Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Problema com circulo no MACH3  (Lida 1728 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline thiagocorreia

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Problema com circulo no MACH3
« Online: 09/04/21 - 13:01 »
Olá pessoal, tudo bem?

Estou tendo problemas para desenhar círculos na CNC. Ao tentar desenhar um circulo, o desenho saí quadrado com as pontas redondas, quanto menor, mais quadrado.

Busquei no fórum diversas informações importantes que tentei implementar, mas sem sucesso.
a) Folga na mecânica: Realizei apertos necessários e não houve alterações quanto ao resultado.
b) Modo IJ: Realizei a verificação de configuração, estava marcado como incremental, alterei para absoluto e teve um comportamento totalmente anômalo. Voltei para incremental e nada.
c) Modo IJ: setei a configuração no próprio arquivo em G90, G90.1 e G91.1, e nenhum dos testes deu certo.
d) Reparei que o Angular propities estavam desmarcados, realizei a marcação e não houve alterações.
e) Tentei realizar um desenho que não utiliza-se IJ, para isso criei um polígono com cerca de 100 faces com circunferência de 10mm para tentar ficar o mais redondo possível. Mesmo assim, não houve alterações.
f) Tentei realizar a desativação do antivírus, e também não houve alterações.

Estou usando Windows 7 32b. 2gb de ram.
MACH3 Demo Version R3.043.066.
Placa Interface Placa Controladora CNC via porta Paralela DB25 25 Pinos 5 Eixos (ID: BOB-DB25-R01-5AX; MODEL: BL-MACH-V1.1 Eletronic 5AX)
Mecânica com eixos TR8 passe de 8mm. Motores JK57HS56-2804-01. Drives DM556 microstep.
Utilizo 2 motores com eixos no Y.
Para gerar o GCODE estou utilizando o inkscape portable 1.1.
Estou utilizando o perfil plasma, mas como uma caneta anexada na ponta para testar, pois, assim que estiver desenhando as formas corretamente, farei a implementação da tocha de plasma.

Agradeço antecipamente a quaisquer ajuda, e caso necessário, só me avisar que posto arquivos ou informações adicionais.

Alguém tem ideia de alguma configuração ou item de hardware que pode estar causando esse problema?




Clube CNC Brasil

Problema com circulo no MACH3
« Online: 09/04/21 - 13:01 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #1 Online: 10/04/21 - 00:01 »
se está "tudo certo" com a máquina e configurações, parece que a caneta não está bem fixa, ou a caneta é (um pouco) flexível. Tente fixar a caneta mais na ponta e aproxime o eixo Z (se tiver) na mesa. Caso não tenha eixo Z, levante o papel 9põe um livro grosso em baixo da folha  :anjo: :anjo: :anjo:)
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #1 Online: 10/04/21 - 00:01 »

Offline thiagocorreia

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #2 Online: 10/04/21 - 08:58 »
Então não sei se está tudo certo, apenas fiz esses ajustes conforme pesquisei no fórum. Certemente algo está errado.rs. a caneta está fixa, mesmo sem a caneta é perceptível o movimento quadrático.  O desenho saiu meio torto em função do papel não estar fixo, mas mesmo assim deu pra esbouçar o movimento inesperado.

[edit]
Sei que não é a mecânica devido a ter utilizado ela com GRBL e a mesma produzia os círculos corretamente.
« Última modificação: 10/04/21 - 10:39 por thiagocorreia »

Clube CNC Brasil

Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #2 Online: 10/04/21 - 08:58 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #3 Online: 11/04/21 - 21:27 »
Faz um vídeo que fica mais fácil de entendermos o problema, pois pelos relatos, algo está com folga ou não está rígido o suficiente..
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #3 Online: 11/04/21 - 21:27 »

Offline thiagocorreia

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #4 Online: 12/04/21 - 18:23 »
Opa, claro, segue o link do vídeo: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Realizei um teste, alterei as configurações da porta paralela, mas sem efeito.
Despois, troquei a placa, coloquei uma USB, e manteve o mesmo resultado.
Conectei a placa USB em um outro computador e manteve-se o mesmo resultado.

Penso que parece que o problema está na mecânica ou nos drives(DM556 configurado para 800 micropassos). Caso estivesse na mecânica, com folgas, ele faria peças quadradas com as quinas do desenho em anexo?

Agradeço a colaboração.

Clube CNC Brasil

Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #4 Online: 12/04/21 - 18:23 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #5 Online: 12/04/21 - 21:03 »
Eu não usaria USB para controle da máquina.... Tendo porta paralela use a paralela que é bem melhor....

No vídeo ficou meio vago... Faça círculos maiores (tipo mais de 100mm de diâmetro) e posicione a câmera de "frente" para a caneta e deixe a câmera parada até completar o circulo.

mas a impressão que dá é que a caneta está flambando. Deixe a caneta um pouquinho menos pressionada. Se possível ponha uma esferográfica, mas não aquelas metálicas com a ponta folgada  ?::) ?::) Uma bic tá de bom tamanho  :anjo:
 
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #5 Online: 12/04/21 - 21:03 »

Offline thiagocorreia

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #6 Online: 14/04/21 - 20:06 »
Boa noite,

Antecipadamente agradeço as contribuições anteriores.

Seguem dois vídeos, ambos do mesmo desenho, em anexo o desenho no Mach3 e o final no papel. :irrit:
Tomara que sirvam de ajuda para que algum colega possa me dar uma luz  ;pacienc:


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu não usaria USB para controle da máquina.... Tendo porta paralela use a paralela que é bem melhor....
Então , vou pretendo a placa paralela, montei na USB para testar se havia algum erro na outra placa ou PC.

Abraço,
« Última modificação: 14/04/21 - 20:09 por thiagocorreia »

Clube CNC Brasil

Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #6 Online: 14/04/21 - 20:06 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #7 Online: 14/04/21 - 22:04 »
olhando a imagem, insisto em falar que o problema é mecanico....

Partindo do principio de que o circulo acaba no mesmo ponto que inicia, então onde inicia tem que acabar...  ?::) ?::) ?::) ?::)

Porém aos "lados" do circulo estão muito retos para a folga que aparece no ponto inicial e final (que deveram ser o mesmo ponto) :( :( :(

No outro video dá a impresão que usa fuso de esfera... então pergunto, como são os mancais? e se os mancais forem do tipo BF Fk , as porcas do fuso nos mancais estão bem apertadas?

Na imagem eu marquei o ponto que observei a folga , tanto no eixo X como no eixo Y....
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #7 Online: 14/04/21 - 22:04 »

Offline thiagocorreia

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #8 Online: 18/04/21 - 17:41 »
Obrigado pelas contribuições, realmente elas fizeram que eu refletisse sob outro olhar. ?_4

Nisso conduzi uma nova bateria de testes.

Pra matar de uma vez por todas se o problema era de software, liguei no arduino, e apresentou o mesmo problema, a partir deste momento concentrei na mecânica e eletrônica.
Sabendo que o problema não estava no PC, verifiquei que uma das castanhas de plástico as vezes não respondia o movimento do fuso. Por isso retirei os fusos e inspecionei as castanhas, inseri elas novamente de um modo que entrassem suavemente. Acredito que as resistências mecânicas estavam influenciando o funcionamento principalmente ao sair da inércia. Houve uma leve melhora, mas ainda não estava bom os círculos (Na primeira imagem pode ser observado isso).

Portanto, parti para trocar os acopladores de "plástico" que estavam apresentando um uma distorção linear, e essa distorção parecia que estava atrasando o movimento do eixo quando a mecânica tinha uma certa resistência.
E como em passos anteriores eu havia apertado toda a máquina para tentar tirar as folgas pensando que esse fosse o problema, foi necessário soltar e deixar algumas folguingas.
Por último o que definitivamente resolveu foi observar que os drives estavam configurados como meia corrente, por isso, concluí que as resistências mecânicas, com meia potência dos motores, mais ainda a certa flexibilidade dos acopladores plásticos, causou a instabilidade da máquina em criar os círculos. 

 :trofeu: ?_2 ?_2

Obviamente depois de tanto olhar círculos eu vejo alguma imperfeição em todos hahahhaa.

Muito obrigado, e serão bem vindas quaisquer sugestões para melhorias.

Abraço.
« Última modificação: 18/04/21 - 17:43 por thiagocorreia »

Clube CNC Brasil

Re:Problema com circulo no MACH3
« Resposta #8 Online: 18/04/21 - 17:41 »

 

SiteLock