Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Como verificar paralelismo das guias lineares?  (Lida 7246 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #30 Online: 02/08/13 - 18:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
então pessoal, esse papo ta ficando bão, Cientista13 exatamente o que eu pensei; hoje cheguei do trabalho e fui dar uma passada de relogio comparador nas minhas pedras de granito que estão esperando instalação aqui em casa, e como já desconfiava, não tinha nada de plana, diferenças de até 0,3mm, não fiquei procurando muito, visto que já vi que não ia dar certo.
Creocad, não dúvido que por ai possa encontrar uma pedra totalmente plana, mas por aqui nem adianta procurar, cidade pequena é f**a, eu ainda não decidi exatamente o que vou fazer, vou pensar bem, mas já descobri que numa cidade vizinha tem uma oficina com uma plaina de 4m, acho que vou mandar plainar uma base por lá, ai fica mais fácil, pois dificilmente vou encontrar uma base 100% ou quase isso, com uma base confiável na mão tenho certeza que não vou ter maiores problemas.

André,

Em Antonio Olinto você acha pedra boa (kkkkkk)

Carlos

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #30 Online: 02/08/13 - 18:10 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #31 Online: 02/08/13 - 19:42 »
Definição de paralelismo:

Mac_RC e $$$ => andam sempre próximos mas nunca se encontram...  ?_11
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #31 Online: 02/08/13 - 19:42 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #32 Online: 02/08/13 - 23:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Definição de paralelismo:

Mac_RC e $$$ => andam sempre próximos mas nunca se encontram...  ?_11

Boa  :ok: :ok:

Resolvida a questão....

 é só convidar o Mac_RC para um churrasco é claro, senão ele vai desconfiar que terá trabalho  ;D ;D  então ponha o Mac ao lado de uma das pontas da primeira guia e um pacote de dinheiro na ponta da outra guia. Na outra ponta da primeira guia ponha uma cerveja. diga ao Mac que a cerveja é pra ele e que ele pode pegar.... Se o dinheiro percorrer a segunda guia é porque está paralela à primeira, caso contrario ajuste e repetida a operação, mas não muitas vezes seguidas pois senão a primeira guia ficara torta (ou seria o Mac por causa da cerveja?) :Garg: :Garg: :Garg:
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #32 Online: 02/08/13 - 23:31 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #33 Online: 03/08/13 - 00:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ao nosso nobre e culto cientista13:

Com todo o devido respeito à sua "sabidência", tenho que discordar quando vc diz que as polidoras de pedras deixam até um milimetro de diferença........Vc deve estar se referindo à diferença de paralelismo das faces na espessura das pedras; e aí é outra conversa; isto acontece sim pois eles não se preocupam muito com o nivelamento da peça sobre a mesa polidora e nem mesmo com possíveis pedacinhos que ficam sobre a mesa ao virarem as peças......mas estamos tratando é da planicidade da pedra polida, o que é a necessidade do nosso amigo.
E é como eu disse; para verificar a planicidade é só passar o relógio comparador que se verá o quão plana está a superficie.

Creocad

A diferença na espessura é outra coisa....e nem sempre tem a ver com o nivelamento da mesa de polimento, ou da esteira. A diferença de espessura normalmente é por causa do corte.

A grande maioria das polidoras não tem calibrador, então já dá pra descartar as pedras polidas nessas máquinas.

As que tem calibrador tem vários tipos, as mais comuns tem 3 ou 4 cabeças calibradoras, que usa fresas diamantadas. A pedra fica sobre uma esteira transportadora que faz com que as pedras passem embaixo dessas cabeças. As cabeças ficam indo de um lado ao outro da pedra. Acontece que nem sempre a esteira é nova, o normal é ter desgaste, ou irregularidades e a velocidade influencia bastante. Imagine uma usinagem de desbaste usando a estratégia raster em x com passe de 50% da fresa (topo) e depois uma usinagem com passe de 10% do diametro da fresa. Uma usinagem será melhor do que a outra.
Bom, depois dos calibradores, vem as cabeças polidoras que independente de serem 5, 6 ou 10, 15 ou mais, geralmente o acinamento delas é pneumatico, ou seja uma estrutura de uns 50 ou mais kg que sobem e descem acionadas por um pistão e que é controlada apenas por um regulador de pressão. Então levando em conta que a dureza da pedra não é a mesma em toda a sua superficie, onde é mais mole tira mais deixando a superficie irregular.

Isso tudo sem contar que uma pedra de 1000 x 1000 x 30 também enverga, vai depender do apoios que tem. Usar uma pedra tal finalidade até pode quebrar o galho, a menos que seja uma pedra bem grossa e muito usinada, de preferencia retificada.

Não sou expert em polimento de pedras, apenas conserto máquinas que fazem polimento. E pela construção e modo como é feito o polimento, eu deduzo que as pedras dificilmente serão planas.

Das pedras que usinei até agora, acho que a menor diferença foi de 0,1 mm num pedaço de 200 x 300, a maior, chegou a mais de 1 mm.

Abraço
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #33 Online: 03/08/13 - 00:00 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #34 Online: 03/08/13 - 10:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa  :ok: :ok:

Resolvida a questão....

 é só convidar o Mac_RC para um churrasco é claro, senão ele vai desconfiar que terá trabalho  ;D ;D  então ponha o Mac ao lado de uma das pontas da primeira guia e um pacote de dinheiro na ponta da outra guia. Na outra ponta da primeira guia ponha uma cerveja. diga ao Mac que a cerveja é pra ele e que ele pode pegar.... Se o dinheiro percorrer a segunda guia é porque está paralela à primeira, caso contrario ajuste e repetida a operação, mas não muitas vezes seguidas pois senão a primeira guia ficara torta (ou seria o Mac por causa da cerveja?) :Garg: :Garg: :Garg:

Tem tudo pra dar certo ! ...  ?_9
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #34 Online: 03/08/13 - 10:02 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #35 Online: 24/08/13 - 18:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A diferença na espessura é outra coisa....e nem sempre tem a ver com o nivelamento da mesa de polimento, ou da esteira. A diferença de espessura normalmente é por causa do corte.

A grande maioria das polidoras não tem calibrador, então já dá pra descartar as pedras polidas nessas máquinas.

As que tem calibrador tem vários tipos, as mais comuns tem 3 ou 4 cabeças calibradoras, que usa fresas diamantadas. A pedra fica sobre uma esteira transportadora que faz com que as pedras passem embaixo dessas cabeças. As cabeças ficam indo de um lado ao outro da pedra. Acontece que nem sempre a esteira é nova, o normal é ter desgaste, ou irregularidades e a velocidade influencia bastante. Imagine uma usinagem de desbaste usando a estratégia raster em x com passe de 50% da fresa (topo) e depois uma usinagem com passe de 10% do diametro da fresa. Uma usinagem será melhor do que a outra.
Bom, depois dos calibradores, vem as cabeças polidoras que independente de serem 5, 6 ou 10, 15 ou mais, geralmente o acinamento delas é pneumatico, ou seja uma estrutura de uns 50 ou mais kg que sobem e descem acionadas por um pistão e que é controlada apenas por um regulador de pressão. Então levando em conta que a dureza da pedra não é a mesma em toda a sua superficie, onde é mais mole tira mais deixando a superficie irregular.

Isso tudo sem contar que uma pedra de 1000 x 1000 x 30 também enverga, vai depender do apoios que tem. Usar uma pedra tal finalidade até pode quebrar o galho, a menos que seja uma pedra bem grossa e muito usinada, de preferencia retificada.

Não sou expert em polimento de pedras, apenas conserto máquinas que fazem polimento. E pela construção e modo como é feito o polimento, eu deduzo que as pedras dificilmente serão planas.

Das pedras que usinei até agora, acho que a menor diferença foi de 0,1 mm num pedaço de 200 x 300, a maior, chegou a mais de 1 mm.

Abraço

Sou o cara mais sortudo do mundo pois onde encomendei várias placas de granito a polidora é uma bruta duma CNC de pórtico com mesa fixa e a máquina estava novíssima. Fui lá para conferir suas informações e o cara falou que agora já não dá mais a mesma precisão de antes, depois que ela deu uns problemas e teve que vir um técnico para consertar a máquina virou uma ####.
Que pena eu ia encomendar uma placa na maior dimensão da máquina ( deve ser +- 3,5 x 2,5 mts).
mas eu falei pro operador que se a máquina for consertada de verdade e voltar a ter a precisão de antes me telefonar.

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #35 Online: 24/08/13 - 18:22 »

Offline Andre-Pr

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 77
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #36 Online: 24/08/13 - 20:04 »
então pessoal, as coisas estão meio ''corridas'', e só hoje pude retomar as coisas, acabei desistindo de acertar os tubos, pensei no serviço que iria dar e acabei comprando tubos novos com a parede mais grossa, e conto mais, fui lá na loja escolher o tubo, hoje só me preocupei em desmanchar o que será substituído amanha quero ver se adianto alguma coisa ai trago umas fotos...

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #36 Online: 24/08/13 - 20:04 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #37 Online: 24/08/13 - 20:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
então pessoal, as coisas estão meio ''corridas'', e só hoje pude retomar as coisas, acabei desistindo de acertar os tubos, pensei no serviço que iria dar e acabei comprando tubos novos com a parede mais grossa, e conto mais, fui lá na loja escolher o tubo, hoje só me preocupei em desmanchar o que será substituído amanha quero ver se adianto alguma coisa ai trago umas fotos...

Isso nao é nada, eu ainda continuo traçando a  :Censura: do raio infinito que ate agora nao entendi ?_11


Marcao :lingua:

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #37 Online: 24/08/13 - 20:37 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #38 Online: 24/08/13 - 20:54 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Isso nao é nada, eu ainda continuo traçando a  :Censura: do raio infinito que ate agora nao entendi ?_11


Marcao :lingua:

Marcão  vou te dar uma dica para traçar o circulo de raio infinito em 4 etapas.

Material necessário
barbante bem comprido, mas bem comprido mesmo. e mais alguns de reserva.
um lápis
Uma folha de papel (enorme de grande de preferência)
 
1 - > amarre uma ponta num ponto fixo, tipo uma árvore (daquelas que vivem por milhares de ano). OBS amarre mas não apertado, vá que a árvore cresça.

2 - > vá desenrolando o barbante em direção ao infinito, até chegar lá (no infinito né) OBS se o barbante terminar antes, volte volte e pegue mais, mas desta vez calcule melhor.

3 - > (chegando no infinito) amarre o lápis na ponta do barbante (se chegou ao infinito e ainda tem barbante para desenrolar, force um pouquinho que dá pra desenrolar tudo...)

4 - > segure o barbante esticado e trace o circulo.

Viu como é fácil  ;D ;D ;D

PS.: se tiver dificuldade em adquirir o barbante, vamos providenciar uma vaquinha ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #38 Online: 24/08/13 - 20:54 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #39 Online: 24/08/13 - 21:14 »
Eu adoro as suas dicas, sempre bem humoradas  :bebebe: :bebebe:

Assim....


marcao

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #39 Online: 24/08/13 - 21:14 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #40 Online: 24/08/13 - 21:44 »
tá ai outra idéia que nem tinha pensado ?_12 ?_12 ?_12

Mas não é assim não que eu tinha sugerido, como ainda não entendeu, fiz um desenho ;D ;D

"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #40 Online: 24/08/13 - 21:44 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #41 Online: 24/08/13 - 21:53 »
Cade as guias nesse seu desenho? kkkk

Nao tinha pensado nessa possibilidade, po meu, tu manda eu amarrar um barbante em uma arvore, corro ate o infinito e manda traçar um circulo, fiz isso uai kkkk


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #41 Online: 24/08/13 - 21:53 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #42 Online: 24/08/13 - 22:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Cade as guias nesse seu desenho? kkkk

Nao tinha pensado nessa possibilidade, po meu, tu manda eu amarrar um barbante em uma arvore, corro ate o infinito e manda traçar um circulo, fiz isso uai kkkk


Marcao

 :ixi: :ixi: :ixi: :ixi: esqueci as guias....

desculpe minha falha  ?_16 ?_16

Vai ter que voltar do infinito, pegar as guias, e colocar uma alinhada sobre qualquer segmento do primeiro circulo e a outra sobre um segmento do segundo circulo. de preferencia com as pontas alinhadas, se não conseguir alinhar as pontas trace outro circulo de raio infinito de tal forma que seja perpendicular às pontas das guias e alinhe a partir do circulo
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #42 Online: 24/08/13 - 22:13 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #43 Online: 25/08/13 - 22:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
PS.: se tiver dificuldade em adquirir o barbante, vamos providenciar uma vaquinha ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Pela compridura do barbante,acho que uma vaquinha não dá,vai precisar de uma boiada. :Garg: :Garg: :Garg:
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #43 Online: 25/08/13 - 22:49 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #44 Online: 26/08/13 - 17:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
:ixi: :ixi: :ixi: :ixi: esqueci as guias....

desculpe minha falha  ?_16 ?_16

Vai ter que voltar do infinito, pegar as guias, e colocar uma alinhada sobre qualquer segmento do primeiro circulo e a outra sobre um segmento do segundo circulo. de preferencia com as pontas alinhadas, se não conseguir alinhar as pontas trace outro circulo de raio infinito de tal forma que seja perpendicular às pontas das guias e alinhe a partir do circulo


 :pux: puxa vida, la vai eu di novo atras desse infinito,  :irrit:


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #44 Online: 26/08/13 - 17:14 »

 

SiteLock