Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: receditas regionais- Sul Strudel de Queijo  (Lida 4578 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
receditas regionais- Sul Strudel de Queijo
« Online: 15/01/12 - 13:02 »
Strudel com sabor brasileiro
Descendentes de imigrantes húngaros do bairro Garibaldi, em Jaraguá, promovem festa gastronômica
Preparem o paladar, porque tem muita comida típica húngara para degustar neste domingo. Os visitantes são aguardados na comunidade Santo Estevão, no bairro Garibaldi, distante cerca de 18 quilômetros do Centro de Jaraguá do Sul, para a primeira Festa Catarinense do Strudel, organizada pelos descendentes de húngaros na cidade.

Um grupo de 30 mulheres se dedicou à produção de duas mil unidades de strudel durante 15 dias. O evento é organizado pela Associação Húngara de Jaraguá do Sul, Fundação Cultural e Prefeitura. A festa marca a arrancada para a comemoração dos 132 anos de fundação de Jaraguá do Sul, no dia 25 de julho.

A programação começa com missa na Igreja Santo Estevão, a mais antiga da cidade, construída em 1922. Depois tem as apresentações de danças, almoço, concurso do melhor strudel, apresentações culturais, atividades recreativas, folclóricas e baile, com acesso livre. O primeiro colocado do concurso receberá a faixa do rei ou da rainha do strudel. Os participantes que conquistarem até o terceiro lugar receberão troféus. Todos os participantes receberão certificados.

O escritor Sidnei Marcelo Lopes, co-autor do livro "Colônia Húngara no Jaraguá", integrante da comissão organizadora do evento, representando a Fundação Cultural, destaca que a preocupação é manter a autenticidade da festa. A idéia de lançar a festa se fortaleceu após a concessão do título de "Capital Catarinense do Strudel" a Jaraguá do Sul pela Assembléia Legislativa, em 2007.

( Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login )

SÔNIA PILLON | JARAGUÁ DO SUL
Strudel de queijo

INGREDIENTES

Massa

250 gramas de farinha de trigo e água morna com sal.

Recheio

1/2 quilo de queijo branco
200 gramas de nata
2 ovos
2 xícaras de açúcar
canela, baunilha e sal a gosto

Modo de preparo:

Para fazer a massa, coloque a água morna com um pouco de sal na farinha de trigo e mexa até que a massa fique no ponto (nem muito mole nem muito dura). Deixe descansar por uma hora. Sobre uma tolha ou pano, estique bem a massa com as mãos e corte as beiradas (que poderão ser utilizadas em sopa ou como nhoque).

Recheio

Amasse o queijo, misture os ovos, a nata (queijinho moído), açúcar, canela, baunilha e sal. Espalhe sobre a massa aberta e feche como um rocambole.
Com uma colher de açúcar misturada em 100 gramas de nata, pincele o strudel.
Asse por cerca de 45 minutos.
* Receita dos avós húngaros de Otília Demarchi, adaptada ao paladar brasileiro.

fonte: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 15/01/12 - 13:05 por Ednei »

Clube CNC Brasil

receditas regionais- Sul Strudel de Queijo
« Online: 15/01/12 - 13:02 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:receditas regionais- Sul Strudel de Queijo
« Resposta #1 Online: 15/01/12 - 23:46 »
 Coisa maravilhosa strudel ,frango assado e maionese de batatas e a cerveja almoço 100% colesterol,sempre tenho um no frezzer,realmente esta localidade  merece o titulo  Capital Catarinense do Strudel a varias famílias que fasem e vendem diretamente em casa e fornecem para restaurantes  eu tenho duas tias que fasem para vender ,Estou morando a uns 7 Km desta comunidade Santo Estevão , só que eu morro em Corupá cidade vizinha semana passada teve uma dessas festas de rei do tiro aqui no Salão do bairro que e bem tipico Alemão e  antigo,a festa acontece 4 vezes ao ano o vencedor do torneiro de tiro fás a festa no ano seguinte ,a festa começa logo apos ao meio dia a pessoa paga R$ 15,00 chopp livre ,comida strudel carnes doces fartura ,se o cara aguenta  tem o baile a noite ,ano passado teve um Rei que e empresario deixou tudo Free menos a bebida a noite no baile tinha gente para lotar dois salões :) :)
 Ednei ai em Blumenau também imagino que dever ter este tipo festa?
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:receditas regionais- Sul Strudel de Queijo
« Resposta #1 Online: 15/01/12 - 23:46 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:receditas regionais- Sul Strudel de Queijo
« Resposta #2 Online: 16/01/12 - 12:11 »
existe as festas de rei do tiro e bolão, mas o strudel limita-se a fronteira de jaraguá, acredite, eu só fui conhecer strudel depois que fui pra namorar em jaraguá, tá na hora de ir novamente em uma festas dessas...

Clube CNC Brasil

Re:receditas regionais- Sul Strudel de Queijo
« Resposta #2 Online: 16/01/12 - 12:11 »

 

SiteLock