Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Pessoal isso é possível?  (Lida 1292 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline mastercv

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Pessoal isso é possível?
« Online: 17/08/09 - 23:31 »
Antes de começar a estudar sobre cnc tenho uma grande duvida para um projeto que surgiu.

Imaginemos vários tubos de perfume, alguns pequenos outros maiores os quais precisam serem enchidos com perfume.

Seria possivel que numa bancada em linha 10 vidros num tamanho X ao lado mais uma fileira num tamanho Y, e assim sucessivamente.

Ao inves de usar uma maquina para corte, usaria uma agulha e para cada vidro essa agulha teria que entrar dentro do vidro até uma certa altura tendo em vista que seria vários tamanhos de vidros.
Teria que ter um rele na mangueira da agulha para liberar e prender o liquido sobre X tempo até encher o vasilhame.

Isso tudo é possível numa cnc? controlar a distancia exata, a altura que agulha irá entrar etc? Alguem poderia me dar uma base de preço para fazer isso?

Clube CNC Brasil

Pessoal isso é possível?
« Online: 17/08/09 - 23:31 »

fcamargo

  • Visitante
Re: Pessoal isso é possível?
« Resposta #1 Online: 17/08/09 - 23:42 »
possivel é..
pratico?
nào acredito..

acho que um controle pneumatico pra isso é mais rápido, masi limpo e mais eficiente no mode geral..
até pro que nào precisa de varios vidro numa base.. e sim uma esteira..
já tive a oportunidade de ver uam envasadora de bebidas funcinando e instalei o painel dela a uns 10 anos..

o principio é o mesmo pra envasar perfume pelo que posso ver.. uma esteira alimentadora (rolante) um guia pra encaminhar os frascos.. pode ser regulado de acordo com a altura de cada um..
um injetor rotativo.. com uma "agulha" que na verdade é um tubo de inox.. a meia volta no eixo do envasodor.. é o suficiente pra o envase.. visto que na verdade 2 tubos entran no frasco.. um do envase e outro de respiro.. que retira o exesso de liquido.. garantindo assim sempre a mesma quantidade em cada frasco na linha de enavasse..
hoje com PICs e controles de velocidades nos motores acredito que nào seja o bicho montar uma envasadora (mesmo que de uso mais simples,, mas bem ágil..

pesquise mais.. e pergunte qualquer estamos ai..

e eu nào sou o dono da verdade.. só um curioso..

Clube CNC Brasil

Re: Pessoal isso é possível?
« Resposta #1 Online: 17/08/09 - 23:42 »

Offline mastercv

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Pessoal isso é possível?
« Resposta #2 Online: 18/08/09 - 13:08 »
Na verdade essa foi minha primeira idéia cara, mas alguns problemas vieram e tive que descarta-la..

Preciso de algo muito preciso, pois o bocal seria de no maximo 2 mm, teria que ser numa base quadrada onde a maquina trabalharia num espaço pequeno como numa CNC mesmo.

Seria vários tipos de vidros bom bocais diferentes por isso a precisão de uma CNC.

Sua idéia é ótima, pensei nela tb , mas para isso acho que seria um pouco inviável.

Clube CNC Brasil

Re: Pessoal isso é possível?
« Resposta #2 Online: 18/08/09 - 13:08 »

Offline mastercv

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Pessoal isso é possível?
« Resposta #3 Online: 18/08/09 - 13:09 »
Imagine uma placa de 1x1 m de circuito, onde uma CNC "soldaria" resistir por resistor em determinados lugares.

preciso dessa precisão.

Alguem teria uma luz, quanto me cobrariam para isso?

Clube CNC Brasil

Re: Pessoal isso é possível?
« Resposta #3 Online: 18/08/09 - 13:09 »

fcamargo

  • Visitante
Re: Pessoal isso é possível?
« Resposta #4 Online: 18/08/09 - 17:09 »
circuitos em malha aberta.. nào exite 100% de certeza nunca..

o que temos é a capacidade de aproximar e contornar pequenos desvios..
um arouter com motores de passo, temo de garantir muito a mecanica e a eletronica pra poder falar que ela vai operar perto 100% de segurança

o posicionamente.. e a repetibilidade de uma mesa assim.. pra ter 100% de garantia', que eu conheça só com encoders...

mas é possivel chegar perto de um mundo ideal com motores de passo e mum mecanica bem apurada..

Clube CNC Brasil

Re: Pessoal isso é possível?
« Resposta #4 Online: 18/08/09 - 17:09 »

Offline jacksonrb

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 35
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Pessoal isso é possível?
« Resposta #5 Online: 18/08/09 - 20:03 »
mastercv,
Por favor desconside meu atual fracasso com minha cnc, nao leia meu topico...rs (eu nao seria no momento a pessoa mais confiavel pra dar uma opniao..rsss).
Trabalhei numa empresa que fazia montagem de modulo de memoria e alguns outros circuitos. Pra vc ter uma ideia, 2mm era o tamanho do nucleo do circuito, que tinham mais ou menos 50 a 60 pontos de solda dentro destes 2mmx2mm.

Mas mesmo pra precisoes menos absurdas, como montagem de componentes SMD o sistema é sempre parecido (as maquinas se chama "pick and place" para SMD ou "Die Bonder" para soldagem de dies caso vc queira dar uma olhada no google).
O funciomento basico delas é baseado em motores de passo, fusos, etc, como uma CNC, porem com uma resolução bem grande, o seja, cada passo do motor é equivalente 0,000"necessidade" de movimento minimo. Mas uma das caracteriscas que garantem a precisao é a utilizaçao de cameras com reconhecimento de imagem. Essas cameram buscam um padrão, no caso de um pad de solda é um circulo ou um quadrado. Entao a maquina se move o mais rapido possivel ate o local, "olha" a imagem e corrige variações. Hoje esse tipo de tecnologia ja nao é tao da NASA assim, tem no youtube um cara que fez isso pra jogar guitar hero, ele filma a tela e ativa umas solenoides pra tocar a guitarra. Uma causa bem menos nobre do que o seu projeto..rsss

Mas independentemente do sistema, existe uma caracteristica que é a montagem de um padrão, como se fosse uma matriz. Se a maquina souber (e vc puder garantir) dimensoes dos seus tubos a serem envasados e distancia entres eles, a repetitibilidade pode entrar na tolerancia aceitavel.
Caso vc use esses frascos em linha devidamente posicionados dentro de algum tipo de suporte, ou seja, nao "soltos" numa esteira simplesmente contando com o acaso para eles estarem alinhados, creio que vc possa ter sucesso com sensores opticos, num ponto definido é interrompido um feixe de IR ou laser que inibirá o proximo passo do motor, inibir pq mesmo que o software "ache" que nao chegou no lugar certo, a maquina vai dizer, "sim, cheguei no ponto certo" isso gera uma interrupção que da sequencia no proximo passo que é a injeçao do liquido. Ai a precisão da sua maquina será a esteira (junto com seu mecanismo para interromper o sinal), o encaixe do tubo na esteira e a uniformidade do vidro em si.

Cara, ja vi maquinas desse tipo funcionando até sem motor de passo, utilizando servo motores ou ate motores continuos, que sabendo a inercia dele no equipamento, era possivel compensar a parada com ajuste dos sensores opticos (nesse caso laser, dado a largura do feixe de luz e precisao do receptor).

Não conheço muito bem softwares de CNC, nao sei se da pra trabalhar com eles considerando que a "mesa" é infinita como sera numa esteira.
Todo serviço desse tipo que já fiz foi utilizando PLC.

Outro ponto importante é que quanto mais peças moveis, mais problemas com precisão, entao acho muito melhor a esteira andar do que o portico. Veja, é mais facil vc anular a vibraçao de uma mesa bem fixa no chao que move uma esteira relativamente leve do que um braço com dimensoes limitadas se movendo com toda a parafernalha que vc vai precisar (tubo injetor, mangueiras, solenoides, etc) lembrando que a solenoide nao podera ficar muito longe "agulha" pq vc terá que ter um medidor de vazão para saber a quantidade de liquido injetado pro caso de haver retorno de ar na mangueira ou uma bolha causado pela solenoide o medidor tem que estar depois da bolha de ar pra vc nao enxer o frasco com vento (espero que nao seja cerveja, senao vai comprar briga com mta gente..rss)
Nossa, desculpe, acho que me empolguei..rsss espero que alguma coisa disso tudo te sirva pra algo.
E se alguem notar alguma besteira que eu disse por favor me corrijam

Abraços

Clube CNC Brasil

Re: Pessoal isso é possível?
« Resposta #5 Online: 18/08/09 - 20:03 »

Offline jacksonrb

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 35
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Pessoal isso é possível?
« Resposta #6 Online: 18/08/09 - 20:28 »
Ah.. esqueci de algo
Vi uma vez um troxo muito louco numa maquina alemã:

Imagine dois atuadores lineares (pneumaticos ou eletricos) que prensem o frasco embaixo do injetor.
algo assim:

---(  )--- (vista superior).
Se os "parenteses" forem peças de um formato que consiga "abraçar" perfeitamente o frasco, o proprio ato de segurar o frasco já vai alinha-lo. Isso se o frasco for cilindrico mesmo, fica perfeito, pq se o posicionamento nao ficar correto, enquanto os atuadores vao se aproximando do frasco, eles vao empurrando o mesmo para o centro.
Outro sistema é um utilizado para recarga automatica de munição, nesse caso, o frasco cai em um "furo padrao", e ai a prensa desce, ou o frasco, dentro do buraco, sobe.

Opçoes tem varias, vai depender de quanto vc pretende investir e da velocidade da linha.

Agora prometo que paro...rssss

Clube CNC Brasil

Re: Pessoal isso é possível?
« Resposta #6 Online: 18/08/09 - 20:28 »

 

SiteLock