Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Help para conexão de Placa BOB importada...  (Lida 9301 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #75 Online: 10/01/12 - 15:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... colocando em série, obtenho os 48V, pois soma-se as tensões..  e a corrente?

Permanece a mesma, 8,5A.

O cálculo da corrente demandada da fonte é assim:

( tensão do motor / tensão da fonte ) X ( corrente do motor x 2) = corrente demandada da fonte ( mais um fator de cagaço de uns 20% )

Qual é a tensão nominal dos motores ?

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #75 Online: 10/01/12 - 15:30 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #76 Online: 10/01/12 - 16:27 »
Sir Jorge, a tensão nominal dos motores é 6.3V

1, Stepper Motor

Technical Specifications

Part No.:                          WT57STH115-0304B(57BYGH115-003B)

Frame Size:                    NEMA23

Step Angle:                    1.8 degree

Voltage:                           6.3VDC

Current:                           3 A/phase

Resistance:                     2.1Ohm/phase

Inductance:                    9mH/phase

Holding torque:              30Kg-cm       425oz-in

Rotor inertia:                  810 g-cm2

Detent torque:                0.89 kg-cm

Number of wire leads:  4 

Weight:                            1.55KG

Length:                            115mm



Rascunhei um cálculo rápido aqui e se tudo estiver certo (tenho dúvidas), a corrente drenada da fonte para cada motor nem chega a 1A... seria isto mesmo?  Deu algo em torno de 0,945A.. ou seja, 8A então dá e sobra pra alimentar os 4 motores...

Fiz o cálculo baseando-me em 48V a ser fornecido pela fonte e com apenas 8.5A sendo fornecido pelas duas, em série...

Confirma por favor...



Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #76 Online: 10/01/12 - 16:27 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #77 Online: 10/01/12 - 16:31 »

Edu, confirmando:

6,3 / 48 = 0,13125

3 x 2 x 0,13125 = 0,7875 A por motor no pior caso, duas fases energizadas

0,7875 x 3 = 2,3625 A total para três motores

Como vê, tá bem folgado.

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #77 Online: 10/01/12 - 16:31 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #78 Online: 10/01/12 - 16:48 »
Valeu meu amigo Jorge..   Caso eles aguentem a tensão, então dá pra usar estas fontes com esta configuração sem problema nenhum...   Aproveitei também que já estava parado pra resolver isto e já distripei também o drive.. rs...

Stepping Motor Driver SD=2H044MA

Este driver é bem pequeno, carcaça em alumínio preto fosco e tem um emblema da Wantai Motor representando um Mamute Branco..  costumam confundir com um elefante mas não é.. é um mamute chines e portanto, branco.. todos são...

A princípio fiquei apreensivo ao desmontar este driver. Tive receio de encontrar uma montagem "gambiarra" mas me surpreendi com a qualidade estética da montagem...  muito bem apresentável, ao menos visualmente pareceu-me de muito boa qualidade...
Placa dupla face, com componentes montados, a grande maioria na parte superior da placa. Embaixo pareceu-me que se encontram apenas os FETS, que são isolados com buchas plásticas de quatro parafusos que pressionam os semi-condutores de encontro ao dissipador, que é a própria carcaça de alumínio.

Os FETS estão protegidos por uma manta isolante, (tipo mica, mas de material plástico). Nota-se que usaram pasta térmica entre este isolante e os semicondutores para melhorar a transferência de calor.

Os principais CIs foram "raspados".. não dá pra saber o código deles.  Vou me resumir a descrevê-los.

O que me parece ser o principal é um integrado quadrado, com 44 pinos, onze de cada lado..  raspado, naturalmente...

Ao seu lado encontram-se mais dois integrados, também raspados, com 20 e 24 pinos, respectivamente...

Um que pareceu-me ser um integrado de potência (devido a seu tamanho), tem apenas 8 pinos (4 de cada lado) e o código dele: A2531

Quatro CIs em montados em linha com o código: IR2198S - 8 pinos cada (4 de cada lado) ao lado de cada CI encontra-se um transistor SMD que não consegui identificar o código

2 CIs - 1 raspado e o outro com o código LM317 (8 pinos) 4 de cada lado. Pareceram-me iguais...

Um CI branco (opto-isolador?) com o código: P521

1 CI com o código: EK024 - 8 pinos (4 de cada lado)

e finalmente na outra extremidade da placa, mais um 4 CIs LM317 - 8 pinos (4 de cada lado) 2 estão raspados mas parecem-me idênticos...

Quatro resistores Metalfilme 0.22R - Creio que de uns 2.5W

2 Capacitores Eletrolítico 220uF x 63V

3 pequenos capacitores eletroliticos 470uF x 16V

1 cristal oscilador escrito 20.000/9F

Na entrada da alimentação tem um (Varistor?) azul, marcando 680K/D10


Na parte inferior da placa encontram-se 8 semicondutores que presumo ser FETs - 4 de cada lado em linha, mas não ousei desmontar pra conferir o código, pois fiquei receoso em colocá-los em curto ao remontar,pois são todos isolados com manta isolante plástica e resolvi não correr o risco.  

Externamente estão 9 pequenas chaves (regulagem de micro-passo e corrente) e também dois leds. Um verde e outro vermelho, além dos bornes de entrada e saida de sinal.

Duas etiquetas coladas à PCI e assinadas (em chines), indicam que o produto passou por 2 etapas de controle de qualidade.
Uma outra indica uma data, mas também não consigo precisar qual é, devido ao fato de não ter concluído meu curso por correspondência de Mandarim....

Em um pequeno espaço: 100mm x 75mm conseguiram concentrar uma enorme quantidade de componentes, e ainda preservaram a aparência da montagem. Um trabalho no meu ponto de vista, de excelente qualidade...

Pena não estar em condições de usar a câmera fotográfica..  ela está sem carregador. Minha cadelinha comeu o plug de alimentação e até hoje não encontrei em lugar algum.. antes de descartar as titicas dela sempre dou uma olhada mas sumiu mesmo.. acho que ela digeriu ele e agora num tem como carregar a câmera. É uma Sony e num tem outro plug que encaixe lá...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #78 Online: 10/01/12 - 16:48 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #79 Online: 10/01/12 - 17:00 »

Edu, fui dar uma espiada em

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

e encontro lá:

DC power supply, 18-45VDC, Including voltage fluctuation and EMF voltage

When power supply voltage exceeds +45VDC,protection will be activated and power indicator LED will turn red.

ou seja, 48V excederia o especificado ... a diferença é pequena e provavelmente não fritaria o driver, ainda mais considerando algo de boa qualidade, como parece ser o caso, mas como não foi possível identificar os componentes mais importantes seria uma aposta ...

Tô pensando se não seria possível abaixar a tensão das fontes ...
« Última modificação: 10/01/12 - 17:06 por CNCNow! »

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #79 Online: 10/01/12 - 17:00 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #80 Online: 10/01/12 - 17:08 »
Estava editando a msg, cliquei em enviar em vez de pré-visualizar e não pude editar novamente ...

Óbvio que se há proteção que atua em 45V não é possível ir além disto ...

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #80 Online: 10/01/12 - 17:08 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #81 Online: 10/01/12 - 17:12 »
Tem um pequeno trimpot ao lado dos bornes de saida da fonte e provavelmente é uma regulagem fina da tensão de saída..  meu multimetro digital danificou-se (minhas cadelas mijaram nele durante a reforma) e o único disponível aqui é um analógico do  PY, que só presta pra nada e nem tenho como fazer leituras acuradas com ele.. mas dá pra perceber que a tensão varia um pouco, ao se atuar sobre este trimpot.. vou conseguir um multímetro emprestado que seja digno do nome e confiro a tensão no ponto mais baixo que conseguir deixar aqui o trimpot...

Depois posto aqui o resultado...

Valeu mesmo a força...  o computador já testei hoje e parece estar funcionando a contento...  o monitor lcd funcionou legal.. até o cabo vga que eu emendei tá funfando legal... acho que agora, se eu deixar um pouco a vidadeza de lado, como diz meu amigo Luiz Alvez, eu consiga talvez concluir isto aqui...  

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #81 Online: 10/01/12 - 17:12 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #82 Online: 10/01/12 - 17:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tem um pequeno trimpot ao lado dos bornes de saida da fonte e provavelmente é uma regulagem fina da tensão de saída ...  

É nisso que eu estava pensando ... se com o trimpot não der pra ajustar, não costuma ser difícil substituir o resistor que costuma estar associado, formando um divisor de tensão e ganhar maior alcance no ajuste.

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #82 Online: 10/01/12 - 17:17 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #83 Online: 10/01/12 - 17:56 »
Óia.. o cara quando entende da coisa, entende mesmo.. rs...   Sir Jorge.. o homem que "fala" com os elétrons.. rs...    isto mesmo...  se tiver este resistor em paralelo com o trimpot dá pra alterar ele sim.. depois vejo isto..  se conseguisse "derrubar" a tensão pra uns 20 volts cada fonte ia ficar lindo, né?
Depois vou distripar uma fonte pra ver.. isto depois que conferir o ajuste que dá com o trimpot.. vai que de repente ele ajuste algo em torno disto.. 

Parece que no caso deste meu ainda é o driver antigo...  eles substituiram este por este outro aqui, que, este sim aguenta os 50V:
4 PCS Stepper Driver with 4.2A replacing M542 totally

Mandaram pra mim os drivers anteriores que só trabalha com 45V.. mas num tem problema.. se conseguir rebaixar a fonte, beleza. senão a gente põe pra funcionar com 24V mesmo...

Valeu...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #83 Online: 10/01/12 - 17:56 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #84 Online: 10/01/12 - 18:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Montagem em Aranha.. rs..  caraca.. faz tempo que não faço nem vejo uma destas montada..  mas isto eu sei fazer... já fiz muiiiito.. rs...
Manda aí o esqueminha que dá pra fazer aqui sim..  e o importante é funcionar..  o resto é resto...   e se tiver um pra armar e desarmar aqueles relezinhos 12V manda também...  tenho um monte deles aqui...

Uso naquelas saídas onde vou alimentar os drivers em paralelo? Dai teria que montar 3, né? Step, Dir e Enable...

Valeu



Aranha ou predial, mas observe o encapsulamento, coisa de louco ... rsrsrs ;D

Esqueci de colocar o video ... não deixe de assistir o vídeo, é bem rapido e o locutor é excepcional (não tem neurônios... rsrsr)  ... ;D

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Para ligar os reles eu uso este esquema :

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)





Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #84 Online: 10/01/12 - 18:45 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #85 Online: 10/01/12 - 18:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Os principais CIs foram "raspados"..



Eu sou dos anos 70, não gosto de nada raspado ... kkk ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #85 Online: 10/01/12 - 18:48 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #86 Online: 14/01/12 - 20:15 »
Depois de queimar a mufa aqui, resolvi que não vou usar BOB..   Os drivers são opto-isolados, então não tem porquê usar bob pra alimentar eles...

Conecto direto a porta pararela aos drivers e boa..

Daí liguei os pinos que correspondem à saída pararela direto aos drivers, com dois deles ligados em pararelo...  Os pinos 1,2 e 3 liguei em paralelo a dois drivers..  e os pinos 4,5 e 6 ao outro driver...  o terceiro eixo ficou com os pinos 7, 8 e 9.

Tenho agora que configurar estes pinos dentro do Mach3, mas ainda não fiz isto.. os motores ainda não estão ligados....

Agora fiquei com uma outra dúvida aqui...

Sir Jorge ensina que, para evitar interferências, podemos ligar cabos com malha na saida dos motores, "aterrando" apenas um lado da malha... o outro lado deixo suspenso....

Bom.. tenho aqui cabos 4 fios, 1,5mm com malha e estou pretendendo usar eles pra conectar os motores, visto que 2 destes motores estão a uns 3 metros de distância dos drivers...   e um lado da malha farei como Sir Jorge ensina...  ligarei à "TERRA"...

Agora o problema é que num sei direito o que devo considerar "TERRA"...

Tenho 3 fios que chegam da tomada AC, 2 fase 220V e um "Terra"..  tá aterrado numa haste de cobre...  bom este fio "terra" conectei no gabinete, que é metálico...

Daí alimento a fonte do computador, usando este "Terra", alimento uma outra fonte chaveada de 5V - 1A com as duas fases (num tem onde ligar o "Terra"... e as duas fontes de 24V que alimentam os motores, usando as duas fases mais o "Terra"...

Agora tem a saída da fonte de 24V (+) e (-), a saida da fonte de 5V, a saida da fonte do computador e todas estas saídas tem o (-)...   onde posso considerar "Terra", pra fazer o aterramento dos fios dos motores? O (-) da fonte 24V que alimenta os motores?

O gabinete que recebe o aterramento AC?  O (-) da fonte de 5V?  Ou posso interligar todos estes (-) juntos?

Agradeço mais esta força, se puderem ajudar este neófito aqui..

Valeu,

Eduardo

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #86 Online: 14/01/12 - 20:15 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #87 Online: 14/01/12 - 21:09 »
Terra é diferente de neutro, GND e etc ...

Todas as partes metálicas de seu equipamento devem estar ligadas juntas a este terra, a casos em que o GND é ligado junto com o terra, mas isto só pode ser feito em um único ponto.

O Child do cabo deve ser aterrado no equipamento eletrônico e o outro lado fica sem ligação p/ evitar correntes parasitas que se formariam no loop da malha.

A maquina também precisa ser aterrada, mas por outro cabo e de uma boa bitola e independente dos childs.

Resumindo: Liga tudo que é metálico no mesmo terra, se não tem o terminal p/ ligar, coloque um parafuso e liga junto.

Sei que o Sir Jorge já está afiando a faca p/ vir responder, mas a minha também não está muito cega não ... kkkkk  ?_1
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #87 Online: 14/01/12 - 21:09 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #88 Online: 14/01/12 - 21:50 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sei que o Sir Jorge já está afiando a faca p/ vir responder, mas a minha também não está muito cega não ... kkkkk  ?_1

Hi!!!... Vocês tão mesmo perdendo o medo do Guerreiro.. rs..  lembro da época em que mal se pronunciava o nome Sir Jorge e o povo tremia...   hoje ele num mais metendo medo em ninguém....  tá tirado na favela...  ?_1 ?_1

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Resumindo: Liga tudo que é metálico no mesmo terra, se não tem o terminal p/ ligar, coloque um parafuso e liga junto.

Fiz isto.. na entrada de força, coloquei um parafuso e liguei o fio verde direto na carcaça metálica...  só tava na dúvida se usava este local pra "aterrar" a malha ou se usava o (-) da fonte que alimenta o motor...

valeu,



Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #88 Online: 14/01/12 - 21:50 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #89 Online: 15/01/12 - 07:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Terra é diferente de neutro, GND e etc ...

Yep. Vcs sabem como abomino essa coisa de chamar tudo de "terra" ...

Citar
O Child do cabo ...

Shield, s´íl vous plâit ... melhor ainda, malha de blindagem ... não desprezemos a última flor do Lácio ...  ;D

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #89 Online: 15/01/12 - 07:35 »

 

SiteLock