Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ajuda na placa cnc3ax dupla face  (Lida 13378 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #15 Online: 05/11/08 - 21:32 »
Andre,

Quanto é este aquecimento ? Da para por a mão ou esta fervendo ?

Aquecer um pouco não é problema, de repente  se voce utilizar um cooler soprando o trafo e o retificador este aquecimento se reduz ... se isto não acontecer ai sim pode ser problema ...

FET em curto queima fusivel de 10 amperes com um pé nas costas, portanto seu problema, creio eu, não tem nada a ver com FETs em curto e sim com um aquecimento normal ...

Mas passa mais detalhes deste aquecimento ...  ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #15 Online: 05/11/08 - 21:32 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #16 Online: 05/11/08 - 21:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Esse FET IRFZ44N é melhor que o IRF640?

Serrão,

Não ha FET melhor ou pior, tudo depende de onde voce deseja aplica-lo ...
O IRFZ44N suporta uma tensão menor que o IRF640, porem suporta uma corrente maior , então cada aplicação ira dizer o que é mais importante, Tensão ou corrente ???!?!?!?!?!?
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #16 Online: 05/11/08 - 21:36 »

Offline André Lima

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #17 Online: 06/11/08 - 07:08 »
Bem Alebe,

De fato tinha mesmo uns Fets com defeito, isso porque eu tenho tido o maior cuidado antes de ligar a placa.

No entanto eu percebi que os Fets da direita dos 3 eixos estavam bichados, e então pra não perder mais tempo eu os troquei ( todos ) por o IRF 640 recomendado pelo pessoal, a fonte passou a trabalhar muito bem sem ( aquecimento minimo) o trafo tb não esquentou mais e os Fets aqueceram bem menos que os IRFZ44N Agora eu até pude ver a tensão que vai para o GATE, que antes nem aparecia devido a algum curto tenho agora 5V depois dos SILS, me disseram que posso aumentar para até 12V que o IRF 640 suporta, e alem do mais o aquecimento é zero....Alguma sugestão ?? Posso retirar os SILS e alimenta-los direto com os 12 V da logica ??

Um abraço a todos..
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."  Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #17 Online: 06/11/08 - 07:08 »

Alebe

  • Visitante
Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #18 Online: 06/11/08 - 08:09 »

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Alguma sugestão ?? Posso retirar os SILS e alimenta-los direto com os 12 V da logica ??

Faça então a modificação para enviar os 12V aos sil.
Basta levantar o terminal comum deles e ligar um fio vindo direto da fonte que usa na lógica.
Não ligue os 12V com o comum dos sil soldados na placa.
E nem ligue os 12V sem os sils.

Clube CNC Brasil

Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #18 Online: 06/11/08 - 08:09 »

F2S

  • Visitante
Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #19 Online: 06/11/08 - 11:46 »
Cavalheri,

É que vejo falar tanto em modificações, que me perco mais ainda. Tenho uma CNC3AX com os FET´s originais, mas tenho os IRF640 para trocar diante da discussão sobre o assunto e sugestão do Gilberto. Cheguei até a comentar que diante desse upgrade a placa deveria ser rebatizada para não causar confusão.

Preciso mesmo é tratar com você sobre completar a Apoena.

Clube CNC Brasil

Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #19 Online: 06/11/08 - 11:46 »

Offline André Lima

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #20 Online: 06/11/08 - 13:39 »
Pois é, uma coisa que deveria seu uma diversão acabou virando um pesadelo.

Tenho um Kit Apoena, que ainda não foi ligado, no entanto pra adiantar o projeto da facul resolvi comprar o tão falada KIT CNC3AX. Logo na entrega já percebi que vieram uns componentes errados, e no entanto como eu não sabia, quer dizer diante de tanta polemica em cima das questionaveis modificações, acabei montando com os componentes que vieram e adivinhem o que aconteceu.... queima de componente, trafo etc, sem contar que nenhum manual mais detalhado acompanmhou o kit, no fim se eu a tivesse comprado já montada ela sairia mais barato e eu teria muito menos dor de cabeça, mas de qualquer forma valeram as experiencias. Enfim no meu ponto de vista a mesma deveria ser redesenhada, otimizada e o melhor de tudo os componentes deveriam ser os pre determinados e acabou.... acho que a brincadeira ia ser muito mais legal...
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."  Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #20 Online: 06/11/08 - 13:39 »

F2S

  • Visitante
Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #21 Online: 06/11/08 - 14:56 »
André,

O que há de bom também nessa estória é que há bastante suporte para a CNC3AX, todos os colegas estão sempre prontos a ajudar, pois essa placa é uma das mais bem discutidas e estudadas.

Quanto a Apoena, nem se fale, o Reinaldo Cavalheri mantém este espaço de portas abertas e sempre a disposição de todos com bom humor, uma de suas marcas, para dirimir qualquer dúvida !  ?_26
« Última modificação: 06/11/08 - 14:59 por F2S »

Clube CNC Brasil

Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #21 Online: 06/11/08 - 14:56 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #22 Online: 07/11/08 - 09:20 »
Andre,

Infelizmente eletronica não é como LEGO, onde se encaixando as peças tudo da certo ...

Concordo com o Serrão ...

O driver CNC3AX é um projeto consagrado e ja foi provado por "n" pessoas, que funciona corretamente alem de fornecer um otimo desempenho ... mas dai a ser algo barato, simples e de facil construção é ledo engano ...

Mas agradeço as palavras do Serrão sobre o meu bom humor, deixar o espaço aberto e etc  e ainda reforço dizendo que estamos aqui para ajudar no que voce precisar ...

Entendo o seu desabafo, mas com calma, paciencia e perseverança, voce ainda vai desistir de CNC e "tascar" tudo na parede  .... eheheheeee
 ?_39 ?_39 ?_39

Brincadeira Andre ! ... Conte conosco que não tera enrosco .... rsrsrs  ?_4

Abração !
Cavalheri




Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #22 Online: 07/11/08 - 09:20 »

Offline André Lima

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #23 Online: 07/11/08 - 17:54 »
Vontade não falta mesmo.... pra te dizer a verdade eu já pensei nisso. ma o legal de tudo é que a cada passo que a gente dá e pensa que está tudo lindo ai aparece mais problemas... Só pra avisar ontem eu instalei o LINUX UBUNTU 8.04+EMC2 a instalação foi normal, tudo certinho.... pensei comigo, agora é só plugar a placa fazer a configuração e tudo está resolvido....Ahhhhh mas pra minha sorte é claro o EMC não funciona... quer dizer o EMC funciona o que não dá sinal de vida são os motores... já no mach3 1 deles funciona... bom devo avisar que o mX ainda aguarda os parafusos para o dissipador e portanto ele não foi ligado.... e o mais engraçado é que o Z funciona como de fosse X... a configuração foi feita seguindo os criterios do tutorial e a latencia está em torno de 17000.  ?_28. Agora pra tirar da duvida vou colicar o dissipador e ligar os 3 motores junto pra ver o que acontece e tb vou trocar de micro. Ahhhh e os FETS aquecem um pouco quando o motor permanece em standby o barulho do chopper tipico aparece nos 3 motores normalmente..

Um grande abraço MAC e obrigado por me convencer a "tascar" tudo na parede, pelo menos ainda !!!
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."  Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #23 Online: 07/11/08 - 17:54 »

Offline André Lima

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #24 Online: 07/11/08 - 20:08 »
Quero dizer...

Obrigado por me convencer a NÂO "tascar" tudo na parede, pelo menos ainda !!!
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."  Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #24 Online: 07/11/08 - 20:08 »

Alebe

  • Visitante
Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #25 Online: 07/11/08 - 22:08 »

André,

Se as configurações, tanto do emc como da cnc3ax, estão como devem, sugiro vc dar uma conferida no cabo paralelo.
Vc ja testou ele pino a pino?

Clube CNC Brasil

Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #25 Online: 07/11/08 - 22:08 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #26 Online: 08/11/08 - 08:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Quero dizer...

Obrigado por me convencer a NÂO "tascar" tudo na parede, pelo menos ainda !!!

Andre,

De nada, mas minha inteção era de ti convencer ao contrario .... rsrsrs

Esquenta não, isto passa, na hora que começar a ver os dinos saltando da CNC, voce vai esquecer o sofrimento ... rsrsrs
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #26 Online: 08/11/08 - 08:35 »

Offline cieloCNC

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 60
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #27 Online: 15/01/09 - 21:37 »
todos vcs são bem humorados mesmo,  ?_2 ?_1

toda vez que me bate uma tristeza entro no forum pra me distrair, principalmente quando mexo na plaquinha cnc3axis ?_20 ?_25 ?_28 aí perco a paciencia mesmo

a minha nunca funcionou redondinho ?_26

já tive problemas com fets ?_27

mas o que me incomoda mesmo é o superaquecimento ?_28

com disse os anteriores o que era pra ser uma brincadeirinha de montar virou um tremendo cavalo de batalha ?_25

se eu encontrar alguém neste forum que possa receber minha placa pra dá uma averiguada e me concertar ela vai ser de grande ajuda, mesmo que isto venha custar alguma coisa.


aí vejo todos bem espirituoso e cheio de alegria ?_2 ?_7 ?_9 aí dá pra contagiar

Clube CNC Brasil

Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #27 Online: 15/01/09 - 21:37 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #28 Online: 16/01/09 - 16:43 »
Ola Cielo !

Eu não ando com muito tempo disponivel, mas se voce não estiver com pressa, pode me mandar sua placa que verifico p/ ti !

Só não garanto que vai parar de aquecer e ficar redonda, pode até ficar mais quadrada ou virar uma fritadeira ... eheheheeee
 ?_1

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #28 Online: 16/01/09 - 16:43 »

Offline cieloCNC

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 60
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #29 Online: 16/01/09 - 18:25 »
chefe uma coisa te digo, toda ajuda no momento estou aceitando.
se puder me mandar seu endereço pra poder postar pra vc fico grato

Clube CNC Brasil

Re: Ajuda na placa cnc3ax dupla face
« Resposta #29 Online: 16/01/09 - 18:25 »

 

SiteLock