Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Acabamento em Acrilico  (Lida 8540 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline dinho025

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Acabamento em Acrilico
« Online: 19/08/11 - 19:52 »
Boa Noite

Que tipo de ferramento devo usar para ter um acabamento bom no corte de acrilico?

Obrigado

Clube CNC Brasil

Acabamento em Acrilico
« Online: 19/08/11 - 19:52 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #1 Online: 19/08/11 - 22:56 »
Amigo,
sempre cortei acrilico em minha laser onde da um acabamento muito bom, mas comecei a cortar na router , e obtive estas informações nos foruns
Fresa de 1 ou dois cortes  metal duro
Para o acabamemto, dependera de testes que vc devera fazer , como velocidade de avanço
velocidade do spindle ou tupia
um ou dois passos verticais
e assim por diante, pois depende de qual acabamento vc vai querer.
tenho certeza que alguns amigos vão te dizer alguns paramentro , ai  acumule informações e crie seu proprio .
Já cortei com 10.000 e 24000.00 ve velocidade de spindle
avanço de 1.000 e 1500 mm min
passo vertical  2
espero ter ajudado
abraço
ricardo


« Última modificação: 19/08/11 - 22:57 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #1 Online: 19/08/11 - 22:56 »

Offline dinho025

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #2 Online: 22/08/11 - 17:36 »
Valeu pela dica vou fazer uns teste novamente
Obrigado mesmo
Valeu

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #2 Online: 22/08/11 - 17:36 »

Offline LEANDROPAULO

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #3 Online: 22/08/11 - 21:24 »
Estou pesquisando a respeito e encontrei alguns metodos, e um dos mais usados e com calor(alta temperatura) pistola quente , massarico, digase de passagem  omais interesante  é o equipamento, corrrente eletrica ou polimento com pasta adequada para acrilico.
Sou técnico em mecânica e gosto muito de mquinas e equipamentos, e estou iniciando a montagem de uma router para  madeira e  acrilico.

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #3 Online: 22/08/11 - 21:24 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #4 Online: 22/08/11 - 21:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estou pesquisando a respeito e encontrei alguns metodos, e um dos mais usados e com calor(alta temperatura) pistola quente , massarico, digase de passagem  omais interesante  é o equipamento, corrrente eletrica ou polimento com pasta adequada para acrilico.
OPS,Gostei de ver,apareceu maçarico pra Acrilico,tava caçando e não achava...Leandropaulo,posta onde o amigo encontrou isso,estou afim de cavocar o assunto.

Abraços e seja Muito Bem Vindo ao Clube

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #4 Online: 22/08/11 - 21:33 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #5 Online: 23/08/11 - 08:48 »
amigo pravato
de uma olhada neste site e va em polidor de acrilico, pois tem um video legal. foram eles que me venderam a minha laser
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #5 Online: 23/08/11 - 08:48 »

Boim

  • Visitante
Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #6 Online: 28/01/12 - 11:57 »
eu dou acabamento com macarico! fico bom!

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #6 Online: 28/01/12 - 11:57 »

Offline vgfjunior

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #7 Online: 09/02/12 - 20:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo,
sempre cortei acrilico em minha laser onde da um acabamento muito bom, mas comecei a cortar na router , e obtive estas informações nos foruns
Fresa de 1 ou dois cortes  metal duro
Para o acabamemto, dependera de testes que vc devera fazer , como velocidade de avanço
velocidade do spindle ou tupia
um ou dois passos verticais
e assim por diante, pois depende de qual acabamento vc vai querer.
tenho certeza que alguns amigos vão te dizer alguns paramentro , ai  acumule informações e crie seu proprio .
Já cortei com 10.000 e 24000.00 ve velocidade de spindle
avanço de 1.000 e 1500 mm min
passo vertical  2
espero ter ajudado
abraço
ricardo




Já cortei acrílico no laser, mas as bordas ficam um pouco ásperas. As suas também ficam? Há alguma forma que permita melhor acabamento, como, por exemplo, cortar do avesso?

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #7 Online: 09/02/12 - 20:10 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #8 Online: 09/02/12 - 20:46 »
isso acontece, quando corto com uma velocidade baixa e fica umas bordas, mas não é asperas e sim lisas, então eu aumento a velocidade
para evitar a concentração de calor no acrilico.
logicamente que temos que fazer os terstes, pois  velocidade muito alta , não corta o acrilico
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #8 Online: 09/02/12 - 20:46 »

Offline Vagner NJ

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 290
  • Total Likes: +29/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "O sucesso procura quem merece"
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #9 Online: 26/04/12 - 11:25 »
Amigos em breve estarei postando aqui o passo a passo para se obter um perfeito acabamento em acrilico.Qualquer dúvida estou a disposição.
Abs a todos.

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #9 Online: 26/04/12 - 11:25 »

Offline ALEX SIM

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 198
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #10 Online: 19/07/12 - 16:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estou pesquisando a respeito e encontrei alguns metodos, e um dos mais usados e com calor(alta temperatura) pistola quente , massarico, digase de passagem  omais interesante  é o equipamento, corrrente eletrica ou polimento com pasta adequada para acrilico.

Olá Leandro,

trabalho numa indústria de artefatos de acrílico e aqui utilizamos oxigênio comprimido junto com o GLP (gás de cozinha) e para peças pequenas e detalhadas, usamos microchama. Para polimento, utilizamos cera grand prix ou similar (cera automotiva). Fica muito bom. Vai ai amostra de um trabalho recem confeccionado com acabamento no maçarico e polimento com cera automotiva. Espero ter de alguma forma contribuído.
Grande abraço,

Alex_Sim.

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #10 Online: 19/07/12 - 16:12 »

Offline ALEX SIM

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 198
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #11 Online: 19/07/12 - 16:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa Noite

Que tipo de ferramento devo usar para ter um acabamento bom no corte de acrilico?

Obrigado

Dinho,

olá, vai aqui algumas dicas sobre corte em acrílico. Em relação a velocidade, é variante, dependendo do tipo de figura e fresa que você ira usinar. O ideal para que se tenha um com acabamento no corte, independente da fresa, velocidade, é que a fresa esteja sempre boa, em condições de corte. Quando se utiliza uma fresa cega (isto se percebe no material deixado pelo corte, pó de acrílico), este material deixado fica muito grosso devido ao atrito da fresa com o acrílico. Para que possamos entender, a fresa cega cria mais atrito com o acrílico, esquenta o material fazendo com que este pó ao esfriar o material, agarre no mesmo deixando o acabamento imperfeito e muitas vezes nos fazendo pensar que pode ser por causa da velocidade do corte. Vai uma dica, se você detectar que realmente sua fresa está cega, coloque detergente para que a fresa não esquente tanto e depois fique fácil a remoção do material grudado na peça usinada. Mas cuidado. Se você prende o material usinado com pinça e cria pontes no objeto cortado, sem problemas, de outra forma você poderar desprender a peça no momento da usinagem podendo quebrar a fresa e estragar a peça.

Vai ai a minha dica.
Grande abraço,

Alex_Sim.

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #11 Online: 19/07/12 - 16:36 »

Offline Alessandro Viola

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 165
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #12 Online: 19/07/12 - 20:33 »
Oi Alex, tudo bem? Trabalho com comunicação visual e tenho um pouco de experiência no assunto. Você disse

que na empresa que trabalha dá-se polimento nas peças com gás GLP e ar comprimido, pois bem, eu já testei de

tudo para dar polimento em acrílico e acho que gás, principalmente GLP (orgânico) não é o mais adequado para

tal, porque o gás orgânico após sua queima solta uma fuligem preta manchando o acrílico.

A empresa que o José Ricardo citou, vende um equipamento que gera hidrogênio para maçarico de micro chama.

O mestre Mac estava fazendo testes para gerar hidrogênio (não sei como anda o projeto), mas acho que a

armazenagem ainda é uma lacuna, pois hidrogênio armazenado é um perigo e pode explodir, eu que o diga

quando me meti a fazer um com Tapeware, seringa e mangueira de soro hospitalar com dosador....kkkkkkk....

coisa bem caseira do tipo video demonstrando como fazer na net, ai já viu PPPPAAAAAAAAAAAAAÁ ?_49

entende?

Outro truque que aprendi é pintar a borda do acílico com verniz bi-componente, o acabamento fica satisfatório e o

polimento com cera de carro tem que tomar cuidado para não esvelar o acrílico (derreter), dependendo da

velocidade da ferramenta que você vai polir, quando eu o faço prefiro rebolo de pano e pasta marrom para polir

acrílico controlando o peso da mão para não esvelar a peça.

Espero ter contribuído e qualquer dúvida é só gritar. ?_21

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #12 Online: 19/07/12 - 20:33 »

Offline ag_favaro

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #13 Online: 19/07/12 - 20:58 »
Já fiz várias experiências com a geração de hidrogênio a partir da eletrólise da água (na época queria economizar gasolina, e um pouco até consegui). O maçarico apontado acima é uma aplicação bastante útil deste sistema. A chama produz muito calor, e não precisa nada mais do que água (deionizada), eletricidade e hidróxido de potássio para reagir.
Usa-se antes do maçarico um borbulhador, que quando abastecido com álcool torna a chama mais visível e eficiente para alguns usos. Quem desejar pesquisar pela internet vai encontrar bastante informação de como construir um, pois é de funcionamento simples. Apesar que na prática, para quem quer ganhar tempo, comprar pronto tem algumas vantagens.

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #13 Online: 19/07/12 - 20:58 »

Offline ALEX SIM

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 198
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #14 Online: 20/07/12 - 16:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Oi Alex, tudo bem? Trabalho com comunicação visual e tenho um pouco de experiência no assunto. Você disse

que na empresa que trabalha dá-se polimento nas peças com gás GLP e ar comprimido, pois bem, eu já testei de

tudo para dar polimento em acrílico e acho que gás, principalmente GLP (orgânico) não é o mais adequado para

tal, porque o gás orgânico após sua queima solta uma fuligem preta manchando o acrílico.

A empresa que o José Ricardo citou, vende um equipamento que gera hidrogênio para maçarico de micro chama.

O mestre Mac estava fazendo testes para gerar hidrogênio (não sei como anda o projeto), mas acho que a

armazenagem ainda é uma lacuna, pois hidrogênio armazenado é um perigo e pode explodir, eu que o diga

quando me meti a fazer um com Tapeware, seringa e mangueira de soro hospitalar com dosador....kkkkkkk....

coisa bem caseira do tipo video demonstrando como fazer na net, ai já viu PPPPAAAAAAAAAAAAAÁ ?_49

entende?

Outro truque que aprendi é pintar a borda do acílico com verniz bi-componente, o acabamento fica satisfatório e o

polimento com cera de carro tem que tomar cuidado para não esvelar o acrílico (derreter), dependendo da

velocidade da ferramenta que você vai polir, quando eu o faço prefiro rebolo de pano e pasta marrom para polir

acrílico controlando o peso da mão para não esvelar a peça.

Espero ter contribuído e qualquer dúvida é só gritar. ?_21



Olá ale,

bom, aqui fazemos o processo cmo mencionado e as peças como mostro na imagem ficam com acabamento 100%. Quanto a fuligem preta que vc diz, isso vai depender de quanto tempo vc vai deixar o fogo em contato com a peça. Realmente isto vai acontecer, mas é uma reação da própria queima do material em qualquer caso. Usamos tambem o hidrogênio, um equipamento mesmo gerador de micro chama (mini massarico), mas apenas para peças pequenas e detalhadas. A minha dica é baseada em fatos que funcionam e não apenas de testes. Fazemos também comunicação visual. è bom debater com pessoas entendidas no assunto.

Espero ajudar em alguma coisa.
Grande abraço,

Alex_Sim.

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em Acrilico
« Resposta #14 Online: 20/07/12 - 16:46 »

 

SiteLock