Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Qual função tem um Inversor ?  (Lida 5017 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline madigomes1961

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te aquilo que és.
Qual função tem um Inversor ?
« Online: 19/02/11 - 14:54 »
Olá amigo! desculpa a pergunta, mas vc pode me dizer qual a finalidade de um inversor num projeto CNC. O que ele vai fazer ou como e em que componente ele vai atuar.
Tudo que é novo para mim no forum eu estou anotando e procurando me interar e depois ler mais sobre cada assunto.
Sou novo aki e tambem no mundo CNC. Como sou tecnico em eletronica tambem tenho uma idéia do que seja, mas não na área CNC.
Agradeceria se vc ou outro amigo pudesse explicar para os "leigos".
Obrigado
?_30
Quando mais envelhecemos, mais precisamos de ter que fazer. Mais vale morrer do que arrastarmos na ociosidade uma velhice insípida: trabalhar é viver.

Clube CNC Brasil

Qual função tem um Inversor ?
« Online: 19/02/11 - 14:54 »

Offline Ismael

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 229
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #1 Online: 19/02/11 - 15:03 »
madigomes1961

O inversor em uma CNC serve para regular a frequencia do motor da fresa, pois tem trabalhos que necessitam de mais ou menos rotação.

Abraço. 

Clube CNC Brasil

Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #1 Online: 19/02/11 - 15:03 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #2 Online: 19/02/11 - 17:56 »
Só complementado o que o Ismael escreveu;
O Inversor não faz parte do controle da CNC, serve para controlar a rotação do spindle ...
Abs...

Clube CNC Brasil

Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #2 Online: 19/02/11 - 17:56 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #3 Online: 19/02/11 - 20:01 »
Acho que está respondido. rsrsrsr

Abraços.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #3 Online: 19/02/11 - 20:01 »

Offline madigomes1961

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te aquilo que és.
Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #4 Online: 20/02/11 - 07:32 »
Ecarmo então significa que eu só usaria um inversor se tiver um spindle no eixo Z? Não funcionaria noutro tipo de motor grande tipo WEG de 1/2Cv?
É o Software que controla essa rotação ou deverá ser manual?
Esse inversor juntamente com o spindle vai atuar naqueles casos onde vc precisara uma maior ou menor rotação, dependendo do que vc estara fazendo? Ex: Usinando madeira ou aluminio?

   Sabia que assim a gente aprende + rápido do se estivesse numa escola ou curso. Caimos direto na pratica. Tipo "erra e acerta".
Os cursos as vezes só querem tirar dindim da gente. Fora isso tem lugares, cidades, municipios que não tem curso nessa área. Aki em Foz é um exemplo. Logo estarei voltando a cidade maravilhosa(RJ) é claro.  rs rs rs rs
Que me deculpem os amigos de outros estados......rs rs rs
Valeu ai pela ajuda. Prometo que compensarei vcs......
Abraços

Quando mais envelhecemos, mais precisamos de ter que fazer. Mais vale morrer do que arrastarmos na ociosidade uma velhice insípida: trabalhar é viver.

Clube CNC Brasil

Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #4 Online: 20/02/11 - 07:32 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #5 Online: 20/02/11 - 08:05 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ecarmo então significa que eu só usaria um inversor se tiver um spindle no eixo Z?
Sim! Se o Spindle admitisse esse tipo de controle.

Citar
Não funcionaria noutro tipo de motor grande tipo WEG de 1/2Cv?
Funcionaria em qualquer motor trifásico desde que o inversor seja compatível com o "tamanho do motor".

Citar
É o Software que controla essa rotação ou deverá ser manual?
Depende! Pode ser manual ou via software se o controlador e o inversor permitir esse recurso.

Citar
Esse inversor juntamente com o spindle vai atuar naqueles casos onde vc precisara uma maior ou menor rotação, dependendo do que vc estara fazendo? Ex: Usinando madeira ou aluminio?
Exatamente!

Abraços

« Última modificação: 20/02/11 - 08:06 por ecarmo ECM »

Clube CNC Brasil

Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #5 Online: 20/02/11 - 08:05 »

Offline madigomes1961

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te aquilo que és.
Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #6 Online: 20/02/11 - 12:26 »
Puxa vida ECarmo!
Estou sabendo bastante para quem entrou um dia nessa nessa área. Claro que com a ajuda de vcs
Já sei que não vou fazer besteira na montagem da primeira CNC.
Talvez até eu esteja querendo saber demais. Algo que só devesse saber mais para frente, mas sou assim mesmo. Até porque se eu tiver condições financeiras, colocarei um motor grande no eixo Z e com a possibilidade de aceitar o inversor e que eu possa fazer coisas variadas como trabalhar varios tipos de materiais. Indo da madeira ao aço. Já prevendo tambem uma futura upgrade.
É visão de futuro.
Abraços e valeu mais uma vez.
Quando mais envelhecemos, mais precisamos de ter que fazer. Mais vale morrer do que arrastarmos na ociosidade uma velhice insípida: trabalhar é viver.

Clube CNC Brasil

Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #6 Online: 20/02/11 - 12:26 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #7 Online: 20/02/11 - 13:15 »
Só mais um detalhe; 1/2 cv (0.5) = 367 W é um motor pequeno, uma tupia makita pequena que é uma das mais usadas nas CNCs homemade desenvolve 530W = (0.72 cv); os spindle que o pessoal costuma colocar inversor em média tem acima de 1 cv.



Clube CNC Brasil

Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #7 Online: 20/02/11 - 13:15 »

Offline Ismael

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 229
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #8 Online: 20/02/11 - 13:23 »
Uma opinião minha claro que cada um faz como pode, mas eu usaria sempre um motor acima de 1CV no minimo pois ficaria muito limitado.
Outra coisa que não se deve esquecer no meu ponto de vista, é que não se deve aumentar demais a frequencia em um motor pois as tampas do motor não irão suportar, e mais se for usar para fresar que é certo que ira fresar eu colocaria um mancal com 2 rolamentos para suportar carga radial(lateral).Isso é minha opinião.

Abraço. 

Clube CNC Brasil

Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #8 Online: 20/02/11 - 13:23 »

Offline madigomes1961

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te aquilo que és.
Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #9 Online: 20/02/11 - 14:40 »
Positivo ECarmo.
Citei "meio cavalo" só como exemplo, mas se puder colocarei até superior a "um cavalo e meio".
Vai depender justamente do que tô aprendendo e o que a parte eletrônica vai me permitir.
Quero algo que eu possa fazer do básico ao avançado(até o limite da dita cuja CNC). Quero ler bastante antes de iniciar, pois penso em até em dar um passo maior que a perna(colocar um 4º eixo).
Com certeza não saberei usar depois, mas isso a gente aprende. rs rs rs.
Abraços
Quando mais envelhecemos, mais precisamos de ter que fazer. Mais vale morrer do que arrastarmos na ociosidade uma velhice insípida: trabalhar é viver.

Clube CNC Brasil

Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #9 Online: 20/02/11 - 14:40 »

Offline madigomes1961

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te aquilo que és.
Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #10 Online: 20/02/11 - 15:06 »
É isso mesmo Ismael que pretendo fazer.
Num sei se vou escrever besteira, mas acredito que esse motor no eixo Z vai influenciar em alguns tipos de trabalho que pretendo fazer futuramente como por exemplo cortar um MDF, Compensado, aluminio em espessuras maiores. O foco será fresagem.
Talvez até me dê um rendimento maior em termos de giro e força para alguns outros trabalhos.
Agora quando vc fala que as tampas não irão aguentar o tranco vc se refere a rachaduras nela? será por causa do giro? ou os rolamentos dela talvez não suportem?
Antes de comprar o motor procurarei especificações tecnicas sobre o mesmo e consultarei até o fabricante se for possivel. Pretendo comprar motor novo e marca nacional conhecida. Com garantia tambem.
Sei qual é a função de um mancal. Nesse caso do mancal lateral vou pegar bizu contigo ou outro amigo do forum depois.
Qualquer opinião é válida, afinal assim que eu começar a construir o "frankestein" pretendo postar aki as fotos das fases do processo de construção para que todos acompanhem e opinem.
Acredito que depois que estiver pronta e todos os amigos souberem qual a configuração dela com certeza saberei pelos proprios amigos do forum que tipos de trabalho poderei fazer com a CNC e tambem das ferramentas que poderei estar usando.
Será um filho de varios pais(só que a mãe não será eu). rs rs rs rs
Será um passatempo para mim. Ficarei brincando de aprender com ela.
Acho que é isso; não sei!!!!!
Quando mais envelhecemos, mais precisamos de ter que fazer. Mais vale morrer do que arrastarmos na ociosidade uma velhice insípida: trabalhar é viver.

Clube CNC Brasil

Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #10 Online: 20/02/11 - 15:06 »

Offline Ismael

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 229
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #11 Online: 20/02/11 - 15:13 »
madigomes1961

O ideal é usar motores especial para Spindle que seria ja apropriado para esse tipo de trabalho que suporta ate 18.000rpm ai ficaria bala.
Mas é um custo maior mas vale a pena.Tambem utiliza inversor por causa da frequencia que ele trabalha para atingir essa velocidade precisa de 300Hz e como nossa rede é 60Hz vc usa um inversor de frequencia para aumentar, fora outras vantagem que tem.

Abraço.

Clube CNC Brasil

Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #11 Online: 20/02/11 - 15:13 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #12 Online: 20/02/11 - 18:26 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Uma opinião minha claro que cada um faz como pode, mas eu usaria sempre um motor acima de 1CV no minimo pois ficaria muito limitado.
Outra coisa que não se deve esquecer no meu ponto de vista, é que não se deve aumentar demais a frequencia em um motor pois as tampas do motor não irão suportar, e mais se for usar para fresar que é certo que ira fresar eu colocaria um mancal com 2 rolamentos para suportar carga radial(lateral).Isso é minha opinião.

Abraço.  

Tambem sou a favor desse caso,de se usar "sobra de equipamentos",mas como vc diz,cada um que vai construir uma maquina,sabe o tamanho dela(custo+calo)...

Abraços
« Última modificação: 20/02/11 - 18:27 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #12 Online: 20/02/11 - 18:26 »

Offline madigomes1961

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te aquilo que és.
Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #13 Online: 21/02/11 - 13:29 »
Estou pensando nisso sim(custo+calo).
Um amigo que tem uma CNC me mandou uma foto da dele(ele construiu). Ele trabalha com madeira(faz desenhos em portas maciças) pra casa de gente rica. Ganha um "cascalho forte".
Ele fez a dele de ferro e aço toda soldada e toda no esquadro. O motor(ferramenta) no eixo Z parece uma turbina de avião. Deve ter 3,5 X 2 x 1 em metros de tamanho.
Disse que não gastou muito, por causa da estrutura(ele mesmo cortou e soldou). Caro(em tese) foi a eletronica e o fuso(por causa do tamanho).
É isso que eu quero fazer. Ter sobra de equipamento para fazer o que me der na "telha" e o equipamento permitir.
Depois de ter entrado no forum e ter lido a respeito e feito algumas perguntas, uma decisão eu já tomei. A minha CNC vai ter um tamanho médio de 2,5 x 1,5 x 0,70 mts(quem abe ele num me ensina a fazer e arruma uma brecha pra mim), será tambem em estrutura de aço com perfis "U", quadrado, retangular, Metalons, cantoneiras e etc(ela terá um lugar fixo). Depois de estar no esquadro tambem vou mandar soldar. Os drivers vão ser chopper, os motores do eixo X e Y serão de + ou - 20Kgf. O Motor(ferramenta) do eixo Z será de 1 1/2.
Ainda vou ler a respeito da troca de ferramentas(brocas) no motor do eixo Z para ter uma facilidade e rapidez na troca.
É isso ai que tá na minha cabeça. Ainda vou ler mais a respeito.
Obrigado mais uma vez.
Abraços
Quando mais envelhecemos, mais precisamos de ter que fazer. Mais vale morrer do que arrastarmos na ociosidade uma velhice insípida: trabalhar é viver.

Clube CNC Brasil

Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #13 Online: 21/02/11 - 13:29 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #14 Online: 21/02/11 - 15:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estou pensando nisso sim
Algumas considerações:
Talvez usar motores de 20 kgf.cm seja pouco para uma máquina desse porte com essa estrutura pesada. poderia ser usado com redução grande na transmissão mas ficaria uma maquina muito lenta.
700 mm de vão livre sob o pórtico é uma altura considerável, exige um pórtico muito mais rígido e guias mais reforçadas, em muitos casos inútil; uma maquina com até 100 mm de vão, atende a grande maioria dos casos; é melhor ter uma maquina mais compacta do que uma molenga.

Abraços.

Clube CNC Brasil

Re: Qual função tem um Inversor ?
« Resposta #14 Online: 21/02/11 - 15:44 »

 

SiteLock