Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Dúvida sobre configuração de corrente bl-tb6560-v2.0 (driver) e cabos para motor  (Lida 1371 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline dvdsouza

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 14
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Como disse em minha apresentação, estão chegando os componentes para a montagem do CNC router.
Enquanto espero vou carregando umas pedras: estou estudando diagramas de conexões, configurações, etc.

Tenho algumas dúvidas. Espero que você possa me ajudar a esclarecer.

1 - Configuração de corrente no driver

Os drives dos motores já estão comigo; são três bl-tb6560-v2.0, um para cada eixo, e os motores são NEMA 23 de 15kgf.  Segundo a documentação que encontrei para esse driver, há 14 valores possíveis para a configuração da corrente de trabalho:
0.3; 0.5; 0.8; 1; 1.1; 1.2; 1.4; 1.5; 1.6; 1.9; 2; 2.2; 2.6 e 3.

O datasheet dos motores, por outro lado, especifica 2.1A para a corrente (configuração de 15kgf).  Como não há a opção de 2.1 exatos, terei de apontar outro valor nos switchs no drive (2A ou 2.2A) mas, como não sei o significado dessa configuração, estou na dúvida se devo colocar o valor mais baixo ou o valor mais alto dentre esses dois.  Como devo proceder?


2 - Conexão EN (enable engine).

Dei uma procurada e encontrei pouca coisa específica sobre o uso do "EN".  A configuração que me foi sugerida pelo fornecedor dos drivers não tem a conexão EN estabelecida entre controladora e drivers.  Vi que nesse caso os motores ficam sempre habilitados (disable = high).  Gostaria, se possível, que isso fosse comentado e se falasse da utilidade desse comando.

3 - Conexões elétricas - interferências e outras considerações.

Algo que me causou dúvida, embora minha máquina seja (será) pequena, com área útil de 500x500, é o comprimento das conexões entre controladora, drivers e motores.  O que é mais aconselhável? Alongar o comprimento dos cabos dos drivers para os motores, deixando controladora e drivers em uma caixa "central" ou, de outro modo, deixar o driver próximo ao seu motor e alongar o comprimento da conexão entre controladora e driver?  O que causaria menor interferência, menos perdas ou daria mais estabilidade?  Qual a prática corrente?



Agradeço antecipadamente os comentários.

Abraços.
David

--
David de Souza

Clube CNC Brasil


 

SiteLock