Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Minha Primeira CNC  (Lida 2042 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Capobianchi

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Minha Primeira CNC
« Online: 05/04/12 - 11:03 »
Olá a todos bom dia.

Antes de tudo peço desculpas se esse tópico esta colocado em local errado, sou muito novo por aqui e meu conhecimento sobre cnc é o de um curioso entusiasta por enquanto. Vou montar minha primeira máquina e pretendo obviamente ter a melhor relação entre custo benefício nesse momento, mesmo porque minha sementinha de pé de dólar não quer crescer de jeito nenhum.

Estive lendo bastante nesses últimos dias as mais diversas postagens e ontem comecei a refletir sobre a possibilidade da utilização de cabos de aço ou correia dentada ao invés de fusos, gostaria de saber se algum amigo já teve essa experiência efetiva e se principalmente terei cortes precisos com esse sistema. Pelo que li até o momento e imagino, e posso estar absolutamente errado, quanto menor for a força necessária de inércia gerada na movimentação dos eixos, maior será a velocidade e menor o esforço.

Bom a idéia inicial seria trabalhar com eixos e rolamentos lineares nos três eixos, sendo x e y com 1500 mm de extensão total e z com 300 mm de extensão total, os servos motores estariam fixados nos respectivos carros de movimentação e os cabos travados na estrutura fixa da máquina, agora nesse momento, pretendo realizar o estrutural da máquina em alumínio cortado a água, e os mecanismos para acondicionamento dos cabos seria uma barra de aço de 1/2 polegada com um furo no meio para travar o cabo e um volume de pré enrolado no mesmo.

Pergunto isso pois numa cotação que acbei de fazer com a briguentti, só de fusos de esfera o custos passam dos 2k, e tenho o problema do meu ézinho de dolar que não vai de jeito nenhum.

Sendo assim espero não ter escrito de mais e qualquer ajuda, crítica, ou sugestão será extremamente pertinente e proveitosa, e só um detalhe para justificar a questão de precisão, preciso realizar cortes circulares perfeitos com medidas como 140,73 mm.

Muito obrigado a todos e um grande abraço.   

Clube CNC Brasil

Minha Primeira CNC
« Online: 05/04/12 - 11:03 »

Offline kerley

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +50/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC
« Resposta #1 Online: 05/04/12 - 19:48 »
Olá amigo seja bem vindo, qual seria o material da estrutura,vc ja tem algum projeto ou um desenho em mente, e a precisão vai depender muito de como vc vai fazer a montagem a maquina, como vai usar servos velocidade não vai ser o problema, eu acho q é por ai, se estiver q me corrigem e boa sorte na sua empreitada.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC
« Resposta #1 Online: 05/04/12 - 19:48 »

Offline Capobianchi

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC
« Resposta #2 Online: 14/04/12 - 11:00 »
O bom das idéias é que elas mudam não é verdade?

Após o primeiro post que fiz, e ser totalmente analfabeto nesse universo desenhei um projeto bem grosseiro no cad e seguem imagens do mesmo para apreciação, pitacos, criticas e escrachos de todos.

O objetivo desse equipamento é trabalhar com placas de até 2000 x 1000 de área usinando pvc, mdf, madeira e metais não ferrosos.

Dentro do meu processo de produção, necessito realizar furações em tubos de até 250mm a 45 graus, sendo assim futuramente a máquina receberá um 4 eixo e portanto pensei num esquema de criar essa inclinação diretamente na peça que aloja o spindle.

A idéia inicialmente é trabalhar com correias sincronizadoras, polias e reduções nos eixos x e y e fuso no z.

A estrutura do monstrinho teoricamente serão chapas de aço recortadas a água e totalmente fixadas por parafusos. Vocês verão que existem diversas cores no desenho, onde amarelo 16mm de espessura, azul escuro 12,5 mm rosa 6,35 e em verde água são os eixos lineares.

A movimentação inicialmente foi pensada com uso de eixos lineares apoiados nessa estrutura cortada a água, usando rolamentos lineares abertos acondicionados em pilow blocks.

A tração como dito anteriormente dá-se por correia e fuso, sendo que imagino 2 motores de passo de 100 kgf para o y e dois de 52 para o x e o z.

É importante frisar que o objetivo principal desse equipamento é a maior acuidade possível em respeito as medidas aferidas, e nesse caso a maioria serão cortes de circunferências com medidas de diâmetro de por exemplo 140,37 mm.

Com certeza faltam informações nesse breve descritivo para que os amigos possam me auxiliar, mas seja qual for a crítica sou grato pelo ajuda.

Desde já agradeço e espero que algumas das pessoas com brutal conhecimento técnico e os professores pardal do fórum possam me auxiliar.

Um grande abraço a todos e seguem os prints:

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC
« Resposta #2 Online: 14/04/12 - 11:00 »

Offline Capobianchi

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC
« Resposta #3 Online: 14/04/12 - 11:11 »
Ta difícil subir as imagens mas vamos lá.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC
« Resposta #3 Online: 14/04/12 - 11:11 »

 

SiteLock