Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)  (Lida 1817 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline GustavoTorres

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 401
  • Total Likes: +12/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Online: 17/11/15 - 16:16 »
boa tarde pessoal, tudo bem?
tenho uma produção de corte em mdf 6mm,
porém estou limpando o espelho que fica em cima da caneta 3x por dia.....
tem sujado bastante,
isso será que é normal? sujar tanto assim?
antes não sujava tanto...
tem alguma causa especificar?
pouco ar? exaustão fraca?

aguardo a ajuda de voces

Clube CNC Brasil

espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Online: 17/11/15 - 16:16 »

Offline LaserVale

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #1 Online: 18/11/15 - 07:47 »
Tenta fazer um teste: pra ver se é exaustão, põe um aspirador pra puxar algum excesso de fumaça.
O ar da caneta não chega no espelho, então acredito que não deva fazer diferença.
Pode ser também que, no início do corte, como a chapa ocupa uma área muito grande, a fumça na parte superior não é puxada pelo exaustor, aqui, eu costumo cortar um pouco e ir tirando algumas peças pra fumaça ser puxada.

Clube CNC Brasil

Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #1 Online: 18/11/15 - 07:47 »

Offline GustavoTorres

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 401
  • Total Likes: +12/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #2 Online: 18/11/15 - 08:23 »
não sei se é todas as maquinas, mais a minha tem sistema de exaustão perto da bandeja e mais pra cima,
o que mais suga a fumaça é essa de cima...

é o excesso de fumaça que tem sujado de mais será?

Clube CNC Brasil

Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #2 Online: 18/11/15 - 08:23 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #3 Online: 18/11/15 - 13:34 »
Eu sempre achei que deveria ter um pequeno tubo que jogasse um pouco do ar do compressor para a parte de cima da lente, para ter uma corrente de ar que impedisse que fumaça e sujeira sujassem o terceiro espelho...  ?_12 ?_12 ?_12
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #3 Online: 18/11/15 - 13:34 »

Offline LaserVale

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #4 Online: 18/11/15 - 16:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu sempre achei que deveria ter um pequeno tubo que jogasse um pouco do ar do compressor para a parte de cima da lente, para ter uma corrente de ar que impedisse que fumaça e sujeira sujassem o terceiro espelho...  ?_12 ?_12 ?_12

Eu também, o problema é que teria que ter outro compressor ou usar um parrudo pra isso. Usar um divisor na mangueira do ar e fazer um furo no tubo acima da lente não deve ser tão problemático.

Clube CNC Brasil

Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #4 Online: 18/11/15 - 16:02 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #5 Online: 18/11/15 - 16:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu também, o problema é que teria que ter outro compressor ou usar um parrudo pra isso. Usar um divisor na mangueira do ar e fazer um furo no tubo acima da lente não deve ser tão problemático.


Talvez um tubo com abertura interna de 1-2mm já resolvesse o problema, mas não sei como isso afetaria a saída de ar no bico. Como você disse, talvez precisasse de outro compressor (Um mais fraco ou simples usado em pequenos aquários, tipo esse: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ) ou um compressor mais potente.
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #5 Online: 18/11/15 - 16:18 »

Offline Abelirio

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 20
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #6 Online: 18/11/15 - 21:07 »
De repente poderia usar um regulador de fluxo para diminuir a vazão e a pressão do ar.
tipo este (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login)
Às vezes preenchemos os nossos dias com compromissos e atividades tão desgastantes, fúteis e idiotas, que não temos tempo para viver a verdadeira felicidade.

Clube CNC Brasil

Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #6 Online: 18/11/15 - 21:07 »

Offline GustavoTorres

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 401
  • Total Likes: +12/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #7 Online: 18/11/15 - 22:39 »
fiz um teste aqui, e realmente falta força no compressor para empurrar mais ar.
mais a idéia é bem funcional mesmo
em ter um bico de ar na caneta e outro por cima da lente para não sujar....

alguém conhece algum compressor "menos barulhento"? para usar nas laser?

Clube CNC Brasil

Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #7 Online: 18/11/15 - 22:39 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #8 Online: 19/11/15 - 11:23 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
De repente poderia usar um regulador de fluxo para diminuir a vazão e a pressão do ar.
tipo este (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login)


Nesse caso, poderia se usar em conjunto com algum em formato T ou Y, conforme mostra a última imagem do anúncio, com vários formatos.
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #8 Online: 19/11/15 - 11:23 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #9 Online: 19/11/15 - 11:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
fiz um teste aqui, e realmente falta força no compressor para empurrar mais ar.
mais a idéia é bem funcional mesmo
em ter um bico de ar na caneta e outro por cima da lente para não sujar....

alguém conhece algum compressor "menos barulhento"? para usar nas laser?


Você diz de forma geral? Eu usava aqui compressor eletromagnético de ar Boyu ACQ-009 de 160L/m ( Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ) e tem o ACQ-012 de 170L/m, (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login) que em geral costumam vir ou serem usados em máquinas laser, mas outros amigos aqui do Clube usam compressores de ar mais profissionais, como Chiaperini e outras marcas...
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #9 Online: 19/11/15 - 11:40 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #10 Online: 19/11/15 - 12:05 »
Nao vejo problema em se limpar espelhos 3x no dia, alias não acho que fazer a gambiarra no bico compense, fazer entrar mais ar frio para perder mais calor do raio em si.
Limpar espelhos varias vezes e uma pratica comum para quem c orta muito, vale a pena também conferir sua exaustão, por exemplo, verificar corriqueiramente o exaustor pois ele vai juntando um sebo de po com gordura do MDF nas pás e acaba não puxando a fumaça direito.

utilizar uma lente uma lente com corte o mais fino possível (distancia focal alta)gera menos fumaça. também ajuda!
 Sao varias fatores que podem lhe ajudar e o ultimo que eu faria seria mexer no bico.

Relembro aqui que pra quem corta muito MDF os compressores que em geral vem nas maquinas nao tem vazao  suficientes, o rendimento de uma maquina com boa vazão de ar aumenta em uns 15% n o core de MDF, lembrando ueu para acrilico nao funciona assim.

Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #10 Online: 19/11/15 - 12:05 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #11 Online: 19/11/15 - 12:32 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nao vejo problema em se limpar espelhos 3x no dia, alias não acho que fazer a gambiarra no bico compense, fazer entrar mais ar frio para perder mais calor do raio em si.
Limpar espelhos varias vezes e uma pratica comum para quem c orta muito, vale a pena também conferir sua exaustão, por exemplo, verificar corriqueiramente o exaustor pois ele vai juntando um sebo de po com gordura do MDF nas pás e acaba não puxando a fumaça direito.

utilizar uma lente uma lente com corte o mais fino possível (distancia focal alta)gera menos fumaça. também ajuda!
 Sao varias fatores que podem lhe ajudar e o ultimo que eu faria seria mexer no bico.

Relembro aqui que pra quem corta muito MDF os compressores que em geral vem nas maquinas nao tem vazao  suficientes, o rendimento de uma maquina com boa vazão de ar aumenta em uns 15% n o core de MDF, lembrando ueu para acrilico nao funciona assim.

Amigo Márcio, realmente não entendo muito de laser, mas o ar que vem do compressor para o bico não entra em contato com a lente pela parte de baixo? Até aonde sei, não existe nada ali separando a lente do ar, ocorrendo assim um resfriamento da lente, para que não tenha rachaduras no futuro, pelo meu compreendimento. Agora, realmente não sei se colocar um pouco de ar na parte superior vai ou não afetar o corte da máquina. Agora, se afetar, a pessoa que resolver fazer essa experiência pode optar em retirar o tubo e tampar, que creio eu não vá causar nenhum problema futuro. Bom seria se o Edvaldo da ECNC fizesse esse teste lá em alguma máquina dele de demonstração para a gente ter certeza dos resultados...  :D :D :D
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:espelho sujo (tem que limpar 3x por dia)
« Resposta #11 Online: 19/11/15 - 12:32 »

 

SiteLock