Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Maquina para dobrar acrílico.  (Lida 5057 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Lutz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1044
  • Total Likes: +81/-27
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #15 Online: 03/11/15 - 19:14 »
Por um acauso, claro que não pode por a mão, mas tem risco de xosque? ?_12 ?_12
Vilson Lutz

Clube CNC Brasil

Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #15 Online: 03/11/15 - 19:14 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #16 Online: 03/11/15 - 19:59 »
É leve, só 250V  :sarro: :sarro: :sarro:

Esta resistência fica dentro do sulco.O operador pode se queimar se não houver certas prevenções na construção.

Mas uma coisa que me chamou atenção é quanto a ranhura no granito. Fica uma área muito larga. Mas há materiais que permitem diminuir a área de aquecimento. Sei que em projeto que circulou usa-se inclusive a fita capton - aquela mesma que se usa na mesa aquecida das impressoras 3D.

Eu penso desenvolver o projeto usando duas peças individuais e provocar uma aproximação de forma mecânica para diminuir a área de aquecimento até um mínimo de 3 milímetros e um máximo de 10 milímetros.

Imaginem duas peças de determinado material, tendo cada uma na lateral um meio círculo com um diâmetro de 9 milímetros, sendo que uma é fixa com a resistência embutida no seu meio circulo e a outra peça podendo aproximar ou afastar, então, diminuindo ou aumentando a área de aquecimento. ?_12 ?_12 ?_12

Eu não sou louco não.

jcs

Clube CNC Brasil

Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #16 Online: 03/11/15 - 19:59 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #17 Online: 04/11/15 - 08:51 »
Boas

Compre um dimmer de controle de luz, ligue no primário do transformador,e poderá comtrolar a temperatura
facilmente

Luciano

Clube CNC Brasil

Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #17 Online: 04/11/15 - 08:51 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #18 Online: 04/11/15 - 09:24 »
É uma alternativa lalutar.

jcs

Clube CNC Brasil

Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #18 Online: 04/11/15 - 09:24 »

Offline Vagner Lino

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 858
  • Total Likes: +45/-15
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #19 Online: 04/11/15 - 10:36 »
Parabéns, pela iniciativa...e pela construção... creio que a estrutura é de uma plotter, ficou show...também sou adepto...nada se joga fora...tudo se transforma...

10...colega.

Clube CNC Brasil

Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #19 Online: 04/11/15 - 10:36 »

Offline Luiz Vieira

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 79
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #20 Online: 04/11/15 - 12:26 »
Exatamente meu caro, é uma a estrutura de uma plotter roland antiga que nós temos aqui. Não estava funcionando adequadamente, então usamos como base.
Abs.

Clube CNC Brasil

Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #20 Online: 04/11/15 - 12:26 »

Offline Fabioc

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 87
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • MultiVPC
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #21 Online: 04/11/15 - 12:51 »
Boa tarde

JCS fiz uma com resistência (semelhante a forno elétrica) e mesa de granito. Ela funciona, mas tem alguns poréns.

O granito aquece muito, inclusive fica complicado para o operador trabalhar com a mão próxima, chegou a trincar a pedra, ai fiz em duas peças e precisa por a fita de teflon para diminuir o aquecimento.
A resistência demora um pouco para aquecer, então só terá produção se deixar ela ligada e ai consome mais energia que o fio níquel cromo.
Outro ponto é que com o tempo a resistência perde eficiência e um lado pode aquecer mais que o outro, dificultando a dobra e deformando o acrílico.

Diante destas considerações estou estudando mudar para o sistema de fio níquel cromo.

Clube CNC Brasil

Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #21 Online: 04/11/15 - 12:51 »

Offline Vagner Lino

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 858
  • Total Likes: +45/-15
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #22 Online: 04/11/15 - 13:31 »
Bem colega...sobre o aquecimento...creio que a solução seria (isolamento térmico),pense em algo tipo uma canaleta de alumínio com isolamento térmico externo ficando o isolamento entre o alumínio e a pedra.

Clube CNC Brasil

Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #22 Online: 04/11/15 - 13:31 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #23 Online: 04/11/15 - 13:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bem colega...sobre o aquecimento...creio que a solução seria (isolamento térmico),pense em algo tipo uma canaleta de alumínio com isolamento térmico externo ficando o isolamento entre o alumínio e a pedra.

Eu pensei em uma canaleta de alumínio também, mas nas laterais da parte de fora, 2 canos de cobre de refrigeração bem justos a canaleta passando água fresca para resfriar a mesma. Aí se poderia usar uma bombona de 200 litros como reservatório para essa água... Mas só serviria para grandes produções, aonde o fio ficaria aquecido por longos períodos...
« Última modificação: 04/11/15 - 13:44 por Robson Olegário »
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #23 Online: 04/11/15 - 13:43 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #24 Online: 04/11/15 - 16:49 »
Fabioc e outros,

Mesmo tendo adquirido o material que postei, entendo que o fio é uma grande solução, podendo ser usado simples, duplo ou triplo, dependendo a área e espessura do material.

Vejam, quando falo em simples, duplo, etc., não é referência ao usado pelo Luiz - torcidos, mas, sim um ao lado do outro para aumentar a área de aquecimento em razão da espessura do material. Então, ligados em uma chave seletora 1:1, 1:2 e 1:3.

Mas na realidade nós temos que participar de feiras para observarmos melhor as máquinas e retornar neste Forum para afunilarmos as sugestões.

jcs

Clube CNC Brasil

Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #24 Online: 04/11/15 - 16:49 »

Offline Luiz Vieira

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 79
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #25 Online: 05/11/15 - 08:51 »
Olá! O fio torcido que eu usei, na verdade foi para ter um aquecimento mais rápido e atingir uma temperatura mais alta também. Na verdade pretendo trocar, assim que possível, por um fio mais grosso, 1,20 ou 1,50 mm. Quanto a área de aquecimento, alguns fabricantes desse tipo de máquina variam a distancia que o fio fica do material em função da espessura do material. A regra é a seguinte, a espessura + 1 mm, essa seria a distancia do fio para o material. Por exemplo: acrílico de 3 mm, a distancia do fio ao material seria de 4mm, dessa maneira teriamos uma área maior aquecida o que facilitaria a dobra. Mas para ter essa variação de distancia, temos que ter um sistema para elevar e abaixar o fio. Assim que achar, vou postar um video de um fabricante que explica esse sistema, inclusive tem uma máquina com um sistema de refrigeração, como o que falaram acima.

Clube CNC Brasil

Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #25 Online: 05/11/15 - 08:51 »

Offline Vagner Lino

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 858
  • Total Likes: +45/-15
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #26 Online: 05/11/15 - 10:24 »
Sobre a refrigeração até pensei importar pois achei muito interessante e barato o sistema,mas achei muito caro o transporte...e acabei engavetando.
Pretendo ainda bolar algo parecido...segue link.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #26 Online: 05/11/15 - 10:24 »

Offline Luiz Vieira

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 79
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #27 Online: 05/11/15 - 10:58 »
Neste link tem o video de um fabricante explicando o lance da altura do fio. 
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 19/11/15 - 22:40 por Marcao »

Clube CNC Brasil

Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #27 Online: 05/11/15 - 10:58 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #28 Online: 05/11/15 - 11:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sobre a refrigeração até pensei importar pois achei muito interessante e barato o sistema,mas achei muito caro o transporte...e acabei engavetando.
Pretendo ainda bolar algo parecido...segue link.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu pensei em uma canaleta de alumínio também, mas nas laterais da parte de fora, 2 canos de cobre de refrigeração bem justos a canaleta passando água fresca para resfriar a mesma. Aí se poderia usar uma bombona de 200 litros como reservatório para essa água... Mas só serviria para grandes produções, aonde o fio ficaria aquecido por longos períodos...


Esse aí usa o mesmo princípio que eu mencionei antes, mas na minha ideia, teria um divisor "Y"  na mangueira de entrada de água para os canos, e esse divisor teria 2 pedaços de mangueirinha para ligar nos tubos, e na saída, o processo seria invertido, usando o mesmo sistema da entrada da água usando o divisor...
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #28 Online: 05/11/15 - 11:00 »

Offline Vagner Lino

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 858
  • Total Likes: +45/-15
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #29 Online: 05/11/15 - 11:57 »
Sim, Robson...

Entendi a sua ideia...pois também já tinha pensado em algo semelhante porque quando pesquisei para fazer a minha a minha a 3 ou 4 anos atrás em minhas pesquisas achei algumas interessantes com este sistema postado.

Quando comentei algo sobre o assunto eu estava pensando no projeto do colega...que já está pronto e precisando de pequenos ajustes, como por ex. fresar a pedra colocando uma canaleta de alumínio com isolamento térmico para resolver o problema de aquecimento expandido ex. na pedra.

No meu equipamento usei o que tinha em mão, como os tijolos refratários que sobraram de uma churrasqueira que fiz aqui em casa usei-os fresando-os e não tive nenhum problema com o aquecimento, como no caso do colega em questão.
Só achei o meu sistema meia boca mais funciona, e até outros amigos usaram em seus projetos, só eu quero em algum momento fazer algo mais profissional.

Abraço.

Clube CNC Brasil

Re:Maquina para dobrar acrílico.
« Resposta #29 Online: 05/11/15 - 11:57 »

 

SiteLock