Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Construção CNC Caseira - Portugal...  (Lida 11564 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

tulioesteves

  • Visitante
Construção CNC Caseira - Portugal...
« Online: 04/08/13 - 08:22 »
Ola pessoal...parabéns pela pagina...

Será que algum aqui do foro me poderá aconselhar sobre o torque necessário dos motores para a CNC de 900x600mm de área de trabalho que pretendo construir...???

Estava a pensar nos Nema 23 com 270 ou 290 oz-in; mas estou com receio que sejas insuficientes / fracos...e depois a maquina ser demasiado lenta...ou os motores aquecerem demasiado após longos períodos de trabalho...

A estrutura da maquina será em contraplacado ou MDF logo será bastante leve...!!!

Vou usar Fusos com passo de rosca de 3-4mm....sei que se usar com menos tenho mais precisão...mas vou sacrificar muita velocidade da maquina...

Já agora para terminar....a placa controladora TB6065 é aconselhada..??

Clube CNC Brasil

Construção CNC Caseira - Portugal...
« Online: 04/08/13 - 08:22 »

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #1 Online: 04/08/13 - 11:05 »
Tulio Boa tarde

Vou lhe dar o mesmo conselho que me deram quando iniciei a montagem da minha máquina, muito bom conselho e caso eu esteja errado por favor quem puder ajudar ou aconselhar melhor sinta-se a vontade, primeiro monte a estrutura da sua máquina, pórtico, as guias que vai trabalhar, depois de montada deixe a máquina bem alinhadinha , com tudo encaixado no lugar ai vc corre atrás de motores de passo que vai utilizar, e posso dizer que isso vai te economizar uma grana, quando iniciei a montagem da minha nem tinha feito nada ainda, e ja pensava em utilizar motores de 20 e tantos quilos pra cima, e isso tem um custo, seguindo os conselhos no final da montagem, apenas o motor que vai carregar o pórtico que utilizei um motor pouco mais forte no meu caso 15 kgf e pra mim serve com folga, imagina se eu tivesse comprado la no inicio os motores sem ter noção do que realmente iria precisar ? iria gastar $$$ desnecessariamente ... Enfim hj penso que realmente vale muito mais a pena deixar isso dos motores por ultimo.

Não que vc seja obrigado a fazer o que falei  :ok: mas foi da forma que fiz e hj faria de novo

Ricardo 

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #1 Online: 04/08/13 - 11:05 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #2 Online: 04/08/13 - 12:30 »
Entao meu filho Ricardo, mas a gente corre o risco de fazer uma maquina que na hora atende as nossas necessidades, com o passar do tempo a gente pode dizer "puxa vida poderia ter feito diferente" meu caso, fazer uma maquina pensando ... ahhh só vou cortar mdf, ahhh vou fazer uma maquina para usinar aluminio, ahhh só para PP, etc. etc. eu acho que deveria pensar nisso tambem, pois ninguem sabe o dia de amanha, alias, só tem um que sabe isso... :ok:


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #2 Online: 04/08/13 - 12:30 »

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #3 Online: 04/08/13 - 14:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Entao meu filho Ricardo, mas a gente corre o risco de fazer uma maquina que na hora atende as nossas necessidades, com o passar do tempo a gente pode dizer "puxa vida poderia ter feito diferente" meu caso, fazer uma maquina pensando ... ahhh só vou cortar mdf, ahhh vou fazer uma maquina para usinar aluminio, ahhh só para PP, etc. etc. eu acho que deveria pensar nisso tambem, pois ninguem sabe o dia de amanha, alias, só tem um que sabe isso... :ok:


Marcao

Marcão concordo plenamente com vc quanto a isso de pensar que poderia fazer melhor, assim como fiquei enchendo o saco de tantos por aqui quando tava fazendo a minha, porém se ele ja citou que vai construir a dele em mdf, não sei do que iria adiantar muito colocar motores de 30 40 100 kgf, pois dai teria sim de repensar sua estrutura mais robusta , guias, spindle, enfim varias coisas a mais, pois ao meu ver para fazer um upgrade da maquina por um todo não é somente trocar motores de passo e pronto.

Ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #3 Online: 04/08/13 - 14:25 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #4 Online: 04/08/13 - 14:28 »
Entendi, quer apostar que depois dele ler tudo isso que a gente esta comentando, ele vai fazer uma maquina mais robusta ....  :sarro: :sarro:


Marcao  :anjo:

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #4 Online: 04/08/13 - 14:28 »

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #5 Online: 04/08/13 - 16:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Entendi, quer apostar que depois dele ler tudo isso que a gente esta comentando, ele vai fazer uma maquina mais robusta ....  :sarro: :sarro:


Marcao  :anjo:

kkkkk tb pensei isso quando estava escrevendo , não era intuito querer desmotiva-lo a faze-la de mdf, ou qualquer outro material, pode até fazer de papelão se quiser  :bebebe: :bebebe: , mas enfim contamos nossa opinião sobre os motores cabe a ele ver o que fica melhor, inclusive no seu bolso.

Ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #5 Online: 04/08/13 - 16:06 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #6 Online: 04/08/13 - 17:34 »
Olá meninos

Eu li (ao menos duas vezes) todas as respostas deste tópico e... sem querer dar 'pano pra manga' vou tentar descrever/escrever o que penso:

O menino tulio quer se aventurar a projetar e construir uma router CNC, já tendo uma área de usinagem definida (900x600), mas para usinar o quê?
Ao que me parece ele está em dúvida se motores de X ou Y 'onças' serão suficientes (vale lembrar que Nema nn é um padrão de chassis, não representando torque ou velocidade), mas os motores seriam suficientes ou insuficientes para usinar o quê?
Também existem as dúvidas quanto a:
- velocidade da máquina, mas velocidade usinando o quê?
- aquecimento demasiado dos motores após longo tempo de trabalho, mas quê motores e que tempo seria este?
- a estrutura da máquina não tem ainda um material definido, mas o menino cita que será leve....  :irrit:  Leve em quê sentido? Peso bruto? Movimentação ou tração?
- o sistema de tração será com fusos de 3-4mm, mas que tipo de fuso? Barra roscada, trapezoidal, esférico? Como seria possível definir 'precisão' (se é que isto existe)? Eu utilizo fuso trapezoidal de 15,2mm e obtenho resolução razoável para o que estimo. Mas o menino tulio vai usinar o quê?
- existe ainda a dúvida de sacrificar velocidade de operação, apenas pensando no sistema de tração, mas qual a velocidade esperada para usinar o quê?
- Finalmente, nosso menino pede aconselhamento sobre um driver ser/não ser funcional, mas para.....  ;pacienc:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vou lhe dar o mesmo conselho que me deram quando iniciei a montagem da minha máquina, muito bom conselho e caso eu esteja errado por favor quem puder ajudar ou aconselhar melhor sinta-se a vontade,...

Menino Ricardo, faço eco das suas palavras,  :ok:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... primeiro monte a estrutura da sua máquina, pórtico, as guias que vai trabalhar, depois de montada deixe a máquina bem alinhadinha , com tudo encaixado no lugar ai vc corre atrás de motores de passo que vai utilizar,...

eco... eco... eco...  :cher: :cher: :cher:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
...a gente corre o risco de fazer uma maquina que na hora atende as nossas necessidades, com o passar do tempo a gente pode dizer "puxa vida poderia ter feito diferente" meu caso,...

Caso de só 94,86% do pessoal que eu vejo frequentar este fórum,  :lingua:   Acredite, os 5,14% restantes já desistiram e hoje voltaram aos seus empregos de 'cartera assassinada'.  :notsei:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
...fazer uma maquina pensando ... ahhh só vou cortar mdf, ahhh vou fazer uma maquina para usinar aluminio, ahhh só para PP, etc. etc. eu acho que deveria pensar nisso tambem,...


Aqui o menino Marcão dá o pulo certo, afinal de contas estamos falando em usinar o quê?

Bem meninos, acho que o restante é conjectura... Como bem disse o Paizão "... não era intuito querer desmotiva-lo...", mas acho que se deve seguir um projeto bem definido, aliás... deve-se primeiro TER um projeto para seguir.

Entretanto e entre meios, espero que minhas linhas não causem antipatia ou discórdia,  :anjo:

Grande Abraço e Muito PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
 

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #6 Online: 04/08/13 - 17:34 »

tulioesteves

  • Visitante
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #7 Online: 04/08/13 - 17:48 »
Boas Pessoal,

bem agradeço imenso as vossas respostas...

Mas Ricardo olhe uma coisa quando fala de 15Kgf será 15Kgf por metro ou por cm é que é totalmente diferente:
15Kgf/m = 20831 Oz-in
15Kgf/cm = 208 Oz-in

Penso que se deve referir a Kgf/cm...???

Mas agora falando do material em que penso construir a estrutura da maquina...
Inicialmente tinha pensado construi-la em Acrílico de 10 ou 12mm...mas pedira-me uma pipa de massa por m2...
E como trabalho numa carpintaria tenho fácil acesso ao MDF...
E melhor que tudo tenho na carpintaria uma CNC profissional...
Uma Venture 3 da Homag...
Ou seja matérias como madeiras, MDF, Acrílicos poderia corta-los lá...
Ou seja iria desenhar as peças todas em CAD e depois iria cortar lá o meu brinquedo...por isso falei em MDF...
Mas facilmente posso mudar para contraplacado Marítimo...que penso que é mais resistente que o MDF...mas diferente de se trabalhar...

Agora se tive-se ferramentas e meios, iria fazer uma com estrutura em alumínio...
Deixo aqui uma pagina com uma construção que até arrepia na Austrália:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

 ?_21

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #7 Online: 04/08/13 - 17:48 »

Offline wender.hg

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 322
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #8 Online: 04/08/13 - 23:34 »
Amigo Túlio...
  Minha maquina tem exatamente essas dimensões que vc esta querendo fazer, uso um motor de 32kg no eixo Z um de 15Kg no Y e Z, minha maquina é tração por corrente e fuso trapezoidal. Corto nela até MDF de 15mm em dois passos e 9mm em um passo só, a uma velocidade de 1200mm. Estrutura toda em mdf.

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #8 Online: 04/08/13 - 23:34 »

tulioesteves

  • Visitante
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #9 Online: 05/08/13 - 10:26 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo Túlio...
  Minha maquina tem exatamente essas dimensões que vc esta querendo fazer, uso um motor de 32kg no eixo Z um de 15Kg no Y e Z, minha maquina é tração por corrente e fuso trapezoidal. Corto nela até MDF de 15mm em dois passos e 9mm em um passo só, a uma velocidade de 1200mm. Estrutura toda em mdf.

Agradeço a sua resposta concreta...Valeu Wender...

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #9 Online: 05/08/13 - 10:26 »

tulioesteves

  • Visitante
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #10 Online: 23/12/13 - 11:46 »
Boas,

Aos que me deram força - Valeu - abraço grande e Obrigado...
Aos que me deram desalento - Vão pra aquela parte...

então aqui estão algumas fotos do meu projeto - CNC em andamento...MDF 22mm...
A estrutura já está toda realizada...
área de trabalho - 100x85x8,5cm (X-Y-Z)
Ao fundo nas prateleiras pode-se ver os eixos trapezoidais que vou usar...com BallNuts (Porcas Anti Folga)...mandei vir da China...foi mais de Aduana do que o valor do material na origem...enfim Portugal com Impostos e merdas...

O Próximo passo será envernizar tudo...para tornar o MDF mais resistente...

Falta a Parte elétrica...vou comprar um Kit de Motores Nema 23 com Torque 425 oz-in + Placa Controladora + Fonte de alimentação...

Fresa uma da KRESS 800 FME...

Bem é tudo...
Boas Construções e Bom Natal...

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #10 Online: 23/12/13 - 11:46 »

Offline Maquete

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +24/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #11 Online: 23/12/13 - 12:55 »
Tulio,

Também sou português vivo no Rio de Janeiro e tudo o que sei tenho aprendido no fórum, Você poderia ter sido mais educado nas suas palavras com os colegas que te aconselharam, porque é muito comum querermos uma maquina e não saber por onde começar ou gastar dinheiro sem haver necessidade. De alguma forma todos te quiseram ajudar. ;pacienc: ;pacienc: Boas Festas!!!
Abs.
Maquete (Carlos Silva).

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #11 Online: 23/12/13 - 12:55 »

tulioesteves

  • Visitante
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #12 Online: 23/12/13 - 15:35 »
É que houve ai uns colegas que em vez de ajudar com as suas respostas...puseram-se tipo a apostar em como eu ira desistir da construção...
apenas por isso as minhas palavras...alias pode verificar isso no resto do tópico atras...

De resto também tenho muito que agradecer ao fórum...apreendi, pesquizei e etc muito neste e noutros semelhantes...
Apenas lhe tenho a agradecer...mas uma vez mais apenas aos que me deram força...

Bom Natal a todos....

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #12 Online: 23/12/13 - 15:35 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #13 Online: 23/12/13 - 16:08 »
Olá Túlio

Aqui mais um Português a intervir (rsrsrsrs)


A máquina de aspecto parece impecável , parabêns.

Agora analisando melhor as fotos ...

A parte chata... a minha primeira máquina fiz mais ou menos assim com essas medidas e com esse sistema de guias 25mm espessura cromado , lindo lindo  rsrsrsrs

O problema é que com o peso do eixo X mais o eixo Z , vai curvar a meio !!! dependendo do peso dos eixos e do material da guia , pode atingir 1 milimetro a 2 milimetros mais profundo no meio da tábua devido À curvatura !!!

Esta foi uma realidade que tive de conviver até conseguir comprar guias lineares com o respectivo Carro e colocá-las fixas na parede lateral , para trabalhos de cortes isso de curvar um pouco nao tem importancia pois mandando cortar um pouco mais profundo tudo bem ,a tabua de sacrificio está lá para este tipo de problemas , agora para fazeres gravações em superficies , litophane , trabalhos 3D, etc etc , aí a coisa já se torna intolerável .

Podes fazer um teste mesmo à mão sem os fusos deslocar os eixos Y e X mantendo o Z fixo e usando um PECLISS digital no lugar do Spindle ( concerteza conseguirás com algum engenho colocar temporariamente ) e começar num extremo e e acabar no outro extremo , e vais concerteza verificar este fenomeno que descrevi.

Um outro conselho , com 300 euros mandas vir do ebay.uk   um VFD + spindle 2.2kw arrefecido a agua , eu usava tupia , gastei uns 130 euros em tupias e tinha sempre um barulho infernal !!  Não falando da poeira que o arrefecimento a ar provoca !! Agora diminuiu para 1/3 o barulho e a poeira no ar.

Ainda vim aqui acrescentar a minha electronica è a ultima da página motores todos verdes : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login  como veio de fora da europa  tive de pagar quase 200 euros de impostos ...  tenta o ebay.es  ou direto no ebay.uk ...
 
De momento é só o que posso aconselhar...

De novo parabêns pelo teu trabalho até agora.

Portuga

Zé Vilhena

« Última modificação: 23/12/13 - 16:30 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #13 Online: 23/12/13 - 16:08 »

tulioesteves

  • Visitante
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #14 Online: 23/12/13 - 18:13 »
Ola Zé Vilelha,

agradeço as dikas...
em relação a curvatura...sim já tinha reparado...alias no inicio praticamente já sabia que ia existir...todos os matérias fazem mais ou menos flecha...principalmente sendo esbeltos...
tenho no eixo X 0.5mm neste momento....para o tipo de maquina que é em MDF está dentro das minhas tolerâncias...

com o tempo também tenho de fazer alguns upgrades...LOL...
agora estou com um orçamento apertado e foi o que se arranjou...
alias já tive uma derrapagem por causa dos Eixos Trapezoidais + Porca Anti Folga que mandei vir da china....e tive de pagar 100€ de custos aduaneiros que não tava a prever...

quando conseguir rentabilizar (monetariamente) a maquina penso em fazer-lhe alguns upgrades...aliás passar pra estrutura em alumínio...

e ai sim passar os eixos X e Y pra guias lineares apoiadas...

Deixo uma imagem em 3D da maquina...

Abraço...Bom Natal....

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #14 Online: 23/12/13 - 18:13 »

 

SiteLock