Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: JDPaint  (Lida 16626 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #30 Online: 22/06/12 - 23:26 »
È..  devagarzinho, beeem devagarzinho mesmo vou pegando o jeito com a coisa..  rs....
Este negócio de trabalhar sob cor já tinha visto alguns vídeos a repeito mas ainda não tentei fazer...  e achei interessante este vídeo até por causa do "Gil Gomes chines".... rs..   
Tô no momento tentando me familiarizar com as ferramentas de scultura...
Tava eu hoje brincando aqui com o menu Effect (Smooth, Rough e coisa e tal) e com o Menu Erase...
Cometia umas horrorozidades com ferramentas do menu effect e ia lá no menu erase e apagava tudo, usando a Ferramenta Erase
Daí comecei a ficar ousado e experimentei a ferramenta Fluidify, Solidify e Swap Layer... nem sei pra que servem mas experimentei uma a uma...
Daí, de repente a ferramenta Erase começou foi a apagar tudo..  nem o Undo deu jeito...  e num consegui mais fazer o relevo voltar ao que era antes.. rs..

Onde será que foi que errei? Ou foi o efeito de uma destas ferramentas que experimentei que fez o caldo desandar? rs..

Tentei de novo, carregando um novo relevo e num consegui mais a proeza...

Paulo, sei que estou abusando fazendo tantas perguntas, mas voce é o único cara (acho que nas Américas que pode me responder).. rs..  então estou  abusando um pouquinho, mas por favor.. num se sinta pressionado em reponder nada não..  quando achar que estou passando das medidas, pode falar...

Mas prometo que não farei mais que uma pergunta por dia...   num quero abusar não.. mas voce é o único que pode me acudir... rs  ?_1 ?_1 ?_1
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #30 Online: 22/06/12 - 23:26 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #31 Online: 25/06/12 - 07:41 »
Olá.

Isso tá parecendo bug... em outras operações também já observei comportamento anormal das ferramentas, que só voltam a funcionar corretamente fechando e abrindo novamente o aplicativo.

Abs.

Paulo Bubolz
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #31 Online: 25/06/12 - 07:41 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #32 Online: 25/06/12 - 11:04 »
Também pensei isso quando vi acontecer..  e pelo fato de não mais ter conseguido repetir a proeza.. mas como fiquei na dúvida resolvi escrever...   nada como ter acessoria do grande Bubolz...
Rapaz, se eu num conseguir aprender a usar nem que seja mais ou menos este programa é porque sou ruim de mais mesmo...   ?_1 ?_1 ?_1
Ter alguém como voce dando forças é motivo de muito orgulho...  obrigado...

Agora, como num podia deixar de ser, a perguntinha do fim de semana...  (abusando outra vez)...

Vi e tentei usar uma técnica e como sempre fiquei perdido...
O autor cria um relevo a partir de um vetor...  o relevo fica no  plano, em relação ao fundo...
Aí o autor cria em torno deste relevo um retângulo, depois sobre este retângulo uma linha curva e depois usa isto sobre o relevo, usando algumas ferramentas e me parece que o relevo inclina em relação ao fundo...  naquele vídeo do elefante o autor usa esta técnica..  eu por mais que tentasse num consegui.. e nem sei porque, pois segui o passo a passo direitinho.. ou pensei que o tivesse feito...
Ontem passei horas tentando fazer isto e num vai.. onde será que tou errando?
Quando tiver um tempinho, se puder comentar a respeito eu ficaria muito honrado em participar de tua experiência..

Abração e tenha uma ótima semana,

Eduardo

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #32 Online: 25/06/12 - 11:04 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #33 Online: 25/06/12 - 13:24 »
Olá.

No JDPaint podemos usar vetores para criar formas diretamente sobre um plano usando Rails ou de forma separada do plano. Para criar uma zona de relevo com base em vetores sobre um plano o procedimento é o seguinte:

Primeiro cria-se um plano, estando no modo Virtual Sculpt: Model/New model no painel esquerdo definimos as dimensões e clicamos em ok.

Em sequida desenhamos 3 vetores como na imagem anexo de exemplo e acionamos o menu Geometry/Sweep, em sequida clicamos no vetor da esquerda com o botão esquerdo (primeiro rail) depois no segundo vetor (segundo rail)e clicamos com o botão direito em qualquer ponto da tela e por fim com o esquerdo no terceiro vetor da base (section), para finalizar basta clicar em "Ok" no botão do painel lateral direito.

Este é o procedimento usando no vídeo do demônio postado anteriormente, e como vimos apesar de ser um procedimento simples é um recurso que facilita e acelera muito a modelagem.

Obs. Para usar o comando Sweep os vetores precisam estar abertos.

Vou descrever na sequência como criar objetos em relevo separados do plano como no vídeo do elefantinho.

Abs.
« Última modificação: 25/06/12 - 13:28 por Bubolz »
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #33 Online: 25/06/12 - 13:24 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #34 Online: 25/06/12 - 13:41 »
Graaannde Mestre Bubolz...  rápido, certeiro, preciso, inigualável.. 
Entendi precisamente agora....  fácil e rápido...  rs...  e eu fiquei aqui ontem a tarde toda tentando reproduzir isto..  e num ia de forma alguma...
Fiquei até meio sem graça em apelar mais uma vez para tua sapiência... mas como num tinha mais ninguém pra pedir socorro, resolvi arriscar...

Obrigado Paulão.. obrigado mesmo pela força...

Vou agora arrumar um tempo durante esta semana e esgotar isto... aprender a fundo esta técnica e talvez lá pro final da semana tenha novamente uma nova consulta a fazer.. rs.. 

Tou pensando seriamente em comprar a Versão 5.5 daquele site que voce enviou..   assim que a situação financeira aqui melhorar um pouquinho, vou ver esta possibilidade....  achei bem em conta este programa.. e de uma facilidade (assim que a gente aprende a trabalhar com ele) enorme...  e se com esta versão aqui já tá dando pra aprender bastante, com a original então deve facilitar muito...

Mas primeiro vou tentar aprende tudo que for possível.. e com tua ajuda, tá ficando cada vez mais fácil entender como ele funciona... muito bom...

Obrigado de novo,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #34 Online: 25/06/12 - 13:41 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #35 Online: 25/06/12 - 14:04 »
Salve!

Não se acanhe em perguntar, estando ao meu alcance respondo na medida do possível com satisfação.

Sobre comprar o JDPaint... outro dia conversei com uma Chinesinha que estava vendendo o JDPaint por USD$40,00 com chave USB e tudo... não sei qual é o "Esquema" se é legal ou não, pelo preço não pode ser... o fato é que oficialmente o JDPaint não é vendido pelo desenvolvedor... ele é distribuido junto quando alguém adquire uma das máquinas que eles fabricam, mas tem diversos lugarens vendendo aos mais variados preços, USD$180,00 na Rússia, USD$ 130,00 na Ucrânia e porai vai... derrepende podemos pegar uma representação aqui no Brasil rsrsrsr.

Além do preço achei estranho o sequinte... ela me disse que a versão 5.55 que ela tava vendendo só rodava no windos XP (Xuxa Park) e que não importava BMP nem STL... ai complica... e que vendia também a versão 5.21 que possuia esses recursos.

Se quiser posso te repassar o contato pra vc dar uma sondada... pelo preço até que dá pra arriscar.

Abs.

Paulo Bubolz
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #35 Online: 25/06/12 - 14:04 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #36 Online: 25/06/12 - 14:41 »
Seguindo...

No vídeo do elefantinho o autor cria diversos objetos independentes para compor o modelo. O Procedimento também é simples.

Vou criar um exemplo com 3 elipses: Desenhe 3 elipses mais ou menos conforme a imagem anexa. Selecione o primeiro círculo e clique no menu Art Surface/Region Relief. Na Janela "Creating Region Relief..." coloque 25 em "B Edge Along" para definir a altura da forma, clique em "A Preview" para obter uma pré-visualização, se estiver de acordo finalize clicando em "Ok". Selecione o circulo central menor e repita a a operação colocando o valor "10" em "H base Ht" para elevar o relevo acima do relevo anterior, mantenha o angulo de curvatura em 25 como anteriormente e clique em "Ok". Selecione o último círculo, retorne o valor de "H base Ht" para "0" e coloque o angulo de curvatura em "55" e clique em "OK". Para visualizar o resultado selecione todos os objetos e clique sobre a ferramenta "Virtual Sculpt" na barra de ferramentas na lateral esquerda. Para Fundir todos os objetos saia do modo "Virtual Sculpt" clicando no botão do modo de seleção (primeiro botão da barra de ferramentas da lateral esquerda) e clique no menu Art Surface/ Reconstruct Meshes.

Obs¹. Para usar o comando Region Relief os vetores precisam estar fechados.

Obs². Nos vídeos vemos muitas operações de Zoom e Pan. Vou deixar aqui alguns atalhos para essas operações que são muito muito úteis durante  processo de modelagem.

(Zoom +) - Arraste o mouse para cima pressionando Ctrl + Botão do meio do mouse.
(Zoom -) -  Arraste o mouse para baixo pressionando Ctrl + Botão do meio do mouse.
(Pan) - Arraste o mouse pressionando SHIFT + Botão do meio do mouse ou botão direito
« Última modificação: 25/06/12 - 14:59 por Bubolz »
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #36 Online: 25/06/12 - 14:41 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #37 Online: 25/06/12 - 16:26 »
Fico muito feliz em participar destas aulas...  estou me esforçando muito pra aprender..  em média reservo duas horas diárias para me dedicar somente a este programa...  apesar que em alguns casos estas duas horas terminam virando 4, 5 ou até mais, dependendo da dificuldade que encontro...

Ontem mesmo a véinha veio aqui brigar comigo..  achou que eu tava de papo no Messenger e num ia lá esquentar o pe dela... rs....

Encontro muitas dificuldades mas é muito prazeiroso quando consigo superar... muito bom..    ainda mais com alguém tão especial quanto voce dando as dicas..  facilita muito e imagino seu sofrimento aí pra aprender tudo isto que já me ensinou..   e sozinho... rs...

Meu inglês é muito deficiente..  creio que voce consegue negociar com a chinesa muito melhor que eu... tenta la e se conseguir a representação, serei teu primeiro cliente...   
Andei lendo em alguns sites que os chineses não vendem mesmo.. só em conjunto com as máquinas que eles fabricam.. e quando fazem leilão, alguns até de 1 dólar, sempre são programas faltando alguma coisa...  sempre com algum defeito...  completo mesmo só com as máquinas...

Mas hoje eu não teria condições de comprar, nem sendo baratinho... mas num futuro próximo a gente compra sim...  vale a pena...

abraços,

Eduardo

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #37 Online: 25/06/12 - 16:26 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #38 Online: 27/06/12 - 21:37 »
Paulo, surgindo um tempinho aí vê se consegue resolver isto...
Um amigo pediu aqui no fórum um cruxifixo e eu num tenho.. mas tenho um Jesus em pose pra ser pregado na cruz.. A cruz eu consigo fazer... nem que seja no ArtCAM.. ou no Rhino.. mas esta é mais fácil...  o Jesus já tenho pronto.. daí tava pensando se num dava pra fazer a montagem dentro do JDPaint.
Pego o Jesus já pronto, a cruz já pronta ou invento de fazer aqui mesmo e monto tudo num só...

Aí eu carreguei ele e veio "de pé"...  tô tentando girar ele, mas a ferramenta Transform/Rotate 3D é complicado demais de usar... consigo girá-lo na horizontal, mas daí ele fica de lado... rs.. e num tou conseguindo girá-lo "de banda" de forma alguma...   como usar isto? rs..  Podia, e até consigo fazer isto facilmente no Rhino..  já fiz este tipo de montagem lá,  depois converto tudo numa só STL...

Só que eu queria fazer isto aqui e tá brabo.. rs...

Sei que é uma pergunta até meio banal, mas como num tou conseguindo usar uma ferramenta tão básica, tenho dúvidas se realmente vou terminar aprendendo isto... cara, é tudo "pelosaveços"... rs...

« Última modificação: 27/06/12 - 21:38 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #38 Online: 27/06/12 - 21:37 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #39 Online: 27/06/12 - 22:04 »
Olá!

Mande o cristo pro meu email para que eu possa ver essa questão do rotacionamento.

Abs.

Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #39 Online: 27/06/12 - 22:04 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #40 Online: 27/06/12 - 22:21 »
Já foi, Paulo...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #40 Online: 27/06/12 - 22:21 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #41 Online: 28/06/12 - 08:08 »
Olá!

Infelizmente o modelo que vc quer usar é Full3D e o JDPaint 5.19 não trabalha com esses modelos... a versão 5.55 sim. Aqui não foi possível fazer nenhum tipo de edição pois dava erro "Out of memory" direto. Sendo esse um modelo full 3D vc vai ter que realmente usar outro software pra trabalhar com ele.

Se pretende tranformar ele num relevo usando softwares de edição 3D, já previno que não vai obter bons resultados, pois se for "achatar" o modelo sobre um plano vc vai na verdade "deformar" o modelo.  Existem algumas poucos recursos para transformar um objeto full3D num relevo, um deles é o Blender Relief Node. Tem um cara que está vendendo um tutorial e uma versão compilada do Blender com o patch para ambiente Windos (O original é para Linux).

Segue o link.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abs.
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #41 Online: 28/06/12 - 08:08 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #42 Online: 28/06/12 - 22:24 »
Grande e Sapientíssimo Mestre Bubolz...  como sempre, coberto de razões.. rs.. 
Eu já tinha lido em algum lugar, não me lembro se foi em um dos fóruns que voce indicou, algo a respeito deste fato, deste programa num trabalhar com arquivos Full 3D.. e eu aqui insistindo... hehehehe

Carreguei o arquivo no Rhino, "preguei" o coitado do Cristo numa cruz, dei uma entortada na perna dele,  usando a ferramenta Mesh/Mesh Edit Tools/Mesh Trim, cortei a perna dele na altura do joelho, depois dei uma inclinada, pra ela perder a inclinação que tava deixando a perna muito alta em relação à cruz e mais umas acertadelas...  Daí converti em .stl.
Importei daí pra dentro do ArtCAM e olha, num ficou assim um serviço muito apresentável não... rs...  mas já vi que dá pra brincar com isto... 
O serviço resultante num pode ser chamado assim de algo muito aproveitável não... mas mesmo assim vou cometer a ousadia de subir ele aqui, pra voce dar uma olhada e ver se consegue melhorar alguma coisa.. mas da forma que comecei isto aqui, até acho que rendeu... rs....

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #42 Online: 28/06/12 - 22:24 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #43 Online: 02/07/12 - 09:00 »
Salve!

Como vc viu na prática transformar um modelo  full 3D em relevo não é tarefa simples... Veja que a cabeça do cristo ficou muito pronunciada para frente e o rosto acabou desfigurado. Infelizmente corrir um modelo assim é muito difícil... na verdade é mais seguro iniciar um modelo do zero que que tentar corrigir algo que apresenta muitos problemas a corrigir.

Abs.

Paulo Bubolz
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #43 Online: 02/07/12 - 09:00 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #44 Online: 02/07/12 - 10:03 »
Verdade, Paulo...  ficou mesmo desfigurado o rosto..  e na perna tambem tive problemas...  por mais que eu a curvasse, ainda não ficou bom...
Fiz isto mais mesmo para experimentar, mas logo no início da montagem já percebi que iria ter problemas...  só insisti de teimoso...  rs...

Obrigadão,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #44 Online: 02/07/12 - 10:03 »

 

SiteLock