Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ar, potencia, resultados nos cortes laser  (Lida 8584 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Online: 03/04/16 - 08:09 »
Amigos,

As consideracoes, opinioes e principalmente experiencia dos srs. No uso do ar expelido por compressor no corte laser, multiplas passadas e etc.

Vejamos:

O ar expelido na caneta de suporte da lente ajuda a nao acontecer o retorno de fumaca para a lente, o q a mantem mais limpa (principalmente no trab. Com mdf)

O ar ajuda a resfriar o material cortado, o q faz com q a vaporizacao no caso de acrilico fique menor (a profundidade do corte para a mesma potencia e velocidade fica melhor) mas a qualidade da borda fica bem diferente.

Multiplas passadas no corte de acrilico? Velocidade de deslocamneto maior, faz a face do acrilico ficar com menos defeito (ou efeito) mas pode marcar a borda. Notei q muitas vezes na segunda passada no mesmo ponto cauas pequenos fogos no acrilico.

Em passadas rapidas a borda do acrilico tende a ficar com riscos verticais....isso teria algo com a frequencia de disparo configurada nos programas? Em duas passadas, variando a velocidade estas marcas verticais nao ficam coincidentes.


Espero as opinioes e experiencias.

Obrigado.  Carlos.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Online: 03/04/16 - 08:09 »

antonitti

  • Visitante
Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #1 Online: 04/04/16 - 06:59 »
Minha esperiencia com o ar do compressor è que as peças saem perfeitas sem nenhum queimado, entretanto depois de algum tempo cortando desce um liquido, a condensa que forma, mesmo con filtro para consensa tenho que esvaziar ele em continuo e limpar sempre a lente pois este liquido em vista coloquei uma lente para 50,8 estando perto da saida sujo mais a lente com este liquido verde que desce, claro que o meu compressor è velho e mesmo esvaziando o liquido que forma nele, este liquido sai depois de uma hora de corte. Mas a qualidade do corte agora que consegui regolar e ajustar tudo esta otimo, cortando fino e sem nenhuma queimadura ou borrao na madeira tudo limpinho, a parte queimada somente ao interno normal pelo laser. unica coisa è que usando a mesa ninho abelha, esquenta e mancha embaixo, mas vi alguns aqui usando paelao por baixo para nao queimar a peça ou mesmo aquele papel adesivo usado em publicidade, claramente custo aumenta e prefiro o compressor e minha qualidade. nao vejo difierença sem e nao o compressor a nao ser que com compressor sai parecendo carvao e toda suja amarela a peça.

Clube CNC Brasil

Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #1 Online: 04/04/16 - 06:59 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #2 Online: 04/04/16 - 07:24 »
Ola... Nao entendi muito bem. A mangueira com o ar injetado na sua caneta nao fica depois da lente, isto eh, mais perto do material ? Esse oleo q sai do compressor nao cai, de fato nas pecas cortadas?  Acho q a marca q sua colmeia faz no verso das pecas eh por causa da reflexao do laser, q "volta" no verso da peca. Sua colmeia eh de aluminio?

Entao no seu caso, vc utiliza o ar direto para auxiliar o corte....assumo q tudo descrito foi para mdf. Tem experiencia com plasticos?


Abs! Carlos


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #2 Online: 04/04/16 - 07:24 »

Offline Benito-RJ

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #3 Online: 04/04/16 - 10:33 »
Bom dia, pessoal! Vou pegar carona no tópico e pedir uma ajuda pra vcs.

Uso o compressor que veio na máquina mas tenho muita vontade de fazer um upgrade para um compressor de maior potência. Faço muito corte em couro e quanto mais ar jogo, melhor, mais fino e limpo fica o corte. Vcs indicam algum compressor para esta finalidade? Andei "paquerando" um da Schulz, um tal de Jet Master, que parece ter uma saída de ar muito melhor que a do compressor que uso aqui, tendo apenas que por um controlador de pressão (Não sei o nome certo!rs) e um filtro de umidade, certo? Segue o link: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #3 Online: 04/04/16 - 10:33 »

Offline Bardo

  • Construindo sonhos
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 433
  • Total Likes: +67/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nada disso existiria sem ctrl + Z
  • Sexo: Masculino
Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #4 Online: 04/04/16 - 13:06 »
Essa dúvida também é minha... meu compressor é muito pequeno e veio com a máquina. Parece mais uma bombinha de oxigenar aquário...rs. Meu corte tá ficando muito preto e acho que se mudar o compressor vou conseguir melhorar isso aqui... vou aguardar a experiência dos mestres como sempre. :puxa:
Perdoe sempre sem questionar o merecimento do perdão.  A lei de causa e efeito se encarregará do resto.

Clube CNC Brasil

Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #4 Online: 04/04/16 - 13:06 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #5 Online: 04/04/16 - 13:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia, pessoal! Vou pegar carona no tópico e pedir uma ajuda pra vcs.

Uso o compressor que veio na máquina mas tenho muita vontade de fazer um upgrade para um compressor de maior potência. Faço muito corte em couro e quanto mais ar jogo, melhor, mais fino e limpo fica o corte. Vcs indicam algum compressor para esta finalidade? Andei "paquerando" um da Schulz, um tal de Jet Master, que parece ter uma saída de ar muito melhor que a do compressor que uso aqui, tendo apenas que por um controlador de pressão (Não sei o nome certo!rs) e um filtro de umidade, certo? Segue o link: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
eu não  te aconselho este compressor, pois é AR direto,  o  que  esquenta muito , e é muito  barulhento
apesar  de todos os compressores serem  tambem  barulhentos, 
é melhor vc comprar  um  que tenha reservatório
como  este que tenho  aqui, pois alem  de servir para a laser,  tambem  me serve, para o  pinador da router,  me serve   para muitas outras tarefas aqui  na fabrica
segue uma foto
abraço
« Última modificação: 04/04/16 - 13:51 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #5 Online: 04/04/16 - 13:49 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #6 Online: 04/04/16 - 20:00 »
Engracado.... Pq vcs acham q o corte fica melhor com mais ar ejetado no corte? Ok para a fumaca nao retornar para a lente....o q mais?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #6 Online: 04/04/16 - 20:00 »

Offline artfresa02

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +30/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • O que somo é consequência do que pensamos.
    • Artfresa Artesanato
  • Sexo: Masculino
Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #7 Online: 04/04/16 - 20:13 »
Com mais ar injetado na ponta, remove mais fumaça, o que fica somente o feixe do laser com atrito com material, eu fiz um teste com um compressor que eu tinha da motomill, aumentei a pressão de ar na caneta e consegui aumentar a eficiência de corte em mdf, mais como o compresso era barulhento demais eu desisti dele.
« Última modificação: 04/04/16 - 20:25 por artfresa02 »
Lourival dos Santos Monteiro
Tijucas -SC
Superior Completo ( Tecnólogo em Cerâmica)
Técnico em Eletromecânica
Técnico em Eletrônica
Técnico em Redes e Computadores
Artesão

Clube CNC Brasil

Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #7 Online: 04/04/16 - 20:13 »

Offline artfresa02

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +30/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • O que somo é consequência do que pensamos.
    • Artfresa Artesanato
  • Sexo: Masculino
Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #8 Online: 04/04/16 - 20:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia, pessoal! Vou pegar carona no tópico e pedir uma ajuda pra vcs.

Uso o compressor que veio na máquina mas tenho muita vontade de fazer um upgrade para um compressor de maior potência. Faço muito corte em couro e quanto mais ar jogo, melhor, mais fino e limpo fica o corte. Vcs indicam algum compressor para esta finalidade? Andei "paquerando" um da Schulz, um tal de Jet Master, que parece ter uma saída de ar muito melhor que a do compressor que uso aqui, tendo apenas que por um controlador de pressão (Não sei o nome certo!rs) e um filtro de umidade, certo? Segue o link: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Este tipo eu também não indico, eu tenho um deste tipo, ele sopra ar quente, e fica ligado direto.

O outro que o José Ricardo indicou, é bom, porem muito barulhento ( eu ja tive um da motomill), parecido, e a cada 5 minutos ligava, e era uma barulheira só.

Se fosse para eu pegar um compressor eu escolheria este abaixo, é mais caro, mais vai ficar com intervalos de  tempo maiores entre o ligar e desligar.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Outra coisa..

Uma coisa que fiz para aumentar a vasão de ar na saída da caneta foi retirar uma conexão pneumática com regulador,na ponta da caneta, foi  colocar outra conexão tipo cotovelo.
Isso melhorou em muito o corte, e sempre olhar o filtro de entrada de ar da maquina ( se houver), com o tempo pode ir entupindo o filtro, ai vai perdendo vazão de ar.

Hoje trabalho apena com o compressor que veio na maquina de modo satisfatório no corte.
[/quote]
« Última modificação: 04/04/16 - 20:28 por artfresa02 »
Lourival dos Santos Monteiro
Tijucas -SC
Superior Completo ( Tecnólogo em Cerâmica)
Técnico em Eletromecânica
Técnico em Eletrônica
Técnico em Redes e Computadores
Artesão

Clube CNC Brasil

Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #8 Online: 04/04/16 - 20:16 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #9 Online: 04/04/16 - 21:32 »
Artfresa, talvez seja muito dificil tirar conclusoes apenas com as observacoes dos trabalhos devido ao numero muito grande de variaveis. Eu so corto plasticos na laser. Em 4 anos, acho q so coloquei uma vez mdf e nao gostei. Destes plasticos, acho que 95% do material q uso eh acrilico e destes trabalhos, a quase totalidade eh corte e nao gravacao. Dito isto, minhas observacoes sao sempre para acrilico e para a obtensao do corte total das pecas e no menor tempo possivel. Bem...sobre o ar direto. Minha maq tem um compressor bem fraco e de ar direto (apesar de em 4 anos nunca ter dado defeito) e tem uma chave reguladora bem tosca, mas q permite fechar totalmente o fluxo de ar e controla-lo. Reparei q sem ar direto os corte comecam ok mas em pouco tempo perdem a profundidade. Varias vezes fiz este teste e verifiquei q a lente fica impregnada e q simplesmente limpando-a o corte volta exatamente para as mesmas caracteristicas. Entao conclui q um pouco de ar, ajuda a fumaca a nao sujar a lente e prejudicar o corte. O curioso foi jusramente com o q verifico com muito fluxo de ar no acrilico....se coloco o fluxo de ar no maximo tenho menos profundidade de corte para uma mesma velocidade de deslocamento. Eu acredito (ai entrei no achismo) q o ar ajuda a esfriar o acrilico e piora a vaporizacao do mesmo. Sempre usando a mesma lente ou lente do mesmo ponto focal. Outra coisa cuiosa eh q qlgumas cores de pigmento do acrilico fazem mais fumaca e o corte tbm fica pior (acredito q aja absorcao da potencia pela fumaca ou no minimo deflexao).  Outra coisa interessante, eh a borda. Com mais ar, ela fica mais turva e menos polida. Notei uma coisa interessante cortando o xps grosso tbm....com menos ar, a face inferior ficou bem deformada...nitidamente encolhida...como se estivesse superaquecida e com mais ar, neste material, o corte ficou mais reto. O xps nao foi legal de cortar pq minha lente eh de 2" tbm, e acredito se insuficiente para cortar material tao grosso.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #9 Online: 04/04/16 - 21:32 »

Offline Benito-RJ

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #10 Online: 04/04/16 - 21:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Este tipo eu também não indico, eu tenho um deste tipo, ele sopra ar quente, e fica ligado direto.

O outro que o José Ricardo indicou, é bom, porem muito barulhento ( eu ja tive um da motomill), parecido, e a cada 5 minutos ligava, e era uma barulheira só.

Se fosse para eu pegar um compressor eu escolheria este abaixo, é mais caro, mais vai ficar com intervalos de  tempo maiores entre o ligar e desligar.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Outra coisa..

Uma coisa que fiz para aumentar a vasão de ar na saída da caneta foi retirar uma conexão pneumática com regulador,na ponta da caneta, foi  colocar outra conexão tipo cotovelo.
Isso melhorou em muito o corte, e sempre olhar o filtro de entrada de ar da maquina ( se houver), com o tempo pode ir entupindo o filtro, ai vai perdendo vazão de ar.

Hoje trabalho apena com o compressor que veio na maquina de modo satisfatório no corte.


Fiz isso tbm e troquei pro tipo cotovelo. Melhorou mto e desde então fico pensando em comprar um compressor melhor....
Quanto a ter compressores com reservatórios, pra mim não dá. São mto barulhentos e minha empresa fica em um local residencial... se eu ligar um bichão destes a vizinhança vai pirar!rs
Quanto ao barulho do ar direto, tinha um banheiro ao lado da sala do laser q transformei em quartinho dos compressores (minha maquina tem 2 bicos, 2 compressores.) e do exaustor, o que tira um bocado o barulhão deles. Mas o compressor destes grandes, sem chance...rs Ainda mais que volta e meia trabalho de madrugada...  imagina...rs

Clube CNC Brasil

Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #10 Online: 04/04/16 - 21:43 »

Offline castelo

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 236
  • Total Likes: +56/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Veni, vidi, vici
  • Sexo: Masculino
Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #11 Online: 04/04/16 - 22:09 »
Vamos colaborar um pouco mais...

Em nossa empresa cortamos acrílico (1,5 a 5mm) e mdf (3 a 9mm)

Liguei ao sistema de ar da laser um COMPRESSOR SCHULZ pequeno estes de pintura.
No acrílico não tive tempo para testar, mas no MDF segundo meu funcionário deu mais qualidade ao corte, notei que no MDF branco a fumaça que suja a peça reduziu muito.
A questão é a limpeza da lente, que sem filtro para a umidade gerada pelo compressor torna ineficiente o uso direto deste tipo de compressor, pois você usa para limpa, usa para limpa... e assim vai. Já pesquisei no ML alguns destes pequenos reguladores com filtro, porém pelo que ví  precisam constantemente serem drenados.
Vou continuar minha busca por uma alternativa que elimine pelo menos para um dia de trabalho o excesso de umidade.
Com relação ao barulho também é um quesito que irrita, e com relação a ficar ligado direto, penso em ligar o compressor que é bi-volt junto ao acionamento do exaustor (220v) que na máquina que trabalhamos é um interruptor na lateral da CNC LASER.

Vamos pensar  ?_34

Clube CNC Brasil

Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #11 Online: 04/04/16 - 22:09 »

Offline RODRIGO MARTINS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1537
  • Total Likes: +123/-23
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Sexo: Masculino
Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #12 Online: 04/04/16 - 22:23 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Este tipo eu também não indico, eu tenho um deste tipo, ele sopra ar quente, e fica ligado direto.

O outro que o José Ricardo indicou, é bom, porem muito barulhento ( eu ja tive um da motomill), parecido, e a cada 5 minutos ligava, e era uma barulheira só.

Se fosse para eu pegar um compressor eu escolheria este abaixo, é mais caro, mais vai ficar com intervalos de  tempo maiores entre o ligar e desligar.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Outra coisa..

Uma coisa que fiz para aumentar a vasão de ar na saída da caneta foi retirar uma conexão pneumática com regulador,na ponta da caneta, foi  colocar outra conexão tipo cotovelo.
Isso melhorou em muito o corte, e sempre olhar o filtro de entrada de ar da maquina ( se houver), com o tempo pode ir entupindo o filtro, ai vai perdendo vazão de ar.

Hoje trabalho apena com o compressor que veio na maquina de modo satisfatório no corte.

Como seria essa conexão tipo cotovelo que vc usa?

Teria como postar uma foto para exemplificar, fiquei curioso agora é se ajuda tb vou fazer na minha....

Abraço

Clube CNC Brasil

Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #12 Online: 04/04/16 - 22:23 »

Offline RODRIGO MARTINS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1537
  • Total Likes: +123/-23
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Sexo: Masculino
Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #13 Online: 04/04/16 - 22:29 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vamos colaborar um pouco mais...

Em nossa empresa cortamos acrílico (1,5 a 5mm) e mdf (3 a 9mm)

Liguei ao sistema de ar da laser um COMPRESSOR SCHULZ pequeno estes de pintura.
No acrílico não tive tempo para testar, mas no MDF segundo meu funcionário deu mais qualidade ao corte, notei que no MDF branco a fumaça que suja a peça reduziu muito.
A questão é a limpeza da lente, que sem filtro para a umidade gerada pelo compressor torna ineficiente o uso direto deste tipo de compressor, pois você usa para limpa, usa para limpa... e assim vai. Já pesquisei no ML alguns destes pequenos reguladores com filtro, porém pelo que ví  precisam constantemente serem drenados.
Vou continuar minha busca por uma alternativa que elimine pelo menos para um dia de trabalho o excesso de umidade.
Com relação ao barulho também é um quesito que irrita, e com relação a ficar ligado direto, penso em ligar o compressor que é bi-volt junto ao acionamento do exaustor (220v) que na máquina que trabalhamos é um interruptor na lateral da CNC LASER.

Vamos pensar  ?_34

O mais eficiente secador são os profissionais tipo esse da foto...



Tenhi um desse... Veio  junto com minha máquina, só que ainda não estou usando ele, pois precisa de um compressor maior e ainda não arrumei um lugar pra coloca-lo...

Mais o pessoal que me vendeu falou que ele não retira 99% da umidade...

Clube CNC Brasil

Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #13 Online: 04/04/16 - 22:29 »

Offline artfresa02

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +30/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • O que somo é consequência do que pensamos.
    • Artfresa Artesanato
  • Sexo: Masculino
Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #14 Online: 05/04/16 - 21:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Como seria essa conexão tipo cotovelo que vc usa?

Teria como postar uma foto para exemplificar, fiquei curioso agora é se ajuda tb vou fazer na minha....

Abraço


Olá, a a conexão é tipo desta : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
 
Lourival dos Santos Monteiro
Tijucas -SC
Superior Completo ( Tecnólogo em Cerâmica)
Técnico em Eletromecânica
Técnico em Eletrônica
Técnico em Redes e Computadores
Artesão

Clube CNC Brasil

Re:Ar, potencia, resultados nos cortes laser
« Resposta #14 Online: 05/04/16 - 21:52 »

 

SiteLock