Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO  (Lida 4371 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline peressin

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Online: 16/03/15 - 20:09 »
Boa noite pessoal,

Estou construindo uma Router CNC com área útil de 400 mm x 300 mm como projeto de graduação para a faculdade, realizei o projeto e comprei todas as peças para a montagem da maquina. Para movimentação dos eixos estou utilizando:

- 3 Drives TB6560 (chineses);
- 3 Motores de passo KALATEC 15 kg.cm;
- Arduino + GRBL para controle;
- Fonte 24VCC 15A.

Montei a eletrônica para testar e ao efetuar os testes (considerando fuso com passo de 3 mm) tive uma grande frustração, pois não consegui obter uma aceleração superior a 100mm/s², mesmo com os motores rodando em vazio (sem carga e desacoplados)...Vi alguns videos que outros membros postaram utilizando valores de velocidade em 9000 mm/s e acelerações acima dos 1000 mm/s².

Efetuei vários testes com diferentes modo de controle (1, 1/2, 1/4, 1/8 passo). Consegui jogar valores altos para a velocidade, como por exemplo 8000 mm/s, porém ao definir valores de aceleração acima de 100 mm/s² os motores travam e fazem um ruído anormal (perda de passo)...

Gostaria de contar com a ajuda de vocês para resolver o problema!

Grato pela colaboração!

Clube CNC Brasil

VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Online: 16/03/15 - 20:09 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #1 Online: 16/03/15 - 20:55 »
Olá menino Leonardo

Muita calma nesta hora...  Vamos rever os dados que tu postou...

-> 100mm/s = 6000mm/min era o que tu pretendia, correto?

-> Tu diz ter visto alguém postando um vídeo com 9000mm/s? Isto dá 540m/min????

Explica passo a passo as medidas que tu está postando e/ou eu estou entendo errado e podemos ver o que a tua cria pode render, tudo bem?

Obs.: Quando tu diz que os motores travam e fazem um barulho anormal, é muito provável que tenham 'estolado'. Confesso que não lembro no momento a tradução correta para este termo, mas significa que ele não consegue manter o giro. (Peço ajuda aos universitários neste ponto,  :lingua: )

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Minha área de desenvolvedor no Clube: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login (Mail e Skype chat)
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
 

Clube CNC Brasil

Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #1 Online: 16/03/15 - 20:55 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #2 Online: 16/03/15 - 23:18 »
Acho que ao invés de construir uma CNC deveria entrar para uma escuderia de F-1... ?_1 ?_1 ?_1

100 mm/s é uma velocidade que só máquinas industriais conseguem e olha que são bem poucas.

Com esses Driver, eletrônicas,Motores, etc. e tal, se conseguir uma velocidade de 33mm/s pode mandar rezar uma missa para  agradecer a Deus esta ajuda Divina...

Só faltou você informar que tipo de movimentação vocE está utilizando, correias, cremalheiras, fusos, etc.

Edson

« Última modificação: 16/03/15 - 23:20 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #2 Online: 16/03/15 - 23:18 »

Offline peressin

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #3 Online: 16/03/15 - 23:35 »
Nossa, errei pessoal...as unidades são metros/minuto e não metros/segundo....m/min...

Clube CNC Brasil

Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #3 Online: 16/03/15 - 23:35 »

Offline peressin

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #4 Online: 17/03/15 - 03:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Acho que ao invés de construir uma CNC deveria entrar para uma escuderia de F-1... ?_1 ?_1 ?_1

100 mm/s é uma velocidade que só máquinas industriais conseguem e olha que são bem poucas.

Com esses Driver, eletrônicas,Motores, etc. e tal, se conseguir uma velocidade de 33mm/s pode mandar rezar uma missa para  agradecer a Deus esta ajuda Divina...

Só faltou você informar que tipo de movimentação vocE está utilizando, correias, cremalheiras, fusos, etc.

Edson


Desculpa, confundi as unidades..o correto eh metros/minuto.

Estou usando fusos trapezoidais de aço 1045, com passo 3mm. Porem nos testes eu rodei o motor em vazio (mas com essa configuração de step/mm).

Clube CNC Brasil

Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #4 Online: 17/03/15 - 03:49 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #5 Online: 17/03/15 - 08:27 »
Leonardo,

Vou chutar e se eu errar me acorrege ... ahahaa :D

Tu diz que esta usando arduino, creio eu que foi tu quem projetou e programou ?! ... ???

Se eu estiver certo, atente p/ a largura do pulso de step que este arduino está enviando p/ os drivers pois precisam ser muiiiiito rápidos, se forem lentos vai acontecer isto que tu descreve...  ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #5 Online: 17/03/15 - 08:27 »

Offline peressin

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #6 Online: 17/03/15 - 08:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Leonardo,

Vou chutar e se eu errar me acorrege ... ahahaa :D

Tu diz que esta usando arduino, creio eu que foi tu quem projetou e programou ?! ... ???

Se eu estiver certo, atente p/ a largura do pulso de step que este arduino está enviando p/ os drivers pois precisam ser muiiiiito rápidos, se forem lentos vai acontecer isto que tu descreve...  ?_26

Bom dia,

Estou utilizando o GRBL, a largura do pulso está 10 usec, você acha esse valor baixo? Lembrando que estou utilizando um drive TB6560 made in china...esses drives funcionam bem?

Obrigado!

Clube CNC Brasil

Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #6 Online: 17/03/15 - 08:31 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #7 Online: 17/03/15 - 12:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Desculpa, confundi as unidades..o correto eh metros/minuto.

...

Creio que ainda está confundindo: metro por mminuto conforme você informou seria 100 (Cem) metros por minuto, esta velocidade seria um pouco menor que o record Olímpico dos 100 metros. impossível uma CNC atingir se que 10% dessa velocidade.

Creio, estou dando um chute que não é do meu perfil, que você está querendo informar que a velocidade é de 100 milímetros (e não metros) por minuto (e não por segundo).

Mac., seria melhor ele esclarecer com maiores detalhes o projeto antes de tentar qualquer tipo de ajuda, pois, vai "embananar" mais ainda. ?_1 ?_1 ?_1

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #7 Online: 17/03/15 - 12:34 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #8 Online: 17/03/15 - 13:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Creio que ainda está confundindo: metro por mminuto conforme você informou seria 100 (Cem) metros por minuto, esta velocidade seria um pouco menor que o record Olímpico dos 100 metros. impossível uma CNC atingir se que 10% dessa velocidade.

Creio, estou dando um chute que não é do meu perfil, que você está querendo informar que a velocidade é de 100 milímetros (e não metros) por minuto (e não por segundo).

Mac., seria melhor ele esclarecer com maiores detalhes o projeto antes de tentar qualquer tipo de ajuda, pois, vai "embananar" mais ainda. ?_1 ?_1 ?_1

Edson




Exatamente  :ok:

Menino Leonardo, por gentileza poste novamente teu texto inicial corrigindo as velocidades e se possível descreva melhor teu projeto pois quanto mais informação postar mais fácil será chegar nas soluções.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Minha área de desenvolvedor no Clube: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login (Mail e Skype chat)
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #8 Online: 17/03/15 - 13:24 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #9 Online: 17/03/15 - 13:29 »
Leonardo, eu acho que vc está dando uma importância exagerada à questão velocidade...
Ou vc desencana ou vai continuar frustrado..    ?_1 ?_1

Velocidade em uma máquina é importante mas não é tudo... tem, por exemplo, a questão repetibilidade...  isto é talvez mais importante que velocidade...

Mesmo que vc consiga a melhor eletrônica do mundo ainda vai se sentir frustrado, pois este fuso aí que vc pretende usar não tem uma boa performance e vai limitar em muito esta questão velocidade...

Mesmo que vc resolva a questão do fuso ainda vai encontrar outros fatores limitantes... ou seja, sua frustração vai perdurar ainda por muito tempo a nãos ser que vc desencane...  velocidade numa máquina não é tudo..

Pronto!!!...  agora resolveu todas as questões físicas que limitavam a velocidade e vc tem agora uma Ferrari das CNCs....  é....
Só que a questão velocidade ainda vai continuar limitada pelas ferramentas de corte...  se aumentar em muito, elas quebram..

A não ser que vá usinar isopor....

Percebe?...  alguma limitação sempre vai existir...  e são muitas, se considerarmos que cada material exige uma velocidade máxima para ser usinado.. se ultrapassar esta velocidade vc irá danificar sua ferramenta além, talvez, do próprio material que está sendo usinado...

Então desencana, cara...   deixa a velocidade pra lá e cuida de outros detalhes talvez mais importante que isto...

Abraços...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #9 Online: 17/03/15 - 13:29 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #10 Online: 17/03/15 - 18:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia,

Estou utilizando o GRBL, a largura do pulso está 10 usec, você acha esse valor baixo? Lembrando que estou utilizando um drive TB6560 made in china...esses drives funcionam bem?

Obrigado!

Leonardo,

O mach3 regula o pulso de 1 a 5uS portanto acho 10uS um pouco alto porem não creio que seja somente isto ?!

Mas em anexo segue a forma de onda que precisa ter no pulso de step, tente fazer a inversão do pulso que também tem influencia ... quando eu estava projetando meu driver eu estava bem afiado nestes valores e formatos agora estou com o fio meio gasto, corta só batata crua ... ahahaaa :D :D :D

Nota: O valor 1 a 5uS é o tempo máximo que o pulso está ativo e não o tempo total da onda pois este varia de acordo com a velocidade (frequência).
« Última modificação: 17/03/15 - 18:11 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #10 Online: 17/03/15 - 18:09 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #11 Online: 17/03/15 - 18:12 »
Eu fiz bastante Step na academia e media o meu pulso durante o exercício... Mas também não lembro quanto era, hihihihih.....


Tá bom, fui....  ?_5

Clube CNC Brasil

Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #11 Online: 17/03/15 - 18:12 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #12 Online: 17/03/15 - 21:08 »
falando em step e velocidade e vi um Stepway da renault andando a uns 140Km/h
 :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:



Com motores de 15kg e fuso de 3mm de passo, chegando a 5m/min já é uma velocidade alta. Como diz o Edu, esqueça a velocidade e se detenha no que realmente importa.

Minha máquina com fuso de esfera, guias lineares, motor de 42kg, drive etc. etc... limitei a velocidade dela a 5m/min pois não tenho necessidade de usar mais do que isso. nos testes cheguei a 14m/min mas não uso pois como diz o Edu a ferramenta limita a velocidade. Claro que para deslocamento a vazio ( G0 ) a velocidade alta é bom, mas se tiver velocidade e não otimizar os programas de corte de nada adianta ter velocidade. Para ter idéia do que é melhor, tenho um exemplo prático, aconteceu comigo. Uma empresa daqui que tem centro de usinagem importado da Itália me pediu para fazer umas peças pois eles não estavam dando conta. eram peças simples, apenas alguns riscos no mdf. Pois bem na minha máquina que anda a 5m/min eu fazia a peça em 4minutos e 50segundos. No centro de usinagem dele que chega a 20m/min ou 25m/min faziam a mesma peça em 7 minutos e 30 segundos. Nenhuma mágica, apenas otimização de percurso.

Velocidade não é tudo.

Lembre-se

devagar se vai longe
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #12 Online: 17/03/15 - 21:08 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #13 Online: 17/03/15 - 21:27 »
Tão vendo como é ? Não adianta eu dar exemplos, ser correto, só falar serio, me preocupar com as pessoas ... ou seja, ser um gentleman pois nada disto adianta, estes moderadores do clube só aprendem coisa ruim e não sei com quem?! ...  ??? ??? ??? ???
« Última modificação: 17/03/15 - 21:28 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #13 Online: 17/03/15 - 21:27 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #14 Online: 17/03/15 - 21:32 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tão vendo como é ? Não adianta eu dar exemplos, ser correto, só falar serio, me preocupar com as pessoas ... ou seja, ser um gentleman pois nada disto adianta, estes moderadores do clube só aprendem coisa ruim e não sei com quem?! ...  ??? ??? ??? ???

Senti um cutucão, hihihihi.... No OMBRO!  :anjo:

Clube CNC Brasil

Re:VELOCIDADE - FRUSTRAÇÃO
« Resposta #14 Online: 17/03/15 - 21:32 »

 

SiteLock