Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: CONVERTENDO UM ROLAMENTO COMUM EM CONTATO ANGULAR PARA ALTAS ROTAÇÕES 60.000RPM  (Lida 3934 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline minilathe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 80
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Mas que coisa "feia" essa, deixar a policia investigar livremente.

Acho que para muitos é melhor um grande e "bonito" tapetão e tudo sendo varrido pra baixo do mesmo. Ai todos ficam bem na foto e o povo pode "dormir" tranquilo e cantar de peito estufado nosso hino: "...deitado eternamente ...."
« Última modificação: 09/04/15 - 12:18 por minilathe »

Clube CNC Brasil


Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Assim mesmo, mestre...
E quando a coisa começa a esquentar, a gente chama este país de "paiseco", mete o pau e se puder, muda pra Miami...
Lá num tem corrupção... lá num tem crise... lá num tem roubo, nem assalto nem nada...
Lá é o país da Liberdade...  lá é o pais das oportunidades (pelo menos para os ricos), apesar de não ter Saúde Pública.. mas pra que, né?..  todo mundo lá ganha bem, mora bem e é feliz... e o resto do mundo que se exploda...

Enquanto isto a manada aqui vai atrás da Rede Globo, acompanhando o BBB e metendo o pau no Brasil, ou melhor, nos PeTralhas...

Que pena o COISO num ter ganho as eleições... nosso país seria outro, sem estas CPIs que só atrapalham e atravancam o progresso....

Enquanto isto o "Salve Lindo" vai de mal a pior...
« Última modificação: 09/04/15 - 13:13 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
nobre edu
roubalheira ,  sempre vai  existir e sempre existiu, desde que me conheço por gente
não  adianta mudar os porcos sem lavar o  coxo
porque porco limpo  em  coxo suja,  fica sujo  tambem
todos são  honestos antes de entrar,  mas depois que entra  :irrit: :irrit: :irrit:
não  sou  desde , daquele, ou  daqele outro partrido, pois para mim  é tudo  farinha do  mesmo  saco

o  problema todo  é que antes, eram  roubados um pouquindo  de cada vez e  não  dava pára notar, pois o  que entra de grana dos impostos  éra suficientes para tudo, mas agora enlouqueceram  e falaram,  poxa vida ,  se até agora não  nos pegaram,  vamos aumentar  a roubalheira pois os brasileiros não  estão  nem  ai
só  que roubaram  tanto  que a bola explodiu

como  posso  admitir uma politica honesta, onde eles aumentam  seus proprios  salarios.
minha pergunta é,  para que eles querem  salarios
ganham  uma grana altissima para manter seus gabinets
fazem  projetos e quando  é aprovado  eles ganham
ganham para colocar  emendas nos projetos dos outros
ganham  para ir votar :irrit: :irrit:, mas votar  e criar leis não  esta incluido  nas tarefas  sobre seus salarios :irrit: :irrit:
ganham  auxilio  moradia ( só com  isso  eu  viviia muito bem)
ganham  auxilio  terno
ganham  auxilio  alimentação( mas não é cesta basica  não)
cada  gabinete tem  direito  a uma quantidade  enorme de selo  para correspondencia
CADA GABINETE tem  uma quantidade  de  resma de papeis para  xerox
acho  que chega né, apesar  que tem  mais
e ainda roubam  , meus deus do  céu  pra que :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit:

antes de entrarem,  ele eram  nada , mas depois que entram  não  se pode nem  criticar,  pois vem  com  aquela  frase
SABES COM  QUEM  VC ESTA FALANDO
abraço
ricardo um  pode artesão



Clube CNC Brasil


Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Meu grande e estimado amigo José Ricardo..
Concordo, como sempre concordei contigo...
Só que tudo isto aí que vc falou se refere à Câmara dos Deputados, Senado e Judiciário que são órgãos independente do Poder Executivo... 
O PT tem minoria no Legislativo...  temos lá dentro muito mais representantes da Oposição que representantes do Governo..

E eles podem fazer o que quiserem...  quando quiserem....  e foi o povo que votou neles... não se pode fazer nada para impedir... 
Tem santo no Executivo?...  de certo que não...  só que a coisa é muito mais profunda.. se quisermos limpar mesmo o governo como um todo, tem que se mexer nos TRES PODERES.. e principalmente no Judiciário.. 

Agora quero ver é alguém ter culhões para mexer naquele ninho de vespa...

E o governo que conseguir isto vai ser um GOVERNO DITATORIAL..  um governo democrático não consegue fazer este tipo de mudança, até porque quem poderia ajudar a mudar isto seria a Mídia, que tem forte influência sobre a população..

Ou seja, mudança de verdade mesmo só na base da porrada, fechando o Congresso, colocando muita gente do Judiciário Podre no paredão, colocando exército na rua e fazendo isto aqui virar um Egito ou uma Síria da vida....

Só que à Mídia não interessa mudança...  Ao povo, desde que ele tenha o que comer, o que vestir e um padrãozinho de vida mais ou menos, tá bão..  só num pode tirar dele as novelas, o carnaval, a cachaça e o BBB... 

Pras ruas, como fazem os "caras pintadas" argentinos, ninguém vai...  a não ser quando a Globo faz campanha, que tem sempre um viés político partidário que está do lado da grâ-finada que num quer mudar nada...  só quer ver Dilma impedida de governar...

Pois então é fácil..  derruba Dilma, coloca o COISO no lugar dela e acabou-se a corrupção neste país...  igualzinho que nem que antes... 
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Offline minilathe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 80
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Os principais partidos políticos (Psdb, Pmdb e Pt) receberam dinheiro de empresas, por que será? As empresas querem que qualquer um ganhe ou querem favorezinhos? Isso nunca foi levantado antes, e que tudo isto venha à tona, é bom ou ruim?

Para limpar uma casa, principalmente a sujeira entranhada, temos de retirar os móveis e incomodar os moradores, não é? Há moradores que podem viajar e ir para longe,  outros tem que ficar, ajudar a manejar as vassouras e aguentar o cheiro da sujeira até que esta seja retirada.

Outra opção é um golpe militar,  cujo rumo a ser dado ao país depende da cabeça dos líderes militares. São escolhas que devemos fazer.

Clube CNC Brasil


Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Os principais partidos políticos (Psdb, Pmdb e Pt) receberam dinheiro de empresas, por que será? As empresas querem que qualquer um ganhe ou querem favorezinhos? Isso nunca foi levantado antes, e que tudo isto venha à tona, é bom ou ruim?

Para limpar uma casa, principalmente a sujeira entranhada, temos de retirar os móveis e incomodar os moradores, não é? Há moradores que podem viajar e ir para longe,  outros tem que ficar, ajudar a manejar as vassouras e aguentar o cheiro da sujeira até que esta seja retirada.

Outra opção é um golpe militar,  cujo rumo a ser dado ao país depende da cabeça dos líderes militares. São escolhas que devemos fazer.

Falou tudo!!!...  Isto mesmo...  as escolhas NÓS, temos que fazer....
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Pronto!!!
O tópico mudou de ROLAMENTO para ENROLAMENTO!!!

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Quer dizer que só o pessoal do PT é que rouba no Brasil
 


ATUALMENTE SIM!!!

Citar

e o PSDB é a nossa salvação?


NÃO!!!

Citar

Muito interessante, basta acabar com o PT então, certo?


CERTO. E TODOS OS OUTROS PARTIDOS TAMBÉM!!!


Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ha esqueci de falar
esta vindo  ai  o  ROCK IN  RIO,  ao  preço  de 350,00 a entrada e depois vem  as olimpíadas

O  QUE ACONTECEU  COM  A PETROBRAS MESMO HEMMMMMMMM :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
MENSALÃO HUM,  O  QUE FOI  ISSO :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
DESVIO  DE GRANA  NA FEDERAL , NEM  ESCUTEI  FALAR NISSO :irrit: :irrit: :irrit:

A Petrobrás e o Mensalão cairam de moda depois da Listas do HSBC, de FURNAS, Zelotes   :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:


Na operação Zelotes aparece empresas que pagaram propina durante muitos anos para não pagarem devidamente seus impostos. Na lista tem nomes interessantes, como a GERDAU liderando e nós aqui no RS com o desGovernador que segue conselhos do Diretor Mor da GERDAU, tem o Grupo RBS que é a maior afiliada da Rede Bobo que deve pra mais de R$ 650.000.000,00 em impostos e dizem que pagou 15 milhoes de propina ( e de novo nosso desGovernador fala em contratar a empresa para publicidade )

A Petrobras faliu quando descobriram que o carinha aquele começou a "propinar" logo que foi contratado pelo FHC e depois pra afundar de vez descobriram que o Coiso (como diria o Edu) também recebeu dinheiro. Ou seja até que é só falar do PT pode, quando tem o PSDB num pode não. Aliás na lista do Janot a Rede Bobo divulgou que entre os envolvidos tinha dois do PT  e continuou a lista falando dos 6 do PP só para confundir, afinal PT e PP só uma uma letra e o som é quase o mesmo. Ou seja a conclusão que podemos tirar é que existe mesmo uma tentativa de golpe para querer derrubar um governo recém eleito pois o Coiso num gostou do resultado da eleição, pediu recontagem de voto, tentou impedir que a presidenta fosse diplomada, tentou impedir a posse. Não conseguiu então tem que falar mal do governo, só que esqueceu de tirar o pó do aeroporto e começou a sobrar pra eles também, então a midia tem que parar de falar.

Interessante são os valores que para uns é pouco que nem chega a ser interessante falar, como por exemplo os milhos grandes ou seriam bi... dos trens de São Paulo, (é que trem custa caro então os valores obrigatoriamente tem que ser maiores e como são valores muito altos então se fala pouco porque nóis num decora numero grande). E existem os valores pequenos que podem ser levados em malas ou até mesmo escondido na cueca, isso sim dá falar, afinal é numero menor e conta de numero pequeno nóis sabe fazer, afinal até outro dia só podiamos estudar até o quarto ou quinto livro, mas vai mudar porque o tal PROUNI da borsa pra estudar na universidade, mas isso não é interessante e como tamo falando de rolamento, acho melhor ponhar um pouco de banha no lugar da graxa, afinal banha é mais barata.

"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil


Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A Petrobrás e o Mensalão cairam de moda depois da Listas do HSBC, de FURNAS, Zelotes   :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:

Interessante são os valores que para uns é pouco que nem chega a ser interessante falar, como por exemplo os milhos grandes ou seriam bi... dos trens de São Paulo, (é que trem custa caro então os valores obrigatoriamente tem que ser maiores e como são valores muito altos então se fala pouco porque nóis num decora numero grande). E existem os valores pequenos que podem ser levados em malas ou até mesmo escondido na cueca, isso sim dá falar, afinal é numero menor e conta de numero pequeno nóis sabe fazer, afinal até outro dia só podiamos estudar até o quarto ou quinto livro, mas vai mudar porque o tal PROUNI da borsa pra estudar na universidade, mas isso não é interessante e como tamo falando de rolamento, acho melhor ponhar um pouco de banha no lugar da graxa, afinal banha é mais barata.

O mais interessante nisto tudo, Inácio é o fato de que o "pelado" (vulgo descamisado) que ganhava na época do FHC míseros $70,00 como salário mínimo e hoje tem um salário que passa dos $300.00 são os primeiros a meter o pau no PT.

Sou da época, e imagino que vc também, onde um pedreiro não tinha o direito de ter nem uma bicicleta...
Hoje quase todos os bons pedreiros que conheço aqui no bairro andam de camionete...
No meu bairro, há 10 anos atrás não tinha internet banda larga...  não tinha nenhuma creche...  e duas escolas..

Hoje temos 6 creches (de alto nível), temos 9 escolas, banda larga, várias quadras de esporte, estão já com espaço reservado pra uma escola técnica, calçaram todo o  bairro, pois até há 14 anos atrás andávamos atolando no barro...   e mesmo assim continuam a meter o pau no PT...

As obras aqui da cidade são todas obras municipais mas não tem uma obra que não tenha lá a placa dizendo que foi custeada pelo Governo Federal...

O Brasil só num está melhor pois uma parcela da população sentiu-se incomodados com estas obras sociais e esta parcela da sociedade que se incomodou com isto, são os que sempre se locupletaram da coisa pública, são os que sempre tiveram tudo, do bom e do melhor... são os que se davam bem, pagando $70.00 para uma empregada doméstica, sem carteira assinada e tendo que morar de favor num quartinho dos fundos....  Hoje a madame tem que lavar louça ou então pagar um salário justo para suas empregadas...   e isto incomoda esta elite de olhos azuis...

Oos roubos que hoje são atribuídos ao PT, já existem neste país há centenas de ano..  são anteriores ao Governo Militar...

O Governo Militar entrou com o firme propósito de acabar com a roubalheira, com as maracutaias..  saiu, quase 30 anos depois, com uma roubalheira maior ainda, haja visto que Maluf em São Paulo foi Governador Biônico, imposto pelos militares e acabou se transformando num ícone de improbidade para com a coisa pública, (pra não chamá-lo declaradamente de ladrão)....  mas o povo continua descendo a lenha...  no PT.

PT cometeu ilícitos?... roubou?..  fez coisas erradas?...   com certeza alguns devem ter feito.. mas trouxe também muitas melhorias a este país.. 

Acho inclusive que isto que está acontecendo é ótimo para o partido..  é uma forma de ele se reinventar....   e se reinventa, muda suas diretrizes ou extingue-se...  imagino que a primeira opção seja a mais vantajosa para o partido e para o pais...




Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

O Governo Militar entrou com o firme propósito de acabar com a roubalheira, com as maracutaias..  saiu, quase 30 anos depois, com uma roubalheira maior ainda, haja visto que Maluf em São Paulo foi Governador Biônico, imposto pelos militares e acabou se transformando num ícone de improbidade para com a coisa pública, (pra não chamá-lo declaradamente de ladrão)....  mas o povo continua descendo a lenha...  no PT.


Edu,

Com todo respeito que tenho por você, vejo-me na obrigação de esclarecer algo que você desconhece:

Não sei de nenhum militar que saiu do governo rico. Se você conhece, diga qual.

Você pode falar do Maluf (que hoje já foi rebaixado para ladrão de galinha perto dos políticos que aí estão), pode falar do Delfin Neto, e até daquele japoneizinho safado do Ministério das Minas e Energias, Mas convenhamos, nenhum deles era militar. Alias, sempre foram políticos como os de agora.
Você lembra da venda da Light?

Outra verdade que você deve aprender, e muitos outros aqui também, é que o Maluf nunca foi imposto pelos militares para governar São Paulo. Ao contrário,  O maluf foi totalmente contrário à nomeação Biônica promovida pelos militares, pois, o candidato dos militares, na época, era o Laudo Natel, que tomou, junto com os militares, um "chega prá lá" do Maluf e os militares ficaram muito "putos" com o Maluf.

Como sei tudo isso... É porque eu estava lá....Desde 1964 (Eu tinha 18 aninhos). Fazendo um rápido calculo você verá que passei os meus anos na faculdade em uma época bem apropriada para saber de que eu estou falando.

Não quero aqui discutir sobre se o regime foi bom, se foi ruim, só quero a verdade histórica, ao contrário de ficar falando sobre assuntos que se quer vivenciaram e aceitam as deturpações atuais.

Edson




Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

O Governo Militar entrou com o firme propósito de acabar com a roubalheira, com as maracutaias..  saiu, quase 30 anos depois, com uma roubalheira maior ainda, haja visto que Maluf em São Paulo foi Governador Biônico, imposto pelos militares e acabou se transformando num ícone de improbidade para com a coisa pública, (pra não chamá-lo declaradamente de ladrão)....  mas o povo continua descendo a lenha...  no PT.


Edu,

Com todo respeito,você pode até adorar o PT, cada um tem um gosto. Religião, Futebol e Política não se discute. Mas neste parágrafo você falou besteira e desconhece fatos da história e só sabe o que se fala atualmente sem nenhum conhecimento.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline minilathe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 80
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Qual a diferença entre um país de "primeiro mundo" e um país onde querem controlar as pessoas e as suas opiniões? Para quem pensa e não tem preguiça de pensar, para quem pensa que a política e os políticos não são necessários, texto longo que vale a pena ler:

A meritocracia na raiz do conservadorismo da nossa classe média:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 10/04/15 - 10:01 por minilathe »

Clube CNC Brasil


Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Qual a diferença entre um país de "primeiro mundo" e um país onde querem controlar as pessoas e as suas opiniões? Para quem pensa e não tem preguiça de pensar, para quem pensa que a política e os políticos não são necessários, texto longo que vale a pena ler:

A meritocracia na raiz do conservadorismo da nossa classe média:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Estou lendo o texto. Longo mas muito didático...   e eu não havia pensado nisto, de que apenas a classe média é meritocrática...  pensava eu que a classe rica também era, mas vendo por este ângulo, dá pra perceber que não... ela é apenas patrimonialista: "A classe alta é patrimonialista; um filho de rico herda bens, empresas e dinheiro, não precisa fazer sua vida pelo mérito próprio, portanto, ser meritocrata seria um contrassenso; ao contrário, sua defesa tem que ser dos privilégios que o dinheiro pode comprar, do direito à propriedade privada e da livre iniciativa.

Além disso, boa parte da elite brasileira tem consciência de que depende do Estado e que, em muitos casos, fez fortuna com favorecimentos estatais; então, antes de ser contra os governos e a política, e de se intitular apolítica, ela busca é forjar alianças no meio político."


Ainda não terminei a leitura mas estou gostando muito do texto..  obrigado...


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edu,

Com todo respeito,você pode até adorar o PT, cada um tem um gosto. Religião, Futebol e Política não se discute. Mas neste parágrafo você falou besteira e desconhece fatos da história e só sabe o que se fala atualmente sem nenhum conhecimento.

Edson



Grande amigo Edson...  não leve a mal mas isto que vc falou não tem sentido...
Eu, em nenhum momento, falei que os militares roubaram...  e nem que eles enriqueceram de forma ilícita..
Só disse que eles assumiram o poder com uma forte determinação em COMBATER A CORRUPÇÃO!!... e que NÃO CONSEGUIRAM ESTE INTENTO.

“o problema mais grave do Brasil não é a subversão. É a corrupção, muito mais difícil de caracterizar, punir e erradicar”.
Palavras de Castelo Branco.

Os militares sempre foram Patriotas..  não questiono isto.. tanto que foi criado o Livro Branco da Corrupção, logo no início do Período Ditatorial... e quando fiz esta assertiva, estava me baseando em historiadores renomados, como por exemplo Heloisa Maria Murgel Starling,  professora de História da Universidade Federal de Minas Gerais, cujo texto a respeito vai logo abaixo. Texto também longo, mas que vale a pena ler para conhecer um outro lado da história....


MORALISMO CAPENGA
O combate à corrupção foi palavra de ordem durante a ditadura. Nos porões do regime, porém, a ilegalidade prevaleceu.


Combater a corrupção e derrotar o comunismo: esses eram os principais objetivos que fermentavam os discursos nos quartéis, às vésperas do golpe que derrubou o governo João Goulart, em março de 1964. A noção de corrupção dos militares sempre esteve identificada com uma desonestidade específica: o mau trato do dinheiro público. Reduzia-se a furto. Na perspectiva da caserna, corrupção era resultado dos vícios produzidos por uma vida política de baixa qualidade moral e vinha associada, às vésperas do golpe, ao comportamento viciado dos políticos diretamente vinculados ao regime nacional-desenvolvimentista.

Animado por essa lógica, tão logo iniciou seu governo, o marechal Castello Branco (1964-1967) prometeu dar ampla divulgação às provas de corrupção do regime anterior por meio de um livro branco da corrupção – promessa nunca cumprida, certamente porque seria preciso admitir o envolvimento de militares nos episódios relatados. Desde o início o regime militar fracassou no combate à corrupção, o que se deve em grande parte a uma visão estritamente moral da corrupção.

Essa redução do político ao que ele não é – a moral individual, a alternativa salvacionista – definiu o desastre da estratégia de combate à corrupção do regime militar brasileiro, ao mesmo tempo em que determinou o comportamento público de boa parte de seus principais líderes, preocupados em valorizar ao extremo algo chamado de decência pessoal.

Os resultados da moralidade privada dos generais foram insignificantes para a vida pública do país. O regime militar conviveu tanto com os corruptos, e com sua disposição de fazer parte do governo, quanto com a face mais exibida da corrupção, que compôs a lista dos grandes escândalos de ladroagem da ditadura. Entre muitos outros estão a operação Capemi (Caixa de Pecúlio dos Militares), que ganhou concorrência suspeita para a exploração de madeira no Pará, e os desvios de verba na construção da ponte Rio–Niterói e da Rodovia Transamazônica. Castello Branco descobriu depressa que esconjurar a corrupção era fácil; prender corrupto era outra conversa: “o problema mais grave do Brasil não é a subversão. É a corrupção, muito mais difícil de caracterizar, punir e erradicar”.

A declaração de Castello foi feita meses depois de iniciados os trabalhos da Comissão Geral de Investigações. Projetada logo após o golpe, a CGI conduzia os Inquéritos Policiais-Militares que deveriam identificar o envolvimento dos acusados em atividades de subversão da ordem ou de corrupção. Com jurisdição em todo o território nacional, seus processos obedeciam a rito sumário e seus membros eram recrutados entre os oficiais radicais da Marinha e da Aeronáutica que buscavam utilizar a CGI para construir uma base de poder própria e paralela à Presidência da República.

O Ato Institucional n.º 5, editado em 13 de dezembro de 1968, deu início ao período mais violento e repressivo do regime ditatorial brasileiro – e, de quebra, ampliou o alcance dos mecanismos instituídos pelos militares para defender a moralidade pública. Uma nova CGI foi gerada no âmbito do Ministério da Justiça com a tarefa de realizar investigações e abrir inquéritos para fazer cumprir o estabelecido pelo Artigo 8º. do AI-5, em que o presidente da República passava a poder confiscar bens de “todos quantos tenham enriquecido, ilicitamente, no exercício de cargo ou função pública”.

Para agir contra a corrupção e dar conta da moralidade pública, os militares trabalharam tanto com a natureza ditatorial do regime como com a vantagem fornecida pela legislação punitiva. Deu em nada. Desde 1968 até 1978, quando foi extinta pelo general Geisel, a CGI mancou das duas pernas. Seus integrantes alimentaram a arrogante certeza de que podiam impedir qualquer forma de rapinagem do dinheiro público, através da mera intimidação, convocando os cidadãos tidos como larápios potenciais para esclarecimentos.

A CGI atribuiu-se ainda a megalomaníaca tarefa de transformar o combate à corrupção numa rede nacional, atuando ao mesmo tempo como um tribunal administrativo especial e como uma agência de investigação e informação. Acabou submergindo na própria mediocridade, enredada em uma área de atuação muito ampla que incluía investigar, por exemplo, o atraso dos salários das professoras municipais de São José do Mipibu, no Rio Grande do Norte; a compra de adubo superfaturado pela Secretaria de Agricultura de Minas Gerais e as acusações de irregularidades na Federação Baiana de Futebol. Entre 1968 e 1973 os integrantes da comissão produziram cerca de 1.153 processos. Desse conjunto, mil foram arquivados; 58 transformados em propostas de confisco de bens por enriquecimento ilícito, e 41 foram alvo de decreto presidencial.

Mas o fracasso do combate à corrupção não deve ser creditado exclusivamente aos desacertos da Comissão Geral de Investigações ou à recusa de membros da nova ordem política em pagar o preço da moralidade pública. A corrupção não poupou a ditadura militar brasileira porque estava representada na própria natureza desse regime. Estava inscrita em sua estrutura de poder e no princípio de funcionamento de seu governo. Numa ditadura onde a lei degradou em arbítrio e o corpo político foi esvaziado de seu significado público, não cabia regra capaz de impedir a desmedida: havia privilégios, apropriação privada do que seria o bem público, impunidade e excessos.

A corrupção se inscreve na natureza do regime militar também na sua associação com a tortura – o máximo de corrupção de nossa natureza humana. A prática da tortura política não foi fruto das ações incidentais de personalidades desequilibradas, e nessa constatação reside o escândalo e a dor. A existência da tortura não surgiu na história desse regime nem como algo que escapou ao controle, nem como efeito não controlado de uma guerra que se desenrolou apenas nos porões da ditadura, em momentos restritos.

Ao se materializar sob a forma de política de Estado durante a ditadura, em especial entre 1969 e 1977, a tortura se tornou inseparável da corrupção. Uma se sustentava na outra. O regime militar elevou o torturador à condição de intocável: promoções convencionais, gratificações salariais e até recompensa pública foram garantidas aos integrantes do aparelho de repressão política. Caso exemplar: a concessão da Medalha do Pacificador ao delegado Sérgio Paranhos Fleury (1933-1979).

A corrupção garantiu a passagem da tortura quando esta precisou transbordar para outras áreas da atividade pública, de modo a obter cumplicidade e legitimar seus resultados. Para a tortura funcionar é preciso que na máquina judiciária existam aqueles que reconheçam como legais e verossímeis processos absurdos, confissões renegadas, laudos periciais mentirosos. Também é necessário encontrar gente disposta a fraudar autópsias, autos de corpo de delito e a receber presos marcados pela violência física. É preciso, ainda, descobrir empresários dispostos a fornecer dotações extra-orçamentárias para que a máquina de repressão política funcione com maior precisão e eficácia.

A corrupção quebra o princípio da confiança, o elo que permite ao cidadão se associar para interferir na vida de seu país, e ainda degrada o sentido do público. Por conta disso, nas ditaduras, a corrupção tem funcionalidade: serve para garantir a dissipação da vida pública. Nas democracias – e diante da República – seu efeito é outro: serve para dissolver os princípios políticos que sustentam as condições para o exercício da virtude do cidadão. O regime militar brasileiro fracassou no combate à corrupção por uma razão simples – só há um remédio contra a corrupção: mais democracia.

Heloisa Maria Murgel Starling é professora de História da Universidade Federal de Minas Gerais e co-autora de Corrupção: ensaios e críticas (Editora da UFMG, 2008).




« Última modificação: 10/04/15 - 13:47 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Citar
O Governo Militar entrou com o firme propósito de acabar com a roubalheira, com as maracutaias..  saiu, quase 30 anos depois, com uma roubalheira maior ainda, haja visto que Maluf em São Paulo foi Governador Biônico, imposto pelos militares e acabou se transformando num ícone de improbidade para com a coisa pública, (pra não chamá-lo declaradamente de ladrão)....  mas o povo continua descendo a lenha...  no PT.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edu,

Com todo respeito que tenho por você, vejo-me na obrigação de esclarecer algo que você desconhece:

Não sei de nenhum militar que saiu do governo rico. Se você conhece, diga qual.

Você pode falar do Maluf (que hoje já foi rebaixado para ladrão de galinha perto dos políticos que aí estão), pode falar do Delfin Neto, e até daquele japoneizinho safado do Ministério das Minas e Energias, Mas convenhamos, nenhum deles era militar. Alias, sempre foram políticos como os de agora.
Você lembra da venda da Light?

Outra verdade que você deve aprender, e muitos outros aqui também, é que o Maluf nunca foi imposto pelos militares para governar São Paulo. Ao contrário,  O maluf foi totalmente contrário à nomeação Biônica promovida pelos militares, pois, o candidato dos militares, na época, era o Laudo Natel, que tomou, junto com os militares, um "chega prá lá" do Maluf e os militares ficaram muito "putos" com o Maluf.

Como sei tudo isso... É porque eu estava lá....Desde 1964 (Eu tinha 18 aninhos). Fazendo um rápido calculo você verá que passei os meus anos na faculdade em uma época bem apropriada para saber de que eu estou falando.

Não quero aqui discutir sobre se o regime foi bom, se foi ruim, só quero a verdade histórica, ao contrário de ficar falando sobre assuntos que se quer vivenciaram e aceitam as deturpações atuais.

Edson

Edu,

Mais uma vez volto a afirmar que não é verdade o seu comentário. Devemos nos ater ao assunto específico e não ao abrangente.
Se você for discursar sobre as causas e consequências do "golpe militar" não haverá espaço suficiente  em GBytes aqui no fórum.

Quanto ao texto que transcreveu da Heloisa Maria Murgel Starling, qualquer ser vivente que não seja analfabeto funcional notará que ela é tendenciosa e historiadora do "ouvi dizer".

No meu poste de correção está bem explícito qual foi a irregularidade que você cometeu em relação aos militares serem corruptos e o Maluf ser indicado para governo Biônico de São Paulo.

Com relação ao Maluf, que ele é corrupto, que tenha roubado, eu nem quero discutir porque acho que ele é realmente tudo isso. Mas em nenhum livro de história você vai estudar que ele foi o único político que "peitou" os militares e saiu ganhando. Apesar dele ser do partido dos militares, estes militares tinham ódio ferrenho dele porque ele desafiava constantemente os militares. E sabe por que ele não era molestado pelos militares? Simplesmente porque ele era muito amigo do Gal. Golbery Couto e Silva.

Outra afirmação tua que lamento muito, é que apos afirmar que "Maluf em São Paulo foi Governador Biônico, imposto pelos militares e acabou se transformando num ícone de improbidade para com a coisa pública, (pra não chamá-lo declaradamente de ladrão)....  mas o povo continua descendo a lenha...  no PT" e com essa sua afirmação teremos que repudiar Maluf e seu partido (diga-se de passagem que atualmente ele, o Maluf e seu partido, é amiguinho e aliado do PT) e idolatrar o PT, que é, também, um partido de corruptos e ladrões?

Agora, discutir sobre as os atos praticados pelos militares e os subversivos, isso não quero discutir...

Edson





« Última modificação: 10/04/15 - 17:57 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


 

SiteLock