Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Gravação fraca em diferentes pontos da máquina  (Lida 1624 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Soluções Laser

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Gravação fraca em diferentes pontos da máquina
« Online: 02/01/19 - 12:47 »
Olá Pessoal, tudo bem?

A um tempo venho trabalhando com a confecção de etiquetas em couro natural.
A uma semana atrás verifiquei que a gravação das etiquetas que estão mais afastadas da origem do laser saem bem mais fracas, e até mesmo falhadas.
Diante disso resolvi conferir todo o alinhamento do tubo, dos espelhos, e da bandeja de suporte. Alinhei tudo e fiz a limpeza dos espelhos e da lente.
Além disso, verifiquei que a corrente da fonte estava mais baixa que o recomendado pelo fabricante do tubo, então também fiz a regulagem da fonte deixando com 29mA, antes estava com 25mA a 100% de potência.

Mesmo assim, a gravação na coordenada (x,y): 30mm ; 30 mm sai perfeita, sem defeitos, e a gravação na coordenada (x,y): 670mm ; 30 mm sai com a gravação falhada. Quando eu coloco a gravação para ser feita na coordenada (x,y): 670mm ; 480 mm a gravação praticamente não aparece em meu material. Usando a potência de 27% e velocidade de 350mm/s.

O que estranhei que foi um problema que ocorreu de repente, não notei a falha ocorrendo aos poucos.

Fiz uma estimativa de tempo de uso do meu tubo e deu cerca de 2000 horas.

Atualmente trabalho com a potência máxima de 45%, mas a uns dois meses atrás eu trabalhava com MDF e usava a potência de 85%. Será que o uso dessa potência excessiva prejudicou o tempo de vida do tubo?

Como faço para certificar que o meu problema é o tudo do laser, já que eu não possuo um medidor de potência do feixe de luz?

Caso não seja o tubo, qual outro problema você acreditam que possa ser?

Se tiverem alguma sugestão de teste para fazer me avisem que posto os resultados.

Obrigado pelo apoio de todos!

Grande abraço!

Clube CNC Brasil

Gravação fraca em diferentes pontos da máquina
« Online: 02/01/19 - 12:47 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação fraca em diferentes pontos da máquina
« Resposta #1 Online: 03/01/19 - 12:15 »
Boas

Uma vez que num ponto está tudo ok , eu faria o seguinte ...

* Rodar espelhos entre 45º a 90º , sendo nos espelhos que se perde uma boa percentagem de Potencia do laser , mesmo que vc tenha tudo alinhado e a bater certo , os espelhos com um "ponto" já afectado pode causar isso.

* Em todo o seu texto não falou na potencia do Laser !! Pela area que descreveu , presumo que seja de 60w ou 100w ( o mais comum pra essas areas ) , nos tubos normais o tempo pode ir até 4000horas , mas tudo depende da temperatura da agua que vc faz passar para arrefecer , o meu laser vem com 15º minimo e 25º máximo , isto para estar dentro da curva de tempo de vida util do tubo , já um outro tubo de 40w , deixei ele "morrer" mais cedo do que o tempo normal , por não saber estes requisitos anteriormente, e deixar a agua aquecer demais.

Resumindo : pode ser o tubo já fraco , ou espelhos ( não esquecer a lente que se tiver uma sujidade mesmo que pequena tambem provoca perda de potência.

Clube CNC Brasil

Re:Gravação fraca em diferentes pontos da máquina
« Resposta #1 Online: 03/01/19 - 12:15 »

Offline Soluções Laser

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação fraca em diferentes pontos da máquina
« Resposta #2 Online: 03/01/19 - 16:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boas

Uma vez que num ponto está tudo ok , eu faria o seguinte ...

* Rodar espelhos entre 45º a 90º , sendo nos espelhos que se perde uma boa percentagem de Potencia do laser , mesmo que vc tenha tudo alinhado e a bater certo , os espelhos com um "ponto" já afectado pode causar isso.

* Em todo o seu texto não falou na potencia do Laser !! Pela area que descreveu , presumo que seja de 60w ou 100w ( o mais comum pra essas areas ) , nos tubos normais o tempo pode ir até 4000horas , mas tudo depende da temperatura da agua que vc faz passar para arrefecer , o meu laser vem com 15º minimo e 25º máximo , isto para estar dentro da curva de tempo de vida util do tubo , já um outro tubo de 40w , deixei ele "morrer" mais cedo do que o tempo normal , por não saber estes requisitos anteriormente, e deixar a agua aquecer demais.

Resumindo : pode ser o tubo já fraco , ou espelhos ( não esquecer a lente que se tiver uma sujidade mesmo que pequena tambem provoca perda de potência.

Fala Portuga! Obrigado pela mensagem.

Isso mesmo, o tubo tem 100W de potência.

Sobre os espelhos eu acredito que não seja, pois uso limpa vidros e álcool isopropílico e eles estão bem limpos, ou seja, sem nenhum resíduo ou camada de resina em sua superfície.
Sobre a lente, eu comprei uma nova, e ela também está limpa.

Após efetuar a limpeza do tubo, não notei nenhuma melhora.

Agora preciso da ajuda de vocês para diagnosticar se o problema é com o tubo, ou com a fonte. Existe algum teste que posso fazer para ter essa conclusão?

Minha fonte possui medidor de corrente, e ela mostra 29mA com 100% de potência. Porém na prática vejo que o feixe não tem energia para cortar nenhum tipo de material.

Vocês teriam contato de algum técnico de máquina laser em Belo Horionte/MG? Porque acredito que seja melhor contratar um técnico do que comprar um tubo e descobrir que o problema era a fonte ou vice e versa!

Mais uma vez agradeço a atenção de todos!

Abraços e até mais!

Clube CNC Brasil

Re:Gravação fraca em diferentes pontos da máquina
« Resposta #2 Online: 03/01/19 - 16:24 »

Offline Euclides Jr (Diginox)

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 352
  • Total Likes: +194/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • www.diginox.com.br
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação fraca em diferentes pontos da máquina
« Resposta #3 Online: 04/01/19 - 05:58 »
Cássio

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

+55 31 9978-1894
Ele também recarrega tubo de laser
Jr.

Clube CNC Brasil

Re:Gravação fraca em diferentes pontos da máquina
« Resposta #3 Online: 04/01/19 - 05:58 »

Offline Marafigo

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 129
  • Total Likes: +123/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação fraca em diferentes pontos da máquina
« Resposta #4 Online: 05/01/19 - 11:56 »
Vou contar um causo que aconteceu comigo, pouco provável que seja seu caso, mas se ja tentou de tudo não custa tentar isso.
 Minha maquina estava cortando perfeitamente em toda a mesa mas no canto onde o laser faz o caminho mais custo o corte não estava perfeito, as vezes nem cortava, parecia que naquele ponto o laser estava mais longe do mdf. foi algo que aconteceu do dia para a noite. limpei toda a maquina, fiz alinhamento dos espelhos, regulei a altura da mesa, tudo que eu imaginei que poderia interferir eu fiz e nada. por acaso me deu a ideia de conferir o nível da maquina, ( - ahh, mas minha maquina esta no mesmo lugar ja faz um ano!!!) pois é, não sei nem se o problema realmente era esse, mas acertei o nível, alinhei os espelhos e o problema resolveu.

Clube CNC Brasil

Re:Gravação fraca em diferentes pontos da máquina
« Resposta #4 Online: 05/01/19 - 11:56 »

 

SiteLock