Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Chiller não para de apitar, mas resfria  (Lida 2391 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Dmigliorini

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Chiller não para de apitar, mas resfria
« Online: 01/08/20 - 21:31 »
Pessoal, boa noite.

Tenho um corte a laser, marca CNCZone, modelo 9060, tubo de 100W e um chiller de CW-5000.

Quando eu ligava o Chiller, junto com o CNC, ele ficava apitando " sinal sonoro" com a luz vermelha acessa de sinal de "alarme" e depois de alguns minutos o apito parava e consequentemente, alterava para a luz verde "normal" e começava os meus trabalhos normalmente. Isso era de vez em quando.  :notsei:

Obs: O display não mostra sinal de erro, só a temperatura de trabalho.

De uns tempos pra cá, o tempo do apito e da luz vermelha de alarme foi aumentando, ate que um dia, eu perdia a cabeça com o barulho que não parava, eu bati com um pedaço de mdf no chiller, na parte frontal, daí ele parou de apitar, acendeu a luz verde e bola pra frente. Mas isso começou a virar rotina pra parar de apitar. ?_11 ?_11 ?_11

Agora, o apito não para e pesquisei na internet o que poderia ser o motivo do alarme ficar acionado o tempo todo e encontrei os seguintes motivos:

* Rele com problema;
* Carcaça influenciando no sensor de fluxo magnético;
* Pouca água;
* Bomba d'água queimada.

Tirei um dia pra fazer a manutenção geral.  ?_36

Troquei a água (água destilada) como sempre faço a cada 6 meses, pois minha produção é pequena. Bati um jato de ar dentro do chiller para tirar todo o pó de dentro e dos filtros, enfim uma limpeza em geral.

Montei, liguei o chiller e o mesmo não parava de apitar, mas agora o mesmo resfria mais ainda, chegando a 16,5ºC.

Decidi tirar a tampa do Chiller, pensado que era o problema da carcaça influenciando no sensor de fluxo magnético e o mesmo continuava apitando.

Verifiquei a bomba e a mesma está funcionando.

Fiz um tipo de Jump com a entrada e a saida da agua no chiller, pensando que podia ser o sensor de fluxo do CNC e nada, apita ainda.

Reprogramei o chiller e nada.

Fui verificar o rele, desmontei ele e acionei manualmente e parou de apitar. Dai fiquei feliz, achei o problema. Fui na Santa Efigênia e comprei um rele novo da Schneider e troquei. Quando liguei continuou a apitar. Dai chorei.  :irrit:

Abri e fechei a tampa da entrada de água e nada.

Hoje, estou cortando normalmente, mas com o alarme acionado direto e tive que cortar o fio do apito para não ficar surdo e continuar os meus trabalhos. O laser corta normalmente, o compressor resfria normalmente, a água circula normalmente, enfim a maquina em geral está funcionando normalmente, porém com o alarme acionado e o sensor sonoro " apito" desligado.

Estou preocupado em ficar trabalhando assim e não gostaria. Não sei como resolver esse problema e preciso da ajuda dos universitários.

Alguém já passou por algo parecido e poderia me ajudar.

Grato pela atenção.   ;pacienc:
« Última modificação: 01/08/20 - 21:32 por Dmigliorini »

Clube CNC Brasil

Chiller não para de apitar, mas resfria
« Online: 01/08/20 - 21:31 »

Offline Marafigo

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 129
  • Total Likes: +123/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller não para de apitar, mas resfria
« Resposta #1 Online: 04/08/20 - 17:34 »
pode parecer algo idiota mas talves ele esteja configurado pra apitar nessa temperatura, tenta dar uma fuçada nas configurações pra ver se não é isso, o meu esta programado pra apitar em 39º se não estou enganado.
 tirando isso só pode ser algum componente, ai eu não manjo, vamos esperar que algum tecnico responda.

Clube CNC Brasil

Re:Chiller não para de apitar, mas resfria
« Resposta #1 Online: 04/08/20 - 17:34 »

Offline Dmigliorini

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller não para de apitar, mas resfria
« Resposta #2 Online: 05/08/20 - 17:37 »
Camarada, descobri onde é o problema. Ontem a noite, desmontei o Chiller e fiquei mexendo nos fios para saber se era mal contato, mas não era.  ?_25

Me veio na cabeça de ser o sensor de temperatura que quase comprei e também não era. Dai eu chorei.  :irrit:

Minhas chaves de fendas são imantadas e sem querer, eu bati no sensor de fluxo magnético e o alarme saiu de vermelho para verde. Dai eu  ?_2

Dai eu encostei de novo a chave de fenda e ficou vermelho. Parecia bruxaria, rs. Encostei de novo e verde. Achei o problema.  ;pacienc:

Agora, gostaria de saber o porque deste problema e como resolver. Ja vi em outros videos onde comentam que há uma interferencia eletromagnetica deste sensor com a carcaça do chiller, mas não é o meu problema.

Agora só preciso saber como resolver este problema.

Compro um novo e será que resolve ou tem algum truque para corrigir?

Clube CNC Brasil

Re:Chiller não para de apitar, mas resfria
« Resposta #2 Online: 05/08/20 - 17:37 »

 

SiteLock