Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Projeto Raranda - com fotos  (Lida 16742 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #15 Online: 14/08/08 - 14:56 »
Já estou indo para a Radial Leste. Pode ser o Extra ao invés do Carrefour?
 
Qual o nome da escola?

Não é a "pombos" não né?

Foi lá que voce aprendeu?

Vou esperar por voce, espero que seja mais breve do que o inicio do curso de eletronica. Rsrsrsrsr.

Abraços.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #15 Online: 14/08/08 - 14:56 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #16 Online: 15/08/08 - 10:20 »
Raranda,

No extra não vai dar certo, mas pode virar no pão de acucar, allmart, peralta, compre bem, menos no extra ... eheheee

Os donos da escola são remanecentes dos donos da Pombo, mas evoluiram bastante, agora chama-se "e-Pombos" .... eheheheee

Mas falando serio, agora voce me colocou em uma sinuca de bico, ainda não consegui ver uma maneira de te explicar esta bagaça ... estou pensando em eliminar este rele e todo aquele desenho ... acho que vou colocar apenas um rabicho de tomada no lugar, igual esta no kit de 3 eixos ...
Triste hora que pensei em sugerir uma opção completa p/ parte eletrica ...  rsrsrs  ?_25 ?_25 ?_25

Mas tenho esperança que o Consorte consiga lhe explicar melhor, então vou te enrolar até voce ir la .... eheheheeee
Caso ele tambem não consiga, vou procurar alguem la no e-Pombo e tentar contratar p/ fazer uns extras aqui no forum .... eheheeh

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #16 Online: 15/08/08 - 10:20 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #17 Online: 15/08/08 - 12:12 »
Mac pode ficar mais tranquilo.

Acabei de voltar do Reinaldo e estou cheio de "luzes" (pois passei em um cabelereiro proximo e fiz esse novo visual). Ehehehehehe.

Só assim para ter luzes.

Brincadeira de lado, o Reinaldo ajudou bastante, como sempre muito solicito e falador.

Ele é o Cara.

Agora acho que está tudo certo, para falar a verdade estava na minha "cara" e não queria enxergar.

Na verdade o que eu não entendia era que um mesmos "fio" pudesse derivar para mais de um dispositivo (rele e chave ou botão).

Vou postar em seguida como será minha ligação para voce dar o aval para ter certeza que entendi tudo certo.

Pela orientação do Reinaldo, chegamos a uma conclusão, veja se está certa:

Podemos excluir a chave - CH2 - B?

Em seguida desenho (do meu jeito) minha instalação para voce ver.

Abraços.

Rubens   
« Última modificação: 15/08/08 - 12:13 por RARANDA »

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #17 Online: 15/08/08 - 12:12 »

F2S

  • Visitante
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #18 Online: 15/08/08 - 13:26 »
Rubens,

Tente se puder postar desenhos e fotos detalhando as explicações como se fossem para você entender, com a experiência que você tem na dificuldade das explicações. Ou seja, com base nas dificuldades que você teve para entender como fazer a montagem e as ligações elétricas, tente dar a sua versão das explicações contribuindo no sentido de facilitar ao máximo a compreensão dos demais colegas.  ?_26

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #18 Online: 15/08/08 - 13:26 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #19 Online: 15/08/08 - 15:01 »
Ok.

Farei isso logo em seguida, imagino que muitos outros sem conhecimento técnico como eu poderão se deparar com as mesmas dúvidas.

Muito embora o esquema esteja perfeito (para técnicos), "curiosos" como eu podem não entender as peculiaridades das nomenclaturas eletronicas.

Agradeço a orientação.

Abraços.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #19 Online: 15/08/08 - 15:01 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #20 Online: 15/08/08 - 16:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac pode ficar mais tranquilo.

Acabei de voltar do Reinaldo e estou cheio de "luzes" (pois passei em um cabelereiro proximo e fiz esse novo visual). Ehehehehehe.

Só assim para ter luzes.

Deste jeito vai arrumar outra e engordar a quantidade de ex ... ehehehee

Sabe que fiquei pensando naquilo que vc disse e vou cobrar meu sogro, afinal ja sustento a filha dele a 27 anos, muito mais tempo do que ele ... ehehehee

Citar
Brincadeira de lado, o Reinaldo ajudou bastante, como sempre muito solicito e falador.

Ele é o Cara.

Agora acho que está tudo certo, para falar a verdade estava na minha "cara" e não queria enxergar.

Acende a luz, pombas .... ehehehee  ?_30

Citar
Na verdade o que eu não entendia era que um mesmos "fio" pudesse derivar para mais de um dispositivo (rele e chave ou botão).

E como pode ... !

Citar
Vou postar em seguida como será minha ligação para voce dar o aval para ter certeza que entendi tudo certo.

Pela orientação do Reinaldo, chegamos a uma conclusão, veja se está certa:

Podemos excluir a chave - CH2 - B?

Se excluir a CH2-B, então precisara excluir a CH2-A tambem ! ...  pois veja, ao desligar a chave CH2-A, voce estara cortando a alimentação da fonte dos motores ... se não houver a CH2-B para descarregar os capacitores, eles permanecerão carregados, ao tentar mexer nos fios, ou conector dos motores, voce podera provocar um curto ...

Citar
Em seguida desenho (do meu jeito) minha instalação para voce ver.

Abraços.

Rubens   

Não vi o desenho ... acho que é por isto que não conseguimos nos entender, seu desenho é transparente ... ehehehee  ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #20 Online: 15/08/08 - 16:44 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #21 Online: 15/08/08 - 17:32 »
Estranho.

Quando estava com o Reinaldo me pareceu lógico excluir essa chave, até mesmo para ele; que foi quem deu a idéia.

No entanto, quando fui verificar o último desenho que voce postou, essa conclusão não ficou tão clara assim.

E revendo, acho que é porque Ele (Reinaldo) pensou que o RL 1 - B seria com contato aberto.

Pode ser isso? Se fosse contato aberto ai eu não precisaria da chave?

Mas enfim, vou desenhar com calma e postar para voce como farei a ligação.

Quanto a engordar as "exs", tem razão, todas elas engordaram (rsrsrsrsr) depois que nos largamos. Eheheheeheh.

Ou é porque eu deixava elas passarem fome (acho que isso não).

Ou porque elas emagreciam fazendo sexo com este "sexmachine" (brincadeira, isso também não).Rsrsrsrsrsr.

Sinceramente não sei porque engordaram tanto.

Só resta mesmo então a desilusão da perda deste grande amor (já deve ter percebido que não sou prepotente).

DICA - Não cobre seu sogro nunca.

Pois se ele tiver um bom "Adevogado", é capaz dele ainda te processar pedindo reparação financeira por perdas de danos.

Isso porque ele pode alegar que ao "perder" a filha para você, deixou de ter anos e anos de prazer e convivio familiar com o fruto de seu amor (amor dele - sogro) com a sua amada esposa (sua sogra).

Então, sugestão, assuma o prejuizo e continue sempre sorrindo para os "velhos".

Pois assim, com certeza, dificilmente no final de sua vida dormirá sem alguem para te ajudar á esquentar essa "carcaça" surrada pelo tempo.

Pois depois de velho (acho que é seu caso. rsrsrsrsrsr), se não tiver dinheiro, só arruma mulher se for a sua mesmo.

Já estou preocupado, pois estou chegando lá sem nenhuma das duas opções.

Um grande Abraço.

Rubens
 


« Última modificação: 15/08/08 - 17:35 por RARANDA »

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #21 Online: 15/08/08 - 17:32 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #22 Online: 17/08/08 - 17:17 »
Comecei a montagem final dos eixos “X”, “Y” e “Z” da minha máquina.

Instalei as guias lineares do eixos “X” e “Y”.

E montei o conjunto do eixo “Z”.

Tudo bem alinhado (é lógico que dentro de minhas possibilidades técnicas).

Pois na construção de minha máquina usei apenas uma furadeira de bancada “Ching Ling”, já bastante judiada.

Uma esmerilhadeira angular, máquina de solda (emprestada) e muito boa vontade.

A maior dificuldade foi a base do eixo “X”, como a peça é muito grande, furar mantendo o paralelismo na chapa de 800 x 800 com 5/8” não foi tarefa muito fácil.

É esse o “calcanhar de Aquiles” da minha máquina (penso eu).

Estou tentando alinhar o melhor possível.
 
Mas quando aperto os 16 parafusos, sinto que os patins não “deslizam” tão livres como quando estão presos por apenas a metade dos parafusos.

Hoje consegui descobri o que está dando problema.

Por mais que eu tenha tido trabalho em manter o nível, o esquadro e o paralelismo da base do eixo “X”, mais uma vez a incompetência dos outros acaba com nossa boa vontade.

Porque, a placa de alumínio de 5/8 que estou usando como base para o eixo “X” está um pouco empenada (algo em torno de 1,2 mm).

Muito pouco mas o suficiente para atrapalhar o perfeito delocamento do eixo “X”.

Sem ter que mandar aplainar (é uma peça muito grande, nem sei se é possível, e se for custará o olho da cara) essa peça, não sei como fazer para dar certo.

Estou quebrando a cabeça.

Mas a montagem vai prosseguindo.

Seguem algumas fotos:
   
 
   

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #22 Online: 17/08/08 - 17:17 »

Alebe

  • Visitante
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #23 Online: 17/08/08 - 18:12 »
Ta ficando uma beleza essa máquina!  ?_21
Mesmo com os problemas que tem encontrado, acredito que vai conseguir criar ótimas peças com ela trabalhando.

Com relação à placa empenada tem 3 alternativas:  ?_12

1. Mandar usinar = serviço caro, e ela pode vir a empenar de novo.
2. Tentar desempenar vc mesmo apoiando as pontas e por peso no meio = serviço incerto, ou pode até entortar mais.
3. Usar os vãos embaixo dela na cnc e parafusar perpendicularmente uns apoios que podem ser de chapa de alumínio de 3/8 com 50mm de largura, como fiz na minha no carro X que também estava empenado.

Isto resolveu muito bem aqui.

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #23 Online: 17/08/08 - 18:12 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #24 Online: 17/08/08 - 22:59 »
Boa noite Alebe.

Realmente já havia pensado nessa 3ª opção.

No entanto, como poderei ter certeza de que essa chapa que irei usar na perpendicular também não vai estar empenada, somente se eu mandar aplainar para ter certeza ou não?

O que deve estar atrapalhado um pouco também, é o fato de que os furos não sairam exatamente na posição exata dos furos dos patins, então quando aperto os parafusos, o patins devem correr alguns décimos de mm, aumentando o problema do empenamento.

Como conseguiu fazer esses furos no seu caso? Pois os patins não vieram com nenhum gabarito para os furos.

E o pior, devido ao tamanho da placa, tive que fura-los com uma furadeira manual.

Eu queria tentar tampar os furos que fiz para refaze-los com o proprio eixo "Z" que já montei.

Sabe se existe uma maneira de derreter alumínio para tapar esses buracos e não deixar marcas?

Abraços e até mais.

Rubens 

 

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #24 Online: 17/08/08 - 22:59 »

Alebe

  • Visitante
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #25 Online: 18/08/08 - 00:50 »
Citar
No entanto, como poderei ter certeza de que essa chapa que irei usar na perpendicular também não vai estar empenada?

Essas chapas tem uma tendencia muito menor de empeno lateral, mas vai precisar usinar pelo menos o lado de contato.

Citar
Como conseguiu fazer esses furos no seu caso? Pois os patins não vieram com nenhum gabarito para os furos.

Paquimetro e furadeira de bancada. Cheia de folgas, mas ainda assim melhor que manual... ?_16

Citar
Eu queria tentar tampar os furos que fiz para refaze-los com o proprio eixo "Z" que já montei.
Sabe se existe uma maneira de derreter alumínio para tapar esses buracos e não deixar marcas?

O que eu geralmente faço é uma furo com rosca um pouco maior (2 ou 3mm, se vou usar M5 faço a rosca para M7 ou M8), encho de cola epoxy e parafuso o dito cujo deixando secar por pelo menos 24h.
Depois corto as pontas e faço um novo furo.

Pra furos com rosca é muito bom, fica melhor que direto no alumínio.
Mas dá um trampo fenomenal... ?_16
« Última modificação: 18/08/08 - 00:55 por Alebe »

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #25 Online: 18/08/08 - 00:50 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #26 Online: 24/08/08 - 16:14 »
Boas Reinaldo (não tão boas, pois quando te procuro é porque vem bomba). Rsrsrsr.

Mas como está fazendo limpeza em casa, e vai precisar botar fogo no entulho, aproveitei, pois se eu fizer algo errado, aproveito e levo minha máquina para ajudar a pegar fogo por ai. Eheheheheh.

Mas vamos lá. Hoje criei um pouco mais de coragem e resolvi ultimar a instalação da parte eletrica de meu KIT.

Só faltava o bendito rele e as ligações afins.

Após o Consorte me confundir um pouco mais. Brincadeirinhas.

Cheguei á conclusão que posto a seguir, inclusive valendo-me de um "belo" desenho técnico.

Para a devida compreensão (pois voces "não técnicos" podem não entender muito bem minhas explicações) antecipadamente esclareço o seguinte:

Quando cito "fase 220 V", entendo que da ligação residencial em 220 V, tenho 2 (duas) fases 110V.

Portanto, uma fase 110 V mais uma fase 110 V é igual a voltagem que utilizo em minha máquina e componentes eletronicos, ou seja utilizo corrente de 220V para toda a minha máquina.

Os contatos das chaves, muito embora eu tenha pedido ao vendedor NF (normalmente fechado) e NA (normalmente aberto), o filho da ...... para me "ajudar" me deu contatos com as seguintes inscrições:

NO - disse ele que é a mesma coisa que NA (normalmente aberta), e assim estou aceitando e confirmei através do meu úil multimetro.

NC - disse ele que é a mesma coisa que NF. Também confirmei.

Resolvi esclarecer, pois futuramente essas minhas dúvidas poderão sanar as dúvidas de outros "técnicos" como eu.

Então vou ao que conclui e executei.

Esperando seu aval para ligar na tomada. E não explodir.Eheheheheheeh.

Do suporte do rele saem (ou chegam) as seguintes ligações:

Contato de nº 1 -  ligo em um lado do contato NF da Chave 2. Em seguida no Resistor de 47 R e por fim em um dos polos negativos ( - ) GND dos Drives dos Motores (em qualquer um dos Drives, inclusive os que não estão sendo utilizados).

Contato de nº 2 - "jampeio" com o contato de nº 8 que por sua vez está ligado em um dos lados do botão tipo campainha - NA. Que só é acionado quando ligo o conjunto e o aperto, armando o rele e voltando ao estado NA. 

Contato de nº 3 - Sem ligação.

Contade de nº 4 - ligo no outro lado do contato NF da Chave 2. E em qualquer uma das fases de qualquer um dos Drives dos Motores (inclusive os que não estão sendo utilizados).

Contato de nº 5 - Sem ligação.

Contato de nº 6 - ligado no outro lado do botão tipo campainha e em seguida á outra fase da entrada de corrente 220 V.

Contato de nº 7 -  ligado no "jumper" do trafo e NÂO na outra fase de entrada de corrente, pois o rele é para 110 V.

É isso mesmo ??????????

Contato de nº 8 - "jumpeado" ao contato de nº 2 e ligado em um lado do botão tipo campainha.


A Chave 2 possui também um contato NA. Portanto, hora a chave está ligando os Drives dos Motores (mandando corrente), hora está descarregando os Drives. Motivo pelo qual existem esse dois contatos nessa mesma chave.

Não mencionei a lampada piloto nessa ligação, pois já havia instalado ela fora desse circuito do rele, somente para me indicar a entrada de corrente.

Depois farei a alteração ou incluirei uma outra lampada.

Lembro que estou usando corrente de 220 V e meu rele é para 110 V 
 
Espero que com essa "infantilica" explanação possa ter me feito entender.

Aguardo seu aval e orientações para me certificar de que não cometi nenhum erro.

Pois minha maior dúvida está em relação a tantas ligações em série, pois não entendo muito bm o principio de funcionamento dessas "geringonças" eletronicas.

Antecipadamente te agradeço Reinaldo.

Abraços.

Rubens 
« Última modificação: 24/08/08 - 16:22 por RARANDA »

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #26 Online: 24/08/08 - 16:14 »

F2S

  • Visitante
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #27 Online: 24/08/08 - 17:28 »
Rubens,

Quanto ao NO e NC, sim você está correto. Apenas o vendedor poderia ter tirado sua dúvida informando apenas que neste caso está em inglês.

NO ou NA - normally open - normalmente aberto
NC ou NF - normally closed - normalmente fechado.

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #27 Online: 24/08/08 - 17:28 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #28 Online: 24/08/08 - 21:08 »
Raranda,

Não vi direito ainda, mas tem erro ai ... me da um tempo que passo outro desenho p/ ti ...

Sobre os NAs e NFs da vida o Serrão ja lhe respondeu, é que os gringos não sabem o nome correto e chamam de Open e closed ... coitados .... rsrsrsrs 

Closed é aquele treco que fica na suite onde a gente se troca ... eheheeee  ?_29
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #28 Online: 24/08/08 - 21:08 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #29 Online: 24/08/08 - 22:24 »
Raranda,

Seu desenho esta completamente errado, a bobina do rele não vai ligada ao 220volts e sim no centro do trafo ... tambem ha erros na CH2, os locais que voce indica que os fios devam ser ligados tambem estão errados e etc ...

Voce vai usar a chave (Sel1) 110/220 volts  ? 

Me diz o que voce vai usar para eu poder simplificar, exemplo:
CH1, CH2, Sel1, Sel2 e etc... vai usar ? e o que mais ?

Vou tentar desenhar de outro jeito, mas confesso que não sei como ... ainda vou pensar e mesmo assim tambem não sei se voce vai entender ?!

Mas voce ja considerou a possibilidade de chamar algum amigo eletrecista ou pagar algum para lhe ajudar ? Não que eu ache que voce esteja mais perdido do que cão esquecido na mudança ...mas quem sabe a economia seja um atrativo ... rsrsrs
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #29 Online: 24/08/08 - 22:24 »

 

SiteLock