Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente  (Lida 8239 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Linghston

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Online: 06/07/16 - 20:19 »
Olá amigos,
Quero compartilhar com todos vocês a montagem da minha primeira CNC 4 eixos  para corte de isopor. Este projeto começou a tomar vida e forma a uns 08 meses quando resolvi criar meus próprios aeromodelos em Depron. Já que não aguentava mais remendar meus “aéreos” depois de tantas lenhas rsrsrs ou fazer no braço as peças de reposição. O curioso é que quando busquei informações sobre este tipo de CNC, não achei que seria  tão legal o processo como um todo, deste da concepção da ideia, passando pela criação do projeto (desenhando)usando as diversas ferramentas até ver finalmente a peças pronta... e mais excitante ainda é a própria construção da CNC em si. Pessoal vocês não fazem ideia de como estou ansioso para ver ela trabalhando!!!rsrsrs Estou muito feliz por poder compartilhar com vocês esta minha experiência e desafio, pois sou iniciantes neste campo e a ansiedade  é muito grande de poder vê-la terminada e funcionado como tantas outras que vi na net!!  Para chegar no modelo deste projeto, eu pesquisei bastante, muito mesmo, tudo que podia para ver os pros e contras de cada modelo que encontrei... sempre pensando que, deveria começar com um projeto mais fácil, sem muita complexidade onde eu poderia fazer sem muito grau de dificuldade e onde o custo pelo menos da estrutura não iria pensar tanto, já que a parte eletrônica e software a gente não tem como correr muito dos preços ne... com certeza boa parte de vocês já devem conhecer este projeto, e com certeza isto poderá ser de grande ajuda para mim. A medida que for evoluindo o projeto vou postando as fotos aqui neste tópico, como tenho tempo só para mexer neste projeto nos fins de semana vai demorar um pouco as postagens,  espero que você tenham paciência comigo e com minha inexperiência de principiante... Espero poder contar com a ajuda de todos.
Bom mas chega de bla....bla...bla.. e vamos ao que interessa...

O Projeto

Clube CNC Brasil

Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Online: 06/07/16 - 20:19 »

Offline ZEZEPINOTTI

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #1 Online: 31/07/16 - 18:49 »
Olá colega, boa noite. Também estou tentando fazer uma máquina dessas, a parte estrutural já está toda pronta, agora vou começar instalar os motores e os fusos que estou fazendo com barra roscada pelo valor que é bem menor. Você sabe que software é o melhor para usar nela?
Assim que conseguir vou enviar umas fotos da minha também.

Clube CNC Brasil

Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #1 Online: 31/07/16 - 18:49 »

Offline Linghston

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #2 Online: 01/08/16 - 17:32 »
Olá ZEZEPINOTTI boa noite, legal saber que tem mais alguém encarando este desafio, isto é muito bom e estimulante, pois será uma oportunidade para troca de experiência e ajuda. Mas respondendo sua pergunta, eu vou usar o Mach3 para comandar a CNC, o FoamWorks 4.0 para gerar o GCode e o CorelDRAW / Artcam para criar os projetos . Ainda sou muito novo na área, ainda tenho muito que aprender, então não posso lhe passar muito informação técnica, acho que vamos aprender juntos... Mas fique a vontade para perguntar alguma coisa, pois caso eu saiba terei o maior prazer em compartilhar com você e com quem mais precisar. Tenho vasto material de pesquisa sobre este assunto e ainda continuo pesquisando, estudando para aprender.
Abraços

Clube CNC Brasil

Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #2 Online: 01/08/16 - 17:32 »

Offline Linghston

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #3 Online: 01/08/16 - 17:37 »
Olá pessoal, desculpe a demora em colocar as primeiras fotos do meu projeto, mas vejam o inicio de tudo, irei acrescentar outras a medida que for evoluindo o projeto.

Clube CNC Brasil

Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #3 Online: 01/08/16 - 17:37 »

Offline Lutz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1044
  • Total Likes: +81/-27
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #4 Online: 01/08/16 - 18:05 »
Olá Linghston!!!
Parabéns pela iniciativa!!!
Só dando um pitaco, já que também pretendo futuramente construir uma cnc...Acho que os trilhos telescópicos que você comprou, são do tipo light, ou seja um trilho menos robusto, que pode te gerar folgas logo, logo. Não sei também quanto de precisão você vai precisar... só um comentário mesmo...vou acompanhar a evolução!!!
Abraço e boa sorte!!!
Vilson Lutz

Clube CNC Brasil

Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #4 Online: 01/08/16 - 18:05 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #5 Online: 01/08/16 - 18:32 »
Amigo;
preste atenção para usar as guias a 90 graus do que aparece no esboço da primeira postagem, pois usando-as ao contrário do que são usadas nas gavetas, com certeza não terá uma rigidez suficiente e nem segurança.Veja detalhes pesquisando sobre outros projetos que as usam.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #5 Online: 01/08/16 - 18:32 »

Offline Linghston

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #6 Online: 01/08/16 - 19:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo;
preste atenção para usar as guias a 90 graus do que aparece no esboço da primeira postagem, pois usando-as ao contrário do que são usadas nas gavetas, com certeza não terá uma rigidez suficiente e nem segurança.Veja detalhes pesquisando sobre outros projetos que as usam.

Creocad

Muito obrigado amigo Creocad pela sua orientação, ela é muito importante para que meu aprendizado seja correto e para a evolução do projeto seja o mais perfeito possível. Vou sim seguir seu conselho e sua dica. ?_18
Abraços

Clube CNC Brasil

Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #6 Online: 01/08/16 - 19:41 »

Offline ZEZEPINOTTI

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #7 Online: 01/08/16 - 19:43 »
 Linghston, boa noite. Concordo com o Creocad, a minha eu fiz com corrediças de gavetas, apesar de não estar pronta, achei que ficou fraca, dei uma reforçada nela. Até agora não tirei nenhuma foto, vou ver se tiro umas e posto aqui.

Clube CNC Brasil

Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #7 Online: 01/08/16 - 19:43 »

Offline Linghston

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #8 Online: 01/08/16 - 20:03 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá Linghston!!!
Parabéns pela iniciativa!!!
Só dando um pitaco, já que também pretendo futuramente construir uma cnc...Acho que os trilhos telescópicos que você comprou, são do tipo light, ou seja um trilho menos robusto, que pode te gerar folgas logo, logo. Não sei também quanto de precisão você vai precisar... só um comentário mesmo...vou acompanhar a evolução!!!
Abraço e boa sorte!!!

Boa noite meu amigo Lutz, fiquei muito feliz e muito motivado por suas palavras. Sua dica sobre os trilhos realmente é algo novo para mim, não sabia sobre esta classificação de trilhos... legal!!! Este meu projeto, além de ser uma realização, estou usando ele como um laboratório para adquiri conhecimentos em todo o processo sobre CNC deste da parte mecânica a eletrônica passando pelos software que são utilizados, desenvolvimentos dos projetos de corte. Visando me preparar para um projeto audacioso, vamos dizer mais profissional num futuro próximo. O objetivo principal desta CNC será para cortar peças em Depron para usar na montagem dos meus aeromodelos, os cortes em depron que vi na net usando este tipo de CNC, ficou muito bom, o que me levou a pensar que a folga que os trilhos podem gerar não vão ser tão prejudiciais assim durante os cortes, Mas mesmo assim vou pesquisar mais sobre eles, os trilhos, e se for o caso quando minha CNC estiver cortando, precisar estarei pronto a substitui-los por outros melhores. Mas estou muito satisfeito por seu comentário e por sua atenção, obrigado mesmo amigo, de coração por suas palavras.
Abraços  ?_18

Clube CNC Brasil

Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #8 Online: 01/08/16 - 20:03 »

Offline Linghston

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #9 Online: 01/08/16 - 20:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Linghston, boa noite. Concordo com o Creocad, a minha eu fiz com corrediças de gavetas, apesar de não estar pronta, achei que ficou fraca, dei uma reforçada nela. Até agora não tirei nenhuma foto, vou ver se tiro umas e posto aqui.

Ok, Zezepinotti, toda ajuda, dica e sugestões são bem vindas, principalmente neste inicio de caminhada onde temos pouca experiência e conhecimento sobre tudo. Fico muito agradecido.
Abraços

Clube CNC Brasil

Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #9 Online: 01/08/16 - 20:09 »

Offline gilberto_glp

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 414
  • Total Likes: +18/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • calaboca e me beija!
  • Sexo: Masculino
Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #10 Online: 14/09/16 - 12:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa tarde, vc em esse projeto pra me enviar.caso seja possivel?
Olá amigos,
Quero compartilhar com todos vocês a montagem da minha primeira CNC 4 eixos  para corte de isopor. Este projeto começou a tomar vida e forma a uns 08 meses quando resolvi criar meus próprios aeromodelos em Depron. Já que não aguentava mais remendar meus “aéreos” depois de tantas lenhas rsrsrs ou fazer no braço as peças de reposição. O curioso é que quando busquei informações sobre este tipo de CNC, não achei que seria  tão legal o processo como um todo, deste da concepção da ideia, passando pela criação do projeto (desenhando)usando as diversas ferramentas até ver finalmente a peças pronta... e mais excitante ainda é a própria construção da CNC em si. Pessoal vocês não fazem ideia de como estou ansioso para ver ela trabalhando!!!rsrsrs Estou muito feliz por poder compartilhar com vocês esta minha experiência e desafio, pois sou iniciantes neste campo e a ansiedade  é muito grande de poder vê-la terminada e funcionado como tantas outras que vi na net!!  Para chegar no modelo deste projeto, eu pesquisei bastante, muito mesmo, tudo que podia para ver os pros e contras de cada modelo que encontrei... sempre pensando que, deveria começar com um projeto mais fácil, sem muita complexidade onde eu poderia fazer sem muito grau de dificuldade e onde o custo pelo menos da estrutura não iria pensar tanto, já que a parte eletrônica e software a gente não tem como correr muito dos preços ne... com certeza boa parte de vocês já devem conhecer este projeto, e com certeza isto poderá ser de grande ajuda para mim. A medida que for evoluindo o projeto vou postando as fotos aqui neste tópico, como tenho tempo só para mexer neste projeto nos fins de semana vai demorar um pouco as postagens,  espero que você tenham paciência comigo e com minha inexperiência de principiante... Espero poder contar com a ajuda de todos.
Bom mas chega de bla....bla...bla.. e vamos ao que interessa...

O Projeto
boa tarde, vc tem esse projeto pra me enviar. qual o custo dessa maquina?
« Última modificação: 14/09/16 - 12:40 por gilberto_glp »

Clube CNC Brasil

Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #10 Online: 14/09/16 - 12:38 »

Offline Elvis Campi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 501
  • Total Likes: +28/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sempre em frente
  • Sexo: Masculino
Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #11 Online: 14/09/16 - 13:04 »
pessoal pequizem por guias de de 12 ou 16 mm para o casa dessas maquinas são guias lineares com base de aluminio que falcilmente vcs encontra no mercado e vai dar um bom resultado  ?_26 ?_26 ?_26
E.F.C sempre em frete não tenho nada a perde

Clube CNC Brasil

Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #11 Online: 14/09/16 - 13:04 »

Offline gilberto_glp

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 414
  • Total Likes: +18/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • calaboca e me beija!
  • Sexo: Masculino
Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #12 Online: 14/09/16 - 13:50 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
pessoal pequizem por guias de de 12 ou 16 mm para o casa dessas maquinas são guias lineares com base de aluminio que falcilmente vcs encontra no mercado e vai dar um bom resultado  ?_26 ?_26 ?_26
sabe me dizer onde compro o projeto?

Clube CNC Brasil

Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #12 Online: 14/09/16 - 13:50 »

Offline Elvis Campi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 501
  • Total Likes: +28/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sempre em frente
  • Sexo: Masculino
Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #13 Online: 15/09/16 - 07:21 »
pesquina no mercado livre guias lineares vai achar uma imensa variedade alguma vai ti atender ?_26 ?_26 ?_26 ?
E.F.C sempre em frete não tenho nada a perde

Clube CNC Brasil

Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #13 Online: 15/09/16 - 07:21 »

Offline ZEZEPINOTTI

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #14 Online: 22/09/16 - 21:24 »
Boa noite pessoal. Terminei a minha CNC quatro eixos, comecei fazer as configurações. To apanhando pra caramba, estou tentando configurar o Mach3 com a tela CNC FOAM, mas os botões de um dos eixos não funciona nem com reza.
Alguém sabe me dizer o que pode ser?

Clube CNC Brasil

Re:Meu primeiro projeto CNC 4 eixos de Fio Quente
« Resposta #14 Online: 22/09/16 - 21:24 »

 

SiteLock