Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Minha Primeira CNC vai ser Hibrida (Router e Laser)  (Lida 1028 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline eugeniovalenca

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Olá pessoal, boa noite.

Sou novo no Site e este é a minha primeira postagem.

Eu estive com problemas de saúde e estou afastado a mais de 2 anos e meio pelo INSS, então durante este tempo de afastamento eu pensei em fazer os preparativos para montar algumas máquinas e uma oficina ou uma pequena fábrica em minha casa.

Na época eu pensava que estaria com recursos limitados e por isso foquei em montar uma CNC simples de 2.000x1.000mm com Spindle de 500w e uma CNC plasma para corte de metal nas mesmas dimensões, então eu comprei polias e correias XL, que eram o que eu podia pagar por estarem dentro de meu orçamento.

Como eu estou quase de alta médica, penso em começar a montar esse primeiro equipamento, pois eu já tenho praticamente todos os componentes, sendo eles:

Para o Eixo X
1 motor de 50kgf usando redução por polias XL 4x1 e uma haste 1/2” para ligação dos 2 lados da máquina usando 2 rolamentos FR8ZZ para sustentar a haste (vou usar apenas um motor para o eixo X).  Vou ter que alargar o furo da redução maior para 1/2” para acoplar a haste.
2 cremalheiras helicoidais de 2000mm em cada lado com módulo 1.0.
2 guias lineares para uso com rolamentos LM20UUOP (rolamento aberto)

Para o Eixo Y
1 motor de 25kgf usando redução por polias XL 4x1 (serial 100kgf para este eixo).
1 cremalheira helicoidal de 1000mm com módulo 1.0.
2 guias lineares para uso com rolamentos LM20UUOP (rolamento aberto)

Para o Eixo Z
1 motor de 10kgf usando redução por polias GT2 3x1 (Seriam 30Kgf para este eixo).
1 pórtico confeccionado usando perfil estrutural de alumínio 40x80 C-BEAM V-SLOT com fuso trapezoidal TR8.

Spindle:
1 Spindle 500W com fonte controlada por potenciômetro linear (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login).
1 Diodo Laser 80W Zabaitu, com assistência de ar (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login).
1 Caixa de proteção deslizante do diodo laser, feita em acrilico para isolar a foligem gerada durante o uso do splindle (a ideia do diodo veio recentemente).
1 Elevador para o Diodo Laser (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login).

Placa controladora:
Vou usar a placa MKS DLC32 com Wifi e módulo off-line, com tela LCD de 3.5, assim posso operar pelo Wifi, ou pelo celular ou pelo console direto na máquina, inserindo um cartão SD com o arquivo de gravação.
Com o uso desta placa, eu acredito que será possível transformar esta CNC em uma Hibrida de RouterXLaser (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login)

Drivers:
Eu comprei os adaptadores para placas DLC, que podem ser usadas com drivers TB6600 e DM556, que também já comprei, assim poderei usar os motores de maior potência sem problemas (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login).

Estrutura:
A estrutura eu vou fabrica-la com metalon e viga L nos pontos estruturais mais críticos.
Eu tenho uma Esab Smashweld 275 e uma Tig de 200A, para a fabricação da estrutura, e acredito que todos os acessórios para montagem, como parafuso rebite, rebites, parafusos, guias etc...

Como essa é minha primeira CNC, eu tenho as seguintes dúvidas.
1 – Sobre as correias XL, eu comprei, porque elas são muito usadas em servos motores de diversas máquinas industriais como redutores, e são correias facilmente encontradas em qualquer lugar e por bons preços. Então porque não são tão usadas nas CNCs?
Eu já comprei as polias e as correias e vou usa-las, mas gostaria de saber se alguém já usou e como é o desempenho delas.
2 – Alguém já usou a placa MKS DLC32 para uso em router?
3 – Alguém já usou os adaptadores de Drivers para TB6600?
4 – Alguma sugestão?

Assim que começar a fabricação, mandarei fotos.
« Última modificação: 03/06/22 - 01:47 por eugeniovalenca »

Clube CNC Brasil


Offline Marafigo

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 129
  • Total Likes: +122/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC vai ser Hibrida (Router e Laser)
« Resposta #1 Online: 06/06/22 - 20:23 »
Eu vou dar palpite mas não entendo de construção, sou apenas operador de maquina. Acho que correias só funcionam bem pra laser, no caso da router o mais recomendado é fuso de esfera, pq ela faz muita força de arrasto, a correia pode esticar ou arrebentar.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC vai ser Hibrida (Router e Laser)
« Resposta #1 Online: 06/06/22 - 20:23 »

Offline Reehw

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +0/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Feminino
Re:Minha Primeira CNC vai ser Hibrida (Router e Laser)
« Resposta #2 Online: 01/07/22 - 10:30 »
Bom dia,

tudo bem?

Renata da Policomp me chama no 1196427-3455.

Me manda seu caso para o técnico avaliar e ver o que podemos te indicar na compra desses componentes.

Só me informa que é aqui do grupo

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC vai ser Hibrida (Router e Laser)
« Resposta #2 Online: 01/07/22 - 10:30 »

 

SiteLock