vídeo num tá completo.. mas num funcionou não...   ?_1 ?_1 ?_1
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Criando uma estratégia de furação simples mas bastante didática... em ingles...
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Ferramenta Toolpath...  em ingles
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Criando Toolpaths - english
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



Infelizmente o autor destes vídeos tem alguns com mais de uma hora de duração, mas tá em chinês e impossível de entender...   mas com isto já dá pra começar a brincar.. rs..


A curva de aprendizado deste programa com certeza é muito maior que de outros, mas vale a pena mesmo investir tempo pra aprender...

E vamos em frente que uma hora a gente consegue dominá-lo...  

Assisti um vídeo onde tem a foto de um chinês toda recoberta por vetores abertos e o escultor se aproveita destes vetores para trabalhar sobre o relevo criado a partir desta foto...  fica um trabalho muito bom, porém já tou há vários dias tentando reprozir algo semelhante com o que ele faz e num tou conseguindo avanços nenhum...  a interface do programa que ele usa num ajuda e eu tou meio perdido aqui...  Seria muito abuso da minha parte pedir pra voce ver se consegue criar um vídeo similar a este, pelo menos pra gente ter uma idéia de como usar aqueles vetores?

O trabalho na foto do chinês tá no final deste vídeo...      

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Eu queria muito entender como o cara faz aquilo.. um trabalho excepcional, porém tá muito complicado pra entender os passos que ele segue pra conseguir aqueles efeitos...

Se puder ajudar, fico imensamente grato..  

Abraços,

Eduardo




« Última modificação: 15/06/12 - 17:18 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #1 Online: 15/06/12 - 17:15 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #2 Online: 15/06/12 - 20:02 »
Salve!

O princípio de modelagem no video é basicamente o mesmo que usei para fazer o modelo "Prayer hands".

O autor usa a própria imagem de referência como textura sobre o modelo. Para que se consiga aplicar a imagem sobre a malha os dois objetos precisam estar exatamente do mesmo tamanho, do contrário não será possível importar a imagem. O procedimento é o seguinte:

File\Import\Image

Depois em:

Transform\Move to ucs-origin e "Ok"

Esse procedimento serve para posicionar a imagem no centro exato da cena.

Para criar a malha base a partir da imagem:

Menu Art Surface\Image Texture\Bitmap to Mesh

Em seguida clique na imagem. Na janela "Bitmap to Mesh" coloque "0" em Height e clique em "Ok".

Surgirá sobre a imagem uma grade marrom, clique sobre uma das linhas da grade e em seguida entraremos

no modo de escultura virtual (sexto ícone de cima para baixo na barra de ferramentas esquerda com aspecto de uma faca)

A Partir desse ponto já podemos brincar com as ferramentas de escultura localizadas no menu "Sculpt"

Shift+Q - para fazer relevos
Shift+W - para fazer depressões
H - para exibir a curva de atuação da ferramenta
A - para diminuir o diâmetro
S - para aumentar
Q - para reduzir a pressão
W - para aumentar a pressão
D - para estreitar a curva de atuação da ferramenta
F - para aumentar a curva de atuação da ferramenta
E - exibe\oculta vetores (caso existam)
G - exibe\oculta máscaras de cor ou texturas caso existam.


Agora que criamos a malha base podemos importar a imagem de referência:
Ainda estando no modo de escultura:

Menu Model\Load Model Color em seguida importe a mesma imagem de referência que usamos anteriormente.

Precione "G" para exibir a textura.

Obs. O tamanho da imagem está diretamente relacionado ao tamanho da malha.

Na próxima vou falar sobre os vetores.

Abs.

Paulo Bubolz
« Última modificação: 15/06/12 - 20:05 por Bubolz »
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #2 Online: 15/06/12 - 20:02 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #3 Online: 15/06/12 - 20:47 »
Obrigado Paulão...
Cê nem imagina a sofreção aqui pra conseguir fazer isto e por mais que tentasse num conseguia.. rrs....
Rapaz... isto sim que é um tutorial...  valeu mesmo...

E esta sequência tem mesmo que ser seguido à risca, pois já tentei de tudo e num conseguia... errava em algum momento e num ia nem a pau... rs...

valeu, cara...  valeu demais...

Obrigadão mesmo...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #3 Online: 15/06/12 - 20:47 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #4 Online: 16/06/12 - 12:35 »
Mais um vídeo que vale a pena ver...
Tá num idioma alienígena mas vale a pena pela ferramenta "maluca" que este cara usa...
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #4 Online: 16/06/12 - 12:35 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #5 Online: 16/06/12 - 13:08 »
Este aqui tá em russo e portanto num vão entender nada também.... ?_1 ?_1 ?_1

Mas vale a pena ver...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #5 Online: 16/06/12 - 13:08 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #6 Online: 16/06/12 - 14:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Este aqui tá em russo e portanto num vão entender nada também.... ?_1 ?_1 ?_1

Mas vale a pena ver...


Foi o único que consegui entender ... ahahahaaa ?_45


Brincadeira, é o comichão de por o dedo em tudo que é "proibido" ... na realidade não entendi nenhum deles e já fui ! ...  ?_23
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #6 Online: 16/06/12 - 14:28 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #7 Online: 17/06/12 - 20:52 »
Salve!

No tópico anterior demonstrei o procedimento básico para importar uma imagem e a partir dela criar uma malha base pronta para esculpir, vimos ainda como importar sobre essa mesma malha a imagem de referência como uma textura.

Vamos ver agora os fundamentos básicos para trabalhar com vetores sobre a imagem de referência e utilizar esses vetores para modelar diretamente a malha.

Os vetores podem ser criados externamente e importados para a cena ou criados diretamente no JDPaint.

Importe uma imagem de referência:
File\Import\Imagem

Para vetorizar a imagem importada permaneça no modo de seleção (primeiro ícone da barra  de ferramentas do lado esquerdo).

No menu "Draw" estão as ferramentas vetoriais, sendo que a principal ferramenta para a criação de vetores é a ferramenta "Spline" (CTRL+P) conforme mencionei em outro tópico, apenas na versão 15 do Corel foi surgir uma ferramenta similar.

Se estiver desenhando diversas linhas abertas com a ferramenta, como linhas para cabelo por exemplo, ao concluir a linha clicando com o botão direito do mouse basta precionar "Ctrl+TAB" para reacionar a ferramenta e seguir vetorizando, o comando repete a ultima ação.

A forma de funcionamento das ferramentas vetorias são bem similares aos demais aplicativos de ilustração vetorial mais comuns, por isso dispensam maiores explicações.

As funções para alinhar, ordenar etc, localizam-se no painel "Navigate Toolbar". Caso o painel esteja inativo basta ativá-lo no menu View\System Toolbars\Navigate Toolbars.

Finalizado o processo de vetorização podemos agora criar a malha base a partir da imagem de referência como vimos anteriormente.

Selecione a malha criada e entre no modo de escultura. Caso os vetores não estejam visíveis pressione "E".

No menu "Sculpt" clique em "Region Relief" ou "Shift+D", no painel lateral direito "Navigate Toolbars" aparecerão os parâmetros para a criação da zona em relevo, ajuste os parâmetros se necessário e em seguida clique sobre o vetor ao qual será aplicado o comando (para este comando os vetores deverão estar fechados).

Para aplicar deformações a malha usando vetores abertos para compor por exemplo linhas de expressão, cabelos etc usaremos e menu "Drived". A aplicação do efeito está relacionado aos parâmetros da ferramenta atual, diâmetro, profundidade etc e aos parâmetros do "Navigate Toolbars".

Na próxima vou falar da criação das máscaras de cor.

Abs.

Paulo Bubolz



Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #7 Online: 17/06/12 - 20:52 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #8 Online: 17/06/12 - 21:20 »
Citar
Mais um vídeo que vale a pena ver...Tá num idioma alienígena mas vale a pena pela ferramenta "maluca" que este cara usa...


Salve!

Vou comentar alguns dos vídeos que vc postou... este do coelho traz um bom exemplo do processo de vetorização com a ferramenta  Spline, que dispensa quase que totalmente a pós edição dos nós durante a vetorização, o que acelera muito o trabalho.

Neste exemplo o autor cria e edita a malha base full3D de um personagem usando uma ferramenta muito similar a ferramenta Z-Sphere do ZBrush (pra não dizer idêntica). O restante do processo de modelagem segue de forma muito parecida ao processo de modelagem tradicional do ZBrush com Z-Spheres, com exceção da presença dos vetores para auxiliar na modelagem, o que certamente é bem mais vantajoso e prático do que as máscaras por seleção do ZBrush.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Infelizmente estas características só estão presentes a partir da versão 5.5 que é vendida com a chave microdog.


« Última modificação: 17/06/12 - 21:21 por Bubolz »
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #8 Online: 17/06/12 - 21:20 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #9 Online: 18/06/12 - 12:03 »
Obrigado Paulo...
Você está prestando uma ajuda inestimável e te agradeço muito por isto...  Estou ainda estudando as técnicas do seu primeiro post e logo que estiver dominando mais ou menos passo para a seção vetores..  tou apanhando ainda mas já tá dando pra entender melhor o programa...
Consegui mais alguns documentos sobre o programa e vou tentar anexar... apesar de levinhos, hoje minha net tá muito lerda...  então não sei se consigo...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #9 Online: 18/06/12 - 12:03 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #10 Online: 18/06/12 - 12:51 »
Disse acima "hoje minha net tá muito lerda"... rs..  não...  sempre tá muito lerda mas hoje tá muito mais...    num imaginava que existisse algo mais lerdo que eu.. mas existe sim..  minha conexão...

 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Tentativa de anexar mais um arquivo:
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #10 Online: 18/06/12 - 12:51 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #11 Online: 18/06/12 - 12:55 »
Mais um...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #11 Online: 18/06/12 - 12:55 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #12 Online: 18/06/12 - 13:19 »
Valeu Eduardo.

Esses eu não tinha.

Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #12 Online: 18/06/12 - 13:19 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #13 Online: 18/06/12 - 14:28 »
Consegui este material aqui: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Só num consigo passar pra segunda página do tópico.. eles exigem cadastro e eu por mais que tentasse não consegui me cadastrar...
Eu gostaria de ver todas as páginas pois provavelmente deve ter mais alguma coisa nas páginas seguintes mas só consegui ver a primeira página.. nesta não pedem cadastro...

vê aí se voce consegue algo...   
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #13 Online: 18/06/12 - 14:28 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #14 Online: 18/06/12 - 14:34 »
Tenho cadastro lá. Vou ver o que mais dexei passar quando estive por lá...
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #14 Online: 18/06/12 - 14:34 »

 

SiteLock