Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)  (Lida 6932 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Online: 22/06/08 - 21:07 »
Boa noite "nobre" Reinaldo.

Primeiramente gostaria de pedir desculpas, caso tenha postado esse pedido de orçamento no local errado, pois imaginei que fosse abrindo um novo tópico.

Como disse anteriormente, estou iniciando no mundo CNC á pouco tempo. E estou começando meu primeiro projeto.

Pretendo ter uma máquina com 800x600x150. Com pórtico fixo. Já ouvi muita gente dizer que será uma máquina grande para um primeiro projeto, mas essas são as dimensões mínimas que precisarei para inicar um novo negócio.

A parte mecanica não é grande mistério para mim, mas a lógica e a eletrônica, são mais desconhecidas.

Pretendo adquirir seu conjunto Apoena, mas antes, estou com uma grande dificuldade, qual seja, escolher os motores.

Gostaria de motores superiores a 15 kgf, pois quero ter uma margem boa para aproveitar por longo tempo sem precisar de "upgrade".

Também sei que devem ser unipolares, pois os drives são mais fáceis de serem encontrados e também baratos que os bipolares.

Vi na net alguns motores bipolares usados por apenas R$ 140,00, da marca VEXTA, mas os drives são proibitivos.

Portanto, contando com sua experiência e seus produtos, qual tipo de motor voce sugere para usar com minha máquina, adequados a seu "Kit"?

Quero também saber, se adquirindo seu "kit, bastarei conectar todas as placas (fonte, drives e opto- isoladora) aos motores, ligar o cabo da impressora entre o computador e já estará tudo funcionando sem maiores complicações?

Peço desculpas pela lista de dúvidas, mas como disse sou um iniciante com "ansia" de conhecimento e com muito medo de errar.

Abraços.
     

Clube CNC Brasil

Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Online: 22/06/08 - 21:07 »

Alebe

  • Visitante
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #1 Online: 22/06/08 - 21:27 »
O mantra das cncs é essa:
Construa a máquina, e só depois compre os motores e a eletrônica.
« Última modificação: 22/06/08 - 21:27 por Alebe »

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #1 Online: 22/06/08 - 21:27 »

Offline admin

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 559
  • Total Likes: +18/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Clube CNC
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #2 Online: 22/06/08 - 21:30 »
Rubens,

Não ha nada para se desculpar, o correto é isto mesmo: criar um novo tópico e se estiver em local errado, eu mudo sem problema algum ... rsrsrs

Vou responder por etapas, porque motores para indicar eu não tenho na ponta da língua, preciso pesquisar antes, mas os colegas podem nos ajudar com isto ...

Sobre a montagem, ha varias maneiras de se montar o conjunto Apoena, mas eu diria que basicamente é só ligar os cabos, ajustar a corrente dos motores e sair para o abraço ( No extintor, claro ... rsrsrs) ...

Mas de qualquer forma ha varias explicações aqui no fórum e repetirei tudo caso seja necessário, digamos que não deixarei você com a batata quente na mão ...

Não ha complicações na montagem do conjunto Apoena, todos os assessórios estão disponíveis, exceto a parte elétrica. Mas neste quesito cada um tem sua idéia e orçamento, porem como já disse anteriormente, lhe oriento no que for preciso, da forma mais simples, eficiente e sem complicações ...

Se tiver mais duvidas não hesite em perguntar !

Vou procurar por motores e lhe passo algumas opções, só preciso de um tempo para isto ...

Abraços
Por favor, não me enviem MPs, pois não responderei !

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #2 Online: 22/06/08 - 21:30 »

fcamargo

  • Visitante
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #3 Online: 22/06/08 - 21:45 »
RARANDA .. vou me meter novamente..

vamos por alguns principios básicos na conversa..
contornando situções deerro de montagem.. e usando bons métodos pra construção..

vejamos tamanho.. 800X800X150
não é lá enorme.. mas é bem grande..
vejamos se vc adorar bons métodos de movimento (guias lineares) boms fusos (esferas recirculantes, com passos de uns 5mm)
os motores de 15KG nesa situação podem ser suficiêntes.. (se vc não for usinar aço é claro)

vou psotar aqui fotos da minha 2 máquina..
com 950X650X200 feitas em MDF com fusos tradicionais (barras roscadas com paasos de 1,75mm) que me deu bastante alegria..

lógico que não tinha  robustes da máquina atual.. mas me ajudoa a conehecer todo principio envolvido .. erros possiveis na construçÃo e demaid detalhes.. (última foto da máquina atual)

se precisar é só continuar questionando...

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #3 Online: 22/06/08 - 21:45 »

Offline admin

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 559
  • Total Likes: +18/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Clube CNC
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #4 Online: 22/06/08 - 22:41 »
Rubens,

Que tipo de material voce pretende usinar ? Como o Camargo ja disse e eu tambem concordo, 15 Kgf é um bom motor, mas vai depender muito dos componentes mecanicos e material a ser usinado ...

Quanto a forma de começar, eu acho que cada um tem o seu sistema, mas a sujestão do Alebe não é má ... começar pela mecanica daria uma boa base para saber qual motor utilizar, mas nada impede de começar pelos motores, porem sou suspeito para falar sobre isto ... rsrsrs

Quanto a eletronica, sou mais suspeito ainda, mas o que posso dizer é que os drivers Apoena aceitam uma grande gama de motores e esforços ...

Do mais conte conosco para encontrar a solução, porem a decisão é e sempre sera, sua ... !
Por favor, não me enviem MPs, pois não responderei !

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #4 Online: 22/06/08 - 22:41 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #5 Online: 23/06/08 - 12:15 »
Nobres "amigos" (se é que posso ter a petulancia de me intutular como amigo de voces) a cada nova resposta, sinto-me mais feliz de participar desse celeto grupo de pessoas.

Bom vejamos, pensei em montar minha máquina com pórtico fixo, primeiro para ter uma redução de custos, segundo, pois imagino que o motor terá menos esforço em movimentar a mesa de trabalho, do que o portico todo, com os eixos x, y e z todos juntos, estou certo?

Em segundo, quanto á eletronica, é evidente que não me preocuparei, pois sei que serei bem assistido.

Mas tenho ainda algumas dúvidas, quais sejam:

A parte eletronica aceita tanto 110 como 220 v de entrada, correto?

Pois usarei como spindle uma retifica que só encontrei até agora em 220v, portanto, poderei controlar essa retifica através do programa usando a solução Apoena?

Ligar e desligar a retifica via software, ou terei que alimenta-la individualmente?

Quero também uma placa de reles e sensores, pois pretendo fazer com que o eixo x y e z tenham inicio sempre no mesmo lugar, conseguirei isso também?

E o mais importante, falo dos motores que irei utilizar, pelo simples fato de que quero ter uma precisão no orçamento, e até agora não consegui saber com exatidão quanto vou gastar com os motores.

Pretendo usar minha máquina em principio com serviços em acrílico, pvc e aluminio. Nada muito duro, mas que exigirá extrema precisão.

Portanto, continuo a pensar se o pórtico fixo ou móvel será o melhor (mais preciso, economico e rápido).

Por fim pergunto ao Reinaldo, se quando adquirir o conjunto Apoena poderei convidar-me para retirar pessoalmente ai em Peruibe, momento em que nos conheceremos pessoalmente e poderei também "fuzila-lo" com mais algumas centenas de perguntas. rsrsrsrs.

Muito obrigado pela atenção.

***** Á seguir cenas dos próximos capítulos**********    
« Última modificação: 01/03/11 - 07:22 por RARANDA »

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #5 Online: 23/06/08 - 12:15 »

Offline admin

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 559
  • Total Likes: +18/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Clube CNC
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #6 Online: 23/06/08 - 17:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nobres "amigos" (se é que posso ter a petulancia de me intutular como amigo de voces) a cada nova resposta, sinto-me mais feliz de participar desse celeto grupo de pessoas.

Obrigado ! Mas sinta se tambem um seleto participante que soma-se a nós neste grupo seleto ... rsrsrs
E não vejo petulancia, todos aqui estamos ligados por uma amizade e não ha como se livrar disto ... rsrsrs   ?_10 ?_7 ?_4

Citar
Bom vejamos, pensei em montar minha máquina com pórtico fixo, primeiro para ter uma redução de custos, segundo, pois imagino que o motor terá menos esforço em movimentar a mesa de trabalho, do que o portico todo, com os eixos x, y e z todos juntos, estou certo?

Eu acredito que sim ! se alguem for contra que se manifeste ... rsrsrs

Citar
Em segundo, quanto á eletronica, é evidente que não me preocuparei, pois sei que serei bem assistido.

Mas tenho ainda algumas dúvidas, quais sejam:

A parte eletronica aceita tanto 110 como 220 v de entrada, correto?

Obrigado pela confiança e esta correto quanto aos 110/220volts ! O conjunto aceita 110 ou 220 volts ...

Citar
Pois usarei como spindle uma retifica que só encontrei até agora em 220v, portanto, poderei controlar essa retifica através do programa usando a solução Apoena?

Ligar e desligar a retifica via software, ou terei que alimenta-la individualmente?

Sim, voce pode controlar o spindle atraves do software utilizando a placa de reles e sensores !
A alimentação para o motor do spindle tem que vir de fontes externas, passa pelo contato do rele da Apoena e vai para o motor ...

Citar
Quero também uma placa de reles e sensores, pois pretendo fazer com que o eixo x y e z tenham inicio sempre no mesmo lugar, conseguirei isso também?

É só ligar sensores de posição Home e etc ... e fazer o setup do software no PC ...

Citar
E o mais importante, falo dos motores que irei utilizar, pelo simples fato de que quero ter uma precisão no orçamento, e até agora não consegui saber com exatidão quanto vou gastar com os motores.

Ainda não pude ver, mas verei em alguns fabricantes e te informo !

Citar
Pretendo usar minha máquina em principio com serviços em acrílico, pvc e aluminio. Nada muito duro, mas que exigirá extrema precisão.

Portanto, continuo a pensar se o pórtico fixo ou móvel será o melhor (mais preciso, economico e rápido).

Veja, perfeição voce não vai conseguir, mas tambem não tera nenhum elefante branco na mão, qualquer que seja a sua decisão lhe trara bons frutos e logo estara construindo uma segunda, terceira, quarta e etc ... maquinas ....

Não da para ficar com uma maquina só, principalmente se voce pretende montar um negocio ...

Citar
Por fim pergunto ao Reinaldo, se quando adquirir o conjunto Apoena poderei convidar-me para retirar pessoalmente ai em Peruibe, momento em que nos conheceremos pessoalmente e poderei também "fuzila-lo" com mais algumas centenas de perguntas. rsrsrsrs.

Muito obrigado pela atenção.

Rubens Aranda

***** Á seguir cenas dos próximos capítulos**********     

Voce pode passar para tomar uma cerveja, mas retirar é melhor em SP na Kintec, pois nem todos os componentes do KIT vem para mim (principalmente os componentes pesados) e sempre  mando p/ SP o que tenho pronto p/ venda ... ou seja, aqui só vai encontrar agua, sal e areia ... rsrsrs

Mas voce pode "fuzilar" o meu socio que tambem chama-se Reinaldo e gosta de falar que nem o homem da cobra ... rsrsrsrs
Só não sei quem vai ser mais "fuzilado", ele ou voce ... rsrsrsrs   ?_1

Abraços
Reinaldo Cavalheri
Por favor, não me enviem MPs, pois não responderei !

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #6 Online: 23/06/08 - 17:18 »

Offline mbertalha

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #7 Online: 14/08/09 - 08:25 »
Raranda,

belo projeto, parabéns!

Gostaria saber onde vc conseguiu material tecnico para a montagem mecanica de sua máquina, estou querendo montar uma também...

Desde já agradeço,

att

Bertalha

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #7 Online: 14/08/09 - 08:25 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #8 Online: 14/08/09 - 12:31 »
Nobre amigo Mbertalha.

Todo o material técnico que usei e uso até hoje está disponível neste maravilhoso espaço.

Só pecisa de algumas horinhas de estudo e dedicação.

Meu projeto não é esse em MDF (acima), esse é do amigo Camargo.

O meu foi construido em aço e alumínio.

E a eletronica adotei o KIT Apoena, desenvolvido pelo Nobre Reinaldo - MAC, adm deste fórum.

É um produto muito bom e eficiente.

Quanto á mais informações, é só perguntar.

Um grande abraço.

Rubens 

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #8 Online: 14/08/09 - 12:31 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #9 Online: 14/08/09 - 12:33 »
Amigo Mbertalha.

Meu projeto completo está neste link:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Estou retomando a montagem e em breve postarei novas atualizações.

Grande abraço.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #9 Online: 14/08/09 - 12:33 »

Offline mbertalha

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #10 Online: 14/08/09 - 22:10 »
Amigo RUbens

obrigado, com certesa irei perguntar muito ainda...
Penso em montar um projeto parecido com este do Camargo, pois, não domino muito o aluminio ainda...hehehe...
Agora uma questão, no caso do MDF com fazem cortes tão precisos???
Tentei fazer os cortes na tico tico e acabei estragando material...rsrsr...

Rubens parabéns pelo seu projeto li o topico inteiro, tem muita informação lá. Obrigado!

Abs

Marcelo

PS: poderia aproveitar seu tópico para tirar algumas dúvidas?

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #10 Online: 14/08/09 - 22:10 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #11 Online: 14/08/09 - 23:21 »
Evidente nobre Mbertalha.

Pode perguntar tudo que quiser, só não sei se saberei responder.  ehehehehe

Nunca montei nenhuma máquina em MDF.

Mas tenho certeza que uma montada na serra tico tico não sairá muito ruim, nem com o acabamento imprestável.

Pelo contrário, tenho certeza que com dedicação conseguirá um resultado muito melhor do que espera.

Esses cortes podem ser feitos basicamente de 3 maneiras:

1 - com a serra tico tico (que você disse não ter ficado bom).

2 - com auxilio de uma tupia (de mesa sou manual).

3 - e por final, a mais bem acabada e precisa, em outra máquina CNC.

O que a grande maioria dos colegas fazem, é construir sua primeira máquina, e em seguida com ajuda dela mesma, reconstruir ou dar um acabamento melhor.

Aproveite meu tópico da maneira que achar necessário, está lá para isso mesmo.

Do resto, é só gritar.

Abraços.

Rubens    
« Última modificação: 14/08/09 - 23:23 por RARANDA »

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #11 Online: 14/08/09 - 23:21 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #12 Online: 15/08/09 - 00:45 »
Meu mangueirudo amigo Bertalha (o homem é bombeiro, gente...  não vão pensar mal.. rs..)

Eu não concordo com o que nosso Enobrecido amigo Raranda disse não...  Na tico-tico você vai terminar conseguindo um resultado pífio, que acabará deixando muito a desejar, se não tiver bastante prática com isto...

Sugeriria a você ir lá na Rua do Gasômetro, procurar alguma empresa que possa fazer estes cortes para você e daí sim, pode ter certeza de que o serviço sairá de prima...

Nosso colega Marlon comprou lá, há poucos meses várias peças em MDF, já cortados no esquadro certinho, serviço profissional e a diferença de preço é de uns 10% apenas, sobre o  preço que você pagaria, caso compre o material em peça inteira...  

Já fiz também isto aqui em minha cidade..  Tem uma empresa que vende as peças já cortadas sob medida e a diferença é muito pequena para que você arrisque a qualidade do trabalho, tentando fazer você mesmo...

Eu tenho uma serra circular de bancada e mesmo assim compro as peças já cortadas... Não vale a pena mesmo, você tentar cortar manualmente...

Quem domina a arte consegue algo até razoável, principalmente se tiver máquinas boas... mas sem prática não vale a pena tentar...

Eu acho até que tudo na realidade vai do projeto que você tem em mente, pois se o projeto for razoável, vale a pena executar até em alumínio, visto que ele também é comprado em peças já cortadas sob medida.

Tem uma empresa aí na Vila Carrão que vende estas peças já cortadas (cortes excelentes, no esquadro certinho e com um ótimo acabamento)...
Vou postar contato abaixo:

RedWeb Tecnologia de Metais não Ferrosos
Reginaldo
Dep. Vendas
Fone/Fax: 2799-0300
Cel: 8665-3013
e-mail: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
site: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
ramal: 103 - 123

Não posso garantir, mas parece-me que custava, quando comprei, R$18.00 o kilo mais IPI

Experimente fazer uma cotação..  vale a pena e foi a empresa em SP que tinha o melhor preço, quando cotei...

Fiz uma lista de umas 15 empresas em SP que trabalhavam com isto e cotei com todas... Esta foi o melhor preço,  além de um ótimo atendimento....

E olhe que nem sei se vale mesmo a pena a economia que se faz usando MDF, pois o valor agregado destes materiais, mesmo que seja o alumínio é muito baixo, isto se compararmos com o restante dos materiais...

O caro mesmo são as guias lineares, os fusos de esferas, spindle, controladoras, inversor, motorização....  

Estes ítens tem alto valor agregado e é justamente aí que a coisa "pega"... (além de que são fatores fundamentais, implicando diretamente no resultado final).

A questão da extrutura se vai ser em alumínio ou MDF, ou aço, ou seja lá o que for, não tem assim uma relevância muito grande em se tratando de preço, quando comparamos com o preço do restante dos materiais...

Isto falando apenas em materiais...  Quanto à mão de obra, tanto faz se será em alumínio ou MDF..  o trabalho é quase o mesmo, sem contar que com alumínio o acabamento fica muito superior...

Claro, exige maquinário específico, mão de obra especializada e isto agrega um pouquinho mais de custos, mas em compensação os parafusos ficam muito mais "firmes", a extrutura fica muito mais sólida, o acabamento nem pode se comparar, enfim, existem inúmeros fatores que precisam ser analizados, antes de começar a montagem,  em um ou em outro material...

De qualquer forma, seja lá o material que for que você escolher para a montagem, vale a pena comprar já em peças cortadas sob medida...  

Se precisar de telefones de empresas no Gasômetro que fazem este tipo de serviço, basta ligar para o Marlon... ele sempre compra isto lá e pode te indicar alguma empresa...  (creio que te enviei os telefones dele por e-mail, mas se não o fiz, basta me escrever que coloco vocês em contato)

Agradeço ao Nobilíssimo Raranda, por ceder o espaço para discutirmos o projeto do Bertalha, mas como estamos entre amigos, isto acaba sempre mesmo é em churrascada quando as máquinas ficam prontas, portanto, como vamos socializar o churrasco, também podemos socializar o espaço...  rs...

abraços e tenham todos um ótimo final de semana...

Eduardo







« Última modificação: 15/08/09 - 01:00 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #12 Online: 15/08/09 - 00:45 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #13 Online: 15/08/09 - 07:33 »
Nobres amigos Edú e Mbertalha.

Deixemos bem claro que sempre, em tudo que fazemos contam-se 2 coisas.

Primeiro a vontade de fazermos, e depois a infra-estrutura (máquinas, ferramentas, materiais e acima de tudo orçamento, dinheiro no bolso).

Quando o amigo perguntou como eram feitos esses cortes no MDF, entendi que seriam os "detalhes" (cortes internos por exemplo), esses sim precisam da ajuda de uma tupia, ou de uma tico tico ou até mesmo de uma outra máquina CNC.

Agora quanto aos cortes retos, podem sim serem feitos manualmente também (muitos constroem suas máquinas apenas com a ajuda de um serrote e uma furadeira), mas evidente que se forem cortados em máquinas e meios próprios, o serviço e consequentemente o acabamento serão outros.

Tal qual o Edú, também não vejo como um gasto exorbitante a contratação desse serviço, sendo que se você conseguir as peças já prontas, com certeza diante de sua falta de prática e habilidades, o serviço será muito mais rápido e melhor.

Quanto a usar "meu espaço", sintam-se á vontade, pois a casa é nossa.

Mas para estimular o amigo Mbartalha, sugiro que ele mesmo crie um post com os primeiros passos da sua máquina, verá que será muito mais agradável e motivador para você.

Do mais, um grande abraço e até a proxima.

Abraços.

Rubens     

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #13 Online: 15/08/09 - 07:33 »

Offline mbertalha

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #14 Online: 15/08/09 - 09:51 »
Caros amigos,

agradeço muitissimo pelas explicações, e, sim já estou providênciando um topico referente ao inicio do meu projeto.
Vontade tenho muita, infra-estrutura nenhuma...rrsrs... dinheiro a gente dá um geito...

Pô Edu, assim não vale...
depois o pessoal fica pedindo para ver o caminhão de bombeiros, o capacete e a mangueira...hahaha

Vou entrar em contato com o reginaldo e pedir uns orçamentos, estarei abrindo um tópico e se vcs e os amigos puderem dar uma ajudinha ficarei muito agradecido.

Desde já agradeço pelo incentivo e pela ajuda..

Abs
Marcelo bertalha

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #14 Online: 15/08/09 - 09:51 »

 

SiteLock