Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Qual motor nema comprar para uma CNC caseira?  (Lida 1275 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline CNCMAKER

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Qual motor nema comprar para uma CNC caseira?
« Online: 09/09/20 - 02:20 »
Olá, estou iniciando a construção de uma mini CNC. Ela não tem a pretensão de ser profissional. No máximo será uma boa máquina e deve ser muito barata.
Pretendo algo com uma área de trabalho de 100cmx50cm. 
O objetivo é cortar e trabalhar com MDF.
Estou em dúvida em qual motor comprar. Inicialmente penso em comprar motores nema 17.
No mercado livre há desses motores começando por 25 reais. A maioria dos anúncios são de motores usados. Pq há tanto motor usado sendo anunciado?

No aliexpress há desses motores nema 17 começando por 50 reais cada. O código do motor é 17HS4401.

Um nema 17 corta MDF?
Onde comprar?
No Mercado livre usado?
No Aliexpress?

Obrigado por qualquer ajuda.

Clube CNC Brasil

Qual motor nema comprar para uma CNC caseira?
« Online: 09/09/20 - 02:20 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor nema comprar para uma CNC caseira?
« Resposta #1 Online: 09/09/20 - 22:27 »
Nema 17 refere-se ao tamanho fisico e não a força dele.

para saber que motor usar, ou faz o cálculo ou mede o torque necessário para girar o fuso.

Independente do tamanho da area útil o que vai determinar a necessidade de um motor maior são outros fatores, como a velocidade pretendida, o atrito da parte mecanica etc....

por exemplo um máquina bem montada, com fusos de esfera, guias lineares, bons drives, com motores de 15kgf/cm vai conseguir uma velocidade a vazio de uns 5 m/min se colocar motor de 42 kgf/cm vai chegar aos 10m/min. Tanto um como outro vai usar para trabalhar no máximo 80% da velocidade de testes. Por outro lado se usar fresas pequenas o que vai determinar a velocidade de corte vai ser a fresa.

Então: primeiro monte a parte mecanica, faz a medição do torque necessário e depois compre os motores, ou então sugiro usar motores de no minimo 15 kgf/min
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Qual motor nema comprar para uma CNC caseira?
« Resposta #1 Online: 09/09/20 - 22:27 »

Offline CNCMAKER

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor nema comprar para uma CNC caseira?
« Resposta #2 Online: 10/09/20 - 14:47 »
Muito obrigado pela sua resposta. Vou levar tudo em consideração. Eu gostaria, por favor, de perguntar-lhe dois pontos específicos:

1) No mercado livre há motores usados a partir de 20 reais. Isso seria uma opção?

2) Vamos imaginar que, dentro das minhas limitações, eu consegui fazer uma CNC pequena de 1 metro. O único objetivo é cortar MDF, Com trilhos simples. Tudo de baixo custo. Acho que a pergunta que mais me preocupada é se um nema 17 modelo 17HS4401 teria força para cortar o MDF?

Eu entendi que tudo depende de muitos pontos mas pensando apenas de forma geral pois eu pretendo comprar 4 motores nema ou no ML ou no aliexpress (quatro motores 17HS4401 por 200 reais).

Obrigado.


Clube CNC Brasil

Re:Qual motor nema comprar para uma CNC caseira?
« Resposta #2 Online: 10/09/20 - 14:47 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor nema comprar para uma CNC caseira?
« Resposta #3 Online: 10/09/20 - 23:13 »
motores usados são motores usados. Eu tenho na minha máquina motores com 10 anos de uso e tão quase como novos... Então depende do estado. Se foi usado da maneira correta, tudo bem. Porém é sempre um risco comprar sem saber.....

Esse motor 17HS4401 é um motor de 1,6 kgf/cm conforme o datasheet  Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login então eu acho ele meio que fraquinho. Vai até conseguir mover, mas a velocidade será muito baixa. Na minha máquina antiga eu tenho motores de 15 kgf/cm, ou seja 10 vezes mais força e trabalho com apenas 2m/min de velocidade máxima. É bastante lento para trabalhar, mas se for por hobby então use pelo menos de 5 ou 7 kgf/cm mas pelo custo beneficio, motores maiores tendem a ser menos caros, ou seja se um motor de 1,6 kgf custa 50 reais, um de 15 kgf/cm,  10 vezes mais forte deve custar pouco mais que o dobro.

"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Qual motor nema comprar para uma CNC caseira?
« Resposta #3 Online: 10/09/20 - 23:13 »

Offline jhugor

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor nema comprar para uma CNC caseira?
« Resposta #4 Online: 25/09/20 - 09:11 »
acredito que se um motor que custe 100 reais novo com garantia ( exemplo hipotetico ), vc vai achar ele usado por 50 reais.

voce jamais terá como saber se o motor esta sendo vendido porque a pessoa quando montou tinha o seu pensamente de montar algo barato e quando montou percebeu que ficou um lixo o resultado e se viu obrigado a comprar coisa melhor ( um motor assim é bom ao que se propoe ( o problema é que ele propoe quase nada )) ou....

se a pessoa ja percebeu que o mesmo tem apresentado problemas e quer recuperar uma grana nas costas de um bobo.

se o motor esta bom, acredite, quando montar algo tao fraco como isto ai que voce ta olhando voce tambem vai vender!

se o motor estiver ruim, ou voce vai vender usando de ma fé, ou vai ter jogado seu dinheiro fora, alem do seu tempo, e vai ter que, ao inves de ter gasto os 100 reais novo ja desde o inicio, vai gastar 150, porque vai acabar buscando um novo. (a nao ser que seja um motor e vendedor que voce conheca e confie )

pior é se gastar os 150 e depois mesmo sendo novo, descobrir que o problema nao era o motor de 50 inicial e sim o fato de que um motor de +-2 kgf é muito insatisfatorio.

*em tempo... quando falo voce... me refiro a quem esta entrando no negocio, nao é a uma ou outra pessoa especifica. Quando falo bobo, somos nós, novatos na area, incluo-me.

enfim, acredito que tudo tem que ser feito um projeto antes, e pesquisar muito.

sobre motores, saiba que existem motores e motores..... voce acha motor de 30kgf por 200 reais chinoka o de marca top, como os action, que voce daria ai no minimo uns 325 reais.

a questao é na qualidade.

um motor de 2kgf nao é ruim se voce precisa de um motor que so precise desta "força".

nao sou o dono da verdade, so compartilhando o que penso hoje! talvez posso ate ter me expressado mal em algum momento, mas se o fiz ja me desculpo antecipadamente!

espero ter ajudado. sorte ai!

Clube CNC Brasil

Re:Qual motor nema comprar para uma CNC caseira?
« Resposta #4 Online: 25/09/20 - 09:11 »

 

SiteLock