Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Fuga de Tensão, entre fonte tubo  (Lida 6366 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline artfresa02

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +30/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • O que somo é consequência do que pensamos.
    • Artfresa Artesanato
  • Sexo: Masculino
Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Online: 13/11/15 - 11:03 »
Olá, bom dia

Estou com um problema, de fuga de tensão entre a fonte e o tubo laser, minha maquina não tem 3 meses de uso ainda.

Neste caso o fio chegou á roupe-se por 2 vezes, chamei a assistência técnica, ele refez a solda do fio no inicio do tubo, mais não aguenta 1 semana, e volta a novamente é ter fuga de tensão naquela região, mesmo isolando bem, com fita isolante de fusão, a amperagem foi medida, esta por volta de 30mA, minha maquina não tem relogio amperímetro, mais estou comprando uma agora.

Toda ajuda e comentário é bem vindo.
Lourival dos Santos Monteiro
Tijucas -SC
Superior Completo ( Tecnólogo em Cerâmica)
Técnico em Eletromecânica
Técnico em Eletrônica
Técnico em Redes e Computadores
Artesão

Clube CNC Brasil

Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Online: 13/11/15 - 11:03 »

Offline artfresa02

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +30/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • O que somo é consequência do que pensamos.
    • Artfresa Artesanato
  • Sexo: Masculino
Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #1 Online: 13/11/15 - 11:23 »
Esqueci de mencionar, a maquina é de 100 wats.
Lourival dos Santos Monteiro
Tijucas -SC
Superior Completo ( Tecnólogo em Cerâmica)
Técnico em Eletromecânica
Técnico em Eletrônica
Técnico em Redes e Computadores
Artesão

Clube CNC Brasil

Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #1 Online: 13/11/15 - 11:23 »

Offline Cristiano Rückert

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 64
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #2 Online: 13/11/15 - 12:03 »
Olá, tive problemas semelhantes faz alguns anos, o problema estava na isolação do fio no tubo, era de 2° linha sem o "copinho" de isolação, foi usada fita isolante que não era para alta tensão, foi só isolar novamente com a fita correta e pronto...

Clube CNC Brasil

Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #2 Online: 13/11/15 - 12:03 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #3 Online: 13/11/15 - 12:34 »
Lourival, vou comentar a respeito da experiência que tive com alta tensão, não propriamente dito relativo à máquinas lasers mas sim a alta tensão utilizada em tvs, daquelas antigas, de tubo de raios catódicos...
Teoricamente é o mesmo tipo de alta tensão, inclusive estas fontes utilizam fly-backs do mesmo tipo utilizados em Tvs.
As tensões com as quais já trabalhei nunca passavam de 24 mil volts, com aproximadamente 300mA..  ou seja, algo bem próximo às tensões que vocês utilizam nestas máquinas.

Uma das coisas que notei sobre estes "vazamentos de AT" é que, além da diminuição da resistência dielétrica nos cabos, motivados por sujeira (poeira), umidade, etc, em alguns casos os "vazamentos" se davam devido à defeitos na retificação interna do próprio fly-back.

Em algumas tvs, mesmo funcionando normalmente, enquanto não trocava o dito cujo, não resolvia.
Já tive vários casos assim....  Como, no caso das TVs, e possivelmente nestes casos destas máquinas também, a alta tensão presente na saída do fly-back (que no caso das Tvs são chamados de Transformador de Saída Horizontal), estas tensões são Corrente Contínua.

Parece que devido à algum defeito interno nos retificadores, sai algum componente de Tensão Alternada e é o responsável pelo "vazamento de AT" e não adianta isolar... 

Tudo que você fizer será apenas paliativo. Dentro de pouco tempo volta a "vazar AT" e lá vai você isolar tudo de novo.

Isto, claro, no caso de TVs. Não tenho experiência com estas máquinas e nem tou dizendo que seu defeito seja este. Pode ser apenas falta de isolação.. mas é uma possibilidade a ser averiguada. Uma saída, no caso de não conseguir mesmo isolar, seria a troca do Trafo de AT (Fly-Back) por um outro para ver o resultado...  Ou mesmo trocar a fonte por outra...  pelo menos para tirar da dúvida...

Outra coisa que eu fazia era limpar muito bem todo o cabo (qualquer resíduo de poeira prejudica) utilizando algum líquido que evapore e não deixe resíduo...    depois isolar com silicone.

Eu costumava impregnar bem toda a área que apresentava vazamento com silicone líquido, depois colocava um tubo de espaguete termo-encolhível (usava na época os espaguetes da Hellerman) ou Termo-retrátil que pode ser facilmente encontrado no comércio especializado... Hellerman atualmente creio que não mais se encontra, mas tem várias outras marcas por aí...  usa este espaguete em cima do silicone líquido que foi aplicado.

Geralmente eu aguardava o silicone curar normalmente, bem protegido para não entrar em contato com poeira, depois colocava o espaguete por cima, aquecia para ele pressionar bem sobre o silicone, afastava o mais possível o cabo do chassis e na maior parte das vezes resolvia..
Mas em alguns casos isto não era o suficiente. Só resolvia depois de trocar o Fly-back....

(Note que o fly-back era substituído mesmo estando funcionando normal)...  nunca descobri o motivo destes vazamentos provocados pelos fly-backs...  possivelmente devido à passagem indevida de tensão alternada?....   Nunca descobri...
Mas vale a pena tentar...

Já ouvi muita gente que utiliza estas máquinas reclamando de vazamentos e nunca tive a oportunidade de comentar a respeito destas minhas experiências...

Outra coisa importantíssima relativo à solda (emenda) de cabos de alta tensão. A solda tem (obrigatoriamente) que ficar redondinha...   qualquer deformidade na solda que deixar uma ponta, por menor que seja, vai provocar centelhas....   eu, depois que soldava, procurava lixar algum ponto sobressalente com lixa de unha até ela ficar o mais "redondo" e liso possível...  depois limpava e isolava...   Se deixar pontas nestas soldas, você praticamente nunca vai conseguir uma isolação perfeita, pois as fagulhas nestas "pontas" vão acabar rompendo a isolação por melhor que tenha sido feita...

Em casos realmente complicados, eu costumava criar uma "caixinha" de papelão um pouco maior que a área do cabo onde pretendia isolar e depois preenchia este espaço com resina epoxi...  sempre tinha de reserva um frasco desta resina...

Se o vazamento começava dar trabalho, tacava resina em tudo.. rsssssssssss
E na maior parte das vezes resolvia...
Agora fica atento...  isto, estes centelhamentos podem trincar o seu tubo....
Fica atento pois se isto acontecer vc tem que ter argumentos para a troca na garantia..  pois eles podem alegar que foi descuido seu...

Espero que este relato das minhas experiências possam te ajudar....
Abraços...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #3 Online: 13/11/15 - 12:34 »

Offline artfresa02

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +30/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • O que somo é consequência do que pensamos.
    • Artfresa Artesanato
  • Sexo: Masculino
Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #4 Online: 13/11/15 - 12:45 »
O meu tubo é de 2 linha ( ou standard), na segunda vez que teve a fuga, eu refiz a solda do fio e isolei com a fita grossa de alta tensão (fita de fusão), mais com o tempo vai aparecendo rachaduras na fita, como se ressecasse, vou comprar outra fita e fazer o teste mais tarde, agora ela esta trabalhando normalmente.

Hoje foi o dia de eu levar o choque com o tudo, com a maquina em funcionamento, passei uma folha de papel, para ver se tinha vazamento de tensão, pois estava fazendo um xiaço, quando encostei perto da isolação com a folha de uns 30cm a, tomei um choque, que senti sair no dedo do pé, kkkkk. :irrit: :irrit:

Lourival dos Santos Monteiro
Tijucas -SC
Superior Completo ( Tecnólogo em Cerâmica)
Técnico em Eletromecânica
Técnico em Eletrônica
Técnico em Redes e Computadores
Artesão

Clube CNC Brasil

Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #4 Online: 13/11/15 - 12:45 »

Offline artfresa02

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +30/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • O que somo é consequência do que pensamos.
    • Artfresa Artesanato
  • Sexo: Masculino
Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #5 Online: 13/11/15 - 12:53 »
Muito obrigado pelas dicas, vou pensar melhor na isolação.
Lourival dos Santos Monteiro
Tijucas -SC
Superior Completo ( Tecnólogo em Cerâmica)
Técnico em Eletromecânica
Técnico em Eletrônica
Técnico em Redes e Computadores
Artesão

Clube CNC Brasil

Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #5 Online: 13/11/15 - 12:53 »

Offline RODRIGO MARTINS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1537
  • Total Likes: +123/-23
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Sexo: Masculino
Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #6 Online: 13/11/15 - 16:13 »
Melhor isolante para alta tensão.....

Fita isolante líquida....

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #6 Online: 13/11/15 - 16:13 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #7 Online: 13/11/15 - 18:47 »
ANTES DE MAIS NADA
UMA PERGUNTINHA
O FIO  É DE SILICONE??????????????? para suportar  alta tensão
ESPERO  QUE SEJA

caso  vc não  tenha a fita correta, vc pode isolar  com  fita teflom
coloque bastante, pois eu  isolo   aqui  com  ela.
logicamente que não  só  isso
tambem  comprei  um  mangueirinha de silicone que vende em  casas de equipamentos hospitalares

para ficara bem isoldado
use o fio  de silicone ( se possivel  compre um  fio  novo)
antes de soldar,  coloque um tubete auto  retratil,  comprado  em  casas de eletronica.
faça assim ,  coloque este tubete( tem  varios diametros) no  fio  antes de soldar, depois solde o  fio  e isole com  teflom, depois aquele tubete que vc colocou,  leve ele até  a ponta e com  o ferro  de solda vai esquentando  ele que ele vai  se moldando 
depois disso,  coloque o  fio  dentroi  da mangueirinha de silicone

se voiltar a dar  problema,  sua fonte pode estar  defeituosa, isto é com  excesso  de alta

Clube CNC Brasil

Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #7 Online: 13/11/15 - 18:47 »

Offline RODRIGO MARTINS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1537
  • Total Likes: +123/-23
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Sexo: Masculino
Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #8 Online: 14/11/15 - 00:08 »



Bom dia Lourival...


Segue fotos para entender o que estamos dizendo...


Nos cabos da fonte que vão para o tubo é muito importante estarem bem isolados... Por isso é recomendável na emenda fazer uma solda bem feita, de preferência usar o termoretrátil para isolar colocando umas 3 camadas e em toda extensão do cabo utilizar mangueiras de silicone com parede de de 2mm para fazer um isolamento e nas potas fechar com abraçadeiras e no local onde fez a emenda colocar um mais grosso e fechar as pontas tb igual nas fotos abaixo...





Clube CNC Brasil

Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #8 Online: 14/11/15 - 00:08 »

Offline artfresa02

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +30/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • O que somo é consequência do que pensamos.
    • Artfresa Artesanato
  • Sexo: Masculino
Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #9 Online: 16/11/15 - 22:32 »
Olá, a manqueira de silicone ao redor já tinha no tubo original, mais era só um pedaço de uns 20cm, o restante estava sem a mangueira ate a fonte.

Já, estou trabalhando com ela á alguns dias, e monitorando o tubo com mais frequência ate chegar o amperímetro.

Gostei das ideias da mangueira e fita isolante liquida, quando chegar o amperímetro vou dar uma ultima revisada e implantar estas recomendações.

Por enquanto normal.

Abaixo as fotos das fugas de tensão, na primeira vez, arrebentou no conector  e na segunda vez na emenda com solda, a a terceira, desprendeu o fio que conecta no tubo, onde eu refis a solda posteriormente.
Lourival dos Santos Monteiro
Tijucas -SC
Superior Completo ( Tecnólogo em Cerâmica)
Técnico em Eletromecânica
Técnico em Eletrônica
Técnico em Redes e Computadores
Artesão

Clube CNC Brasil

Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #9 Online: 16/11/15 - 22:32 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #10 Online: 16/11/15 - 23:27 »
Já comentei aqui a respeito da necessidade de se caprichar na soldagem de cabos condutores de Alta Tensão mas não me aprofundei a respeito desta necessidade, e é uma coisa que algumas pessoas não levam em consideração...  mesmo técnicos que trabalham nesta área na maior parte das vezes não prestam a devida atenção à isto.

Mas o que acontece em relação à estas emendas, se não ficarem totalmente arredondadas no ponto de soldagem é um efeito chamado de Efeito Corona, onde vai haver maior chance de ruptura dielétrica,  por centelhamento..
Num condutor as cargas se espalham pela superfície. Se o condutor for esférico, as cargas distribuem-se uniformemente. Nas regiões pontiagudas (pontas e/ou arestas vivas) a densidade superficial de cargas elétricas ─ coulomb/cm² ─  é maior do que em regiões planas ou arredondadas.

Por isso, nas pontas, o  campo elétrico  quando atinge certa intensidade produz o "Efeito Corona".

O "Efeito Corona" é um fenômeno observado  próximo de pontas de um condutor onde ocorrem descargas elétricas. Isto ocorre devido à  grande concentração de cargas elétricas na ponta, tornando o campo elétrico muito intenso. Com isto ocorrerá atração para a ponta de íons de sinal contrário às cargas da ponta e repulsão de íons de mesmo sinal. Os íons atraídos provocam descarga da ponta.

O "poder das pontas" é um  fenômeno  relacionado com a "rigidez dielétrica".

A "rigidez dielétrica" corresponde ao maior valor do campo elétrico que torna um isolante um condutor elétrico. No caso do ar, a "rigidez dielétrica" é 30.000 V/cm; no vidro, entre 75 e 600 kV/cm. Isto significa que se na superfície de um condutor eletrizado existir uma ponta onde o campo elétrico é E = 30 kV/cm, por esta ponta ocorrerá uma perda de carga e provocar a ruptura da isolação, como o observado nestas fotos que o amigo postou..
Eu comentei anteriormente sobre a isolação com resina que fazia antigamente nos circuitos de AT de televisores.. e funcionava bem.. mas como outro amigo citou, parece existir agora a tal "fita isolante líquida", que eu desconheço.. mas deve funcionar a contento.. 
Mas não se pode descartar isto que comentei sobre a solda.. é fundamental...

« Última modificação: 16/11/15 - 23:28 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #10 Online: 16/11/15 - 23:27 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #11 Online: 17/11/15 - 05:42 »
O plobremas ( no prural conforme oAntonione ) da fita isolante líquida é que a danada tem prazo o de validade e é duma tecnologia porreta, chegou na data ela solidifica.......mas que é uma boa é. Usei para isolar a parte metálica de chaves de fenda pois cansei de levar choque por encostar o dedo no corpo da chave; foi só enfiar ela na latinha e virar de ponta pra cima para escorrer e tcham......

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #11 Online: 17/11/15 - 05:42 »

Offline RODRIGO MARTINS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1537
  • Total Likes: +123/-23
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Sexo: Masculino
Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #12 Online: 17/11/15 - 22:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O plobremas ( no prural conforme oAntonione ) da fita isolante líquida é que a danada tem prazo o de validade e é duma tecnologia porreta, chegou na data ela solidifica.......mas que é uma boa é. Usei para isolar a parte metálica de chaves de fenda pois cansei de levar choque por encostar o dedo no corpo da chave; foi só enfiar ela na latinha e virar de ponta pra cima para escorrer e tcham......

Creocad
O termo retrátil tbm é uma ótima opção e barata para as chaves de fenda....

Clube CNC Brasil

Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #12 Online: 17/11/15 - 22:38 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #13 Online: 18/11/15 - 08:39 »
nestes conectores passe graxa de silicone para selar eles.
agora o teu tubo esta ruim prepare o bolso

luciano

Clube CNC Brasil

Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #13 Online: 18/11/15 - 08:39 »

Offline artfresa02

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +30/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • O que somo é consequência do que pensamos.
    • Artfresa Artesanato
  • Sexo: Masculino
Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #14 Online: 27/01/16 - 09:25 »
Olá, finalizando o meu problema, apos estes 2 meses, fiz as alterações, coloquei as mangueira de silicone ao redor do fio da fonte, fiz as emendas com estanho, deixei as soldas em pontas, tudo como as indicações dos amigos do forum.

Instalei o amperímetro para monitorar a fonte.

Agora esta tudo trabalhando OK, sem dar mais problemas.  :anjo: :anjo: :anjo:
Lourival dos Santos Monteiro
Tijucas -SC
Superior Completo ( Tecnólogo em Cerâmica)
Técnico em Eletromecânica
Técnico em Eletrônica
Técnico em Redes e Computadores
Artesão

Clube CNC Brasil

Re:Fuga de Tensão, entre fonte tubo
« Resposta #14 Online: 27/01/16 - 09:25 »

 

SiteLock