Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)  (Lida 2793 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Olá pessoALL,um problema que tenho com uma maquininha usada para carimbar automaticamente,Assim ó:
Tem nela:
Um motor Action 42Kg 8 fios(Dizem,pois não tem identificação alguma)
Um CLP  Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Um Driver  Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ja entrei em contato,mas ainda não fui respondido,mas resolvi postar aqui,pois acho que o que está ocorrendo com eles(conjunto)Alguem ja deve ou está passando por isso.
No programa(LADDER)do CLP,a unica coisa que ele faz é parar a maquina se caso faltar caixinhas para carimbar,uma emergencia para parar-se em caso de emergencia e tals,sem churumelas,mas a mecanica ta me enchendo o saco e muito,mudei as configurações do programa para ele trabalhar com 800pulsos a uma frequencia de 1000Hz,isso manda o CLP enfiar guela abaixo do drive,800 pulsos a 1000Hz,o drive está com o chaveamento em receber 800 pulsos.
Mas noto que ocorre um acumulo de erro no motor,a cada 100 voltas do eixo do motor ele se desloca para frente ma o meno 1/4 de volta(isso olhando pelo eixo dele(Não perde passos nem nada)To usando alimentação de um trafo comercial de 24+24V fornecendo ao drive 48Vca(teoricamente)medindo na entrada do drive tem só miseros 45,6Vca,isso com uma corrente de 3Amperes(que acho que como não chega os 48 dele,nem a corrente seja a dita de 3 A)Mas tudo bem,se faltar é bem pouca coisa.
Testando essa geringonça hoje,eu reduzi no programa UM pulso,para o CLP fornecer 799 pulsos ao drive e contei o mesmo 1/4 de volta para ver quantas voltas ele teria dado,e a surpresa,foram 175 voltas para percorrer o mesmo caminho,antes eram 100...Aumentou bem o atraso da falha,sei que no Soft,tem como resetar ele a cada X voltas ou determinados Pulsos,mas no drive eu não encontrei argumento,e no motor,sei que não vai ser boa a noticia,pois o bixo tem 1,8°,e está engatado direto no eixo do tracionador,então só redução mecanica.
Preguntita...Alguem teria uma ideia de como fuçar no drive ou na desgraça toda pra eu poder resolver isso???Pois só falta eu beijar ela,o resto que estava a meu arcance eu tentei hoje,e to com vontade de desmontar ela amanhã pra ver onde está esse furunco,pois é o que ta parecendo...
Agradeço antecipado

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil


Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #1 Online: 24/08/11 - 08:20 »
Verifique como está a geração de pulsos, mais precisamente qual o tipo de sinal - se positivo ou negativo.

Explico.

Há drives que só reconhecem um passo quando o sinal é de nival alto (pulso positivo) ou em nivel baixo (pulso negativo.
Se o gerador de sinais estiver invertido em relação ao drive, este sempre perderá um passo a cada início de movimento.

Não tenh certeza, mas se me lembro este drive é de passo negativo (nivel baixo)

Fabio Gilii
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #1 Online: 24/08/11 - 08:20 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #2 Online: 24/08/11 - 17:27 »
Pravato,

Tenta explicar melhor, um desenho, fotos, figurinhas, pato dolnald e etc ... fica mais fácil de entender pois li entendi mas não compreendi nadica ... rsrsrs

Um erro acumulativo de 1/4 de volta não é erro e sim uma tremenda cagada ... em quatro voltas vc teria uma volta a mais por conta deste erro ... resetar a cada ciclo esta fora de cogitação ? Pelo menos reduziríamos o erro a 1/4 de volta sempre, dai p/ frente seria ver o porque esta dando este 1/4 de volta a mais ... ?! ...  ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #2 Online: 24/08/11 - 17:27 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #3 Online: 24/08/11 - 18:54 »
Fabio isso que voce falou faz sentido e muito,mas eu estou com umas peças da maquina na zincagem e elas chegaram as 17Hs e não consegui montar o artefato,nem sequer consegui conferir as ligações de entrada do drive,amanha vai ser outra correria,pois vou viajar a noite e só volto no domingo,vou ver se consigo conferir isso tudo amanha durante o dia.
Mac,assim,ele atrasa ou adianta 1/4 de volta em 100 voltas,eu reduzi os pulsos no soft do CLP para 799,entao ele vai dar o mesmo 1/4 de atraso em 175 voltas,pelas contas ele deveria estar em 798,que são 2 pulsos a menos do que preciso,mas aí ele começa a atrasar muito,não sei se me fiz entender,mas assim,de 800 para mais ele adianta,para menos ele atrasa,eu abri o drive hoje e o FDP tem 5 CIs lixados,da nem pra saber o que é,ele é fornecido pela Action,mas quem fabrica ele é uma tal de PHOTON,nunca ouvi falar,vou dar uma olhada na rede para ver se encontro alguma coisa sobre ela e o driver,talvez entrar em contato para ver se podem me ajudar.
Valeu Turma

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #3 Online: 24/08/11 - 18:54 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #4 Online: 24/08/11 - 19:30 »
Mauro,

Eu não sei se entendí, mas quando eu lí sua descrição por algum motivo achei que o deslocamento se dá pela quantidade de pulsos enviados ao sistema, e depois de uma determinada sequencia de comandos se nota o erro de posição.

Creio que ainda não entendí o problema, então por favor me esclareça:
Citar
...,mudei as configurações do programa para ele trabalhar com 800pulsos a uma frequencia de 1000Hz....
...Mas noto que ocorre um acumulo de erro no motor,a cada 100 voltas do eixo do motor ele se desloca para frente ma o meno 1/4 de volta...
Logo depois no mesmo texto:
Citar
eu reduzi no programa UM pulso,para o CLP fornecer 799 pulsos ao drive e contei o mesmo 1/4 de volta para ver quantas voltas ele teria dado,e a surpresa,foram 175 voltas para percorrer o mesmo caminho,antes eram 100...

o erro é de 1/4 de volta depois de um comando de 800 pulsos ou um erro de 1/4 de volta para um pulso?

Descvulpe, mas não ficou claro ainda...

Tem como me mandar o programa do CLP? (qual o modelo do CLP? tenho que ver aqui se tenho dele) - pergunmto porque está me parecendo um possivel erro na programação, ainda mais se não estiver usando por exemplo alguma rampa de aceleração.

Não creio ser problema do drive, pois ele só faz o que se manda, mas em todo caso, se precisar de alguma ajuda me fale porque sou representante da Photon e conheço estes drives e o pessoal bastante bem...

Fabio Gilii
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #4 Online: 24/08/11 - 19:30 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #5 Online: 24/08/11 - 20:06 »
Desculpe Fabio,ele esta se deslocando 1/4 de volta em 100 voltas,seriam 80000(oitenta mil) pulsos,o programa está em Ladder num note da firma,vou ver se consigo baixar ele amanhã no pendrive,mas posso te adiantar,o cara que fez não usou nenhum comentario então fica meio dificil de se entender,o CLP é um Delta,esse aqui:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Agora matutando com o que voce falou anteriormente,acho sim que ele está recebendo pulsos negativos,pois no prog a saida dos pulsos é X7,e é um contato aberto(do Ladder)entao quando eu aproximo algo do sensor(magnetico),ele le o objeto,mas só envia o pulso quando retiro o objeto do sensor,ele faz com que o motor rode,eu até inverti o contato no soft,pra ele rodar o motor ao chegar o objeto no sensor,e ele o fez,mas o burro aqui não fez as contagens para ver se teria ou não a diferença...Obrigado Fabio por me esclareçer essas duvidas,vou ver se consigo fazer tudo o que tenho que fazer amanha,e ver se desvendamos esse misterio,Ah,bom saber que és dessa empresa,a Photon,eu nem conhecia,mas o pessoal da firma me disse que tem varias maquinas com esse conjunto e estão funcionando nos contentos,só que não sei onde elas andam,mas vamos ver o que está errado nisso.

Abraços

Mauro

PS:Esqueci de falar,tem rampa sim,está com 50,agora o que é esse 50...Eu não sei,pra voce ter uma ideia,o cara que fez,estava fornecendo desenhos a um concorrente,e foi descoberto,demitiram ele por isso,mas quando fui fuçar nessa maquina,e fui atras de encontrar papeis dela,never,nada,não tem nem esquema eletrico dela,sorte foi ele ter colocado as pabas pra identificar os fios dentro do quadro...

Abraços
« Última modificação: 24/08/11 - 20:13 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #5 Online: 24/08/11 - 20:06 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #6 Online: 25/08/11 - 09:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
......,acho sim que ele está recebendo pulsos negativos,pois no prog a saida dos pulsos é X7,e é um contato aberto(do Ladder)entao quando eu aproximo algo do sensor(magnetico),ele le o objeto,mas só envia o pulso quando retiro o objeto do sensor,ele faz com que o motor rode,eu até inverti o contato no soft,pra ele rodar o motor ao chegar o objeto no sensor....

Eu falava da lógica de acionamento e não do nivel de sinal do sensor que inicia (ou pára) o movimento.

A lógica precisa enviar sinais de nivel alto (se não me engano)
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #6 Online: 25/08/11 - 09:55 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #7 Online: 26/08/11 - 19:41 »
Ola Fábio e todo clube,não respondi ontem,pois cheguei aqui em Recife as 2 da madruga e encontrei o bendito hotel só as 4,to pregado hoje.Fabio,conferi as ligações de entrada de dados dele,o Enable e Dir,estão recebendo sinal positivo,os pulsos é que não consegui medir porque não deu tempo,mas fiz uma mutreta mecanica la nela que funcionou muito bem,o ativamento do sensor é feito com um parafuso roscado na esteira pra determinar a posição que a Inkjet carimba as caixas,defini o perimetro da esteira e coloquei os parafusos com distancia menor que o curso do motor dado pelos 800 pulsos,inverti no soft o bloco X7,isso fez com que ele invertesse o sinal do pulso de entrada do CLP,deixei ela rodando quase o dia todo ontem e não se notou mais nenhuma anomalia de erro,não deixaram eu tirar fotos dela e nem cogitei sobre o programa,desculpe,Gostaria de Agradecer a ajuda de todos.Segunda ou terça que vem estarei por casa.

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #7 Online: 26/08/11 - 19:41 »

Offline edison

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Elf-Elétrica
Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #8 Online: 18/09/11 - 21:40 »
Pergunto:
Essa máquina é nova ou passou a apresentar problema recentemente?
Explico:
Pode haver algum DESGASTE MECÂNICO ,o qual torna comulativo o erro.
Imagine uma folga no eixoou/acoplamento de 0,01 mm ,após 100 voltas acumulou 1 mm ,1000 voltas 10 mm.

Tive um problem semelhante com uma mesa de guilhotina antiga
Após várias idas e vindas ,o desgaste das polias em "V" que acionam o encoder alteravam a contagem pulso/volta
bagunçando a medição digital.
Falha grrave de projeto corrigido com polia/correia sincronizadas!

Folgas sempre geram erros!!!

Clube CNC Brasil

Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #8 Online: 18/09/11 - 21:40 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #9 Online: 19/09/11 - 07:15 »
Edison,

Normalmente desgaste mecanico não apresenta erro cumulativo porque a folga se repete sempre...

No caso citado por voce, o erro foi gerado por contagem do encoder induzido pelo desgaste do movimento - é quase como o erro de sinal que eu comento alí em cima...

Fabio Gilii
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Como tirar o ERRO acumulado em um motor de passo(Problema)
« Resposta #9 Online: 19/09/11 - 07:15 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
bem pessoal,até agora essa minha maquina não apresentou mais problemas alem do que eu havia relatado,amanha estarei terminando ela e enviando para o cliente,pois ja fazendo aniversario la na firma...rsrsrsrsrsrs
Creio que podemos dar por resolvido esse problema citado.
Obrigado a todos

Abraços

Mauro
« Última modificação: 22/09/11 - 18:36 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil


 

SiteLock