Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Sugestão de controladora :)  (Lida 1049 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ciprianirenan

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Sugestão de controladora :)
« Online: 04/10/22 - 20:01 »
Boa Noite.

Há aproximadamente 6 meses estou trabalhando em um projeto de uma router cnc. Estou finalizando a parte mecânica e agora estou buscando os componentes elétricos.
Meu projeto possui uma área útil de corte de 3.150mm x 2.100mm por 220mm, tenho intenção de trabalhar com madeira, mdf, polímeros e alguma coisa em alumínio.
A movimentação dela será (se deus quiser) composta por motores de passo de 8,0n/m no eixo x e y (três motores) e um motor de 4,0 n/m para o eixo X. Esta sendo utilizada cremalheiras helicoidais para o sistema de tração.

A estrutura dela eu fiz bem reforçada "até demais acho" o pórtico do eixo x é composto por perfis de aço de 6mm de espessura e a estrutura toda em metal de 1/2 polegada... acho que acabei superdimensionado a estrutura dela.  :D :D

ahh... estou utilizando redutores 10:1 nos eixos x e y..

Agora estou com dúvida na escolha da placa controladora...

Pesquisei sobre a RNR ECOMOTION, porém alguns comentários citam que por se tratar de uma conexão usb e o windows controlando o equipamento posso vir a ter problemas.  :(

Também encontrei alguma informação sobre a ddcs v3.1, porém nunca nem vi uma de perto para ter uma noção se encaixaria no meu projeto..

Espero que com a ajuda do fórum eu possa receber algumas sugestões, vou deixar umas fotos de como ela está ficando aqui  ?_26

Clube CNC Brasil

Sugestão de controladora :)
« Online: 04/10/22 - 20:01 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +1/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de controladora :)
« Resposta #1 Online: 04/10/22 - 21:00 »
sempre que puder, fuja do windows e USB.

eu estou usando uma placa interface na porta paralela com o LinuxCnc e drives DM860


A placa que uso é igual a esta.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de controladora :)
« Resposta #1 Online: 04/10/22 - 21:00 »

Offline ciprianirenan

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de controladora :)
« Resposta #2 Online: 04/10/22 - 21:11 »
Obrigado pela sugestão...  ?_26

eu não entendo muito, o linux cnc seria o software que controlaria ou percurso? tipo um mach3??
sou realmente muito leigo no assunto... com essa controladora eu consigo pelo mach3 indicar a velocidade de rotação do spindle?


Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de controladora :)
« Resposta #2 Online: 04/10/22 - 21:11 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +1/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de controladora :)
« Resposta #3 Online: 05/10/22 - 20:33 »
A placa tem saída para controlar a velocidade sim.

essa placa é bem simples, mas funciona. E pelo preço vale a pena. (se procurar vai achar por preço menor)

Ambos os softwares funcionam da mesma forma o Mach3 é no Windows e o LinuxCnc é no Linux ?::) ?::)

o LinuxCnc, na minha opinião, é melhor do que o Mach3 justamente por ser no ambiente Linux. e tem a vantagem de ser "de grátis"

"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de controladora :)
« Resposta #3 Online: 05/10/22 - 20:33 »

Offline ciprianirenan

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de controladora :)
« Resposta #4 Online: 12/10/22 - 09:06 »
Bom dia!

dei uma pesquisada sobre a placa e gostei da forma de funcionamento dela. Acho que vou utilizar ela mesmo.
Obrigado pela ajuda! :)

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de controladora :)
« Resposta #4 Online: 12/10/22 - 09:06 »

Offline giantpazuzu

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de controladora :)
« Resposta #5 Online: 07/04/24 - 09:26 »
Estou certo para comprar essa placa abaixo, atualmente eu uso RNR ecomotion mas não estou satisfeito com alguns bugs causados por ela, ja usei placa com porta serial e vi não tive problemas. Como já tenho experiencia com linux, vou partir para o LinuxCNC, porém não tenho ainda uma placa com porta db25, então por enquanto vou testar com um adaptador pcie.

Sobre as configurações no linuxCNC, a opção de importarção do xml do mach3 realmente funciona? sobre as configurações de passo de motor e velocidades, posso colocar iguais ao mach3 ou o linuxCNC trabalha de forma diferente?

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de controladora :)
« Resposta #5 Online: 07/04/24 - 09:26 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +1/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de controladora :)
« Resposta #6 Online: 08/04/24 - 19:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Sobre as configurações no linuxCNC, a opção de importarção do xml do mach3 realmente funciona? sobre as configurações de passo de motor e velocidades, posso colocar iguais ao mach3 ou o linuxCNC trabalha de forma diferente?



Não sei sobre a importação, até porque não uso o Mach3 (Uso o LinuxCnc há mais de 10 anos). .....mas configurar o LinuxCnc é tão fácil que acho até desnecessário importar ...

As configurações de passo, velocidade, aceleração etc... são as mesmas. o que muda é a forma como é feita a configuração. Pode usar o assistente do LinuxCnc para configurar. Ou usar uma configuração existente e editar o arquivo *.ini

"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de controladora :)
« Resposta #6 Online: 08/04/24 - 19:10 »

 

SiteLock