Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Help para conexão de Placa BOB importada...  (Lida 9284 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #90 Online: 15/01/12 - 08:07 »
Citar
Resumindo: Liga tudo que é metálico no mesmo terra, se não tem o terminal p/ ligar, coloque um parafuso e liga junto.

Cuidado aqui ... é prática comum, mas nem por isto boa prática ... esta é a origem de muitos probs com os famigerados laços de terra ... a coisa pode um esforço um pouquinho maior ...

Imaginando uma situação corriqueira, um painel de comando preso à estrutura da máquina por parafusos e um cabo relativamente longo conectado à estrutura da máquina e ponto de conexão de terra do painel, algo como no diagrama abaixo:


      +------------------------------+
      |                              |
+---+ |                              |
|   |-|                              |
|   | |                              |
|   | |                              |
|   | |                              |
|   |-|.......                       |
+---+ |      .                       |
  |   |      .                       |
  |   |      .                       |
  +-----------* terra                |
      |                              |



Com isto criamos um laço de terra - representado pelos pontinhos ... podemos ter criado um prob maior que o que queríamos evitar ... um tiro no pé ...

Solução: ao invés do cabo algo longo, um jumper curto no ponto de contato painel - máquina ...

Este é um exemplo dos mais simples, mas é bem o tipo de coisa que há por aí ...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Fiz isto.. na entrada de força, coloquei um parafuso e liguei o fio verde direto na carcaça metálica...  só tava na dúvida se usava este local pra "aterrar" a malha ou se usava o (-) da fonte que alimenta o motor...

De modo geral  o GND ( o terminal de retorno da fonte, via de regra o polo negativo ) é aterrado, ou seja, haverá uma conexão comum ... o que se deve fazer é o que o Mac já disse, tudo conectado a um único ponto.

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #90 Online: 15/01/12 - 08:07 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #91 Online: 16/01/12 - 10:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Cuidado aqui ... é prática comum, mas nem por isto boa prática ... esta é a origem de muitos probs com os famigerados laços de terra ... a coisa pode um esforço um pouquinho maior ...

Imaginando uma situação corriqueira, um painel de comando preso à estrutura da máquina por parafusos e um cabo relativamente longo conectado à estrutura da máquina e ponto de conexão de terra do painel, algo como no diagrama abaixo:


      +------------------------------+
      |                              |
+---+ |                              |
|   |-|                              |
|   | |                              |
|   | |                              |
|   | |                              |
|   |-|.......                       |
+---+ |      .                       |
  |   |      .                       |
  |   |      .                       |
  +-----------* terra                |
      |                              |



Com isto criamos um laço de terra - representado pelos pontinhos ... podemos ter criado um prob maior que o que queríamos evitar ... um tiro no pé ...

Solução: ao invés do cabo algo longo, um jumper curto no ponto de contato painel - máquina ...

Este é um exemplo dos mais simples, mas é bem o tipo de coisa que há por aí ...


Uma coisa é certa, aterramento é muito mais complexo do que se pode imaginar ... não vai ser em algumas msgs aqui no forum que conseguiríamos cercar todas as probabilidades de erro, ou sucesso, de em um aterramento.

Creio que na maquina do Edu os laços serão de amizade !?!?! ... ehehehee ?_1

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #91 Online: 16/01/12 - 10:48 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #92 Online: 16/01/12 - 10:53 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Shield, s´íl vous plâit ... melhor ainda, malha de blindagem ... não desprezemos a última flor do Lácio ...  ;D

Eu costumava chamar de cabo coaxial ou cabo blindado ... quis economizar letras e deu nisto, "escrevinhei" errado...  ?_23 ... "faia" nossa ... mas já fui castigado com um raio ...  kkkkk  ?_1
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #92 Online: 16/01/12 - 10:53 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #93 Online: 16/01/12 - 11:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Hi!!!... Vocês tão mesmo perdendo o medo do Guerreiro.. rs.. 

Medo acho que ninguem tem ou teve, aquele bigodinho não põe medo em ninguem ... ;D ... agora o respeito não só continua como aumenta exponencialmente ...respeito alguns conquistam, outros querem impor e outros nunca terão  (nem na marra) ... Sir Jorge conquistou e com méritos próprios ! ... ?_18

Citar
lembro da época em que mal se pronunciava o nome Sir Jorge e o povo tremia...   hoje ele num mais metendo medo em ninguém....  tá tirado na favela...  ?_1 ?_1


Não sou tão velho assim, eu não vivi nesta epoca ... kkk  ?_1

Citar
tá tirado na favela...  ?_1 ?_1 ?_29


Ou talvez esteja virando um sábio ?!?! ...  ???

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #93 Online: 16/01/12 - 11:06 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #94 Online: 16/01/12 - 11:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Creio que na maquina do Edu os laços serão de amizade !?!?! ... ehehehee ?_1

Laços de amizade eterna, espero.. rs..

Eu já tomava cuidado com o que escrevia aqui..  agora, se estão conjurando raios como castigo pra quem escreve errado, então vou procurar caprichar mais ainda.. rs... ?_1 ?_1 ?_1

Bom..  catei o negativo de todas as fontes e "aterrei" tudo num lugar só, junto com o aterramento da entrada de força...  e tou procurando usar fios grossinhos e o mais curtos possível...  espero que os "laços" sejam mesmo de amizade, pois se derem problemas não saberia como resolver..  

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #94 Online: 16/01/12 - 11:10 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #95 Online: 16/01/12 - 11:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ou talvez esteja virando um sábio ?!?! ...  ???

Tá virando sábio não.. rs..

Já é...  e faz tempo!!!...  ?_6 ?_6
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #95 Online: 16/01/12 - 11:13 »

Offline renatorodd

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #96 Online: 26/01/12 - 21:18 »
Não é por nada não.... mas essa história das plaquinhas chinesas..... para ligar essa coisa vai virar uma "novela" ........acredito que a dor de cabeça não valeu o que foi pago??? Tenho uma história similar.......com coisas chinesas.....mas doeu muito mais....por volta R$ 2.500,00 por mês até 2015....

Nào era melhor ter investido em um kit Apoena???

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #96 Online: 26/01/12 - 21:18 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #97 Online: 26/01/12 - 21:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom..  catei o negativo de todas as fontes e "aterrei" tudo num lugar só, junto com o aterramento da entrada de força...  e tou procurando usar fios grossinhos e o mais curtos possível...  espero que os "laços" sejam mesmo de amizade, pois se derem problemas não saberia como resolver..  
Como diz o Huck...LOUCURA,LOUCURA,LOUCURAAAA,Edu,nunca faça interligação de equipamentos eletronicos com esse aterramento,qualquer faisca na rede pode detonar tudo,tem que ser separado.Aquilo que a fornecedora de energia enfia na chóm embaixo do padrão é só pra ingles ver,só evita algum cutucão e de vez em quando,normalmente não serve para o propósito que fazem com que pensemos que serve,em caso de uma descarga atmosferica,o aterramento do padrão não consegue descarregar,nem a descarga nem nada que venha pelos cabos de proteção,pois se tiver 1(UMA) Haste....é muito.O ideal,é termos um aterramento com menos de 5 Ohms(CINCO),dependendo do terreno em cada lugar,pode se ter uma bela dor de cabeça com ele,falo isso,pois tive que fazer um outro dia la na empresa,terreno ruim,pedregoso,um inferno pras hastes entrarem no chão,pra encurtar,foram12 conjuntos de hastes roscadas umas nas outras(2 emendadas)dispostas em zigue-zague a uma distancia em triangulo do tamanho da haste(3 m),furos no solo feitos por maquina com 7,5m cada diametro de 150mm,6 pacotes de gel condutor para o tratamento das hastes,R$ 500 Dilminhas pra fazer os furos no solo,total da brincadeira....D$ 2400,00(2400,00 Dilmas),quando o Engenheiro contratado veio para medir a resistencia do solo,tivemos uma surpresa,pediram 5Ohms para aterrarem os tanques de gases pra Laser,conseguimos com essa brincadeira a façanha de 0,18 Ohms com terreno um pouco umido,havia 3 dias que tinha chovido e isso pode influenciar na medição,tivemos sucesso no trabalho mas com um incoveniente,daqui a um ano,teremos que desenterrar as hastes e verificar o gel,se ele tiver seco por completo tera que ser trocado,essa é a unica desvantagem do tratamento de hastes de aterramento,mas pode se conseguir um bom aterramento com 4 hastes em forma de pé-de-galinha,separados de outros aterramentos,e dependendo do terreno,se conseguirmos entre 8 e 12 Ohms,ja está de bom tamanho,vou caçar um desenho de como fazer isso,e posto aqui.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #97 Online: 26/01/12 - 21:52 »

Offline abrunhoza

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #98 Online: 25/02/12 - 13:56 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sir Jorge,
Aqui algumas coisas vieram pela DHL, outras pela TNT e outras ainda pelo correio normal e como já faz mais de ano que comprei, não posso precisar com certeza, mas tenho a impressão que foi DHL.. mas posso estar errado...   e pensando bem, devo estar errado mesmo.. pois DHL não costuma demorar este tempo todo...   perdoe-me se errei.. mas uma coisa tenho certeza... não paguei nada no transporte nem imposto..  isto é fato...  o spindle tenho certeza que foi dhl..  acabei de encontrar documento aqui a respeito...  agora os motores não posso precisar com certeza não...  mas que o transporte foi de grátis, isto foi.. rs...

O transporte já está embutido no preço da mercadoria, verifique no alibaba quanto custa o mesmo o conjunto e você vai descobrir que o frete é mais caro que os produtos.....
Armas não Matam pessoas. Pessoas Matam Pessoas.

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #98 Online: 25/02/12 - 13:56 »

 

SiteLock