Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: cnc3ax duvida com resistores...  (Lida 2090 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline arroznabarba

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
cnc3ax duvida com resistores...
« Online: 14/07/13 - 17:11 »
Boa tarde a todos.
Fui comprar os componentes para montar minha plaquinha e  quando mostrei a lista ao vendedor, o primeiro item já deu problema. "4 resistores 330 Ohm". o Vendedor pergunto de quantos W eram... e fiquei com aquela cara =/ . Não tenho conhecimento de eletrônica. Ai vasculhei bastante procurando por algo mais especifico e vi listas diferentes umas das outras. Estou montando a dupla face com os irf640 e algumas lista que vi por ai colocaram 15 resistores de 1/4w. Talvez os meus resistores tenham que ser de 1/4w e também vi rede resistiva. Sendo assim procurei imagens da cnc3ax e vi que algumas tem as redes resistivas e outras tem um conjunto de resistires... Teoricamente esses resistores fazem a vez da rede resistiva. Gostaria de algum auxilio na compra dos resistores... se são de 1/4 w. Também gostaria de saber porque os que vi na internet de 1/4 w são cr25 ( o que é isso? são esses que tenho que comprar ? ).
De quantos w tem que ser os de 330 Ohm, os de 100 Ohm, os de 4k7 que são 15 peças, os de 4k7 que são 4 e os de 22kk ?
Por favor alguém me ajuda com essa ai.
Obrigado a todos

Clube CNC Brasil

cnc3ax duvida com resistores...
« Online: 14/07/13 - 17:11 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:cnc3ax duvida com resistores...
« Resposta #1 Online: 14/07/13 - 19:58 »
Então vamos combinar o seguinte:
Vc ponha a barba de molho; pode ser na água do arroz mesmo, vá ao tópico de apresentação e faça uma apresentação de sua pessoa e aí bem provavelmente alguém separará o arroz da barba.

Mas seja bem vindo.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:cnc3ax duvida com resistores...
« Resposta #1 Online: 14/07/13 - 19:58 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:cnc3ax duvida com resistores...
« Resposta #2 Online: 14/07/13 - 20:02 »
Colega,

Estes vendedores da Santa Efigênia, salvo raras exceções, adoram complicar as coisas p/ não terem trabalho de procurar ou ajudar...

Mas colega, se não está especificado o valor da potencia do resistor é porque tanto faz ... ou seja, o menor valor existente já é mais do que suficiente, se for maior não ha problemas. Portanto, se não tem indicação, compre de 1/4 watts mas se tiver indicação, exemplo: 2watts tu pode comprar de 2watts p/ cima mas nunca p/ baixo.

NA rede resistiva, tanto faz! Vc pode usar a rede ou resistores independentes pois a rede nada mais é do que resistores independentes encapsulados em um único involucro.

CR25 significa resistor de carbono de 0,25watts, ou seja, 1/4 watts. Esta é outra informação que vc não vera presente em listas de material, é praxe todos os resistores serem de carbono e portanto a indicação é omitida, porem se forem diferentes, tipo: Fio, Filme, etc... ai sim terão a informação presente na lista de material e também no esquema.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:cnc3ax duvida com resistores...
« Resposta #2 Online: 14/07/13 - 20:02 »

Offline arroznabarba

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:cnc3ax duvida com resistores...
« Resposta #3 Online: 25/07/13 - 19:39 »
   Creocad eu já tenho muitos amigos aqui no forum. Mas você tem razão, devia ter me apresentado, e ja fiz isso a pouco. Desculpe pela falta de educação.
   MAc muito obrigado pela aula, agora se possivel por favor me tire mais uma duvida. estou usando os 74LS09 sendo assim minha rede resistiva usa resistores de 2k2 ou 2k7, então eu devo pedir por rede resistivas de 2k2 ou 2k7 de 5 pinos ?
muito obrigado!
   Abraço!

Clube CNC Brasil

Re:cnc3ax duvida com resistores...
« Resposta #3 Online: 25/07/13 - 19:39 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:cnc3ax duvida com resistores...
« Resposta #4 Online: 25/07/13 - 20:58 »
Tanto faz colega, mas pede de 2k2, não tendo leva de 2k7 mesmo.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:cnc3ax duvida com resistores...
« Resposta #4 Online: 25/07/13 - 20:58 »

Offline João Henrique

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:cnc3ax duvida com resistores...
« Resposta #5 Online: 25/07/13 - 21:24 »
arroznabarba,
se fosse você trocaria o 74ls09 pelo 7409 (drena o dobro de corrente) e os resistores de 2k2 para ~1k.Isto faz os FETs aquecerem menos.
Obs.: alimentação dos resistores com 12V.

João

Clube CNC Brasil

Re:cnc3ax duvida com resistores...
« Resposta #5 Online: 25/07/13 - 21:24 »

Offline arroznabarba

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:cnc3ax duvida com resistores...
« Resposta #6 Online: 25/07/13 - 21:33 »
joão henrique
muito obrigado pela dica. Não vai ter como eu trocar os ci agora pois comprei tudo junto na eletrodex e vou ter um trabalhão para correr atras dos outros. De qualquer maneira.. esquentar menos os Fets é super valido. Vou funcionar ela assim mesmo e depois eu vou fazer essa alteração SIm. Vlw  ?_26

Clube CNC Brasil

Re:cnc3ax duvida com resistores...
« Resposta #6 Online: 25/07/13 - 21:33 »

Offline arroznabarba

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:cnc3ax duvida com resistores...
« Resposta #7 Online: 25/07/13 - 21:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tanto faz colega, mas pede de 2k2, não tendo leva de 2k7 mesmo.

mac muito obrigado pela ajuda.
a proposito...minha familia tem uma casinha ai em peruibe! Todo feriadão prolongado passo por ae hehehe
abraço vlw!  :ok:

Clube CNC Brasil

Re:cnc3ax duvida com resistores...
« Resposta #7 Online: 25/07/13 - 21:48 »

 

SiteLock