Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Acabamento em aluminio  (Lida 4701 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Claudio Leal

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #15 Online: 08/11/15 - 13:33 »
Oi Carlos,

Obrigado pela dica, agora baixou para 5 obamas.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraço,

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #15 Online: 08/11/15 - 13:33 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #16 Online: 09/11/15 - 07:06 »
Sobre passo de acabamento, gostaria de dar alguns detalhes
o ideal é usar uma fresa com pelo menos 2 cortes. ( a geometria influencia e muito o resultado final)
desbastar e deixar com no máximo 0.5 mm de sobremetal
detalhe
se o desbaste estiver vibrado demais, o acabamento também ficará vibrado....



Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #16 Online: 09/11/15 - 07:06 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #17 Online: 09/11/15 - 20:40 »
Vou testar.....obrigado

Enviado de meu LG-D390 usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #17 Online: 09/11/15 - 20:40 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #18 Online: 11/11/15 - 13:47 »


Olá Coralsign,


Dando uma passeada no Youtube achei este vídeo e lembrei do seu tópico, acho que era isso que o pessoal estava querendo dizer sobre rigidez da maquina, fixação e o ultimo passe de acabamento. Tem até laser junto com a CNC. Estou longe do programa, mas tem alguma coisa no Artcam a respeito de "sobre metal" , este é o ultimo passe.

Mande as fotos do que for possível e onde você julga que ficou bom, para podermos comparar com as do inicio do tópico.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


abraços

armando
"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #18 Online: 11/11/15 - 13:47 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #19 Online: 11/11/15 - 18:32 »
e foi justamente o que disse logo no começo do topico.... ?_26 só nao sei que fresa usar...


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #19 Online: 11/11/15 - 18:32 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #20 Online: 11/11/15 - 20:46 »
Foi covardia rsrsrsr mas ficom com o desbaste bem marcado para esse grau de trabalho. Amanha vou tentar testar mais opcoes em barras de 1/4.   Obrigado armando..... Carlos


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #20 Online: 11/11/15 - 20:46 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #21 Online: 11/11/15 - 22:56 »
Esta estrategia de sobremetal....deixa a qtd de material definida nos tres eixos? Num caso de desbaste, no eixo z tbm ficara esta qtd para ser removida na ultima passada?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #21 Online: 11/11/15 - 22:56 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #22 Online: 11/11/15 - 23:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Esta estrategia de sobremetal....deixa a qtd de material definida nos tres eixos? Num caso de desbaste, no eixo z tbm ficara esta qtd para ser removida na ultima passada?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Voce define no artcam e deixa o resto com ele...


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #22 Online: 11/11/15 - 23:13 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #23 Online: 12/11/15 - 00:17 »
Desculpe marcao"....nao fui claro. Obrigatoriamente sera feita a ultima passada tbm no eixo z?.....bom, acho que na simulacao deve dar pra sacar...s ter que mandar fazer para ver..srrs


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #23 Online: 12/11/15 - 00:17 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #24 Online: 12/11/15 - 19:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Desculpe marcao"....nao fui claro. Obrigatoriamente sera feita a ultima passada tbm no eixo z?.....bom, acho que na simulacao deve dar pra sacar...s ter que mandar fazer para ver..srrs


Enviado do meu iPad usando Tapatalk


Claro que tambem com o eixo Z, sem ele nada seria possivel nao é? kkkk
Faça teste ai que voce vai ver como fica... mas como ja disse sobre a fresa, nao sei qual usar... estou fazendo um trabalho em acrilico e estou usando esse recurso, fica muito melhor....


Marcao


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #24 Online: 12/11/15 - 19:10 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #25 Online: 12/11/15 - 19:30 »
Marcao,

Acrilico com a chinesa oflute fica perfeito....esse assunto ja pacifiquei. O acab fica perfeito e se preciso de transparencia, vai pro polidor com micro chama....

Para o aluminio ja fiz as pazes com as minhas expectativas. O assunto p mim terminou.Fiz amostras e isso eho q vou vender em termos de acabamento. Se os clientes gostarem....otimo.

Vou compilar as infos e postar.

Obrigadao!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #25 Online: 12/11/15 - 19:30 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #26 Online: 12/11/15 - 21:13 »
há casos em que o aço rápido dá melhor resultado, mas depende sempre da"pureza ou não" do aluminio; em ambos os casos, tanto aço rápido quanto metal duro o que irá influenciar sobre maneira é o angulo de folga da ferramenta (angulo que propicia a expulsão do cavaco), determinando se será enrolado, quebrado ou continuo etc etc; alguns o nomeiam como angulo de ataque, mas aí é outra discussão.
O certo é que deve-se ir testando até achar a afiação ideal e ou a ferramenta comprada pronta com a geometria que melhor atenda; por isto sempre recomendo estudarmos sobre afiação/fabricação de ferramentas; já vivenciei casos ( no cobre eletrolítico) em que a melhor ferramenta foi uma fabricada com pedaço de lâmina de serra........
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #26 Online: 12/11/15 - 21:13 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #27 Online: 12/11/15 - 21:21 »
Meus filhos, estou adorando esse assunto.... mas...  varias vezes eu pesquisei aqui no Clube sobre fresas e acabamentos... ate ai tudo bem, fiz varios testes com as dicas.. mas... esse mas mata qualquer um kkk nao deu resultados, alias, alguns casos sim, mas outros nao... ai me perguntei, "será que a minha maquina nao funciona porque a geometria dela nao é adequada, porque na maquina do usuario dá certo e na minha nao"? E foi ai que cheguei numa conclusao... precisa fazer muitos testes para ter resultados, e nao tem jeito mesmo...
Bom, isso é a minha opiniao, salvo engano.....


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #27 Online: 12/11/15 - 21:21 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #28 Online: 12/11/15 - 22:15 »
Amigos,

primeiramente preciso definir algumas coisas para que este topico e as pesquisas que fiz (e a ajuda dos amigos, naturalmente) tenha alguma serventia.

1) Nao tenho a intencao de fazer peças tecnicas. Chamo de peças tecnicas, aquelas que precisem de precisao na casa dos milimetros, aquelas peças que serão submetidas à tensoes, condições extremas e que serão utilizadas como parte de maquinas e sistemas.

2) A intenção é fabricar em aluminio peças para sinalizacao, decoração e reprodução de logotipos, letras e simbolos; basicamente material aonde, por exemplo, a liga da peça de aluminio nao fará nenhuma importancia.

dito isso, o que realmente "importa" para o trabalho é o acabamento estetico da peça; e isso tbm é muito dificil de quantificar, pq nem sempre para um projeto, o acabamento "polido" e "brilhoso" é o mais interessante e esperado. A ideia é portanto entender o que consigo fazer e como consigo chegar a alguns resultados previamente imaginados (o caos total nao é muito interessante neste caso, pq infinitos "prototipos" podem ser requeridos pelo cliente final, o que inviabilizaria o processo de fabricacao).

Para o caso principalmente de textos, reparei que, devido ao pequeno tamanho das peças, dificilmente baixo-relevos, desbastes e percursos em que soltarei a peça serão possiveis, devido ao diametro das frezas e o nivel de detalhe das letras (principalmente miolos e serifas); essa questao ficou facilmente e satisfatoriamente resolvida com o uso de fresas Vbit, com um passo ao longo do vetor para apenas "marca-lo" e tornar visivel as letras.

Passo entao para os "problemas"... a borda da face (que as vezes devido ao cavaco expelido fica com rebarbas) e a lateral das peças; a questao do desbaste e as marcas que ficam na superficie desbastada (os arrastos da fresa e arranhoes) é interessante e fiz varias experiencias.

a) mudei os angulos do desbaste e consegui diversos efeitos; usando 0 grau e no ultimo passe usando 45 ou 90 graus, verifiquei um ladrilhado e efeitos interessantes, nao descendo mais o Z.

b) a questao do sobremetal, nao me produziu diferenças notaveis, nos exemplos que fiz;
no ultimo exemplo usinei dois desenhos identicos na mesma peça, um ao lado do outro. o primeiro sem o sobremetal e o segundo com ele... as peças ficaram praticamente identicas. Como nao preciso de peças com "precisao", durante esse processo de teste, pude, por exemplo em uma delas fazer mais uma usinagem com um offset de 0.05 e mudando o passo lateral da ferramenta (do padrao do artcam de 40% do diametro, para 20% ou 15%) conseguir um acabamento mais suave e mais polido (o tempo consumido nao foi absurdo, pq coloquei a altura inicial como o final da ultima usinagem e usinei 0.05, entao foi apenas uma passada em Z e com passo lateral bem pequeno... o acabamento ficou bem legal).

C) as fresas. Testei apenas as que eu tinha (acumulada ao longo dos anos). apenas duas cortaram e desbastaram o aluminio de forma razoavel.
   a de 1 ataque   e uma de 3 ataques com um angulo que expulsou bem os cavacos.
as de 2 ataques, as raiadas (sim ! testei com elas tbm rsrss), as de 4 ataques e até qlgumas de 1 ataque foram pessimas.... tiveram alumino soldado na fresa e fizeram resultados ruins e esquisitos.

para as V-bit eu notei que o passo em Z tem que ser bem pequeno, pq senao fica com bastante cavaco e é impossivel dar acabamento pq é um baixo relevo; notei que funcionou para "limpar" estes cavacos passar mais uma ou duas vezes no ultimo Z do percurso... para "remover" mesmo os cavacos.

logo no inicio eu identifiquei que com lubrificação e resfriamento a usinagem ficou muito melhor... testei o alcool, agua, oleo de corte tapmatic tipo 2 (acho que é esse o especifico para alumino) e no final.... depois de ler muito sobre isso no forum... o OELO HIDROSOLUVEL. decidi que este ultimo é a melhor opcao... pelo resultado e pelo custo (acho que ficou igual ao oleo de corte com uma fracao do seu custo).

a fixacao das peças é fundamental...nas altas rotacoes... qq "tremida" e a fresa quebra. Inicialmente prendi as barras com fita dupla face + grampos tipo rockler...nao rolou. passei entao para inicialmente colocar uma broca no spindle e projetando no artcam a posicao de parafusos e o diametro das cabeças fazer furos nas barras de aluminio e colocar parafusos (as barras eram prendidas em pedacos de MDF com dupla face e dois parafusos nas extremidades).... é lento, e bem chato...improdutivo e eu reparei que mesmo aparafusando diretamente no MDF, dependendo do tempo de usinagem, os liquidos estufavam um pouquinho o MDF e isso ja era suficiente pra quebrar mais fresas.
a "solucao final" fou um JIG em acrilico com furacao e porcas e a fixacao das barras de aluminio com calços e parafuso fixados com chaves de fenda. Depois deste jig, so quebrei UMA fresa e como nao estava vendo como quebrou....desconfio que errei a arte e ela tocou nos batentes... mas o resumo é que com parafusos + porcas e numa superficie impermeavel a fixacao ficou perfeita, eu diria.

apos as peças usinadas eu tentei lixar e essa parte de acabamento eu ainda estou pesquisando e trabalhando.

espero ter ajudado com as minhas "experiencias".

Ah sim !! todas as peças de aluminio foram usinadas em peçade 6063 T5.
usei na maioria das usinagem 15k rpm, avanco em torno de 2000 mm/min e passo vertical de 0.3 / 0.25 para fresas de 1/8 e de 0.6/0.5 mm para as fresas de 1/4.

as Vbit, para um acabamento bom eu descia 0.1 mm e no ultimo passo em Z eu passava 2 ou 3 vezes para garantir que nao tinha nenhum cavaco fixado.

NAO USEI AR para expelir os cavaco (e me arrependo de nao ter feito este teste) e lubrifiquei sempore.

poxa... as fotos ficaram pessimas....

Abracos.

Carlos

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #28 Online: 12/11/15 - 22:15 »

 

SiteLock